Como fazer tinta bronze você mesmo, como diluir e aplicar

Com a ajuda da cor bronze da tinta, você pode transformar qualquer produto ou objeto. Os fabricantes de tintas e vernizes produzem vários tipos de composições que conferem à superfície pintada a aparência de bronze. O principal componente de qualquer tinta é o pó de bronze. Além do pó de metal, a composição dos materiais de pintura inclui outros aditivos. À venda você encontra tintas bronze para madeira, metal, concreto.

Descrição e propósito

A tinta bronze é usada para fins decorativos. Com a ajuda de materiais de pintura, que dão à superfície pintada uma aparência de bronze, você pode pintar produtos de madeira (molduras, artesanato), metal (portões), gesso (estatuetas), concreto.

O ingrediente principal em qualquer tinta de bronze é o pó de bronze. O pó é obtido a partir de cobre ou liga de cobre. O metal triturado dá à tinta uma cor dourada verde acastanhada. Além do pó metálico, a composição da tinta pode incluir resinas, vernizes, polímeros. Você pode fazer sua própria tintura de pó e óleo secante.

Tipos de materiais de pintura de bronze:

  • acrílico (para madeira, trabalhos de interior);
  • alquídico (para metal);
  • óleo (para pintura);
  • cola (para acabamento decorativo);
  • com efeito martelado (para desbaste);
  • organossilício (para metal, concreto);
  • na forma de aerossol (para pulverizar sobre uma superfície de relevo);
  • anticorrosão (para cercas de metal);
  • resistente ao calor (para superfícies aquecidas).

A principal característica da tinta bronze é a sua versatilidade. Os materiais de pintura podem ser usados ​​simultaneamente para pintar e proteger a superfície dos efeitos adversos de fatores externos (umidade, abrasão mecânica, danos). Objetos e objetos pintados em bronze mantêm sua aparência original por vários anos. A durabilidade da tinta depende da sua composição. São levados em consideração os materiais de pintura mais duráveis ​​à base de organossilício e resinas alquídicas.

Características e características da composição

A tinta bronze está disponível em diferentes tipos. As características dos materiais de pintura dependem da composição. Qualquer objeto ou objeto pode ser pintado com um corante que dá à superfície pintada uma aparência de bronze. Na composição de tal tinta, deve haver o menor pó obtido do cobre ou de uma liga de cobre. A utilização de uma base metálica confere várias características à pintura.

A tinta bronze está disponível em diferentes tipos.

Vantagens e desvantagens
a maioria dos materiais de pintura tem aparência de um componente e está totalmente pronta para uso;
simultaneamente pinta e protege a superfície dos efeitos negativos de fatores externos;
faz com que um produto ou objeto pintado pareça requintado e apresentável;
As tintas e vernizes à base de resina têm propriedades anticorrosivas;
esmaltes resistentes ao calor para bronze podem ser usados ​​​​para pintar objetos de aquecimento;
aplicado na base com pincel, rolo, pistola de pintura.
a maioria das formulações é cara;
As tintas e vernizes à base de resina e solvente têm uma composição tóxica.

Como você pode se fazer

Os fabricantes de tintas e vernizes produzem vários tipos de tintas de bronze. Esses materiais de pintura estão completamente prontos para uso e são aplicados ao substrato manualmente usando um pincel, rolo ou pulverizador de tinta. Se desejar, você pode fazer sua própria tinta de bronze.

Primeiro você precisa adquirir os componentes que compõem a composição. Você pode obter a tinta que dá ao produto ou objeto a aparência de bronze a partir de pó de bronze (vendido em saquinhos em lojas de ferragens) e óleo secante. Esta composição, via de regra, é utilizada para pintar objetos de madeira, parede rebocada.

Na fabricação de tintura, eles seguem certas regras e proporções. Para ¼ do pó, ¾ dos óleos secantes são retirados. Os componentes são combinados e bem misturados. O principal é despejar o óleo secante no pó, e não o contrário. Um verniz alquídico para madeira pode ser usado como aglutinante na fabricação de uma substância corante. Normalmente, 50 gramas de pó de bronze são misturados com 1 litro de óleo secante ou resina.

Algumas pessoas até fazem sua própria tinta de bronze resistente ao calor. Esta composição é utilizada para pintar fogões, lareiras, baterias. Para a fabricação do corante, são utilizados o verniz organosilicon KO-185 e o pó de bronze. Na hora de misturar, respeite as proporções: 2 partes de pó e 5 partes de resina. Se a composição for muito espessa, ela é diluída com um solvente.

Na fabricação de tintura, eles seguem certas regras e proporções.

Com a ajuda de pó de bronze e verniz de poliuretano, é possível obter uma tinta com propriedades anticorrosivas.Esta composição é utilizada para pintar uma cerca de metal, elementos da porta da frente. O pó é misturado com verniz na proporção de 1: 4. A mistura espessa é diluída com um solvente.

Critérios de escolha

A maioria das pessoas opta por comprar tintas e vernizes prontos para uso. Essas composições de bronze estão completamente prontas para uso e diferem em várias propriedades únicas. O principal é escolher a tinta certa. O tipo de tinta deve corresponder à superfície a ser pintada. As características de qualquer composição estão listadas no rótulo.

Lista de materiais de pintura de bronze existentes:

  • dispersão acrílica (para madeira, cerâmica, plástico, pintura de objetos, pintura de paredes);
  • pó de bronze e óleo secante (para produtos de madeira, paredes de gesso);
  • acrílico em latas (para pintura de produtos em relevo);
  • organossilício (para tinta anticorrosiva de metal, para concreto, base de tijolo);
  • resistente ao calor (para lareiras, fogões, baterias);
  • alquídico (para madeira, metal, superfícies de gesso);
  • óleo (para pintura artística).

Regras e recursos do aplicativo

A tinta bronze não é diferente de qualquer outro material de tinta e verniz. Esta é uma composição que é aplicada na superfície preparada. Para aplicação, são utilizados os mesmos elementos dos corantes convencionais. A pintura da superfície é feita manualmente.

A tinta bronze não é diferente de qualquer outro material de tinta e verniz.

As principais etapas do uso de materiais de pintura para bronze:

  • preparar (limpar, desengordurar, preparar) a base para pintura;
  • espere até que a superfície esteja seca;
  • misture a composição;
  • adicione solvente ou água se necessário;
  • aplique na superfície com pincel, rolo, spray;
  • você precisa pintar o objeto de cima para baixo com pinceladas verticais ou horizontais;
  • espere a primeira camada secar e aplique a segunda;
  • espere até que a composição esteja completamente seca.

Agite bem a tinta bronze acabada antes de usar. Uma composição muito espessa pode ser diluída com água ou diluente. O tipo de diluente é indicado nas instruções, que geralmente estão escritas no rótulo. A água, por via de regra, dilui-se com dispersões acrílicas aquosas. Para diluir os materiais de tinta à base de verniz, são utilizados solventes (white spirit).

Recomenda-se preparar a superfície antes de pintar. Não pinte produtos e objetos molhados e sujos. Primeiro, a superfície deve ser limpa de sujeira e poeira. Se o produto já tiver sido pintado, é aconselhável remover os restos do antigo revestimento rachado. Recomenda-se lixar um substrato muito liso. É aconselhável desengordurar a superfície a pintar.

A base pode ser preparada antes de aplicar a tinta. O tipo de primer é selecionado dependendo da superfície. Existe um primer para madeira, concreto, gesso, metal, universal. O primer fortalece a superfície, melhora a aderência da tinta e reduz o consumo de corante. É possível pintar produtos não tratados com primer, mas isso é indesejável.

A tinta é aplicada sobre um substrato seco, limpo e preparado. Para aplicar a composição, use pincéis, rolos ou pistola de pintura. A densidade da mistura depende do método de pintura. Para um pulverizador de tinta, é feita uma composição líquida (a tinta é diluída com solvente ou água). Ao usar um pincel, a mistura pode ficar grossa, como creme azedo.

A tinta é aplicada sobre um substrato seco, limpo e preparado.

A tinta bronze é geralmente aplicada em 1-3 demãos (não mais). Não deixe o revestimento muito grosso, caso contrário, ele rachará rapidamente. Depois de aplicar uma camada de tinta na superfície, espere várias horas para secar. O intervalo de secagem é indicado nas instruções. Não aplique a segunda demão sobre a primeira demão molhada. Durante o processo de secagem de materiais de pintura, deve-se tomar cuidado para que nenhuma água ou poeira entre na superfície. O produto pintado seca completamente em 1-3 dias.

Se for usada tinta artesanal para pintura, é recomendável preparar uma mistura antes de aplicá-la na base. Primeiro você precisa misturar o pó com o verniz e depois diluir a composição com um solvente. Para pintar use pincéis, rolos, pulverizador de tinta.

Resolva qualquer dificuldade

Normalmente surgem problemas se você não preparar primeiro a superfície para a pintura. Isso é especialmente verdadeiro para itens ou objetos com um revestimento antigo e rachado. Se você aplicar uma camada de bronze sobre uma base inchada e descascada, a tinta logo irá rachar ou descascar novamente.

Não pinte produtos molhados. A tinta bronze pode simplesmente não aderir ao substrato. Recomenda-se secar bem a superfície antes de pintar. É aconselhável pintar objetos ou objetos em ambientes internos ou externos, mas em clima seco e quente. É proibido pintar as superfícies na chuva.

A tinta bronze pode ser aplicada sobre uma base pintada com acrílico, alquídico e óleo. O principal é que o revestimento antigo tenha uma superfície ideal para pintura. Antes de usar a composição de bronze, é aconselhável tratar o metal com lixa de grão fino. Os corantes aderem melhor a superfícies ásperas.Um primer pode ser usado para melhorar a adesão.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha