Como cuidar adequadamente da dracaena em casa
Dracaena apareceu há relativamente pouco tempo no espaço pós-soviético, mas rapidamente conquistou os corações dos floricultores. Os criadores criaram muitas espécies e variedades de plantas, e cada uma delas tem suas próprias características. Leia mais sobre como cuidar adequadamente da dracaena para que ela delicie os olhos por muito tempo com sua aparência espetacular. Sujeito à tecnologia de cultivo, cuidar dela não trará muitos problemas.
Descrição e características da planta
Em casa, o tronco da dracaena não chega a mais de 200 centímetros, embora na natureza cresça até 10 metros ou mais. As placas de folha são densas, elásticas, formadas na forma de uma roseta. Com o tempo, as folhas inferiores secam e caem. Por sua semelhança com uma palmeira real, o dragoeiro às vezes é chamado de palmeira falsa.
Como transplantar corretamente depois de comprar em casa
Após a compra, a flor é colocada em local sombreado por 2 semanas. Durante esse período, a dracaena se adaptará às novas condições de detenção e será mais fácil transferir o transplante subsequente. O solo para a planta deve ser solto, respirável.
Seleção de potes
O tamanho do pote depende do tamanho da dracaena. De qualquer forma, o recipiente não deve ser muito maior do que aquele em que a flor foi guardada antes da compra. À medida que o arbusto cresce, o diâmetro do vaso aumenta. Na idade de 4 a 5 anos, uma flor precisa de um recipiente com 25 centímetros de altura e 20 centímetros de largura.
Pousar
Os furos de drenagem são feitos no vaso, depois a dracaena é plantada da seguinte forma:
- uma camada de argila expandida ou pequenas pedras é colocada no fundo do recipiente;
- em seguida, polvilhe um substrato composto de solo de jardim, turfa e areia;
- o sistema radicular é endireitado e plantado no centro do vaso;
- coberto com terra, regado.
Após o transplante, o vaso de dracaena é colocado no parapeito de uma janela com sombra.
Recursos de manutenção
Após o transplante, a dracaena requer cuidados: rega, alimentação, poda. Se o ar da sala estiver muito seco, ele é umidificado. Se a planta começar a murchar ou esticar demais, ela pode ser facilmente propagada.
modo de rega
Você pode irrigar o solo em uma panela com irrigação superior ou inferior. Dracaena não tolera umidade excessiva, então o solo superficial deve ter tempo para secar.
Em diferentes épocas do ano, o regime de irrigação é diferente.

No inverno
No inverno, as plantas têm um período de dormência relativa, portanto, a rega nessa época é reduzida. O solo é irrigado cerca de uma vez por semana. Se o vaso estiver próximo ao radiador, a rega é aumentada.As folhas são enxugadas com um pano úmido, umedecendo-as e retirando o pó.
No verão
No verão, a dracaena é regada 2 a 3 vezes por semana. Nesse período, a flor cresce rapidamente e precisa de rega frequente. A secagem do sistema radicular pode levar à morte da planta. Para irrigação, use água morna decantada.
umidade do ar
Se o ar da sala estiver seco, as pontas das folhas de dracaena começam a amarelar e secar. Para aumentar a umidade, a panela é colocada em uma bandeja cheia de pedrinhas, que são despejadas sobre ela com água. Além disso, você pode borrifar a planta e o ar ao seu redor com um borrifador.
Outra opção é colocar recipientes cheios de água perto da flor.
cômoda
Dracaena é alimentada 3-4 vezes por mês na primavera e no verão. Nesses períodos, a planta aumenta ativamente sua massa verde, e a fertilização não apenas a ajuda a crescer, mas também a aumentar sua imunidade. Para isso, uma composição mineral complexa é usada para plantas decíduas decorativas. No outono e no inverno, a dracaena é alimentada no máximo uma vez por mês.
Anotar! Para evitar queimaduras no sistema radicular, as plantas são fertilizadas após a rega com água pura.
Métodos de reprodução
Em casa, a dracaena é cultivada de várias maneiras: estacas apicais, pedaços de caule, sementes. Este último método não é muito comum entre os floricultores, pois é de longo prazo.

Tops
Este método é frequentemente usado quando a dracaena começa a desbotar. Para isso, o caule apical é cortado, colocado em um recipiente com água para enraizamento. Para acelerar o processo, o topo é coberto com filme plástico.Logo as raízes aparecerão no corte, e ele é plantado primeiro em um pequeno vaso, aumentando-o à medida que a dracaena cresce.
pedaços de haste
Em uma planta adulta, os caules geralmente ficam nus e a dracaena fica como uma palmeira. Isso nem sempre torna a flor atraente. Você pode atualizar o arbusto cortando e enraizando pedaços de caules. Eles são plantados horizontalmente em recipientes, cobertos com vidro ou papel alumínio para criar condições de estufa. Assim que os brotos aparecem, o abrigo é removido.
sementes
As sementes são semeadas em março ou abril. A propagação de Dracaena pelo método de sementes é a seguinte:
- a drenagem é despejada no fundo da caixa, solo leve e solto por cima;
- faça um sulco no qual as sementes são dispostas a uma profundidade não superior a 1 centímetro;
- regado, coberto com terra, cubra o recipiente com vidro.
A caixa de sementes é colocada em um local claro e quente. Quando as mudas atingem 4-6 centímetros, elas são transplantadas para pequenos vasos separados.
Como podar corretamente
Uma planta adulta com troncos muito nus pode ser podada. O procedimento estimulará o crescimento de brotos laterais, e a dracaena logo se transformará em um arbusto exuberante novamente. Se não houver indicações urgentes, as hastes são cortadas na primavera e no verão. Você não precisa usar tesoura ou tesoura de poda, mas sim uma faca afiada, que serve para cortar de cima para baixo.
Doenças e pragas
Dracaena pode ser afetada por certas doenças e pragas. Além disso, a aparência decorativa é perdida devido a alguns erros do cultivador ao cuidar de uma flor.

As folhas inferiores secam
A secagem gradual das folhas inferiores é um processo natural e não deve ser um problema. Se as placas das folhas ficarem amarelas e caírem bruscamente, isso pode indicar falta de umidade no solo.
No verão, a dracaena adora regar com frequência, pelo menos 2 a 3 vezes por semana.
Descoloração das folhas variegadas
A descoloração das folhas pode ocorrer devido a tripes. Eles se livram aplicando uma solução de sabão nas placas de chapa, que, cobertas com um filme, são deixadas por 2 a 3 dias. Se este procedimento não ajudar, use inseticidas Fitoverm, Actellik. As folhas variegadas também podem murchar quando expostas à luz solar intensa.
Pontas e bordas das folhas secam
Um dos motivos da secagem das pontas e bordas das folhas é o excesso de sais no solo, formados em decorrência da alimentação frequente e abundante. Nesse caso, a planta é transplantada para um novo substrato.
Além disso, um fenômeno negativo pode ocorrer devido à rega rara e ao ar interno seco.
folhagem murcha
Pode haver várias razões para esse estado de dracaena: falta de rega e nutrição, ar seco em ambientes fechados, doenças fúngicas. Além disso, a folhagem pode murchar devido a correntes de ar, mantendo a flor no parapeito de uma janela iluminada pelo sol.
Cor amarela
A estagnação da umidade nas axilas das folhas, bem como a rega excessiva, podem levar ao amarelecimento. O excesso de água nas raízes contribui para o aparecimento de doenças fúngicas. Além disso, a cor das placas foliares muda devido a um parasita - um escudo, que é facilmente removido com uma bola de algodão úmida. Outra razão para o amarelecimento das folhas é a falta de fertilizantes nitrogenados.
morrer no topo
A principal razão para o fenômeno negativo é a formação de fungos devido à umidade excessiva do solo. A doença afeta o sistema radicular, devido à podridão cuja ponta desaparece gradualmente. Dracaena só pode ser salva cortando e enraizando a parte superior da planta.
Importante! Solos contaminados não são reaproveitados, pois ali permanecem microrganismos patogênicos.

variedade varietal
Das muitas espécies e variedades de dracaena, apenas algumas são cultivadas. Abaixo estão as informações sobre os mais comuns.
Marginata
É uma planta com folhas estreitas, nas quais se pronuncia uma faixa longitudinal de cor verde, rosa e branca. Dracaena cresce rapidamente, por isso é plantada em um vaso pesado e estável. A flor é facilmente propagada por estacas apicais ou de caule.
Perfumado
Esta planta tem folhas largas de até 80 centímetros de comprimento. As placas de folhas podem ser lisas ou onduladas, de cor única, variegadas, listradas. Dracaena cresce bem no peitoril da janela com iluminação brilhante, mas difusa.
lixadeira
Esta dracaena também é chamada de Bambu da Felicidade. Seus brotos e folhagens são atraentes. As hastes de Sandera são especialmente moldadas na forma de uma espiral com muitas folhas no topo. A peculiaridade desta dracaena é que ela pode crescer na água.
Lista de verificação de cuidados
Os especialistas criaram um memorando, ou lista de verificação para um florista, no qual são descritas as etapas necessárias para cuidar do dragoeiro. Eles são os seguintes:
- Coloque o vaso com a planta em um local bem iluminado, mas protegido da luz solar direta.
- Regue depois que o solo superficial secar.
- À medida que a poeira se acumula nas folhas, limpe-as com um pano úmido.
- Na primavera e no verão, fertilize a dracaena uma vez por semana, no outono e no inverno - uma vez por mês.
- Transplante a planta para um vaso cujo diâmetro não exceda 2 centímetros do anterior.
- Umidifique o ar com um borrifador.
Se essas regras forem seguidas, o florista não terá problemas para cuidar do dragoeiro.
dicas e truques
Jardineiros experientes dão as seguintes dicas e truques para manter a dracaena:
- Coloque o vaso de flores longe de aquecedores no inverno.
- Evite correntes de ar.
- É imprescindível fazer furos no vaso e providenciar a drenagem de argila expandida, cacos quebrados, pedrinhas do fundo.
- Evite flutuações bruscas de temperatura.
Dracaena é uma planta ornamental despretensiosa. Cresce rapidamente, raramente é afetado por doenças e pragas e, com os devidos cuidados, agradará por muito tempo com sua aparência espetacular.


