Regras para plantar e cuidar de diferentes tipos de lavanda ao ar livre

Plantar e cuidar de lavanda ao ar livre é do interesse de muitos jardineiros. Para obter uma planta bonita e forte, é necessário realizar o trabalho de plantio corretamente. Depois disso, a cultura precisa de rega oportuna, fertilização correta e poda adequada. O controle de doenças e insetos-praga é de grande importância.

Descrição e características

A lavanda é um arbusto perene com raízes fibrosas. Podem atingir 2 metros de profundidade. A planta é caracterizada por numerosos caules, que atingem uma altura de 0,6 metros. Esses fragmentos de plantas são lignificados na parte inferior.

Placas de folhas assentadas têm uma forma linear. Eles são caracterizados por uma tonalidade prateada. Cotão macio pode ser visto na superfície. As flores da planta têm um aroma agradável. Eles se acumulam em inflorescências, semelhantes a espiguetas, nas quais estão presentes de 6 a 10 elementos.A lavanda vem em uma variedade de tons, mas as cores mais comuns são lilás ou azul.

A lavanda geralmente começa a florescer em julho. A cultura é uma excelente planta de abelha. Sujeito a condições de armazenamento de sementes, eles são caracterizados por excelente germinação mesmo depois de muitos anos.

Escolha um local de pouso

Em primeiro lugar, recomenda-se escolher o local certo para o plantio da planta. A cultura gosta de canteiros abertos bem iluminados pelo sol. Os arbustos podem crescer em áreas sombreadas. No entanto, não será possível obter uma floração exuberante.

As raízes da cultura não toleram a alta umidade da terra. Portanto, recomenda-se evitar o plantio em áreas pantanosas ou em áreas com águas subterrâneas altas. Se não houver outras opções, recomenda-se fazer uma cama elevada. Para evitar o excesso de umidade, vale proporcionar uma boa drenagem.

A planta é considerada bastante exigente quanto aos parâmetros de acidez e composição do solo. Se o solo for muito ácido, uma pequena quantidade de cal deve ser adicionada antes do plantio no solo. Você também pode usar cinzas de madeira. Esses fundos reduzem bem a acidez do solo.

Para dar ao solo friabilidade suficiente, vale a pena usar sistematicamente o composto. Esta substância tornará o piso mais respirável e fornecerá elementos úteis.

Métodos de reprodução

Existem vários métodos de propagação de lavanda, cada um com características diferentes. Isso permite que os produtores escolham o método de reprodução ideal.

Camadas

Este é um método de seleção bastante simples que funciona bem para lavanda, que não produz muito crescimento.Para isso, os galhos inferiores da planta devem ser dobrados e colocados em um sulco com profundidade de 3 centímetros. Isso é recomendado na primavera. Em seguida, fixe o broto com grampos, polvilhe com terra e água.

Este é um método de reprodução bastante simples que funciona para lavanda.

As estacas devem ser regadas com mais frequência do que a planta mãe, é importante evitar que o solo seque. Graças a isso, será possível cultivar raízes laterais. No ano seguinte, as camadas se transformarão em plantas independentes. Neste ponto, eles podem ser movidos para um local permanente.

Estacas

Este método é geralmente usado quando cultivar lavanda em casa... No sul, também é usado para plantio em campo aberto. Em um arbusto crescendo em vaso, vale a pena escolher um rebento de um ano. No final do ano, já começa a lignificar. Recomenda-se cortar o galho e dividi-lo em fragmentos de 10 centímetros. Cada broto deve ser enraizado em um recipiente separado, enchendo-o com turfa.

Anteriormente, é permitido mergulhá-lo em Kornevin ou processar o corte inferior com pó seco.

Depois disso, a planta deve ser regada. É aconselhável fazer uma pequena estufa. Seu papel pode ser desempenhado por uma garrafa de plástico ou uma jarra de vidro. O enraizamento levará vários meses. Isso será demonstrado pelo aparecimento de folhas.

Semeando sementes

Plantar sementes de lavanda é permitido em terreno aberto. Em tal situação, o trabalho de plantio deve ser realizado em outubro. Com o método de cultivo de mudas, são realizadas no final de maio. A semente deve ser preparada no outono ou início do inverno. A estratificação é realizada antes do plantio no solo. Para isso, as sementes devem ser armazenadas a uma temperatura de +5 graus. O procedimento dura 2 meses.Normalmente, o material de plantio é combinado com areia e colocado na geladeira. É permitido plantá-lo para mudas em fevereiro ou março.

Como plantar mudas

Primeiro, você precisa preparar a caixa e o solo para as sementes. Para fazer isso, vale a pena combinar húmus com areia. Nesse caso, vale a pena seguir a proporção de 2: 1. Recomenda-se peneirar a mistura. A lavanda tem sementes pequenas, portanto não deve haver caroços no solo. Além disso, a mistura deve ser aquecida no forno ou despejada com uma solução saturada de permanganato de potássio.

O solo preparado deve ser colocado em um recipiente especial. É imperativo fazer furos de drenagem nele. Em fevereiro-março, as sementes devem ser semeadas diretamente na superfície da terra e cobertas com 3 milímetros de areia. Polvilhe com água e tampe. Para fazer isso, você pode usar vidro ou filme. A caixa deve ser movida para um local quente e iluminado.

A lavanda tem sementes pequenas, portanto não deve haver caroços no solo.

As colheitas devem ser ventiladas de vez em quando. Para isso, o filme ou vidro é removido. Para que as sementes germinem, elas devem fornecer o regime de temperatura correto no nível de + 15-22 graus. Quando os germes aparecem, eles precisam organizar uma luz de fundo. Todos os dias vale a pena retirar a tampa para que as mudas se adaptem ao regime de temperatura do ambiente. Depois disso, o filme pode ser totalmente removido e as mudas podem ser plantadas. Vale a pena manter uma distância de pelo menos 5 centímetros.

Como plantar antes do inverno

Em regiões com invernos quentes, recomenda-se plantar as sementes diretamente no solo. Recomenda-se fazer isso em outubro. Primeiro você precisa preparar o solo no local. Ao cavar a terra, a turfa é introduzida.Com alta umidade do solo, é recomendável adicionar areia ou cascalho. Isso aumentará a permeabilidade do solo à umidade e ao ar. Se o outono estiver seco, recomenda-se regar as plantações. No entanto, não encharque o solo. Quando a neve aparecer no local, você pode jogar um monte de neve.

Cuidado

Processamento de solo perto do mato

Lavanda requer solo solto. Suas raízes precisam de um fluxo total de ar. Além disso, vale a pena remover ervas daninhas próximas à planta. Portanto, vale a pena cuidar da lavanda com muito cuidado, capinando e soltando sistematicamente.

Para facilitar o cuidado da planta, recomenda-se cobrir o solo. Para isso, vale a pena espalhar folhagem podre pelo mato. Substratos coloridos com propriedades decorativas também são adequados. Deve-se lembrar que próximo ao tronco o solo deve ser deixado aberto. Isso evitará o apodrecimento da colheita.

Rega e sulcagem

Para garantir o pleno desenvolvimento da lavanda, ela deve ser regada sistematicamente. No calor, o número de regas deve ser aumentado significativamente. Cada vez após umedecer o solo, recomenda-se soltar sua superfície. A rápida eliminação de ervas daninhas não é insignificante.

Recomenda-se apertar os arbustos adultos. Isso é feito na primavera e no outono. Este procedimento garantirá a formação de novos brotos em galhos antigos.

Para garantir o pleno desenvolvimento da lavanda, ela deve ser regada sistematicamente.

Tamanho

Esta etapa do cuidado da planta dificilmente pode ser chamada de obrigatória. No entanto, apenas a poda ajudará a formar plantas bonitas e exuberantes. Esta etapa, portanto, não deve ser negligenciada no cuidado da lavanda. A primeira poda é recomendada imediatamente após a floração. Ao mesmo tempo, no verão, os brotos são encurtados em apenas 2 centímetros.No final da estação quente, será necessário um procedimento mais radical. No entanto, vale lembrar também o senso de proporção. Se você encurtar muito os galhos para uma parte lignificada, há risco de morte do arbusto.

Fertilização

Na primavera, a lavanda precisa de remédios de nitrogênio. Para isso, recomenda-se tomar 1 colher de sopa de ureia e o dobro de humato de sódio por 10 litros de água. 1 arbusto exigirá 5-6 litros de solução. Quando a lavanda começa a florescer, pode-se usar Agricola-Fantasy. Para 10 litros vale a pena levar 2 colheres de sopa do produto. 1 planta exigirá 3-4 litros de substância. Para garantir uma cultura de floração mais exuberante, recomenda-se o uso de fertilizantes minerais.

Você também pode usar uma solução orgânica. Rossa Universal é adequado para isso. Ao preparar a composição, recomenda-se tomar 2 colheres de sopa do produto por 10 litros de água. Esta quantidade é suficiente para 1 planta. Outra opção para alimentar a cultura é uma mistura à base de 2 colheres de sopa de Nitrofoska e 500 mililitros de verbasco líquido. Recomenda-se misturar o produto acabado com 10 litros de água. 1 planta exigirá 10 litros de composição.

Para reduzir a necessidade de fertilizantes, você pode cobrir as plantas. Para fazer isso, cubra o jardim com uma boa camada de composto. A substância se decompõe sob a influência do ambiente externo. Graças a isso, a planta receberá elementos úteis ao longo da temporada.

Prepare-se para o inverno

Para preservar os arbustos de lavanda para o inverno, cubra-os com cuidado. Nas regiões do sul, esse procedimento pode ser negligenciado. Especialistas apontam que a lavanda tolera geadas até -25 graus.Se forem esperadas geadas mais severas na área, a instalação deve ser isolada. Além disso, vale a pena fazer o seguro no inverno com pouca neve.

Para preservar os arbustos de lavanda para o inverno, cubra-os com cuidado.

Recomenda-se podar os arbustos para preparar a lavanda para o inverno. Isso deve ser feito no final da temporada. Vale a pena colocar galhos no canteiro. Para este propósito, as agulhas são adequadas. Nesse caso, a camada isolante de folhagem não deve ser usada. Isso fará com que a lavanda apodreça.

Transferir

A cultura tem dificuldade em tolerar transplantes. Portanto, recomenda-se plantá-lo imediatamente em um local permanente. Quando você move um arbusto, há risco de morte.

Doenças e pragas

A lavanda é caracterizada por excelente resistência a doenças e pragas de insetos, pois ela própria é considerada um fungicida eficaz. No entanto, existem pragas e doenças que podem atrapalhar o desenvolvimento das plantas.

podridão cinzenta

A lavanda geralmente sofre de podridão cinzenta. Para lidar com a doença, é necessário cortar os fragmentos do arbusto afetado. Eles devem ser queimados.

besouros arco-íris

Entre as pragas, a lavanda costuma enfrentar ataques de besouros arco-íris. Esses insetos danificam as folhas da planta. Recomenda-se recolhê-los manualmente.

cigarras

Ao entrar em contato com a planta, os insetos comem suas folhas. Recomenda-se a coleta manual.Com o constante aparecimento de pragas, vale a pena se livrar dos resíduos vegetais e da cobertura morta sob o mato.

tipos

Hoje, muitas variedades de lavanda são conhecidas, cada uma com certas características.

Hoje, muitas variedades de lavanda são conhecidas, cada uma com certas características.

Inglês

Esta planta é nativa do sul da Europa. É um arbusto perene caracterizado por pequenas flores roxas e folhagem prateada. A cultura floresce em julho-agosto. É muito resistente ao gelo.O tipo mais comum desta lavanda é a planta do golfinho. Não ultrapassa os 30 centímetros de altura e tem uma atraente folhagem prateada. A variedade Headcoat é muito popular. É usado para decorar pequenas sebes.

Variedades comuns de lavanda inglesa incluem:

  • Capote Gigante - tem tamanho compacto e chega a 60 centímetros;
  • Alba - a planta cresce 50 centímetros e possui inflorescências brancas;
  • Manstad - o arbusto cresce até 40 centímetros e se distingue por ricas flores azuis;
  • Rosea - a cultura chega a 40 centímetros e tem uma tonalidade roxa;
  • Headcoat Blue - cresce até 40 centímetros e tem flores roxas.

Francês

Essa lavanda também é chamada de dicotiledônea. Tem um aroma intenso e flores atraentes. Eles são rosa, branco, lilás. Existem tons de roxo e bordô. A cultura começa a florescer em abril-maio ​​e termina em julho. Em agosto, a planta pode florescer novamente.

A cultura francesa dificilmente pode ser chamada de resistente ao gelo. Portanto, recomenda-se cultivá-lo em regiões quentes. A espécie de planta mais popular é Lavandula stoechas pedunculata. A cultura é caracterizada por inflorescências originais.

Desta categoria, as seguintes variedades são as mais populares:

  • Rocky Road - é uma nova variedade caracterizada por inflorescências roxas;
  • Vale Amarelo - caracteriza-se por ricas inflorescências roxas e folhagem amarelada;
  • Tiara - possui grandes flores azuis e brácteas creme;
  • Regal Splendor - tem flores roxas escuras;
  • Helmsdale - distingue-se por uma cor lilás com um tom bordô.

Híbrido

Esta lavanda também é chamada de lavanda holandesa. Esta categoria inclui híbridos muito decorativos. Estes são arbustos enormes. Eles são caracterizados por flores grandes. A planta tem folhas estreitas. Eles têm uma bela cor prateada. A lavanda floresce em julho.

Esta lavanda também é chamada de lavanda holandesa. Esta categoria inclui híbridos muito decorativos.

Variedades famosas nesta categoria são:

  • Arabian Knight - tem flores roxas brilhantes;
  • Alba - tem uma cor branca;
  • Richard Gray é um pequeno arbusto com flores roxas;
  • Grosso - as flores roxas são características da lavanda;
  • Sawyers - tem uma cor lilás pálida.

dentado

É um tipo especial de planta que possui folhagem prateada. É caracterizada por grandes flores de diferentes tons de roxo. Esta cultura é mais adequada para cultivo interno. Não é recomendado plantá-lo em terreno aberto.

de folhas estreitas

Esta é uma planta despretensiosa que tolera bem as baixas temperaturas. O arbusto começa a florescer no meio do verão. Folhas estreitas são consideradas uma característica da cultura. Eles são de cor acinzentada. O arbusto é compacto em tamanho.

Dano e benefício

Todos os fragmentos de lavanda contêm óleo essencial, que contém substâncias benéficas. Estes incluem cumarinas, elementos de curtimento, borneol. O óleo de lavanda traz grandes benefícios para o corpo. É usado ativamente na medicina popular e na prática cosmética. A substância ajuda a lidar com queimaduras e contusões. A lavanda é freqüentemente usada no tratamento de paralisia, patologias dos vasos cerebrais, síndrome convulsiva após um derrame.

A planta ajuda a lidar com dores de cabeça, aumento da sonolência e tontura.

A ferramenta tem efeito diurético e ajuda a eliminar a dor de dente. O chá com adição de lavanda remove sensações incômodas no estômago. A lavanda tem um efeito calmante. É usado para cistite, hipertensão, gripe, patologias respiratórias, flatulência.O remédio ajuda a eliminar os sintomas do reumatismo, ajuda na invasão helmíntica, erupções cutâneas, amenorréia e febre.

Os especialistas observam que a lavanda tem um efeito benéfico no estado da psique humana e no funcionamento do sistema nervoso. A planta resiste efetivamente à influência de fatores de estresse. Reduz com sucesso o efeito negativo do ambiente externo na consciência e na psique de uma pessoa. Além disso, o cultivo contribui para a restauração da energia e força. Com sua ajuda, é possível melhorar as habilidades intelectuais de uma pessoa.

Os especialistas observam que a lavanda tem um efeito benéfico no estado da psique humana.

Folhas de lavanda são boas para banhos. Eles têm um efeito terapêutico. As inflorescências secas são colocadas em armários com roupas. Ajuda a combater as traças e deixa as coisas com um cheiro bom. É importante ter em mente que a lavanda também tem certas limitações em seu uso. O produto não é recomendado para uso durante a gravidez. Isso é especialmente perigoso nos estágios iniciais da maternidade. A planta é capaz de causar contração dos músculos do útero. Não é recomendado o uso de lavanda após um aborto. Caso contrário, o risco de sangramento é alto. Você não deve usar a planta durante o período de tratamento com preparações contendo ferro e iodo.

Quantidades excessivas de uma substância podem causar depressão ou irritar as membranas mucosas dos órgãos digestivos.

Os produtos de lavanda têm um efeito pronunciado no corpo. Em caso de intolerância individual à substância, existe o risco de desenvolver alergias graves. Portanto, antes de usar a planta, você deve consultar o seu médico.

Uso em paisagismo

A lavanda é frequentemente usada para decorar jardins.As flores da planta podem ter tons diferentes - branco, rosa, lilás. Essa variedade permite criar composições harmoniosas. Existem várias opções para plantar arbustos de lavanda.

Ao longo dos caminhos

O método de plantio mais conhecido e popular é considerado a colocação de lavanda ao longo dos caminhos e caminhos do jardim. Isso permite que você divida visualmente o site em zonas.

tabuleiro de xadrez

Uma solução interessante seria colocar os arbustos em uma ordem imitando a disposição das células em um tabuleiro de xadrez. Deve-se ter em mente que este método é aplicável apenas a superfícies horizontais.

Tapete

Para tornar a cabana de verão mais original, você pode formar uma espécie de tapete com os arbustos. Nesse caso, vale escolher a altura certa de lavanda e cortá-la no mesmo nível.

Combinações com outras plantas

A lavanda tem um aroma floral intenso. Portanto, ao escolher adições, você deve garantir que os cheiros não se misturem. Caso contrário, será simplesmente impossível estar perto dessas camas. Lavanda vai bem com flores contrastantes. Sage e catnip são boas adições. A planta está em boa harmonia com a hortênsia de jardim ou a lyatrix. É permitido combiná-lo com yarrow. Arbustos podem ser plantados com segurança ao lado de gramíneas.


A lavanda é uma planta famosa que muitos jardineiros cultivam em suas casas de verão. Possui excelentes propriedades decorativas e ajuda a criar composições impressionantes no local. Para obter excelentes resultados no cultivo de uma cultura, é importante cuidar bem dela.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha