Como trocar o plugue da tomada no fio com as próprias mãos
Um grande número de aparelhos elétricos é usado em apartamentos, escritórios e outras instalações. Para o funcionamento do equipamento, é necessário conectá-lo à rede elétrica, portanto, a questão de como trocar corretamente o plugue no fio não perde sua relevância.
Contente
- 1 tipos
- 2 Projeto e dispositivo
- 3 Principais avarias
- 4 Como mudar corretamente
- 5 Análise comparativa de garfos fundidos e bipartidos
- 6 Recursos de reparo do garfo do cortador de grama
- 7 Adaptação de plugues de 3 polos não padronizados
- 8 Como montar um plugue de aterramento
- 9 Erros comuns
- 10 Dicas e truques de especialistas
tipos
Se você precisar instalar um novo soquete, primeiro deve estudar sua classificação. Em termos de nuances construtivas, praticamente não diferem, e é preciso ficar atento ao design externo. As mais comuns são as opções desmontadas devido à sua maior funcionalidade e facilidade de desmontagem. Os modelos não dobráveis têm corpo integral e é impossível desentortá-lo, pelo que terá de cortar o cordão junto à base.
No mercado russo, são produzidos plugues de duas variedades com cabos tipo C, de acordo com o padrão estabelecido. Os principais parâmetros são indicados no corpo dos produtos, incluindo o nível máximo de tensão da rede e a magnitude da corrente.
C5
Uma tomada marcada como C5 é uma alternativa ao modelo europeu CEE 7-16 e é projetada para corrente elétrica com carga de até 6A. A variedade C5 tem caule arredondado com diâmetro de 4 mm. Esta ficha não tem elemento de ligação à terra e tem um comprimento de isolamento de 10 mm desde o início da caixa.
C6
O modelo C6 é utilizado como alternativa às tomadas europeias CEE 7-17. O diâmetro do pino redondo é de 4,8 mm. As variações são feitas com e sem elemento de aterramento. Este tipo é projetado para amperagem de até 10A.
Projeto e dispositivo
O dispositivo de tomadas elétricas é classificado em várias categorias. Você deve se familiarizar detalhadamente com os parâmetros técnicos, características, vantagens e propriedades negativas de cada variedade.

inquebrável
Os desenhos dos modelos não separáveis são sempre idênticos. Os pinos são fixados em passo de 19 mm em uma tira de plástico. Partes condutoras são colocadas dentro da fita. A barra possui duas saliências, cujo objetivo é contornar a rosca. O contorno é de grande importância, pois evita o risco do cordão de aperto quebrar com muita força.
Como proteção adicional, os pinos e o cordão são selados com plástico refundido. Isso faz com que o gabinete seja uma peça única e segura o cabo de alimentação no interior.
Três postes desmontáveis
Os eletrodomésticos modernos são equipados com plugues tripolares desmontados. Esses modelos são ideais para situações em que é necessário substituir um mecanismo completo no qual é detectado um mau funcionamento. A principal vantagem deste tipo de forquilha é a sua boa reparabilidade e a possibilidade de reutilização uma vez reparada a avaria.
A estrutura pode ser desmontada de forma independente e sem muito esforço e fixada em outro fio de rede.
C1-b removível
O modelo C1-b tem um design simples, o que simplifica muito a desmontagem.O garfo é composto por duas partes de um corpo de plástico, eixos de latão, peças de fixação e uma barra de fixação.
C6 dobrável
O design da variedade C6 também se distingue pela simplicidade de execução, mas deve-se ter em mente que existem modificações com e sem elemento de aterramento. Esses plugues são projetados para uso em aparelhos classificados até 220 W. Os pinos de latão têm almofadas de contato com rosca especial para montagem de fio. Os próprios pinos estão presos na parte inferior do plugue. Um elemento de aterramento adicional na forma de uma tira de latão pode ser instalado dentro da caixa. Além disso, o design dobrável do C6 está equipado com uma barra para fixar firmemente o fio com uma rolha de plástico.

Principais avarias
Se o dispositivo elétrico parou de funcionar corretamente, é necessário realizar um diagnóstico completo e entender as causas da falha. A lista de falhas comuns inclui:
- Fixação fraca de partes do corpo. Se o parafuso de fixação não for apertado até o limite, o contato será rompido.
- Fiação queimada. O problema pode estar associado a um curto-circuito e, nesta situação, é necessário cortar a parte danificada e fazer um novo fixador. Para isso, o isolamento é removido, o fio é desencapado e conectado com um parafuso.
- Oxidação de contato. Para eliminar os efeitos da oxidação, os contatos são limpos com faca ou lixa de grão fino. Você também pode cortar a área defeituosa e montar um novo contato.
- Perda de contato entre o plugue e a tomada. A conexão deve ser segura e livre de lacunas.Também é importante garantir que os diâmetros das pernas do plugue e dos orifícios do soquete coincidam. Para garantir que não haja jogo, você precisa inserir o plugue na tomada e agitá-lo levemente.
- Sobrecarga do garfo. O problema surge ao usar adaptadores que não são projetados para a carga recebida. Ao usar dispositivos de alta potência, não é recomendado o uso de adaptadores.
Como mudar corretamente
O procedimento para substituir o plugue depende do tipo específico. Tendo aprendido sobre o modelo e os recursos de design, você precisa estudar as instruções correspondentes.
É importante seguir as precauções de segurança padrão durante a operação para evitar o risco de ferimentos.
C1-b
Antes de substituir o modelo C1-b, deve-se preparar bem as pontas dos fios. Primeiro, corte o fio em um intervalo não superior a 5 cm do início do corpo do plugue. Se, devido a uma má ligação, a ficha sobreaquecer, o isolamento junto à caixa ficará rígido e terá de ser substituído. Anéis são formados nas extremidades dos fios, então cultivadores de mola e arruelas de superfície plana são montados nos parafusos. Esta estrutura é conectada por parafusos.
É importante apertar os parafusos nos pinos até o limite, após o que você pode conectar o fio ao próximo pino. A instalação é realizada por meio de saliências na caixa, colocando-as em reentrâncias especiais. Uma barra é aplicada ao fio e fixada à caixa com parafusos de fixação. Se o isolamento for fino, recomenda-se fixar um tubo de borracha ou alternativo por cima para evitar abrasão. No final, resta fixar as partes da caixa e apertar o parafuso.

C6
A preparação dos fios ao substituir o soquete C6 é realizada por analogia com o modelo anterior. Para substituir uma peça, também é necessário desmontar e depois montar uma nova carroceria. Se a configuração básica não incluir garfos de colheita, você precisará comprá-los separadamente. O fio amarelo só pode ser conectado a um elemento de aterramento. Normalmente, ele está localizado entre as almofadas de contato dos pinos. Na versão bipolar do fio, o elemento de aterramento não é assumido, portanto, haverá espaço livre para ele dentro do gabinete.
C5 ou C6 por extensão
Muitas vezes surgem situações em que a tomada elétrica está com defeito e há uma necessidade urgente de usar um dispositivo elétrico. Para resolver o problema, você pode pegar qualquer outro dispositivo com defeito e usar sua tomada CA. O fio do dispositivo antigo é cortado em seu comprimento máximo. Um fio de 15 cm é suficiente para a extensão. A bainha dos cordões é cuidadosamente cortada no comprimento de 10 cm e os fios são retirados, deixando a bainha no lugar.
Na próxima etapa, o comprimento dos condutores é ajustado para deslocar as localizações dos futuros anéis das pontas dos fios. É importante considerar ao montar que apenas fios da mesma cor podem ser conectados entre si. O isolamento é removido até um comprimento de cerca de 15 mm e torcido. Para um contato forte, três voltas de emaranhamento são suficientes.
Os fios ligados são colocados na bainha cortada de um dos cabos. Não há necessidade de isolar as conexões, pois devido ao deslocamento das torções, não há risco de contato entre as partes nuas dos fios. Resta apenas rebobinar a junção do cabo com fita isolante.
Análise comparativa de garfos fundidos e bipartidos
A principal diferença entre garfos fundidos e dobráveis é o design do corpo.No modelo fundido, a caixa tem a forma de um elemento inseparável de uma peça, dentro do qual o cabo de alimentação e os contatos são firmemente fixados. Uma tomada dobrável é mais conveniente quando precisa ser substituída e é instalada na maioria dos aparelhos elétricos modernos. O corpo consiste em duas metades conectadas por um ou mais parafusos.

Recursos de reparo do garfo do cortador de grama
O uso frequente do cortador de grama pode causar mau funcionamento do fusível no soquete. Como a maioria dos modelos de cortadores de grama possui plugues não separáveis e difíceis de consertar, você precisará substituí-los junto com o cabo de alimentação.
Para desconectar o cabo, insira e torça um hex em cada orifício sob a tampa de plástico onde estão os condutores.
Um novo cordão é conectado à posição anterior e todos os fios de cada núcleo são torcidos juntos. Em seguida, as pontas torcidas são conectadas aos terminais e puxadas levemente para verificar a conexão. Resta então fixar a barra de fixação, o prensa-cabo e a tampa de plástico.
Adaptação de plugues de 3 polos não padronizados
Alguns dispositivos elétricos usam tomadas fora do padrão. Para uma substituição correta, você precisa se familiarizar com suas características.
IEC 60906-1
Os eletrodomésticos importados do exterior geralmente são equipados com uma tomada elétrica fabricada de acordo com o padrão IEC 60906-1. Este modelo atende aos parâmetros técnicos da rede, mas não se encaixa na tomada padrão. Um adaptador pode ser usado se um cabo de aterramento for usado, mas como pode ser difícil de encontrar, você pode cortar o plugue e substituí-lo por um plugue dobrável.É importante levar em consideração que os adaptadores para laptops e smartphones possuem pinos localizados dentro do case e não podem ser substituídos por um design dobrável.
Para plugues IEC 60906-1, a folga entre o primeiro e o segundo pino é de 19 mm e seu diâmetro é de 4 mm. Há um borne de aterramento no centro, que não permite o desenho de uma tomada padrão. Para resolver o problema, você pode prender o plugue em um torno e cortar o pino de aterramento desnecessário com uma serra.

BS1363
Os plugues British Standard BS 1363 são usados em uma ampla variedade de países. Para usar a tecnologia com esse soquete, você precisa usar um adaptador ou desparafusar a caixa e soldar novamente os contatos em um novo design.
Como montar um plugue de aterramento
Para montar corretamente uma variedade com contato com o solo, você deve seguir as instruções passo a passo. Em particular, você precisará fazer o seguinte:
- Desconecte o aparelho da rede elétrica. Desmontar um plugue inserido em uma tomada é inconveniente e perigoso.
- Remova o plugue defeituoso. Nesse caso, é necessário inspecionar os vestígios do efeito da corrente para entender o motivo do mau funcionamento. Na maioria das situações, a substituição é realizada devido ao superaquecimento da caixa e perda de características mecânicas.
- Desparafuse o parafuso e desmonte o invólucro para substituição. Uma chave de fenda comum é adequada para esses fins.
- Descasque os fios. Primeiro você precisa cortar a camada isolante e removê-la em 2-3 cm.
- Solde os fios. Por conveniência, as pontas dos fios são torcidas em anéis.
- Prenda o cabo com o clipe. Depois de fixar o cabo de alimentação, resta montar a caixa e verificar o funcionamento.
Erros comuns
O processo de substituição do plugue não é difícil, mas se você for inexperiente, pode estar errado. Erros comuns incluem conexão incorreta de contatos e uso de um modelo com especificações inadequadas. Para evitar esses erros, você deve primeiro estudar as instruções de substituição e verificar os parâmetros do produto.
Dicas e truques de especialistas
O manuseio de cabos de alimentação e plugues que não atendem às diretrizes padrão pode criar uma situação perigosa. Antes de iniciar a substituição, é importante certificar-se de que não há tensão e não conectar o dispositivo elétrico à rede até que a substituição da estrutura seja concluída. Se você não tiver certeza de suas próprias capacidades, é recomendável entrar em contato com o centro de serviços para obter assistência.


