Variedades de adesivos para regras de uso de policarbonato e faça você mesmo
Escolher o adesivo certo para policarbonato pode alcançar bons resultados. Com a ajuda desta substância, é possível fixar diferentes elementos uns aos outros, conseguindo uma fixação forte e confiável. Hoje existem muitos tipos de adesivos à venda, que diferem em composição, cor e tempo de presa. Isso ajuda você a escolher a opção certa e obter ótimos resultados.
Para que serve o material de construção
O policarbonato é considerado um plástico resistente que possui toda uma lista de características importantes. É usado em vários setores - construção, publicidade, indústria. Os produtos de policarbonato são considerados duráveis e leves. Eles se distinguem pela confiabilidade e excelente aparência.
Na fabricação de produtos de policarbonato, é necessário colar os componentes individuais para obter um único produto.Para obter excelentes características estéticas, recomenda-se selecionar o adesivo adequado para a fixação deste material.
Um produto de qualidade permite obter alta resistência do produto e manter as características do material, tornando-o resistente a fatores mecânicos e climáticos.
Características de trabalhar com policarbonato
Para trabalhar com sucesso com esta substância, recomenda-se levar em consideração as características da substância. O policarbonato pode ser celular e monolítico.
Celular
Este tipo de material é caracterizado por uma estrutura porosa. É amplamente utilizado. Esse policarbonato é frequentemente usado para a produção de copas ou telhados. Com sua ajuda, cercas e gazebos são feitos. O policarbonato poroso é frequentemente usado para decoração. O material é considerado leve, mas ao mesmo tempo é muito durável. É capaz de suportar fortes flutuações de temperatura - de -45 a +120 graus. A substância é considerada refratária. Não queima. Em caso de incêndio, a substância derrete sem a liberação de componentes nocivos.
É permitido fixar chapas de policarbonato com perfis. Eles também podem ser fixados em tecido, madeira, vidro ou papel. É permitido fixar o material em peças de metal. A substância pode ser colada com uma sobreposição ou ponta. Se for necessária alta resistência, use o método de fixação por sobreposição. Em outros casos, pode ser feito de ponta a ponta. Antes de realizar o procedimento, as juntas devem ser desengorduradas. Isso é feito com álcool isopropílico.
Monolítico
Este plástico é usado ativamente para revestir edifícios. A substância é ideal para resolver esses problemas.Tem boa resistência e pode ser usado sem molduras. O material é utilizado para a fabricação de vários pódios e rampas. A substância tem boa transmissão de luz. Por isso, é permitido usá-la para criar designs espetaculares com iluminação interna.
Este tipo de policarbonato é caracterizado por alta resistência. É permitido furar, serrar, cortar. Além disso, a substância é mantida unida usando soldagem ultrassônica ou pulsada. Para este fim, é permitido o uso de eletrodos quentes. A substância é adequada para a fabricação de sinais e sinais de trânsito. É usado para a produção de vitrines e materiais de exposição. O policarbonato monolítico é fácil de pintar.

O plástico é usado onde são necessárias boa resistência e durabilidade. A composição proporciona um bom isolamento acústico. O material não queima e é resistente a altas e baixas temperaturas. Pode ser prensado ou moldado a vácuo. Se não for necessária alta resistência adesiva, o policarbonato monolítico pode ser fixado com adesivos laminados convencionais. Em outros casos, vale a pena usar adesivos de silicone ou substâncias de dois componentes. Superfícies planas podem ser fixadas com fita de espuma acrílica.
Classificação de adesivos
Os adesivos diferem em diferentes características. Isso ajuda você a escolher a opção certa com base em suas tarefas.
Com hora marcada
Considerando a finalidade, distinguem-se as composições adequadas para a fixação de favo de mel ou plástico monolítico.
Pelo princípio da ação
De acordo com este critério, são distinguidas composições de um componente e de dois componentes. A primeira categoria é usada para fixar produtos simples. Substâncias de dois componentes são usadas para estruturas volumétricas que requerem um alto grau de confiabilidade e resistência.
Por composição
Dependendo dos componentes usados para criar cola, os seguintes tipos são diferenciados:
- silicone;
- poliuretano;
- espuma acrílica;
- acetato de etileno-vinilo;
- endurecimento a quente.
Pela complexidade de uso
Para criar uma ligação pequena e não muito forte, é permitido usar EVA ou um agente de cura a quente. Eles são aplicados com bastante facilidade - com a ajuda de armas especiais. Para uma fixação extra forte, use um adesivo de poliuretano.

