Com que flores os lírios são combinados e como arrumar canteiros de flores

Os imponentes canteiros de flores de lírio agradam não apenas os paisagistas, mas também os residentes comuns de verão. Uma flor despretensiosa se encaixa harmoniosamente em qualquer jardim e o torna mais aconchegante e harmonioso. Com a seleção correta de variedades e plantas vizinhas, o local ficará esteticamente agradável durante toda a temporada. A rica gama de cores permite satisfazer os gostos dos floricultores mais exigentes.

Peculiaridades da planta

O lírio é uma planta bulbosa perene. Até o momento, os criadores criaram muitas variedades e híbridos que diferem não apenas na cor da flor, mas também nos requisitos de cultivo. Na hora de escolher uma ou outra espécie, é necessário levar em consideração o momento de sua floração, a combinação com outros habitantes do jardim e a sensibilidade às condições climáticas.

A altura das hastes varia de 0,5 a 2 m. A forma das inflorescências é variada e depende da variedade:

  • tubular;
  • em forma de sino;
  • em forma de tigela;
  • turbante;
  • em forma de funil.

Quais cores vão bem com

Para obter o máximo efeito decorativo do jardim, é necessário selecionar os lírios pela aparência em combinação com uma determinada planta.

É importante poder imaginar como será esta ou aquela variedade no contexto de outras flores, arbustos, plantas.

peônias

As peônias são a melhor combinação para os lírios, porque florescem mais cedo e a folhagem decorativa serve como um excelente fundo. Em primeiro plano, é melhor plantar variedades baixas em combinação com flox de cobertura do solo. Essa composição criará uma floração contínua por muito tempo. Variedades altas são enviadas para segundo plano, cujo período de floração é julho-agosto.

rosas

Não é recomendado plantar essas flores ao lado de rosas. Cada uma dessas plantas parece ótima por conta própria. Se houver um desejo irresistível de combiná-los em um canteiro de flores, plante variedades altas de lírios com flores escuras contra o fundo de rosas trepadeiras de flores claras. Uma combinação de cores idênticas dessas plantas também será bem-sucedida.

Não é recomendado plantar essas flores ao lado de rosas.

Phlox

Nem todos os tipos de flox podem ser combinados com lírios. Floxes em paniculismo com flores azuis ou roxas parecerão muito coloridas. Mas as espécies de cobertura do solo, que têm uma cor azul clara ou lilás e florescem na primavera, formam um cenário digno para os lírios. No inverno, os floxes servirão como cobertura adicional para os bulbos.

plantas perenes brancas

A combinação de lírios e plantas perenes brancas parece muito gentil e fascinante.Iberis seria uma ótima opção, sua altura é de apenas 10-15 cm, mas no inverno sua folhagem criará cobertura morta adicional. Uma opção igualmente impressionante seria o alyssum, que cresce com o tempo e forma um tapete luxuoso.

delfínio

Esta planta perene de caule alto tende a crescer. Suas inflorescências piramidais combinarão harmoniosamente com lírios de cores claras. Ambas as flores são brilhantes, expressivas, ficam ótimas em um canteiro de flores. Eles preferem solo solto para seu crescimento e precisam de rega regular e sistemática.

piretro

Este nome é chamado de camomila de jardim. Eles começam a florescer no ano seguinte após serem plantados em um jardim de flores. A planta é um arbusto compacto de até 0,5 m de altura, totalmente coberto por pequenas flores brancas. Lírios de todas as cores e variedades são adequados para esquartejar com camomila.

Astilbah

Esta planta perene é conhecida pelos jardineiros por suas inflorescências brilhantes em forma de panícula. Sua altura depende da variedade selecionada e varia de 0,5 a 1,8 M. A cor das flores pode ser lilás, branca, rosa ou vermelha.

flores bonitas

Yarrow

Uma planta despretensiosa que forma inflorescências, coletadas em cestos. Sua cor pode ser branca, vermelha, amarela ou rosa. A altura do caule chega a 0,5-1 m, é melhor escolher lírios para mil-folhas em tons contrastantes.

Métodos de pouso

Existem várias formas de plantar lírios, o que permite decorar o local e criar composições de sucesso mesmo em uma área pequena.

Nas rabatkas e nas calçadas

Uma variedade tubular, cuja altura não ultrapassa 0,8 m, é excelente para decorar bordaduras e cumeeiras, a cor de suas flores é branco puro, e o período de floração é em julho.O lírio Formosan, que forma botões brancos tubulares, e o lírio Thunberg com flor de laranjeira também são usados. A altura deste último não excede 0,5 m.

pousos simples

Freqüentemente, os canteiros de flores são decorados com plantações simples de lírios. Caules eretos, folhas vistosas e inflorescências atraentes permitem que essas plantas sejam plantadas em grupos de várias para o sucesso do paisagismo. Para isso, muitas variedades foram criadas com diferentes tonalidades de botões e um longo período de floração.

canteiros de lírios

Se é importante para um jardineiro obter percepção estética, você precisa aprender a combinar lírios com outras plantas. O arranjo adequado de um canteiro de flores só é possível se você imaginar com antecedência como alguns de seus habitantes ficarão, não apenas durante o período de floração, mas também após sua conclusão.

Uma solução válida seria plantar uma flor contra o fundo de arbustos ou plantas perenes. Ao escolher variedades, deve-se prestar atenção não apenas à forma e cor, mas também à altura, características de manutenção, período de floração. Também não confunda lírios e daylilies, que, embora soem no nome, têm diferenças fundamentais na tecnologia agrícola.

decoração de gramado faça você mesmo

Em uma dacha moderna, há um gramado verde que precisa ser decorado com alguma coisa. Às vezes é combinado com coníferas e arbustos. Nesse caso, pequenos lírios devem ser plantados ao longo dos caminhos. Sua cor deve ser contrastante e se destacar favoravelmente contra o fundo da grama. Os lírios brancos parecem elegantes contra o fundo de arbustos perenes.

borda mista

Para que os lírios se destaquem com sucesso no contexto de outras plantas herbáceas perenes em um mixborder, é recomendável plantá-los em grupos de 4-5 peças cada. Mais arbustos criarão um efeito de ponto sólido e perderão sofisticação.

maus vizinhos

Ao escolher colheitas e plantas vizinhas, deve-se ter em mente que nem todas serão confortáveis ​​\u200b\u200bpara os lírios. Alguns deles são proibidos neste distrito.

hortênsias

As hortênsias precisam de solo com alto nível de acidez, mas os lírios preferem solo levemente ácido.

Íris

Apesar do período de floração dessas plantas ser quase o mesmo, após sua conclusão, as íris não precisam mais ser regadas. Mas a rega é necessária para os lírios.

tulipas

As tulipas florescem no início da primavera. Depois disso, os bulbos são desenterrados, o que pode danificar as raízes dos lírios, que estão começando a florescer. Além disso, essas plantas são suscetíveis às mesmas doenças, e os bulbos das tulipas serão iscas para ratos que podem destruir as raízes das flores próximas.

As tulipas florescem no início da primavera.

dálias

Lírios e dálias não se misturam bem por razões estéticas. Além disso, o sistema radicular das dálias é altamente desenvolvido, requer rega abundante e tende a retirar humidade do solo, competindo com as vizinhas. Para os lírios, o alagamento excessivo é destrutivo.

Revisão das melhores vistas para paisagismo

O trabalho dos criadores para desenvolver novas variedades e híbridos não para. Já existe no mercado um grande sortimento que permite escolher os lírios para um jardim de flores não só pela cor e formato das flores, mas também pelo período de floração, altura e tecnologia agrícola.

híbridos asiáticos

Esta variedade é popular entre os jardineiros devido à sua despretensão, resistência ao gelo e imunidade a doenças. Além disso, os híbridos asiáticos possuem uma ampla gama de cores. A altura de uma planta adulta chega a 1,5 m e o diâmetro da flor é de 12 cm, você pode propagar facilmente esses lírios em casa usando bulbos ou bulbos. Não há requisitos especiais para o piso, mas é dada preferência a pisos respiráveis ​​​​ligeiramente ácidos.

Adequado para cultivo em sombra parcial. As desvantagens são a falta de aroma.

Tubular

Um representante proeminente deste grupo é o lírio real. A altura das plantas varia de 0,5 a 1,8 m, e o comprimento da flor é de até 20 cm, e sua cor pode ser:

  • Branco;
  • lilás;
  • creme;
  • AMARELO;
  • rosa.

As variedades tubulares são caracterizadas por um aroma incrível. A resistência a doenças fúngicas e virais é média. A flor não tolera excesso de umidade ou alta acidez do solo. Devido à sua baixa resistência ao gelo, necessita de abrigo para o inverno com ramos de abeto ou folhas caídas.

Híbridos LA

Este híbrido de lírio foi obtido cruzando duas espécies: flor longa e asiática. É caracterizada pelo aumento da resistência ao gelo, simplicidade e efeito decorativo das flores. Eles têm um aroma delicado e delicado. A altura do caule é de 1 m em média.

Lírio branco

Oriental

Representantes dessa variedade são considerados os maiores entre os lírios. A altura do caule chega a 2,5 m e o diâmetro da flor é de 30 cm, caracterizam-se por um aroma forte e delicioso que chama a atenção imediatamente. As plantas requerem altas condições de crescimento, o excesso de umidade as destrói. Na primavera, eles precisam de proteção contra geadas recorrentes e no outono - contra fortes chuvas.Adequado para cultivo é solo ácido, solto e drenado. Sem transplante, os lírios podem crescer em um só lugar por até 6 anos, após os quais os ninhos bulbosos são divididos e plantados.

Híbridos OA

Este híbrido apareceu ao cruzar variedades asiáticas e orientais. Em muitas variedades, as bordas das pétalas são onduladas, o que confere às flores uma beleza e originalidade especiais. A paleta de cores é variada. As plantas são caracterizadas por maior resistência ao inverno, preferem áreas ensolaradas para crescer, mas são adaptadas para suportar sombra parcial.

híbridos OT

Esses híbridos também são chamados de Orienpets. Surgiram cruzando as variedades tubulares e orientais. A altura das hastes atinge 1-1,5 M. Uma característica distintiva são flores grandes e atraentes e um aroma forte. O cultivo requer um local bem drenado e bem iluminado.Resistência média ao inverno.

Híbridos Tubulares e Orleans

Esses híbridos estão unidos não apenas pelo aroma fabuloso das flores e pela beleza extraordinária, mas também pelo capricho do cuidado e do cultivo. Os lírios são caracterizados por baixos indicadores de resistência ao gelo e requerem aquecimento para o inverno. Eles não toleram excesso de umidade.

Os lírios são caracterizados por baixos indicadores de resistência ao gelo, requerem isolamento para o inverno.

martágono

Híbridos incomuns são do lírio encaracolado, também chamado de gafanhoto. A altura da planta atinge 2 m. Às vezes, os jardineiros os adquirem como um lírio. A floração dura muito tempo. As flores são pequenas, turvas. Sua cor é marrom-alaranjado, roxo, amarelo, branco ou cereja. Cada haste contém até 25 botões. A planta é imune a doenças fúngicas. Entre as desvantagens estão a baixa capacidade reprodutiva e a baixa tolerância ao transplante. Áreas sombreadas com solos ácidos, abundantemente fertilizados com matéria orgânica, são adequadas para o cultivo.

LOO híbridos

Esses híbridos surgiram no processo de cruzamento triplo. Na verdade, é uma versão melhorada dos híbridos LO. Uma característica distintiva são as flores enormes com uma paleta rica e um aroma pronunciado.

Exemplos de canteiros de flores com lírios

Existem muitas opções para criar canteiros com lírios, tudo depende do gosto e imaginação do dono. Existem vários esquemas de sucesso que você pode usar para decorar um site. Por exemplo, variedades altas com três cores de flores complementarão o design da cerca do jardim.

Plantas de cores vivas são um bom destaque em áreas com vegetação de coníferas ou plantas perenes subdimensionadas. Se o jardim de flores é composto por diferentes variedades de rosas, um ponto focal exótico é criado usando lírios alaranjados.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha