Tipos de viscosímetros para tintas, como a viscosidade é medida e como determiná-la
A viscosidade da tinta caracteriza sua adequação para uso. Além disso, propriedades adicionais dependem disso - o brilho das tonalidades e a uniformidade do revestimento. Para pintar a superfície uniformemente, é importante que o material flua normalmente. No entanto, não deve fluir. Este indicador também afeta as características técnicas do revestimento. Requer o uso de um viscosímetro de tinta para medi-lo.
O conceito da unidade de viscosidade da tinta
A viscosidade é entendida como a propriedade característica dos materiais líquidos de resistir ao movimento de uma parte dele em relação à outra durante o escoamento. Dada a composição e as regras de aplicação na superfície, os corantes devem ter uma certa textura.
Um dispositivo especial chamado viscosímetro é usado para determinar os parâmetros de viscosidade. Parece um funil aberto em forma de cone. É direcionado para baixo com uma ponta. Há um furo de um diâmetro específico.
Por que a viscosidade é medida em segundos
As empresas russas usam segundos para medir a viscosidade. Marcas estrangeiras usam um parâmetro diferente - DIN.O tempo em segundos é medido durante o qual um volume específico de tinta flui pelo orifício. Nesse caso, o fluxo de tinta líquida é mais rápido e espesso - mais lento.
Influência da viscosidade da tinta nas propriedades
A viscosidade afeta as principais características dos corantes. É importante considerar as seguintes características:
- Um corante muito viscoso é difícil de aplicar em uma camada fina na superfície. A espessura excessiva aumenta o tempo de secagem e reduz os parâmetros de resistência do revestimento.
- Uma substância muito espessa não é capaz de preencher as irregularidades qualitativamente pequenas que estão na base. Isso leva a uma deterioração acentuada na adesão do corante à superfície.
- A tinta muito espessa em superfícies verticais causará flacidez. O mesmo vale para estruturas inclinadas.
- A maioria das pistolas de pulverização baratas não é capaz de lidar com substâncias muito viscosas. As características operacionais de um pulverizador de jato de ar são baseadas na baixa pressão no fluxo de ar. A tinta é sugada do recipiente. Ao usar um corante muito grosso, esse processo é interrompido. Em tal situação, o dispositivo deverá ser desmontado e lavado. Recomenda-se fazer isso com um solvente.
- A tinta líquida não danifica a ferramenta. Deposita uniformemente na superfície. No entanto, uma consistência muito líquida leva a um aumento das camadas de revestimento. Isso aumenta o tempo de secagem.

Como medir a viscosidade LCI usando um viscosímetro
Para determinar os parâmetros de viscosidade, é necessário um viscosímetro. Para fazer isso, é recomendável executar algumas etapas simples:
- Encha o funil.Nesse caso, é recomendável fechar a saída com o dedo.
- Abra o buraco e inicie o cronômetro ao mesmo tempo.
- Registre o tempo que levou para esvaziar o recipiente.
É importante fazer medições em temperaturas de + 18 a 22 graus.Com a diminuição dos parâmetros, os materiais engrossam e, com o aumento, tornam-se mais líquidos.
Ao usar substâncias de dois componentes, uma técnica diferente deve ser usada. Para obter parâmetros de viscosidade ideais, você deve fazer o seguinte:
- Misture a tinta com o endurecedor. Ao fazê-lo, recomenda-se seguir rigorosamente as instruções do fabricante. Pouco ou muito endurecedor terá um efeito negativo na resistência do revestimento.
- Verifique a viscosidade com um viscosímetro. Se necessário, o material deve ser ainda mais emplumado para obter uma textura de trabalho.
Para medir a quantidade necessária de base e endurecedor, siga estas etapas:
- Para pequenas quantidades, vale a pena usar pratos volumétricos.
- Em um recipiente cilíndrico volumoso, vale a pena usar uma balança especial. Se a altura do nível de corante atingir 40 centímetros, adicionar uma substância de até 50 centímetros ajudará a atingir uma proporção de 1: 4.
Deve-se ter em mente que este método fornece resultados confiáveis apenas em vasos cilíndricos. Um balde comum tem a forma de um cone truncado. Isso causa uma distorção das proporções.

Para que a medição dos parâmetros de viscosidade seja correta, recomenda-se observar as seguintes regras:
- Vale a pena medir a viscosidade dos materiais várias vezes durante o tingimento. Dependendo dos valores obtidos, você pode ajustar a textura. Se a consistência for muito espessa, recomenda-se introduzir um solvente na massa. Se a viscosidade for muito baixa, o volume do corante é aumentado.
- Não meça se a massa estiver espumosa. Isso impedirá a obtenção de resultados precisos.
- Se for necessário um primer antes da pintura, sua viscosidade condicional deve ser verificada com um viscosímetro. Nesse caso, é recomendável usar um dispositivo da série B3-246. Nesse caso, o diâmetro do orifício do dispositivo deve ser de 4 milímetros. Parâmetros satisfatórios estão no nível de 12 a 18 segundos.
Variedades e características dos dispositivos
Existem vários tipos de tais dispositivos, que diferem em seu princípio de operação:
- Girando - esses modelos incluem 2 objetos giratórios. O material de teste é colocado entre eles. Em seguida, uma parte do dispositivo é girada e a outra fica imóvel. Pela velocidade de rotação entre eles, é possível determinar a viscosidade absoluta.
- Capilar - esses dispositivos funcionam em uma base cronométrica. Eles ajudam a determinar o tempo que leva para um determinado volume de fluido passar por um pequeno orifício ou tubo. Isso usa a diferença de pressão específica. Na aparência, o dispositivo se parece com um ou mais capilares conectados uns aos outros. Possuem uma pequena abertura ou tubo de enchimento.
- Com uma bola em movimento - a lei de Stokes é a base para a operação de tais dispositivos. A determinação dos parâmetros de viscosidade é baseada no intervalo de tempo durante o qual a bola percorre uma distância específica sob a influência de seu próprio peso.
- Vibração - as medições são baseadas na mudança na frequência de ressonância da vibração em um meio líquido. Em alguns aparelhos é possível ajustar a densidade independentemente da viscosidade. Em outros dispositivos, o parâmetro é medido em densidade constante.
- Bolha - determine o movimento das bolhas de gás movendo-se suavemente para a superfície em um meio espesso.De acordo com esses indicadores, a viscosidade do material é encontrada.
Se você tiver que escolher o dispositivo certo, vale a pena considerar todas as propriedades e funcionalidades de cada opção. Além disso, hoje existem muitos modelos.

Os valores mais ótimos
Os parâmetros de viscosidade do corante necessários geralmente são indicados na embalagem. Além disso, essas informações podem ser encontradas no site do fabricante.
Ao mesmo tempo, existem recomendações universais adequadas para diferentes tipos de tintas e vernizes. Eles são mostrados na tabela:
| Tipo de revestimento | Viscosidade, segundos |
| substâncias texturizadas | 15-25 |
| Esmaltes e corantes à base de óleo | 15-25 |
| cartilha | 15-30 |
| Substâncias de látex | 35-45 |
| Esmaltes de pintura automotiva | 15-20 |
Se não houver viscosímetro, vale a pena considerar a seguinte regra: recomenda-se diluir a maior parte dos corantes domésticos até a consistência de leite gordo. Neste caso, o tipo de diluente está indicado na embalagem.
Qualquer violação dos indicadores recomendados pelo fabricante leva a dificuldades na aplicação do revestimento. Se o líquido for muito viscoso, não conseguirá passar pelo orifício da ferramenta. Isso resultará em aplicação desigual da substância. Em configurações baixas, o esmalte começa a fluir. Isso leva ao aparecimento de divórcios. Além disso, podem se formar áreas que não foram pintadas.
O viscosímetro é considerado um dispositivo eficiente que é freqüentemente usado para medir a viscosidade dos corantes. Isso permite avaliar as propriedades do material e, se necessário, trazê-lo para a textura desejada usando solventes.