Pelo grau de transparência
Todos os adesivos diferem em sua transparência. A escolha da cor e da textura é especialmente importante na fixação de plástico transparente.
Por tempo de solidificação
O tempo de solidificação também é diferente.
Quanto mais demorado esse processo, mais ajustes podem ser feitos no produto acabado.
Por viscosidade
Ao escolher um material de fixação, certifique-se de considerar o grau de sua viscosidade. É escolhido de acordo com o produto a ser fixado.
Como colar com as próprias mãos
Para colar os produtos você mesmo, é recomendável levar em consideração muitos recursos. O peso da estrutura é particularmente importante.
Construções leves
Para a fixação de elementos leves, em regra, são utilizados adesivos de um componente. Para isso, são adequadas pistolas de calor, que possuem hastes especiais ou composições prontas.
Adesivo de cura a quente
Para colar rapidamente fragmentos de material monolítico, recomenda-se o uso de uma pistola de calor. Tal dispositivo inclui bastões de cola. O procedimento envolve derreter as hastes. Durante o procedimento, é possível aplicar em doses cola quente de consistência líquida.
A substância fornece fixação confiável de policarbonato em vários materiais - madeira, metal, vidro.
Existem muitos produtos eficazes de preços diferentes à venda. Modelos profissionais têm spray de cola. Isso permite que grandes áreas sejam coladas rapidamente com consumo mínimo de material.
endurecimento a frio
Para colar pequenos elementos, é permitido o uso de uma substância que não precise ser aquecida antes do uso. Hoje existem muitos compostos monocomponentes à venda que fornecem resistência das juntas a várias influências . Ao mesmo tempo, essas ferramentas ajudam a preservar o design sofisticado do produto.

Os produtos mais populares e de alta qualidade são produtos das empresas alemãs Weiss e Röhm GmbH. Graças à ampla gama de produtos, é possível selecionar o adesivo com o desempenho desejado. Pode ser transparente ou branco, difere em densidade. Existem composições com solidificação rápida ou longa.
Com outros materiais
Caso seja necessário colar chapas de policarbonato junto com outros materiais, recomenda-se o uso de fita dupla face. Assim, a empresa 3M produz uma amostra 4830, que oferece excelente adesão. Isto é conseguido com um adesivo de espuma acrílica.
Antes de colocar a fita, certifique-se de limpar bem os materiais e desengordurar as superfícies. Graças a isso, é possível obter excelentes resultados. Para fixar pequenos objetos feitos de material monolítico, vale a pena usar uma composição de um componente. No entanto, o melhor efeito é obtido com o uso de uma pistola de calor à base de poliamida.
Com alta carga operacional
A cola de silicone é usada para fixar elementos estruturais que requerem alta resistência de costura. Também é permitido o uso de uma substância à base de poliuretano.Equipamento especial é necessário para aplicar o agente de poliuretano de dois componentes. Seu papel é desempenhado por uma pistola equipada com cartuchos substituíveis. Este tipo de cola permite obter uma elevada resistência da estrutura e a transparência das costuras.
A cola de silicone é muito eficaz. Fixa de forma confiável chapas e elementos feitos de material monolítico. Graças ao uso desta substância, as estruturas são capazes de suportar cargas significativas.
Revisão de marcas populares
Existem muitas marcas populares hoje que fabricam diferentes tipos de adesivos.
Cosmopur K1
É um composto de poliuretano de um componente que é muito eficaz.
Acrifix 190
É um adesivo bicomponente de consistência transparente.

Cosmoplast 460
Esta substância de dois componentes produz uma costura perfeita.
HE 17017
Esta composição é produzida pela empresa chinesa EngineeringChemical Ltd.
ET 1908
Outro remédio chinês muito eficaz.
Acrifix 5R 0194
É uma substância de cinco componentes que tem uma consistência viscosa e é feita com base em metacrilato de metila.
Erros comuns
Para colar policarbonato, não é recomendado o uso de adesivos à base de álcalis e solventes. Ao prender o plástico, eles levam à destruição de sua estrutura. Como resultado, o material escurece, bolhas e rachaduras aparecem nele. Também é um erro usar adesivos com solventes. Esses componentes representam um perigo para o plástico moldado, causando rachaduras.
Além disso, não é recomendado o uso de formulações caseiras. Eles levarão à fixação de superfícies, no entanto, uma costura áspera não será capaz de resistir a fortes tensões mecânicas. A cola contendo dicloroetano não é adequada para uso geral.Este solvente representa um grande perigo para o corpo humano e tem um efeito cancerígeno. Estas substâncias só podem ser utilizadas em condições industriais.
Dicas e truques adicionais
Antes de colar produtos de policarbonato, você deve se familiarizar com as principais regras:
- Recomenda-se primeiro limpar a superfície com álcool isopropílico. Isso limpa e desengordura o material.
- Use uma pistola especial para aplicar cola na superfície. Em vez deste dispositivo, é permitido o uso de uma seringa ou frasco com ponta.
- Na hora de escolher um adesivo, deve-se levar em consideração a presença de solventes. O tipo de material a ser fixado também é importante. Se você precisar colar policarbonato em metal ou madeira, precisará escolher substâncias especiais.
O policarbonato pode ser ligado com diferentes tipos de substâncias. Para escolher a composição ideal, recomenda-se levar em consideração o tipo de construção e as características dos materiais utilizados.


