Cuidar da araruta em casa, regras de plantio e dicas para reprodução

Maranta leva o nome do botânico-taxonomista medieval Bartolomeo Maranta. Habitat natural - pântanos da América do Sul e Central, florestas tropicais. O comprimento das folhas de algumas espécies chega a 1,5 metros com largura de 60 cm. Cuidar da araruta em casa não é difícil, basta fornecer à planta alta umidade e luz difusa.

Descrição e características da planta

A araruta deve seu excepcional caráter decorativo à cor exótica da folhagem. A parte superior da placa foliar é coberta com um padrão verde e branco, algumas espécies têm uma cor vermelha. As folhas de araruta têm uma característica: elas giram atrás da fonte de luz e mudam de posição ao longo do dia.

Métodos de reprodução

A planta pode ser propagada de três maneiras.

Estacas

Recomenda-se a realização no verão: a parte superior com 8-10 cm de comprimento deve ser separada do rebento, com 2-3 pares de folhas sãs. As mudas são colocadas na água por 4-5 semanas, até que as raízes se formem, ou em uma mistura de solo úmido. Para seu conforto, são criadas condições de estufa com alta umidade. Você pode usar uma garrafa de plástico cortada (para cobrir o recipiente), uma jarra de vidro, uma sacola ou um florário.Para enxertia, recomenda-se o uso de vários topos, a porcentagem de enraizamento não é alta.

Separação de tubérculos

Uma planta adulta se reproduz facilmente vegetativamente. O arbusto é dividido em partes de forma que cada uma tenha 2-3 tubérculos nas raízes e o mesmo número de folhas. Para evitar infecção, o local do corte deve ser polvilhado com carvão ativado triturado. Este método é o mais eficaz.

cultivar sementes

As sementes para mudas são semeadas no início da primavera. São dispostos em recipiente com solo preparado, sem aprofundamento, e a seguir levemente polvilhados com solo. Os primeiros brotos podem ser vistos em 1-2 semanas, a uma temperatura de mais 15-19 ° C.

As mudas mergulham com a aparência de 2-3 folhas.

Florescer

As flores de araruta são coletadas em inflorescências rosa-brancas soltas em forma de espiga. No apartamento, ela relutantemente floresce. Ele precisa de um nível de temperatura e umidade cuidadosamente calibrado.

As flores de araruta são coletadas em inflorescências rosa-brancas soltas em forma de espiga.

Recursos de transplante

A planta não precisa de transplante anual, o sistema radicular da araruta tem um tamanho bastante modesto. Mas com o desenvolvimento de um arbusto ramificado grosso, ele é transplantado para um recipiente maior. O transplante é realizado no final de fevereiro e na primeira quinzena de março. As raízes da flor crescem largas, o vaso precisa de uma larga.

A araruta é transplantada transferindo um pedaço de solo para um novo recipiente para não ferir as raízes.

Doenças e pragas

A imunidade natural da araruta é bastante alta. As doenças prosperam em práticas agrícolas impróprias, condições inadequadas de cultivo.

folhas marrons

A doença da antracnose se manifesta como manchas marrons acastanhadas nas folhas. À medida que se espalham, aumentam e os esporos fúngicos do patógeno amadurecem no centro. O micélio se parece com focas vermelho-alaranjadas. O fungo se desenvolve bem com o aumento da acidez do solo e do encharcamento. Para o tratamento, são utilizadas preparações fungicidas. Se após dois tratamentos o efeito for mínimo, você terá que se desfazer da flor.

As folhas estão murchando

A araruta sinaliza problemas de saúde secando as pontas e alterando a cor da placa foliar:

  • a folhagem da planta seca devido ao ar seco;
  • as folhas das flores podem murchar e secar devido às queimaduras solares;
  • com a falta de nutrientes, a araruta retarda o crescimento, as pontas das folhas ficam amarelas acastanhadas;
  • com excesso de fertilizantes contendo fósforo, as folhas empalidecem.

Aranha

A praga mais comum das plantas de interior localiza-se no verso da folha, alimentando-se da sua seiva. Uma colônia de ácaros é capaz de destruir todas as flores de um apartamento.

A praga mais comum das plantas de interior localiza-se no verso da folha, alimentando-se da sua seiva.

Você pode evitar sua invasão, o inseto não tolera umidade. As flores afetadas são levadas ao chuveiro, borrifadas cuidadosamente com água e sabão, prestando atenção especial à parte inferior das folhas.Se a praga for identificada imediatamente, você pode sobreviver com os métodos tradicionais de luta.

Importante: para que a água com sabão não penetre no solo, o pote é colocado em um saco antes do processamento e a solução é lavada após um dia.

cochonilha

A praga é identificada por pequenos crescimentos densos semelhantes a teias de aranha no caule da planta, nas nervuras das placas foliares. Tendo se fixado no local escolhido, constrói um casulo ao seu redor. Mais tarde, sua prole aparecerá lá.

