Como escolher o melhor primer para paredes para papel de parede e as regras para aplicação de compostos
Decorar as paredes com papel de parede requer uma preparação cuidadosa das superfícies da sala. A última etapa do trabalho preparatório é a preparação. Para obter um acabamento de alta qualidade, você precisa escolher o primer certo para as paredes sob o papel de parede. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de formulações de qualidade para todos os tipos de superfícies e tipos de papel de parede.
Preciso preparar as paredes antes de colar o papel de parede
Por que preparar as paredes antes de colar o papel de parede? Porque o papel de parede só pode ser colado lindamente em paredes planas, lisas e secas.
A preparação das paredes para a instalação do papel de parede é um processo mais trabalhoso e exigente do que o acabamento decorativo final. A qualidade do trabalho de acabamento depende do cumprimento da tecnologia.
O primer é a última parte do trabalho preparatório para criar um filme de revestimento nas superfícies.Preparar as paredes antes de terminar a decoração é imprescindível para obter um revestimento de parede durável e bonito. O grau de adesão do revestimento decorativo à parede, a vida útil do reparo executado dependem da qualidade da composição do primer, conformidade com a tecnologia de aplicação.
Funções do Primer Coat
O primário das paredes contribui para:
- pó;
- diminuição da absorção da pasta de papel de parede, o que reduz seu consumo;
- aumentar a adesão de cola e papel de parede;
- prevenir infecções fúngicas sob o papel de parede;
- reforçar o material da parede.
A escolha de um primer é baseada na avaliação de três parâmetros:
- material de parede;
- sua condição física;
- tipo de papel de parede.

Os materiais de construção têm diferentes graus de absorção de umidade, que são levados em consideração nos trabalhos de acabamento. Placa de gesso, madeira e paredes rebocadas/preenchidas têm vários graus de retenção de umidade e capacidade de afrouxamento. Existem adesivos especiais para diferentes tipos de papel de parede, para os quais é necessário criar uma base adesiva adequada. Em alguns casos, a pasta de papel de parede é usada como primer.
Vantagens e desvantagens do primer
O primer de parede é uma emulsão de consistência específica projetada para preencher estruturas porosas. Com sua ajuda, são obtidas superfícies lisas com boa aderência. A composição da emulsão pode conter aditivos que previnem danos biológicos. O tempo de secagem depende da composição da mistura de primer e das condições de temperatura da sala.
Vantagens e benefícios dos primers:
- reduza o consumo de cola de papel de parede;
- dar uma adesão uniforme e forte do papel de parede à superfície da parede;
- prevenir o desenvolvimento de mofo;
- não têm efeitos nocivos sobre a saúde humana;
- formar uma superfície plana e lisa;
- primers coloridos aumentam o efeito decorativo do papel de parede.
As desvantagens do primer se manifestam no não cumprimento dos requisitos tecnológicos, o que afeta a qualidade da decoração:
- mudar o papel de parede das paredes (quando colado em paredes úmidas);
- descascando o gesso sob o papel de parede (usando uma composição muito concentrada).
A utilização de emulsões transparentes torna difícil determinar visualmente a distribuição uniforme da composição de impregnação ao longo da parede.

Qual primer escolher
Primers são classificados de acordo com os tipos de superfícies de parede:
- Para superfícies de concreto e gesso, os fabricantes oferecem um primer de penetração profunda. A emulsão fortalece estruturas frágeis e cria boa adesão.
- Para "revestimentos pesados", quando as paredes e os materiais decorativos têm absorção mínima (não-tecido, papel de parede vinílico, concreto e drywall).
- Para a preparação de ambientes decorativos com alta umidade (pisos anti-sépticos).
- Universal - para todas as superfícies.
Os fabricantes oferecem composições para preparar paredes sob papel de parede:
- acrílico (à base de água);
- alquídico (composto, à base de solvente e substâncias resinosas);
- látex (polímero);
- contato concreto.
O mais procurado por suas propriedades e preço é um primer à base de água.

Sob papel de parede não tecido
Papel de parede não tecido significa um material feito de celulose modificada não tratada e papel, papel de parede de vinil em um suporte não tecido.
O papel de parede não tecido é um material ondulado denso que permite ocultar pequenas imperfeições da superfície.
Para preparar as paredes para este tipo de papel de parede, são utilizadas 4 opções de primer, dependendo do tipo de superfície:
Composto acrílico (universal). Possui variedades:
- reforço (gesso, madeira);
- profundamente penetrante (concreto, gesso cartonado);
- anti-séptico (madeira, para alta umidade);
- adesivo (pintura, concreto, gesso cartonado).
- alquídico. É utilizado para decorar paredes de aglomerado, fibra, compensado, painéis de madeira. A composição de polímero tem a propriedade de formar um filme fino e resistente à umidade com boas propriedades de adesão. Disponível em três cores: branco, cinza e marrom. Para preparar o papel de parede TNT, recomenda-se o uso de uma composição branca.
- Látex. Eficaz na preparação para decorar paredes de móveis, gesso cartonado, materiais que contenham madeira. Vantagens - alta capacidade de penetração e fortalecimento, resistência à umidade.
- Pasta de papel de parede. Para o primer, a mesma marca de cola é usada para colar. A pasta de papel de parede é diluída para uma consistência mais fina e aplicada nas paredes. Não se aplica a paredes com defeitos estruturais.
Antes de colar papel de parede não tecido, você precisa criar uma base de cor uniforme. Caso contrário, a cor de fundo ficará perturbada devido à transmissão de manchas escuras do primer.

Sob o papel de parede de vinil
O papel de parede de vinil não tecido tem alta densidade e peso. Para que adiram às paredes é necessária uma boa aderência da cola e do primário. Concreto, drywall, paredes pintadas com tinta a óleo ou esmalte têm superfície lisa e não absorvem bem a umidade.
Para decoração, essas paredes são tratadas com compostos acrílicos com inclusões minerais: areia de quartzo. Este primer adesivo, após a secagem, transforma-se em uma superfície lisa e áspera semelhante a uma lixa. O papel de parede espesso e com relevo adere bem e permanece na parede por muito tempo.
Em substratos mais soltos, os revestimentos vinílicos são colados a um primer acrílico (reforço, penetração profunda, forte adesão, repelente à água).
para o papel
Os papéis de parede de papel são colados em acrílico, primers alquídicos, cola de papel de parede. A escolha depende do tipo e condição das superfícies da parede:
- Para paredes lisas, uniformes e de baixa absorção, use um primer acrílico ou pasta de papel de parede.
- Aglomerado, papelão, painéis de madeira são tratados com uma composição alquídica.
- Revestido - com primer de látex e cola de papel de parede.
Ao colar o papel de parede na massa, é usada cola de papel de parede diluída 2 vezes.

Sob o papel de parede de lavagem
O papel de parede lavável tem uma estrutura semelhante ao papel de parede vinílico. Objetivo - salas com alta umidade (banheiro, cozinha) ou sujas (corredor, corredor). Para obter uma camada adesiva durável, use um primer acrílico com areia de quartzo (contato concreto).
Ferramentas Necessárias para Trabalhos Sementes
Para começar você vai precisar de:
- banho de tinta;
- rolar;
- escova de flauta estreita;
- um pedaço de espuma de borracha;
- spray.
O método mecânico de processamento da parede dá um resultado melhor do que o método manual, mas requer alguma habilidade para obter um acabamento uniforme.

Guia passo a passo
O trabalho preparatório antes do papel de parede é fácil de fazer com as próprias mãos.
Preparação da superfície
As paredes do primer devem ser devidamente preparadas:
- remover papel de parede antigo;
- lavagem da camada à base de água;
- limpe a camada de óleo.
As paredes pintadas estão completamente livres de tinta se houver cascas e rachaduras. As paredes em bom estado (lisas e lisas) são lavadas com água morna para retirar o pó e a sujidade.
As paredes com reboco danificado estão sujeitas a reparação: enchimento e posterior enchimento de fissuras. Após a secagem, a camada de massa é lixada.Na fase final, a base sob o primer é polvilhada com aspirador de pó ou vassoura.
A placa de gesso é massa de vidraceiro, após o que é tratada com terra.

Para obter um revestimento de alta qualidade para papel de parede, recomenda-se impregnar:
- com composição acrílica - 2 vezes;
- alquídico - 2 vezes;
- látex - 1 vez;
- com aditivos minerais - 1 vez;
- cola de papel de parede - 1 vez.
O principal na preparação do primer é remover o pó e a sujeira, selar rachaduras, nivelar as paredes.
Diluição da solução de trabalho
A preparação da mistura de primer é realizada de acordo com as instruções do fabricante. Os concentrados acrílicos são diluídos com água. As composições prontas para uso (à base de água, alquídicas, látex, contato com concreto) são bem pré-misturadas. A pasta de papel de parede usada para o primer é diluída em água 2 vezes.

Aplicação da primeira camada
O processo de primário pode consistir em 1 ou mais passos, dependendo do tipo de primário escolhido, do material e qualidade das superfícies e do tipo de papel de parede. A primeira camada é aplicada simultaneamente em toda a parede para que você possa verificar visualmente como toda a área está preparada.
O primer preparado e bem misturado (primeira porção) é despejado em uma bandeja de compressão. O rolo é umedecido em um primer e bem pressionado. O piso é aplicado na parede com movimentos suaves, movendo o rolo para cima e para baixo, do chão ao teto, para evitar respingos. Primeiro, a área acessível ao rolo é preparada.
Os cantos são preparados com um pincel úmido, movendo-o para cima e para baixo. As juntas das paredes com o piso e o teto também são tratadas com pincel. O primer deve ser distribuído uniformemente por toda a superfície, removendo imediatamente as manchas. Quando seca, a parede deve ser lisa ao toque e visualmente plana.

Tempo de secagem
O papel de parede deve ser colado, na maioria dos casos, em paredes secas. O tempo de secagem dos primers depende do número de camadas, do tipo de solo, da temperatura ambiente.
Os indicadores médios são indicados nas instruções dos fabricantes:
- primer acrílico e látex seco por 2-3 horas;
- alquídico - 4-5 horas;
- cola de papel de parede - 10-12 horas;
- contato concreto - 24 horas.
Ao aplicar 2 camadas, o tempo de secagem aumenta 2 vezes.

Os principais erros cometidos na hora de secar
O primer deve secar, exceto em casos especiais. Se você não der tempo para polimerizar, será ineficaz. É importante que a camada de primer seque uniformemente em toda a profundidade e em toda a superfície.
Janelas e portas abertas na sala (corrente de ar) levarão à secagem não simultânea das superfícies. O fluxo de ar quente nas paredes de uma pistola de calor ou secador de cabelo perturbará a uniformidade a profundidade do primer: o exterior secará para fora, e o interior permanecerá molhado.
Quanto tempo leva para colar o papel de parede
O acabamento começa dependendo do tipo de piso. Se o primer foi feito com cola de papel de parede, a instalação começa sem esperar a secagem completa. Papel e papéis de parede baseados em papel não tecido são colados imediatamente se você usar um primer acrílico e pasta de papel de parede à base de água. Em todos os outros casos, o papel de parede começa depois que as paredes preparadas estão completamente secas.

Recomendações dos mestres
O processo de escorvamento deve ser realizado a uma temperatura ambiente de pelo menos 5 graus Celsius. A temperatura das paredes não deve ser próxima de zero.Caso contrário, as emulsões não saturarão as superfícies e não serão distribuídas uniformemente por toda a superfície.
Em banheiros, lavabos, cozinhas, devem ser utilizados pisos antissépticos com propriedades repelentes à água. Em casas de banho, recomenda-se a aplicação de primário em 3 demãos. Paredes de gesso cartonado e superfícies de gesso cartonado devem ser preparadas antes da colagem. Caso contrário, mais tarde, quando você tentar trocar o papel de parede, eles serão removidos com as placas de gesso ou uma camada de massa de vidraceiro.
Paredes pintadas de forma desigual devem ser pintadas com um primer de tinta. Usar cola PVA ao colar papel de parede TNT no futuro estragará a aparência da sala (aparecerão manchas amarelas).
Para determinar áreas não preparadas, dois métodos são usados: luz e cor. No primeiro caso, a preparação começa da janela até a porta. Se você olhar ao longo da parede em direção à janela, áreas secas e molhadas serão visíveis. No caso do método de cores, uma paleta de cores é adicionada ao piso durante a preparação para combinar com o material decorativo.

O material decorativo é colado em paredes bem secas após o primer. Para verificar a secura, use fita: um pedaço de fita é firmemente preso à superfície, tentando obter um contato sem ar com a superfície. Se no dia seguinte houver acúmulo de umidade dentro da fita, é necessário prolongar a secagem.
O solo deve ser diluído de acordo com a tabela especificada nas instruções do fabricante. Cada tipo de superfície requer seu próprio grau de concentração: para absorção de umidade - mais líquido, para repelente de água - mais espesso.
O primário excessivo das superfícies reduz a qualidade do acabamento: um número excessivo de demãos cria o efeito de uma superfície vidrada sobre a qual o acabamento decorativo adere fracamente.Além disso, a permeabilidade ao vapor da parede é violada.
Ao preparar materiais macios, por exemplo, massa de acabamento, aplique um rolo e uma escova uma vez ao longo do plano, para não encharcar a camada superficial.
O primer diluído não deve ser armazenado por muito tempo. Sob a influência da luz solar, no calor, os microorganismos logo se formarão e se deteriorarão. A delaminação ocorrerá na emulsão. Tal composição não pode ser usada.
As superfícies a serem tratadas devem estar bem livres de poeira, caso contrário, o filme de polímero cairá após a secagem sob o peso do papel de parede colado.


