Descrição da valiosa orquídea Ludisia, regras de plantio e cuidados em casa

Cuidar da valiosa orquídea Ludisia em casa tem muitos recursos. Esta bela cultura decorativa tem muitas variedades e variedades. Eles diferem na aparência. Para que a planta cresça e se desenvolva normalmente, ela deve ser bem cuidada. Para isso, a cultura deve ser regada e alimentada a tempo. A proteção contra patologias e parasitas não é desprezível.

Descrição e peculiaridades da planta

Na natureza, esse tipo de orquídea cresce em cavernas ou árvores. É anexado pelo sistema radicular à camada de musgo. Esta flor exótica é encontrada na Ásia. A Indonésia é considerada o berço da cultura.A planta é caracterizada por caules grossos e encaracolados que rastejam ao longo da superfície adjacente. Durante o período de floração, até 30 flores aparecem na orquídea. No entanto, as folhas ornamentais são consideradas a principal vantagem do cultivo.

Cada haste rastejante é decorada com 5 folhas macias. Eles se distinguem por sua cor roxa ou verde-oliva.Além disso, existem tons de verde escuro ou marrom. As folhas têm 3 a 4 centímetros de largura e 7 centímetros de comprimento. Eles são decorados com listras claras. A planta tem cores incomuns. Por isso, é chamada de orquídea preciosa.

Principais variedades

Este gênero inclui muitos tipos de orquídeas, cada uma caracterizada por certas variedades. A principal diferença entre a cultura está nos padrões das folhas.

Dawson

Esta orquídea é caracterizada por veias escuras nas folhas. Eles se distinguem por uma tonalidade amarelo-rosa. A planta também tem folhas bastante grandes.

Odin

A cor de fundo das folhas é escura. Eles se distinguem por uma tonalidade verde-escura com uma tonalidade roxa. No centro há veias longitudinais de um tom claro. Eles são complementados por um fundo contrastante.

alba

Uma característica dessa variedade é a ausência de pigmento vermelho na sombra das folhas, que costuma ser encontrado em orquídeas valiosas. A folhagem se distingue por uma rica cor verde e um padrão de veias brancas.

Otletae

Esta variedade de orquídea tem folhas estreitas. Eles se distinguem por uma cor verde-bordô escura. Nas folhas existem veios longitudinais de cor cobre claro.

Tanlaniana

Essa variedade se distingue por folhas largas que chegam a 5 centímetros. No centro há uma malha a céu aberto de linhas verdes claras.

Essa variedade se distingue por folhas largas que chegam a 5 centímetros.

Aveludado

Uma característica da planta é a textura delicada das folhas. Eles têm uma superfície aveludada.

Condições de detenção

Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela deve receber cuidados adequados. Deve ser completo.

Iluminação

Ludisia cresce bem na sombra. A iluminação difusa também combina com ele.A opção mais benéfica é a luz solar de manhã e à noite... O horário de verão deve ser das 12h às 14h. Sob iluminação artificial, observa-se um desenvolvimento intenso da orquídea. Mas se houver muita luz, a folhagem fica menos atraente e afunda. Se houver falta de iluminação, ela se estende para cima.

umidade do ar

Recomenda-se pulverizar constantemente as folhas da orquídea. Deve ser feito com água parada. Se a planta estiver em fase de crescimento ativo, ela deve ser banhada em um banho quente. Nesse caso, a temperatura da água deve ser de +35 graus. Após o banho, limpe a folhagem e leve a planta para a sala.

O excesso de umidade provoca o aparecimento de uma infecção fúngica.

Temperatura

O regime de temperatura ideal durante o dia é de + 20-22 graus. À noite, esse parâmetro não deve ser inferior a +18 graus. Para atingir o desenvolvimento normal da orquídea, a diferença de temperatura deve ser de pelo menos 2 a 4 graus.

O regime de temperatura ideal durante o dia é de + 20-22 graus.

Solo e capacidade

Uma orquídea precisa de um recipiente grande. Não precisa ser muito alto. Recomenda-se colocar uma camada de drenagem no fundo. Para este propósito, espuma ou argila expandida é adequada. Para escolher a composição ideal do solo para a orquídea, é permitido fazer você mesmo. Para isso, recomenda-se misturar em partes iguais terra folhosa, carvão, rizomas de samambaia triturados, turfa. Também vale a pena introduzir pequenos fragmentos de casca de pinheiro na composição.

Os maiores fragmentos do substrato devem estar no fundo, as menores frações devem ser colocadas na superfície. Isso ajudará a evitar que a água fique parada na panela. Cubra a parte superior do substrato com esfagno. Isso ajudará a evitar que a fralda seque rapidamente.

cômoda

Recomenda-se alimentar Ludisia exclusivamente durante o desenvolvimento ativo e a floração. Isso deve ser feito da primavera ao outono. Para isso, recomenda-se o uso de fertilizante universal adequado para orquídeas.

Para obter excelentes resultados, a fertilização é usada a cada três regas. Recomenda-se diluí-lo em água, em um terço do volume sugerido pelas instruções.

período de dormência

No inverno, vale a pena regar a planta com água derretida. Um aumento na duração das horas de sol também é significativo. Isso é feito com a ajuda de iluminação artificial. Durante o inverno, o solo deve ser coberto com uma espessa camada de folhagem seca e agulhas. Manter uma temperatura constante do ar também é importante.

Florescer

A orquídea começa a florescer no final do outono. Ao mesmo tempo, a floração continua durante todo o inverno. Nesse período, a cultura precisa de cuidados especialmente de alta qualidade. Recomenda-se manter uma temperatura estável. Este parâmetro não deve exceder +18 graus.

Este modo aumenta o tempo de floração.

A manutenção de uma temperatura ótima afeta a formação de botões florais no verão. Durante a floração, nenhum cuidado especial é necessário. Porém, após esse período, recomenda-se a retirada dos pedúnculos. É importante evitar o excesso de água. Você também deve evitar molhar as flores.

Recursos de cuidados sazonais

Para que a planta cresça normalmente, se desenvolva e agrade com floração abundante e longa, vale a pena cuidar dela com qualidade. Isso é recomendado dependendo do fator sazonal.

vale a pena oferecer cuidados de qualidade.

Primavera

Ludisia é capaz de suportar o aumento da secura do ar.Porém, para manter as propriedades decorativas da cultura, é necessário fornecer alta umidade. Este valor deve ser de 70%. Na ausência de umidade especial, é permitido cobrir o vaso com musgo úmido ou colocar a planta sobre um palete com gesso úmido. A orquídea vai se sentir bem perto da fonte da sua casa.

Verão

Durante o desenvolvimento ativo, a cultura precisa de uma alma calorosa. Nesse caso, a temperatura da água não deve ultrapassar +35 graus, após o término do procedimento, recomenda-se enxugar a folhagem com uma toalha e secá-la. Atenção especial deve ser dada às variedades com folhas aveludadas. Quando expostos à água, listras brancas podem aparecer neles. É permitido pulverizar a cultura apenas com água fervida. Também é permitido o uso de água da chuva destilada e descongelada.

Outono

Com o início do outono, a duração das horas do dia diminui. Em tal situação, a planta precisa de iluminação adicional. Para isso, vale a pena usar fitolamps. Luminárias comuns de luz do dia também funcionarão.

Inverno

No inverno, a orquídea deve ser mantida a uma temperatura de pelo menos +18 graus. O limite crítico é considerado +14 graus. Uma classificação mais baixa pode causar a morte da planta.

Como plantar e transplantar uma flor

Não é recomendado replantar Ludisia constantemente. Este procedimento só é realizado se a jarra ficar muito apertada. É melhor realizar a manipulação na primavera. O plantio de uma orquídea é feito em um vaso baixo e largo. Deve ser transparente.

Recomenda-se colocar um ralo no fundo e depois colocar grandes fragmentos de casca no recipiente. Em seguida, use as peças do meio. Casca fina é derramada por cima.Cubra o substrato e as raízes da planta com musgo fresco.

a reprodução

Este tipo de orquídea se reproduz dividindo um arbusto adulto. É permitido reproduzir a planta com estacas apicais. Fragmentos de caule também são adequados. Ao dividir a cultura, pelo menos 2-3 processos devem estar presentes em cada fragmento.

Este tipo de orquídea se reproduz dividindo um arbusto adulto

Ao cultivar uma cultura com estacas apicais, os brotos devem ter 2-3 nós. Polvilhe a área cortada com carvão e seque. Recomenda-se enraizar brotos jovens no esfagno. Eles devem ser enterrados na base da folha. O enraizamento também é permitido na água. Vale a pena colocar carvão ativado no líquido.

Resolver problemas comuns

Ao cultivar uma cultura, você pode enfrentar vários problemas, que podem ser bastante difíceis de lidar.

erros de cuidado

Ao cultivar uma orquídea, podem ocorrer as seguintes violações:

  1. A cultura é muito esticada. Este sintoma indica falta de iluminação. Quando a planta está localizada no fundo da sala, é necessária iluminação adicional.
  2. As pontas das folhas secam e adquirem uma cor opaca. Este problema está associado à umidade insuficiente na sala. Pulverizar a cultura ajudará a evitar isso.
  3. As folhas perdem a turgidez. Esta situação deve-se ao ressecamento do torrão. É importante regar a planta em tempo hábil.
  4. A orquídea murcha, a folhagem fica pálida. Nesse caso, a cultura sofre de excesso de luz forte. Quando você cultiva uma orquídea em uma janela, ela deve ficar sombreada.
  5. As folhas ficam vermelhas. Este problema está associado à rega excessiva. Recomenda-se umedecer o solo somente quando a camada superior secar.

doenças

Esta variedade de orquídeas é suscetível a muitas doenças. Para lidar com os problemas, recomenda-se identificar a doença em tempo hábil.

podridão da raiz

Com o desenvolvimento da patologia, observa-se o amarelecimento da folhagem e o murchamento do arbusto. Nesse caso, as raízes adquirem uma tonalidade preta e um cheiro desagradável. Com uma pequena lesão, o sistema radicular deve ser lavado em solução de permanganato de potássio, removendo todas as áreas danificadas. Em seguida, seque. Em seguida, plante o arbusto em solo fresco e recuse a rega por vários dias.

podridão do caule

Nesse caso, o caule fica coberto por áreas de podridão. Esses locais devem ser removidos e a área danificada polvilhada com carvão moído. Recomenda-se mover a planta para um substrato desinfetado. Com uma forte propagação do processo, vale a pena enraizar estacas intactas.

Com uma forte propagação do processo, vale a pena enraizar estacas intactas.

podridão branca

Esta infecção fúngica danifica o caule por dentro. A patologia é difícil de detectar nos estágios iniciais.Em uma cultura morta, uma flor branca aparece no corte. A planta não pode ser curada. Recomenda-se destruí-lo.

pragas

A cultura pode ser afetada pelo ataque de insetos nocivos. Os inseticidas ajudam a lidar com isso.

cochonilha

Essa praga branca deixa uma camada pegajosa semelhante ao algodão na plantação. Se um parasita for detectado, o tratamento com Fitoverm ou Aktara é realizado.

Aranha

Os parasitas consomem a seiva intercelular da planta. Como resultado, aparecem caroços na folhagem. A cultura deve ser cultivada com Aktara ou Mospilan.

Escudo

Esta praga faz com que a folhagem fique amarela e caia. Preparações inseticidas ajudarão a lidar com isso.

Enraizamento sem raiz

Às vezes a orquídea perde suas raízes. Se medidas forem tomadas a tempo, a cultura pode ser preservada. Para isso, recomenda-se proceder da seguinte forma:

  • examine cuidadosamente o arbusto e remova as raízes danificadas;
  • trate as áreas danificadas com um inseticida;
  • coloque o musgo na estufa e fixe a planta nele;
  • coloque o recipiente em local sombreado;
  • areje regularmente a estufa e monitore a umidade;
  • quando as raízes aparecerem, mude para um solo adequado.

Dicas e truques adicionais

Para cultivar uma cultura com sucesso, você deve seguir estas regras:

  • preparar adequadamente o substrato para a planta;
  • escolha um pote corretamente;
  • umedeça o solo oportunamente;
  • aplicar fertilizantes a tempo;
  • tratar a planta de doenças e pragas.

A Orquídea Ludisia é uma bela planta ornamental que requer cuidados específicos. Para cultivar uma cultura com sucesso, ela deve fornecer umidade e temperatura ideais.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha