Como limpar sua cadeira em casa de forma rápida e eficaz
Um objeto interno, como uma poltrona, é usado para vários fins: as pessoas sentam nela, assistem TV, discutem problemas familiares, relaxam após um dia difícil, simplesmente tomam uma xícara de café pela manhã. É claro que, devido à sua funcionalidade, os móveis ficam sujos rapidamente, mesmo com a presença de capas protetoras. Você precisa saber como limpar sua cadeira favorita em casa de forma rápida e eficiente, quais itens são necessários para isso e como limpá-la para não estragá-la.
A necessidade de limpar
Não importa onde esteja a cadeira - seja na cozinha, no quarto, na sala, no berçário, no corredor - ela sempre precisa de limpeza. Qualquer estofamento acumula não apenas poeira e sujeira, mas também restos de biomateriais naturais de humanos e animais. A situação é ainda mais complicada pelo fato de gotas de vinho, sangue, urina e outros defeitos poderem aparecer nos móveis.A contaminação não apenas estraga a aparência dos móveis, mas também pode causar um ambiente desconfortável, odores na casa e, em alguns casos, até o desenvolvimento de alergias e irritações na pele.
A limpeza de rotina da casa ajudará você a evitar procedimentos de salão caros. Esse serviço, se realizado por especialistas, pode custar tanto quanto uma cadeira nova, por isso é melhor não levar a extremos.
Regras para escolher um detergente
O mercado moderno oferece centenas de opções de produtos que removem tanto tipos únicos de sujeira quanto tipos universais. Escolhendo entre eles, considere os requisitos:
- o detergente deve ser totalmente hipoalergênico - em qualquer caso, parte da composição ficará na cadeira, se causar reações alérgicas, a família corre perigo;
- a limpeza deve ser feita com o mínimo de água - móveis estofados não gostam de encharcar, é problemático tirar a cadeira toda vez, fora da cadeira, então é preciso escolher um produto que exija o mínimo de umidade;
- a composição deve ter um cheiro agradável - vai ficar no ambiente, e no estofamento, pelo menos o cheiro deve ser neutro;
- a composição é selecionada com o efeito mais suave - será desagradável notar que partes da cadeira desbotaram, o estofamento perdeu a cor ou está vazando completamente.
Devem ser verificados meios folclóricos (feitos com substâncias domésticas improvisadas), domésticos (adquiridos em loja na seção de produtos químicos domésticos) ou técnicos (aspiradores de pó e limpadores a vapor).Selecione uma área discreta da cadeira e limpe de acordo com as instruções.
Regras gerais de limpeza
As regras de limpeza variam de acordo com o tipo de material do estofamento.O mais importante é encontrar o produto certo para um material específico. Mas também devemos levar em conta que:
- a cadeira não deve estar muito molhada;
- a limpeza é realizada regularmente, havendo ou não poluição grave;
- panos macios e escovas são usados;
- o uso de substâncias abrasivas, por exemplo, para limpar pratos, baús de guarda-roupa não é permitido.

Após a exposição ao detergente, abra as janelas para que o móvel fique totalmente exposto ao ar. Será ainda melhor se você levá-lo para a rua. Não seque com aspirador de pó ou ventilador.
Maneiras eficazes de limpar móveis estofados
Móveis estofados são os mais afetados pela sujeira. Isto é especialmente verdadeiro para tecidos de lã leves. Mas se você dedicar tempo regularmente à limpeza, ele pode manter sua aparência inalterada por até 10 a 12 anos, mesmo com uso constante.
solução de sabão
Esfregue em 1 colher de chá de sabão e misture até dissolver com um litro de água. Um guardanapo é mergulhado na solução resultante e enxugado na direção da pilha. Você não pode usar muita água.
mistura de sal
Uma colher de chá de sal é misturada com um litro de água. Um guardanapo de waffle é umedecido na mistura e aplicado no local da contaminação.
Se você adicionar a mesma quantidade de vinagre ao sal, poderá remover manchas mais difíceis (o tecido deve ser claro, o vinagre pode clarear o preto).
Espumas e pós para interiores de automóveis
A melhor maneira de limpeza de rotina é usar pós e espumas universais para interiores de automóveis.Lavar a cadeira com eles não vai demorar muito, mas, infelizmente, manchas com estrutura complexa não podem ser removidas.
Métodos tradicionais
Com manchas de certa natureza, é melhor escolher um agente químico ou usar métodos populares. Naturalmente, este último sairá significativamente mais barato.

Manchas de suco e vinho
É removido com uma solução de refrigerante. Se a mancha estiver incrustada, prepare uma mistura de vinagre e amônia em proporções iguais. Um pano é umedecido nele e aplicado na contaminação por 3 minutos. Você pode tentar o método do sal. Sua essência é polvilhar um monte de sal sobre a mancha, esperar 10 minutos e depois removê-lo com um pano úmido. Lembre-se de que uma mancha recente é mais fácil de remover, por isso não hesite em limpá-la.
café chá
Sabão de lavanderia é usado. Uma colher de chá é misturada com água, a composição é aplicada na superfície por 1 minuto e retirada com um pano.
Goma de mascar
Removido por limpeza com acetona. Se congelado, congele os cubos de gelo no congelador. Eles se prendem à goma e literalmente a arrancam da superfície.
Gordo
Remova manchas de graxa com sal. O local é lavado com mangueira, aguarde 10 minutos, limpo com uma toalha. O método nem sempre é eficaz - quanto mais recente a mancha, maior a probabilidade de ser removida.
Poeira e sujeira
Uma solução de sabão feita de sabão em pó resolverá o problema. Eles também usam os meios especiais usuais para limpar o interior do carro.

Urina
Remova manchas de urina com uma solução de vinagre. 1 colher de sopa de 9% é misturada com um litro de água, aplicada nos locais de contaminação com um guardanapo. Limpo com um pano úmido.
Se o tecido for escuro ou colorido, use uma solução fraca de permanganato de potássio ou ácido cítrico.Aplique por uma hora.
Batom
Acorde com sal, deixe por 5 minutos. A trilha é embebida em água com sabão, lavada e seca. Amônia comum também é eficaz.
feltro ou marcador
É removido com acetona ou amônia. A área é limpa do cheiro.
esmalte
É eliminado, como o próprio verniz, com acetona. Para não aumentar a área de distribuição, utiliza-se um cotonete.
Caneta esferográfica
É removido com amônia ou álcool etílico. Melhor agir imediatamente.
Sangue
Quando isso acontece, a área é rapidamente umedecida com água fria. Se a mancha estiver seca, a área é umedecida com cubos de gelo e lavada com uma solução fraca de vinagre.

Recursos de cuidado para vários materiais
As características de limpeza dependem do material e não apenas do tipo de poluição.
revestimento de teflon
Cadeiras revestidas de Teflon não são incomuns hoje em dia. Esses móveis se distinguem por um alto grau de praticidade. Você pode lavá-los com qualquer produto de limpeza, até mesmo detergentes de cozinha. Mas não podemos esquecer que se o Teflon for brilhante, a cor pode mudar devido ao efeito de um produto forte contendo partículas abrasivas. Melhor escolher opções com ingredientes seguros e suaves.
Couro
A sujeira pode ser facilmente removida de uma cadeira de couro genuíno, pois não absorve umidade. Para a limpeza, utilize um pano macio comum umedecido com água e sabão. Produtos químicos não são permitidos, pois podem danificar a estrutura e fazer furos. O mesmo vale para geradores de vapor.
couro sintético
O couro sintético também não tolera a negligência de produtos químicos.Como último recurso, ingredientes populares ou feitos de substâncias ecologicamente corretas são usados para remover a contaminação.
Rebanho
O floco, como o veludo, são materiais extremamente caprichosos. Eles não toleram mudanças nas estruturas vilosas e fortes influências químicas. Portanto, é proibido o uso de escovas duras. É melhor escolher um pano de microfibra comum ou comprar um limpador a vapor de potência média. A superfície do pó é limpa com uma escova macia, sendo importante movê-la apenas na direção da pilha. Caso não siga esta regra, ocorrerão vincos, que levarão à formação de áreas vazias no tecido.

Shannil
A cadeira de chenille exigirá cuidados especiais. Este tecido não tolera movimentos bruscos, deve ser manuseado com muito cuidado, exclua escovas duras que podem danificar a estrutura. É melhor usar um limpador a vapor ou aspirador de pó para limpeza.
estofamento Microlux
Estofos muito práticos que podem ser limpos imediatamente. Meios técnicos e trapos comuns embebidos em solução são adequados. O principal é deixar o estofamento secar, caso contrário ele absorverá para sempre o cheiro estranho do produto químico.
Microfibra
Acolchoamento que gera conforto e é muito agradável para o corpo. Infelizmente, as cadeiras com ela servem menos que as outras. O fato é que este tecido é muito sensível a poeira e sujeira, manchas de sangue, vinho ou caneta esferográfica serão muito difíceis de remover. A solução é realizar a limpeza de rotina regularmente.
seda natural
Estofamento extraordinário, graças ao qual a cadeira se torna uma verdadeira obra de arte.É bastante difícil limpá-lo, pois não deve ser exposto a vapores fortes, amônia, vinagre, bem como a quase todos os produtos químicos (exceto produtos especialmente criados para tecidos em seda). Apenas uma limpeza muito lenta com um gerador de vapor ou aspirador de pó funcionará.
Têxtil
Esta é uma opção relativamente barata que torna a cadeira fácil e conveniente de limpar. É permitido o uso de agentes químicos e métodos tradicionais. O principal é evitar o desbotamento. Portanto, é melhor tentar primeiro o lado discreto se o método de limpeza escolhido for adequado.

Jacquard
É permitido usar geradores de vapor, mas no modo mínimo. É importante limpar com uma escova macia, mas não agressiva.
Veludo
Um material caprichoso que não tolera mudanças na direção da pilha. Além disso, você não pode usar produtos químicos e vinagre. Um pano de microfibra, um gerador de vapor é usado. Você só deve se mover na direção da pilha.
Esplendor
Um material confortável que tem sido usado ativamente para criar móveis apenas nos últimos anos. Pode ser limpo por todos os métodos, mas monitore cuidadosamente a cor.
Nobuck, camurça
A limpeza é realizada com escovas especiais com superfícies de borracha macia. Você pode encontrá-los em uma loja de móveis.
Como limpar móveis de escritório
A limpeza dos móveis do escritório, como mesa, cadeira, poltrona, apoio de braço e outros, é imprescindível, lembrando que se realmente houver muitos móveis e não houver um especialista na empresa responsável por limpá-los, então é mais sensato utilizar os serviços de uma empresa de limpeza.Os remédios populares não funcionarão, pois não lidam com toda a poluição, mas a loja universal fará o trabalho melhor.

Como limpar uma cadeira velha
Limpar uma cadeira velha é uma tarefa de longo prazo. É melhor fazer isso ao ar livre para que você possa lavá-lo com um grande volume de água. Mas se isso não for possível, você também pode em casa - o principal é que as portas e janelas se abram e tragam ar quente, que secará rapidamente os móveis. Procedimento para limpeza de móveis estofados:
- remover a poeira com pincel e aspirador de pó, levando em consideração as nuances do material de fabricação;
- um aspirador comum só é adequado para tecidos muito resistentes;
- se o tecido for velho, é melhor escolher um modo de funcionamento do equipamento mínimo macio, colocar gaze;
- retire o pó com lençol úmido, se desejar, retire o excesso de odores, umedeça o lençol com água e vinagre;
- a limpeza a seco com pó não é adequada para todos os materiais;
- se a situação permitir, aplique um pó seco e esfregue no tecido;
- retire o pó com um aspirador de pó;
- lave a cadeira com um pano embebido numa solução de água com sabão;
- trate as pernas, apoios de braços com compostos especiais e enxágue.
Tudo deve ser finalizado com uma limpeza úmida da superfície do estofamento. Para fazer isso, basta ligar um secador de cabelo de ar quente e secá-lo. Depois disso, você pode levar os móveis para o ar fresco, onde eles finalmente se livrarão de odores estranhos.