Antes de processar a planta, é necessário remover cuidadosamente a colônia de vermes. Com um cotonete ou palito embebido nele, os insetos são removidos de locais de difícil acesso (junta do pecíolo e do caule), o restante da planta é enxugado com uma esponja ou algodão. Limpe a araruta com água e sabão ou uma infusão de tabaco, vodca, álcool e querosene. Você pode finalmente se livrar das pragas depois de usar produtos químicos.

Escudo

O inseto enfraquece a planta, alimenta-se de seus sucos. A araruta para de crescer, os brotos ficam deformados. Você pode notar a derrota da araruta pelos crescimentos de cor acastanhada, esses escudos tornam a praga inacessível para a ação das drogas. Antes de iniciar o tratamento, a planta é lavada sob pressão com água morna. O procedimento ajudará a se livrar das cochonilhas adultas, não será possível se livrar de todas as larvas. O resto é removido limpando a planta com água e sabão. Mais tarde, trate a planta seca com uma preparação inseticida.

tripes

Os tripes multiplicam-se rapidamente e enchem todas as plantas de interior. As folhas afetadas são cobertas por manchas: marrom-acastanhadas na parte inferior, esbranquiçadas na parte superior.Inseticidas sistêmicos são usados ​​\u200b\u200bcontra eles, ou são enxugados, pulverizados com remédios populares:

  • solução de sabão;
  • infusão de cebola ou alho;
  • lavagem mecânica de insetos com água fria.

Os tripes multiplicam-se rapidamente e enchem todas as plantas de interior.

apodrecer

Baixa temperatura com alta umidade provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas, sendo as mais perigosas:

  • podridão negra do fusarium: se espalha para todas as partes da planta;
  • Podridão parda de Fusarium: afeta a copa da planta e a raiz principal, após o que se espalha para o caule.

As partes afetadas da planta devem ser removidas, a planta deve ser tratada com medicamentos antifúngicos.

Manchas na folhagem

Não são apenas as doenças que roubam o apelo da araruta. Cuidados inadequados, ou seja, pulverização seca ao ar, causarão manchas nas folhas.

arbusto desbotado

A planta perde seu efeito decorativo principalmente devido aos cuidados analfabetos. Iluminação excessiva ou sua ausência afeta a cor exótica. A araruta perde o contraste, torna-se clara. Manchas e manchas parecem desbotadas.

Requisitos de solo

É aconselhável cultivar araruta em um vaso largo e espaçoso. É necessária uma ampla camada de drenagem de 1/3 da capacidade de plantio. Para isso, seixos, cacos ou tijolos quebrados, argila expandida e areia grossa são adequados. O solo deve ser nutritivo e leve, permeável. Uma mistura especial de solo para araruta pode ser comprada na loja ou preparada por você. Os principais componentes necessários para o crescimento e desenvolvimento de uma planta:

  • terra frondosa;
  • terreno relvado;
  • serapilheira de coníferas;
  • húmus;
  • areia;
  • carvão moído.

É aconselhável cultivar araruta em um vaso largo e espaçoso.

A planta cresce bem em solos levemente ácidos, sofre com partículas de cal no solo.Ele responde com novos brotos ao afrouxamento regular e raso do solo radicular.

Recursos de conteúdo

A araruta gosta de umidade e luz moderada, sem exposição direta ao sol. Uma queimadura também pode ocorrer ao tocar a superfície fria de uma janela no inverno. As folhas levantadas na composição da oração falam de problemas. A folhagem de uma planta saudável é aberta e ligeiramente caída.

Temperatura e umidade

A temperatura ideal para manter a araruta no verão varia de 23 a 25 ° C, no inverno não deve cair abaixo de + 12 ° C. É aconselhável manter a temperatura do solo em pelo menos +18 C. Na segunda metade do outono, começa um período de dormência da planta, até o final da primavera é recomendável manter uma temperatura de 18-20 na sala. C. Na natureza, a planta vive em uma floresta tropical, protegida dos ventos e do sol agressivo pelas copas das árvores. É possível obter condições próximas da natureza umidificando o ar da sala. O vaso com a planta é colocado em uma bandeja com água, acrescentando à medida que vai evaporando.

Iluminação

Requer boa iluminação, mas sem sol direto. Sente-se confortável em janelas voltadas para oeste ou leste. Com a condição de iluminação adicional, você pode colocar a araruta nas janelas do norte.

Tamanho

A poda, como procedimento de manutenção obrigatório, permite melhorar o aspecto geral da planta, sendo também realizada para fins sanitários.

A poda, como procedimento de manutenção obrigatório, permite melhorar o aspecto geral da planta, sendo também realizada para fins sanitários.

Formativo

Para obter um arbusto denso, a poda de treinamento estimula o crescimento de gemas axilares laterais. A poda regular é realizada em 3 entrenós do solo - o caule principal (caules) e 3-4 nós nas estacas.

Sanitário

Folhas secas e partes de plantas danificadas por doenças devem ser removidas. Quando a maior parte da planta perde seu efeito decorativo, ela é drasticamente cortada, na raiz. Para estimular a germinação de novos brotos, o arbusto é colocado em uma sala escura, eles continuam sendo regados regularmente. A planta precisa de 1,5 a 2 meses para construir massa verde.

modo de rega

Durante a estação de crescimento, a planta precisa de rega abundante, devendo ser guiada pela secagem da camada superficial do solo. Durante o período de descanso, a rega é reduzida. O solo no vaso deve estar úmido, mas não muito. As raízes de araruta são sensíveis à água parada. Para irrigação, use água fervida, de chuva ou decantada.

spray

Para manter o nível ideal de umidade no ambiente, é necessário irrigar a parte aérea da araruta pelo menos 2 a 3 vezes por semana. A pulverização também é realizada para profilaxia contra pragas.

Ventilação

A circulação de ar é necessária para a planta, embora categoricamente não tolere correntes de ar e flutuações repentinas de temperatura. Em alguns casos, é melhor sacrificar a iluminação do que perder a planta do bairro com uma janela fria e correntes de ar.

Suporte e liga

A araruta prefere crescer para cima, mesmo depois da poda não arranja muito. Uma planta adulta de crescimento livre pode ser amarrada a um suporte ou usada em uma versão ampelosa, depois as folhas ficam penduradas nas laterais do vaso. Para o esplendor do mato, várias plantas são plantadas em um recipiente.

Fertilização e alimentação

A dieta no período quente é de 2 vezes ao mês, é melhor usar fertilizantes especiais.São criados com mais água do que o indicado; A araruta reage mal à superalimentação.

A dieta no período quente é de 2 vezes ao mês, é melhor usar fertilizantes especiais.

No inverno e após o transplante, a planta não é fertilizada.

A finalidade da flor

Os tubérculos de araruta amiláceos são utilizados como espessante para refeições dietéticas, são transformados em farinha (araruta).Os nativos americanos usavam as propriedades medicinais das raízes para alimentar crianças e idosos. Atualmente, prepara-se uma bebida a partir dos tubérculos para manter a imunidade em caso de ARVI.Existem contra-indicações para o uso de produtos vegetais:

  • período pós-operatório;
  • baixa coagulação sanguínea;
  • sangramento;
  • doenças ulcerosas pépticas.

Variedades

Entre as espécies de flores mais populares entre os criadores de plantas, as seguintes são encontradas com mais frequência.

Tricolor

Seta tricolor ou listrada de vermelho:

  • folha oval (13 cm x 6 cm), verde com veios vermelhos;
  • pontos verdes claros ao longo da nervura central, pontos escuros ao longo das nervuras laterais. A parte inferior tem uma cor roxa, as veias são rosa;
  • floresce com panículas lilases pálidas.

branco com veios

Este tipo de planta é a preferida indiscutivelmente, tem um caule curto e caído (30 cm). As folhas são ovais, com transição do verde escuro para o verde claro, as nervuras são branco-prateadas, o dorso é vermelho-púrpura. A espécie não é caprichosa, adapta-se rapidamente às condições e multiplica-se facilmente.

Kerhoven

A araruta não ultrapassa os 25 cm, as folhas são largas, ovais (15 cm), com estacas curtas. A placa superior é verde claro com uma faixa clara no centro, com manchas escuras. Na parte de trás pode haver uma poeira vermelha ou azul. Floresce com pequenas flores brancas.

A placa superior é verde claro com uma faixa clara no centro, com manchas escuras.

masange preto

Maranta Masange é uma espécie exigente em cuidados.A cor verde-oliva, quase preta, da folha cria um contraste dramático com listras e veios verdes claros. O chinelo é rosa arroxeado.

junco

A planta tem 1,2-1,3 m de altura, as raízes formam muitos tubérculos. Folhas alongadas em hastes fortes têm um padrão cinza-acinzentado com verde.

A medicina tradicional usa essa flecha para fortalecer o sistema imunológico e tratar a insônia.

Dois tons

Araruta bicolor (bicolor). Na parte superior da folha, listras de cor verde brilhante se alternam com verde-prateado, seu comprimento pode chegar a 15 cm, a parte inferior é lanosa, rosa.

Erros comuns

Cuidar da araruta significa observar rigorosamente as regras da tecnologia agrícola. Os erros são o não cumprimento das regras de rega, condições de temperatura ou condições de iluminação:

  1. Condições de temperatura. As plantas de interior são mais frequentemente colocadas nos peitoris das janelas; para araruta, não é o melhor lugar para se viver. No verão, a planta pode sofrer correntes de ar, no inverno queimar com o vidro frio, o ar quente das baterias é contra-indicado para isso;
  2. A flor requer alta umidade, isso não pode ser alcançado exclusivamente com rega, é necessária uma abordagem integrada: rega regular, pulverização três vezes por semana e rega periódica da folhagem.
  3. A escolha do local certo leva em consideração as necessidades de iluminação da planta. Os raios escaldantes do sol danificam a folhagem, a falta de luz faz com que a planta se estique de forma anormal.

O melhor elogio e gratidão ao cultivador serão as folhas abertas e brilhantes de uma elegante araruta.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha