Regras para plantar e cuidar da rosa Cordana em casa

Cuidar de uma rosa Cordana em casa é do interesse de muitos floricultores. Esta planta tem excelentes propriedades decorativas e, portanto, é muito popular. Para que a cultura se desenvolva normalmente e agrade o maior tempo possível com sua bela aparência, é necessário dar-lhe todo o cuidado. Isso deve incluir rega, poda e fertilização oportunas.

Descrição e características da planta

Rose Cordana é uma pequena colheita de 25 a 30 centímetros de altura. As flores chegam a 5 centímetros e podem ter diferentes tonalidades - vermelho, rosa, amarelo, branco. O cultivo da floração continua de maio a outubro.

Você pode comprar uma cultura de maconha em uma floricultura. Normalmente, 3-4 arbustos estão presentes em um contêiner por vez. Ao comprar uma cultura, os seguintes recursos devem ser considerados:

  1. Os rebentos devem ser de cor uniforme, sem manchas escuras.Eles indicam a presença de uma infecção fúngica.
  2. As folhas devem ter uma cor verde rica. É importante que sejam densos e brilhantes. Não deve haver depósitos ou manchas brancas na superfície.
  3. Definitivamente vale a pena avaliar a presença de parasitas. Na maioria das vezes, a rosa enfrenta ataques de ácaros, que levam ao aparecimento de teias de aranha na planta.

Variedades

Existem vários tipos de rosas Cordana, cada uma com determinadas características.

Clássico

É uma planta compacta com pequenas flores de até 5 centímetros de tamanho. É caracterizada por folhas de tamanho médio e arbustos não muito exuberantes.

Grande

As flores desta espécie atingem 8 centímetros. Além disso, o próprio arbusto e as folhas são grandes.

mini

É uma planta pequena que não ultrapassa os 35 centímetros de altura. É caracterizada por pequenas flores com diâmetro não superior a 3 centímetros. As pétalas podem ser laranja ou vermelhas.

Para misturar

É a espécie de planta mais popular. O arbusto é compacto. Durante o período de floração, é coberto com muitas flores.

É a espécie de planta mais popular.

inverno resistente

Esta categoria inclui 2 variedades - Impala e Kiss. O primeiro é caracterizado por flores claras de damasco, o segundo - vermelho cereja.

Como crescer em casa

Para que uma rosa se desenvolva normalmente e agrade por muito tempo com floração abundante, ela deve receber cuidados de alta qualidade.

Período de ajuste após a compra

Imediatamente após a compra, a planta deve ser lavada em banho quente e depois tratada com meios especiais. Isso ajudará a se livrar das pragas e evitar ataques de novas pragas. Durante o período de adaptação, a rosa pode perder seus botões e folhas. A planta tem dificuldade em se acostumar com um novo local. Ela deve, portanto, fornecer cuidados de qualidade.Depois de um mês, o arbusto começará a florescer novamente.

Os especialistas aconselham a compra de uma cultura sem floração ou em decomposição.

Neste caso, pode ser imediatamente deslocado para um vaso maior, sendo a melhor forma de o fazer por transbordo. Isso ajudará a evitar danos ao sistema radicular. Após o procedimento, vale a pena adicionar um estimulador de crescimento ao pote. Se houver vários arbustos no recipiente, é recomendável plantá-los.

Regras de cuidado

Para o desenvolvimento normal, a planta precisa de condições adequadas. Para isso, você precisa escolher o local certo e umedecer o solo a tempo.

As condições necessárias

A cultura precisa de luz suficiente. Portanto, é recomendável colocá-lo no parapeito da janela ou levá-lo para a varanda. Nesse caso, é importante garantir que a luz solar direta não caia sobre as folhas. No inverno, a cultura precisa de iluminação adicional por pelo menos 3 horas por dia.

Escolha da capacidade

Após a compra, a planta é movida para um vaso maior. Em altura, deve ter mais 5-7 centímetros e 2-4 de diâmetro. Posteriormente, ao transplantar, recomenda-se escolher um vaso de flores 2 centímetros maior que o anterior. Mergulhe um novo recipiente de cerâmica em água morna por 2 horas. Se o vaso de flores já tiver sido usado, lave-o bem.

Após a compra, a planta é movida para um vaso maior.

Como preparar o terreno

Para esta cultura, vale a pena escolher um solo especial para rosas. Você também pode fazer isso sozinho misturando grama, húmus e areia na proporção de 4: 4: 1.

Instruções de transplante

Pela primeira vez, o arbusto é transplantado imediatamente após a compra.Então é recomendável realizar essa manipulação anualmente. Primeiro, umedeça a terra do vaso. Isso facilitará a extração da flor.

Vale a pena dobrar a drenagem em um novo recipiente - a argila expandida pode desempenhar seu papel. A presença de furos para água também é importante. Segurando o arbusto, recomenda-se virar o recipiente e retirar a planta. Vale a pena carregar a rosa em um novo vaso com um pedaço de terra. Despeje o substrato sobre ele e compacte um pouco.

modo de rega

Recomenda-se regar a planta com água morna e sedimentada. A cultura precisa de uma quantidade suficiente de umidade. Ao mesmo tempo, ela não tolera bem sua estagnação. Portanto, é recomendável drenar sistematicamente o líquido. A rega não deve ser muito frequente. Para avaliar a necessidade, você precisa tocar a camada superior com o dedo. Quando seca, é necessário regar.

Condições de iluminação e temperatura

Os arbustos precisam de luz suficiente. Eles precisam de luz brilhante. Ao mesmo tempo, os raios diretos não devem cair nas folhas. É melhor colocar a rosa na janela sul, sombreando-a levemente. Os peitoris das janelas oeste e leste também são adequados. No inverno, é necessário usar fontes de luz adicionais.

O regime de temperatura deve ser de + 15-20 graus. No verão, vale a pena levar a planta para a varanda. Ao mesmo tempo, os rascunhos não devem agir sobre isso.

Tamanho

Recomenda-se podar a cultura várias vezes ao ano. Na primavera, após a compra, vale a pena retirar as raízes doentes e afetadas. No verão, você precisa se livrar dos botões desbotados. Corte todas as flores no outono. Isso ajudará a se preparar para o inverno.

Recomenda-se podar a cultura várias vezes ao ano.

cômoda

Após a compra, a rosa não precisa de fertilização por 3 meses. Caso contrário, existe o risco de acúmulo excessivo de sal. Como regra, a fertilização é necessária na primavera e no verão. Na primavera, são aplicados fertilizantes contendo nitrogênio, no verão - produtos à base de potássio e fósforo. A adubação vale toda semana.

Afrouxamento

Após cada rega, vale a pena soltar o solo próximo à base do arbusto. Isso fornecerá às raízes oxigênio suficiente. Polvilhe o solo com turfa ou serragem. Isso ajudará a reter a umidade perto das raízes.

Métodos de reprodução

Existem várias opções de seleção para a rosa Cordana, permitindo que você escolha a mais adequada.

sementes

Este método é considerado muito conveniente. Ao plantar as sementes na primavera, será possível obter arbustos floridos no verão. No entanto, a variedade é considerada híbrida, pois as plantas obtidas a partir de sementes autocoletadas podem não apresentar as características da planta mãe. É melhor comprar sementes nas lojas. Recomenda-se plantar mudas no final do inverno. As mudas devem ser fornecidas com uma temperatura de +18 graus e uma duração do dia de pelo menos 10 horas.

Estacas

Recomenda-se propagar a rosa Cordana por estacas. Eles são cortados de maio a agosto. Para isso, vale a pena escolher caules saudáveis, cuja espessura seja de pelo menos 2 a 3 centímetros. Depois disso, recomenda-se mergulhar o material de plantio em um recipiente com água e um estimulador de crescimento.

Quando as raízes atingem 2 centímetros, os arbustos podem ser cravados no solo. Eles precisam ser protegidos do sol por vários dias.Após o surgimento dos brotos, recomenda-se fertilizar e regar sistematicamente o solo.

Recomenda-se propagar a rosa Cordana por estacas.

Floração e aposentadoria

A rosa cordana floresce de maio a outubro. No entanto, esse período pode variar - tudo depende dos cuidados. Para uma floração abundante, a cultura precisa de luz suficiente, boa rega e boa circulação de ar. Após a floração, recomenda-se cortar os botões secos. No inverno, começa um período de dormência. Nesse momento, a rosa deve descansar em uma sala fria.

Aterrissando no chão

É permitido cultivar em campo aberto. Para isso, a parte sul, bem iluminada pelo sol, é adequada. A cultura precisa de uma quantidade suficiente de umidade. Deve ser plantada em local suficientemente úmido, sem água parada. Em regiões de clima temperado, é permitido plantar uma roseira na primavera. No sul, isso pode ser feito no outono.

Como cuidar da estação

As características dos cuidados com as plantas dependem diretamente da estação:

  1. O período ativo começa na primavera. Os fertilizantes são aplicados neste momento. A rega regular também é importante. No tempo quente, a rosa é levada para a varanda.
  2. No verão, a roseira é confrontada com o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas. Portanto, você precisa tomar medidas para evitar problemas. É importante evitar o superaquecimento da planta. Precisa de rega e pulverização regulares.
  3. Há um período de dormência no outono e no inverno. Ao mesmo tempo, a planta precisa de menos água e fertilizante. No outono, a poda é obrigatória. No inverno, a planta deve estar em uma sala com temperatura de +15 graus.

Possíveis problemas de crescimento

Ao cultivar rosas Cordana, muitos produtores enfrentam vários problemas. Para lidar com isso, você precisa estabelecer os motivos do aparecimento.

folhagem caindo

As folhas caem se a planta precisar de nutrientes. Além disso, a causa é o regime de rega incorreto ou o desenvolvimento de doenças.

As folhas caem se a planta precisar de nutrientes.

amarelecimento das folhas

Ataques de pragas, rega excessiva, deficiência de elementos úteis no solo e apodrecimento das raízes levam ao amarelecimento das folhas.

Folhas e flores murcham

Esses problemas estão associados à exposição a correntes de ar, uso de água fria para irrigação, infecções fúngicas e ataques de pragas.

Doenças e pragas

Muitas vezes, a rosa Cordana enfrenta o desenvolvimento de doenças perigosas e ataques de pragas.

cochonilha

Quando infectado com uma cochonilha, aparecem caroços nas axilas das folhas que se parecem com algodão. Os inseticidas ajudam a controlar as pragas.

Escudo

Quando esses insetos atacam, aparecem rissóis marrons nas nervuras das folhas, que parecem gotas de cera. Recomenda-se montar a blindagem manualmente.

mosca branca

Quando atacada por uma mosca branca, pequenas cápsulas brancas aparecem no verso das folhas. Nesse caso, o arbusto deve ser tratado com inseticidas.

tripes

Ao mesmo tempo, traços prateados aparecem nos fragmentos superiores das folhas. Há moscas sutis nas flores.

pulgão

Os pulgões entram na planta pelo solo ou pelo ar. Nesse caso, as folhas são enroladas e os brotos deformados, uma decocção de pimentão ou topo de tomate ajudará a lidar com o problema.

Aranha

Essas pragas se instalam na parte inferior das folhas. Sua reprodução é observada em condições de aumento do ar seco.Lidar com carrapatos é muito difícil. A umidificação do ar e a pulverização da cultura ajudarão a prevenir seu aparecimento.

Essas pragas se instalam na parte inferior das folhas.

marmorização

É uma infecção fúngica que causa a formação de manchas nas folhas. Como resultado, os arbustos param de crescer. Dispositivos à base de cobre ou enxofre ajudam a lidar com a doença.

Oídio

Com esta doença, as folhas ficam cobertas por uma flor branca. Tratar o arbusto com água e sabão ajuda a lidar com a patologia.

podridão cinzenta

Esta doença é tratada com fungicidas. Para lidar com a doença ajudará drogas como Skor ou Hom.

Erros comuns

Produtores inexperientes cometem os seguintes erros ao cuidar de uma planta:

  • mal regado;
  • não aplicar uma quantidade suficiente de fertilizante;
  • usar água fria para irrigação;
  • exponha o arbusto a correntes de ar;
  • violar o regime de temperatura.

Dicas e truques adicionais

Para que a planta se desenvolva normalmente, essas regras devem ser seguidas:

  • estabelecer um regime de irrigação;
  • solte o solo regularmente;
  • remova oportunamente folhas e flores caídas;
  • alimente a planta adequadamente.

A rosa Cordana é uma bela cultura ornamental, que se distingue pela floração abundante. Para um cultivo bem-sucedido, é necessário estabelecer um regime de irrigação, aplicação oportuna de fertilizantes e afrouxamento sistemático do solo.

A proteção contra doenças e pragas também é importante.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha