Regras para pintar as paredes de um apartamento com as próprias mãos para iniciantes
A pintura das paredes do apartamento pode ser feita tanto com as próprias mãos quanto com a ajuda de uma equipe de artesãos. Pintar sua casa é um processo trabalhoso que na maioria das vezes depende da qualidade dos materiais adquiridos e das ferramentas para o trabalho. Antes de pintar, é importante realizar uma etapa preparatória para que a tinta fique muito tempo nas paredes e não descasque.
Variedades de tintas
Hoje existe uma grande variedade de tintas. A gama de produtos é apresentada não só nas cores, mas também na composição das substâncias. Nem todos os produtos são adequados para pintar as paredes de uma casa. Portanto, antes de comprar, você deve estudar cuidadosamente as instruções e o escopo das tintas.
Emulsão
As tintas de emulsão são caracterizadas pela secagem rápida e facilidade de aplicação nas superfícies das paredes. Considerado um dos materiais mais comuns, a tinta tem uma vida útil baixa. Devido à sua estrutura forte, a substância pode impedir a formação de rachaduras e ocultar defeitos na superfície da parede.
Os produtos de emulsão possuem uma ampla gama de cores e tonalidades. Esta espécie é diluída com água antes da pintura.
alquídico
As tintas alquídicas são semelhantes em estrutura às tintas a óleo. Os produtos se distinguem pelo brilho das paletas de cores, além de maior resistência e durabilidade. A composição dos produtos alquídicos inclui soja, linhaça e outros óleos. Apesar de todas as vantagens da substância, não é recomendado o uso em área residencial devido à baixa penetração de vapores, além de serem altamente inflamáveis. Entre as vantagens estão:
- reflexão da luz solar;
- Resistência à umidade;
- mantendo a temperatura ambiente.
Adesivo
Este tipo é feito de polímeros naturais à base de água. Os produtos são seguros para humanos, pois contêm apenas substâncias ambientais. O tipo é adequado apenas para pintar salas secas, pois a tinta não tolera umidade e começa a se espalhar. Os produtos estão disponíveis na forma de pó e diluídos em água antes do uso de acordo com as instruções da embalagem.

Silicato
É raro encontrar tinta de silicato à venda, mas é melhor que outras tintas em termos de desempenho. Os produtos possuem maior durabilidade e vida útil, o que é obtido devido ao vidro líquido na composição do produto. Também tem desvantagens: a tinta contém substâncias agressivas que podem ser perigosas para a saúde humana.Por esse motivo, deve-se usar equipamento de proteção individual antes de pintar as paredes. Este tipo não tem medo de umidade, luz solar, formação de mofo e bolor.
Poliuretano
Essas tintas incluem resina de poliuretano e endurecedores. Os componentes devem ser misturados imediatamente antes de começar a pintar. O produto tem uma longa vida útil, que pode ultrapassar 20 anos. O tipo de tinta é resistente a influências mecânicas, luminosas e térmicas. Das desvantagens, apenas o custo da substância pode ser distinguido.
Látex
A tinta látex é considerada uma das melhores opções para pintar as paredes de um prédio residencial. É repelente à água e não teme os raios solares. Os produtos são apresentados em uma ampla seleção de cores e tonalidades, e o custo da pintura é médio em comparação com outros tipos.
Dispersível em água
As tintas à base de água estão disponíveis apenas em branco e preto, outras tonalidades podem ser obtidas por tingimento. O produto tem boa permeabilidade ao vapor e pode ser usado em ambientes com alta umidade. Esta espécie é resistente ao estresse físico leve, mas começa a descascar em baixas temperaturas.

óleo alquídico
Esse tipo é considerado o mais comum no mercado. A tinta tem uma vida útil curta; com o tempo, o revestimento começa a descascar e rachar. Por esses motivos, o mestre não recomenda este produto para tingir carcaças.
Silicone
Os corantes de silicone são uma forma dispersa em água que apresenta as seguintes vantagens:
- aumento da vida útil (20 anos);
- eliminação visual de deformações nas paredes;
- Resistência à umidade;
- resistência à luz solar;
- a capacidade de lavar paredes sem risco de danos.
Entre as desvantagens está o alto custo.
Mineral
Este é um tipo raro de tinta em que partículas minerais trituradas são usadas como corante. Tais produtos são caracterizados pelo aumento da transmissão de vapor devido à ausência de ceras e gorduras na composição, bem como por um longo período de uso. É difícil encontrar esse tipo e seu custo é alto.
Acrílico
Este produto é baseado em resina acrílica. Por esse motivo, o produto possui alta elasticidade e resistência e a tinta é resistente a níveis elevados de umidade ou luz solar. Os corantes do produto são brilhantes, saturados e não desbotam com o tempo. A desvantagem da substância é o custo.

Critérios de escolha
Na hora de escolher uma tinta para pintar as paredes de uma casa, todos os fatores devem ser avaliados com atenção. Antes de tudo, você precisa pensar na segurança do uso do produto em casa. Para pintar carcaças, as melhores ferramentas são:
- silicone;
- a base de água;
- acrílico;
- alquídico;
- látex.
Segurança
A primeira coisa a considerar ao escolher uma tinta é a segurança. É importante que o produto não contenha substâncias perigosas para a saúde humana. Além disso, alguns produtos têm um alto nível de incêndio.
É melhor não usar essas substâncias em casa para evitar o risco de incêndio.
Sustentabilidade
Todo produto tem um prazo de validade. As seguintes tintas têm o maior indicador:
- poliuretano;
- silicone;
- mineral.
Fácil de limpar
Não pense que depois de pintar nada pode acontecer com as paredes, você deve estar pronto para qualquer ocasião. Em termos de manutenção, a tinta de silicone é considerada a melhor opção; depois de completamente seco, sua superfície pode ser lavada com pano e produto especial.
Resistência ao desgaste
Muitos fatores afetam a resistência ao desgaste, todos eles precisam ser analisados e a opção mais adequada escolhida:
- exaustão solar;
- Resistência à umidade;
- proteção contra leves influências físicas;
- resistência a temperaturas crescentes ou decrescentes.

O que você pode precisar
Para pintar as paredes da sua casa, você vai precisar de:
- rolar;
- um pincel para retocar lugares de difícil acesso.
O rolo deve ser escolhido em função da estrutura da parede: se a superfície for lisa, a opção com pelo curto é adequada e, no caso de estrutura ou relevo pequeno, deve-se usar um rolo com revestimento médio ou longo levado.
A escolha certa do pincel depende principalmente do tipo de tinta utilizada e do tipo de superfície.
Como preparar a superfície
Antes de pintar, você precisa preparar as paredes. Primeiro de tudo, você precisa limpar a superfície de sujeira, poeira, irregularidades e material passado. Se o desnível da parede for forte, é necessário massajar as áreas problemáticas e reforçá-las com um primer. Após todos os procedimentos, você pode começar a pintar.
como se pintar
Para pintar bem as paredes, é preciso preparar uma tinta, um rolo, um pincel e seguir a sequência de ações:
- Encha a bandeja de tinta. Você não deve fazer isso até a borda, pois o produto pode derramar.
- Mergulhe o rolo na tinta e limpe-o várias vezes em uma superfície especial.
Regras para aplicação do produto nas paredes:
- Se quiser pintar o mais uniformemente possível, deve rolar o rolo 3-4 vezes para que o produto seja absorvido e distribuído uniformemente por toda a superfície do cabelo.
- Se você quiser pintar apenas em determinadas áreas ou na junção com uma cor diferente, pode usar fita de construção para evitar limites. Remova a fita após a pintura.
- A tinta deve ser aplicada com rolo de forma lenta e uniforme, 6-7 vezes, uma seção de cada vez.
- Depois de pintar, é preciso andar com pincel em locais de difícil acesso.
Características da pintura de certos lugares
Ao pintar, você pode encontrar lugares particularmente difíceis de alcançar, terá que tentar pintá-los.

Levado
A área ao redor das saídas pode ser feita com uma escova ou o plástico pode ser removido primeiro.
Atrás das baterias e tubulações
Para locais atrás de radiadores e tubos, um pequeno rolo com alça longa é adequado.
moldura da janela
Se você precisar pintar a área ao redor das janelas, primeiro precisará colar as molduras com fita adesiva e só então começar a trabalhar.
Juntas de paredes e tetos
As juntas das paredes e do teto são pintadas com um pincel.
Como calcular a quantidade
Em cada tinta, o fabricante indica a quantidade da substância consumida por metro quadrado. Depois de calcular a área de trabalho, você pode calcular o número exato de fundos necessários.
pintura decorativa
Para a pintura de parede original, você pode usar métodos decorativos especiais.
coloração texturizada
Para este método, é utilizada uma tinta texturizada especial, cuja consistência é semelhante à massa de vidraceiro.
Uma vez aplicado o produto na superfície e ainda não seco, deve-se utilizar um rolo de tecido texturizado.
a esponja
Este método é realizado com uma esponja embebida em tinta e aplicada na parede em toda a superfície. Por causa disso, um desenho aparece.

Usando um rolo de tecido
Para este método, remova a base de tecido do rolo e aplique a tinta com um pincel. Você precisa aplicar esse desenho a uma parede que secou desde a última pintura. Ao pressionar o tecido, você precisa percorrer toda a superfície.
ornamento
Qualquer ornamento ou padrão pode ser aplicado à superfície usando um estêncil. Antes de pintar, deve ser colado na parede e retirado após o trabalho.
Gradiente e sombreado
Para pintar uma parede usando o método de gradiente, comece pintando toda a superfície da parede com o tom mais claro. Depois disso, uma cor escura deve ser aplicada na parte inferior. Então você precisa clarear a tinta e desenhar a mesma faixa na parte escura, às vezes indo até as bordas.
A terceira parte deve ser pintada com tinta mais clara, durante o procedimento não é necessário retirar as bordas, elas devem ser irregulares.
fricção
Para este método, você precisa usar tinta látex e pasta de papel de parede. Após aplicá-lo na parede, prenda folhas de jornal ou revista e comece a amassá-las.
Fronteiras
Para criar bordas uniformes, você precisa colocar fita adesiva na área desejada e removê-la após a pintura.
Dicas e truques para iniciantes
Existem algumas dicas de mestres que ajudarão você a pintar as paredes de sua casa:
- o alinhamento das paredes pode ser feito com drywall;
- é melhor selar todos os locais onde a tinta não deve entrar com fita adesiva;
- antes de pintar, você precisa limpar a parede de poeira e outros detritos.


