Regras para cultivar e cuidar do ciclâmen em casa
O cíclame é uma daquelas variedades de flores fáceis de cuidar em casa. É por isso que muitos floricultores a plantam no peitoril da janela de seus apartamentos. Graças ao trabalho de criação, muitas variedades desta planta foram criadas até hoje. O requisito mais importante que o ciclâmen impõe às condições de detenção é uma sala fria. O resto da cultura é exigente e bastante lucrativo.
Descrição e particularidades das diferentes variedades
É uma planta herbácea perene pertencente à família das prímulas. Na maioria das vezes, em condições naturais, é encontrado na Europa Central e na Ásia Menor. A raiz do cíclame é tuberosa e muito grossa. Ao mesmo tempo, ele joga pedúnculos altos decorados com flores caídas.Há um padrão prateado nas placas de folhas verdes crescendo desde a própria raiz, mas esse recurso não é inerente a todos os tipos de ciclâmen.
Entre as variedades de ciclâmen, existem aquelas que mais frequentemente se tornam habitantes de apartamentos e casas particulares. Cada um deles tem suas próprias características e características.

persa
Ela vem da região do Mediterrâneo, também ocorre naturalmente no norte da África. Por isso, a planta descansa no verão, e no inverno fica coberta de flores incríveis, e esse período também pode cair no outono. No verão, a planta perde todas as folhas e ganha força para a próxima estação de crescimento. Para isso, armazena nutrientes no tubérculo. O cíclame persa tem muitas variedades e híbridos, então o produtor não terá problemas para escolher uma floricultura.
europeu
Essa variedade é mais conhecida como cíclame roxo. Encontra-se em quase toda a Europa, tanto em estado selvagem como em jardins. Porém, no clima rigoroso de nossas regiões, é possível obter uma planta com flor apenas em casa.
Uma característica distintiva desta variedade é a ausência de um período de dormência pronunciado, uma vez que a flor não perde as folhas.
E sua floração vai do inverno ao verão. Outra característica da espécie européia é a coloração de antocianina na face inferior da lâmina foliar, enquanto no ciclâmen-persa ela é verde. Muitas variedades desta cepa exalam um aroma sutil.

africano
A julgar pelo nome, pode-se supor que o habitat natural desta espécie seja a África.As características deste ciclâmen incluem flores de tons lilás e rosa, verde brilhante, manchas de folhas duras e o período de floração, que ocorre no outono.
Alpino
Não é uma espécie de flor distinta; o cíclame às vezes é chamado simplesmente de violeta alpina.

Cólquida
Essa variedade também é chamada de ciclâmen pôntico. Devido à ameaça de extinção no ambiente natural, a espécie está listada no Livro Vermelho. Sua característica distintiva é o amadurecimento das sementes durante todo o ano e o crescimento lento. As flores de cor rosa exalam um forte aroma agradável, e o próprio período de floração cai no meio do verão e vai até setembro. Às vezes, um padrão prateado aparece na superfície das placas das folhas.
grego
Esta planta perene tem folhas em forma de coração. Suas flores são rosa.
Na maioria das vezes, esse representante da família é encontrado na Grécia e na Turquia.

Kosky
Em seu habitat natural, cresce no sul da Rússia, Geórgia, Balcãs e Azerbaijão. A paleta de cores desta variedade é muito rica, existem exemplares brancos e vermelho carmim. O período de floração do ciclâmen de Kos cai de fevereiro a março e dura cerca de um mês. As placas das folhas da flor são de cor verde com padrões prateados quase imperceptíveis.
cipriota
Esta planta é endêmica de Chipre. A altura desta planta perene é de 7 a 15 cm, as flores têm um aroma agradável em tons de branco ou rosa claro. O período de floração começa no final de setembro e pode durar até março com os devidos cuidados.

Hera
A decoração principal desta violeta alpina são flores delicadas, que em forma lembram a silhueta de um cisne adormecido. Uma característica desta variedade é que os botões aparecem primeiro e só depois deles as folhas. O período de floração da hera ciclâmen cai em setembro e outubro. As pétalas das flores, com até 3 cm de comprimento, são rosa pálido ou branco.
Condições de detenção
A duração do período de floração e o fato de a planta não estar exposta a doenças e ataques de insetos nocivos dependem de condições de detenção bem criadas.
Iluminação
A luz para o cultivo de violetas alpinas é brilhante, mas difusa. Os raios diretos do sol escaldante levarão à perda da decoração da flor e queimaduras nas placas das folhas.

regime de temperatura
A violeta alpina não gosta de indicadores de alta temperatura. No verão, 20-24 graus são suficientes para ele, no inverno esses valores são reduzidos para 10-14 graus.
umidade do ar
Um dos principais parâmetros que devem ser observados ao cultivar ciclâmen em casa. A flor gosta muito de alta umidade, por isso, antes do aparecimento dos botões, é borrifada regularmente com um borrifador e, durante a floração, um recipiente com uma planta é colocado em uma bandeja onde há pedras molhadas.

Priming
A mistura de solo para uma flor deve consistir em terra folhosa (2 partes), areia, turfa, húmus (1 parte cada). Certifique-se de colocar uma camada de drenagem no fundo para evitar o apodrecimento da raiz.
cômoda
A fertilização depende da estação de crescimento do ciclâmen. Durante o período de floração, a violeta alpina é alimentada uma vez por mês com composições para plantas de interior com flores, antes da formação dos botões são utilizadas para fertilizar fertilizantes para plantas decíduas decorativas. Eles também são trazidos uma vez por mês.

período de dormência
Via de regra, esse período cai no período de maio a junho, mas o tempo pode variar dependendo do tipo de ciclâmen.
Características de cuidado durante e após a floração
Durante o período de formação de brotos e floração ativa, a planta recebe a máxima atenção, regue e borrife regularmente a folhagem, introduza complexos nutricionais. Assim que as folhas do ciclâmen começam a amarelar, isso indica que ele começou a se preparar para o período de dormência. O vaso com a planta é transferido para um local escuro e a rega é minimizada.

Como crescer a partir de sementes
Se você quer ter uma flor linda e perfumada em casa, ela é cultivada a partir de sementes.
Seleção ou coleta de material de plantio
Existem duas maneiras de obter sementes para cultivar violetas alpinas no parapeito de uma janela:
- Compre sementes de uma florista. Esse material de fabricantes conhecidos tem uma taxa de germinação aumentada (cerca de 80%).
- Auto-coleta de plantas. Para fazer isso, a polinização artificial é realizada primeiro. Usando um pincel, mova suavemente o pólen de uma flor para outra. Para aumentar a probabilidade de polinização, faça isso várias vezes. O melhor horário para o procedimento é no início da manhã. Depois que as vagens aparecem na flor, elas são colhidas sem esperar que quebrem. Eles são envoltos em toalhas secas e esperam que o capulho quebre e o material da semente apareça.
Recomendações para escolher o horário do embarque
É melhor fazer isso no início da primavera, quando não está quente.
A planta adora um microclima frio e, nessas condições, a germinação das sementes ocorrerá muito mais rapidamente.

Tanque e preparação do solo
Para semear o material, é preferível um substrato leve comprado em loja, que deve consistir em vermiculita, terra folhosa e turfa. Se desejar, é preparado em casa, na proporção de 1: 1: 1.No fundo de um pequeno recipiente de plástico deve ser colocada uma camada de drenagem de espuma ou argila expandida. Além disso, o frasco deve ter orifícios para a saída do excesso de líquido.
Esquema de pouso
Antes de plantar as sementes de violeta alpina, elas ficam de molho por três dias em água fria, que é trocada diariamente. O recipiente de sementes é mantido em local fresco. A seguir, as sementes de ciclâmen são dispostas na superfície do substrato preparado e polvilhadas com uma camada de terra não superior a 2 cm. É mantida uma distância de 2-3 cm entre as próprias sementes. Em seguida, o recipiente é coberto com filme plástico e levado para uma sala onde a temperatura não exceda 20 graus.

Como transplantar após a compra
Via de regra, as violetas alpinas são compradas no período de floração, e não dormentes, quando há apenas um bulbo no solo. Atualmente, é impossível transplantar o ciclâmen. Eles aguardam o final do período de floração e só depois iniciam o procedimento. Isso só é recomendado quando a planta está apertada no vaso antigo. O transplante não é realizado sem necessidade especial.
Possíveis problemas
Ao cultivar violetas alpinas em casa, os produtores às vezes enfrentam problemas, são doenças e pragas que afetam o cíclame.

amarelecimento das folhas
É um processo natural. As folhas ficam amarelas e murcham enquanto a violeta alpina se prepara para seu período de dormência. No entanto, às vezes indica que a planta está muito hidratada quando suas raízes começam a apodrecer.
podridão úmida
A natureza desta doença é bacteriana. Sinais de danos incluem um murchamento repentino da folhagem e um odor podre. Infelizmente, neste caso não será possível salvar a violeta alpina. A flor é destruída imediatamente para não infectar outras plantas.

Voe acima da folhagem
As placas de folhas de ciclâmen caem quando há umidade insuficiente do ar e indicadores de alta temperatura. É necessário ajustar esses parâmetros aos necessários.
podridão cinzenta
Se uma camada prateada aparecer nas placas das folhas, isso é um sinal de que o ciclâmen foi afetado pela podridão cinzenta. A causa desta patologia é um fungo, que se desenvolve rapidamente quando o solo está muito úmido e o ambiente que contém a planta está muito frio. As partes afetadas da flor são cuidadosamente removidas com uma faca afiada desinfetada e todas as seções são tratadas com uma preparação fungicida.

ácaro ciclâmen
O principal problema é que a praga não é fácil de detectar nos estágios iniciais da infecção devido à sua aparência translúcida. Ele ataca o ciclâmen sugando a seiva celular. A causa do aparecimento da praga é o aumento da umidade do ar e as altas temperaturas. Nas primeiras etapas, eles se livram tratando as plantas com água quente. Se houver muitas pragas, são usadas preparações acaricidas - "Sunmayt", "Omayta", "Neoron". O processamento do ciclâmen é realizado três vezes. É aconselhável usar um remédio diferente a cada vez.
gorgulho da videira
Esses parasitas são onívoros, alimentam-se de sementes, raízes e brotos de plantas. Para combatê-los, qualquer inseticida sistêmico é usado.

Escudo
Uma das pragas mais perigosas das violetas alpinas, porque absolutamente não se presta aos efeitos dos produtos químicos. É possível livrar-se da bainha apenas mecanicamente.Limpe as áreas afetadas com um cotonete embebido em uma solução de álcool e, em seguida, arranque manualmente o inseto das folhas de ciclâmen.
Fusarium
É de natureza fúngica. As folhas da violeta alpina primeiro ficam amarelas de um lado, depois a murcha de Fusarium se espalha por toda a lâmina foliar e morre. As partes afetadas do ciclâmen são removidas e as seções são tratadas com qualquer preparação fungicida, por exemplo, "Fundazol".

pulgão
Folhas deformadas e retorcidas são resultado da influência de colônias de pulgões, que bebem todo o suco da planta. Para destruir a praga, utiliza-se uma solução de sabão doméstico ou verde, bem como o produto químico "Fitoverm".
tripes
O aparecimento de pontos brancos na folhagem, gradualmente se fundindo em manchas prateadas, indica a presença de tripes na planta. É possível destruir a praga apenas no estágio inicial da infecção. Para fazer isso, use produtos químicos - "Aktara" ou "Fitoverm".

Dicas e truques adicionais
Para obter uma planta com flores, você precisa cuidar bem dela. As principais recomendações de floristas experientes são:
- Não inunde a flor e certifique-se de criar um sistema de drenagem.
- Não exponha a violeta alpina ao sol quente.
- Fertilize regularmente, dependendo do estágio da estação de crescimento.
- Realizar tratamentos preventivos contra doenças e pragas.


