Transplante e cuidado do hippeastrum em casa, regras de cultivo
Florescendo grandes flores semelhantes a lírios, o hippeastrum precisa periodicamente de um transplante. É verdade que você precisa transplantar uma flor apenas em repouso. Uma vez por ano, no final do inverno ou início da primavera, o bulbo é transferido de um vaso menor para um maior. Ao mesmo tempo, o substrato é alterado. Tal procedimento salvará a flor de doenças, pragas e aparecimento de pequenas flores.
Contente
Peculiaridades da planta
Hippeastrum é uma planta semelhante à amarílis pertencente à família Amarílis. Elevado artificialmente. Existem cerca de 90 variedades desta planta. Hippeastrum é uma cultura bulbosa perene. O tamanho do bulbo em forma de pêra é de 5 a 10 centímetros de diâmetro (dependendo do tipo). Em sua base existe um fundo, ao longo das bordas das quais se forma um sistema radicular.Muitas raízes atingem um comprimento de 35 centímetros.
Ao contrário da amarílis, o hippeastrum cresce com folhas oblongas em forma de cinto de até 50 centímetros de comprimento durante ou após a floração. As folhas vêm do bulbo. Um pedúnculo também emerge desse órgão vegetal - um longo caule sem folhas, com 35 a 80 centímetros de altura. Um hippeastrum adulto pode ter várias pontas de flecha. No topo do pedúnculo existe uma inflorescência de umbela, composta por 2-4 ou 5-6 flores grandes.
Hippeastrum floresce 1-2 vezes por ano, sempre lançando uma nova flecha (principalmente na primavera e no verão). O final do outono-inverno é um período de dormência. A flor lembra uma tigela em forma de funil, tem seis ou mais pétalas e, dependendo da variedade, é escarlate, rosa, laranja ou branca. Não exala odor durante a floração. Seis filamentos e um pistilo emergem do centro da flor. O fruto é uma caixa tricúspide com sementes pretas no interior. Hippeastrum deve ser bem cuidado, regado, alimentado e transplantado a tempo.
Principais variedades
Hippeastrum é uma flor nativa dos trópicos. A planta é obtida por cruzamento artificial. As tentativas dos criadores de diversificar a lista de espécies dessa cultura não param até hoje. Existem várias das variedades mais populares de hippeastrum.
vermelho
Esta variedade tem grandes flores vermelhas em forma de funil. As pétalas são pontilhadas com listras bordô finas e quase imperceptíveis. No centro, a flor tem uma mancha branca ou escura. As folhas são oblongas, verdes. O bulbo é redondo, de 5 a 9 cm de diâmetro.
branco
O hippeastrum desta espécie é de cor branca e tem uma grande flor em forma de lírio. Há uma mancha esverdeada no centro da flor. A planta pode lançar duas flechas de flores simultaneamente. As folhas são oblongas, estreitas.
Leopoldo
Esta variedade tem uma grande flor vermelha ou branco-avermelhada com uma garganta branco-esverdeada. O bulbo é redondo, com 7,5 cm de diâmetro, com gargalo curto. As folhas são em forma de cinto, com 45-60 cm de comprimento.

Nelson
Este hippeastrum é nativo da América do Sul. Possui grandes flores bege, cujas pétalas mudam bruscamente e ficam vermelhas no final. O meio da flor é esverdeado. As folhas são longas, estreitas, oblongas.
Harrison
A planta é nativa do Uruguai. Possui grandes flores brancas. Duas linhas vermelhas são visíveis em cada pétala de flor. As folhas são em forma de cinto.
Argentino
É um tipo de hippeastrum nativo da Argentina. As flores são grandes, vermelhas, com 6 pétalas. As folhas são verdes, em forma de cinto.
Condições de detenção
Hippeastrum é uma flor termofílica. Em nosso clima, é cultivada como planta de casa. É verdade que na estação quente (verão), o bulbo pode ser plantado em um canteiro de flores. A flor florescerá em 3 semanas. No início do outono, a cebola é desenterrada e levada para uma sala quente para armazenamento. Até o próximo verão, ela pode descansar a uma temperatura de +10 graus Celsius.
regime de temperatura
A flor é ótima em temperatura ambiente. A sala onde o hippeastrum cresce deve ser de 18 a 25 graus Celsius. No final do outono e inverno, durante o período de dormência, quando a planta murcha, o vaso pode estar a uma temperatura de 10 a 11 graus Celsius, não menos. Na marca zero, este visitante tropical morre.
rega
Hippeastrum é regado com água sedimentada à temperatura ambiente. A rega é realizada apenas na primavera e no verão, quando a planta cresce e floresce ativamente. Regue a flor com moderação, a cada dois dias.Durante o período de descanso, a frequência da rega é reduzida e, às vezes, completamente interrompida. É verdade que no inverno é aconselhável regar de vez em quando os bulbos que estão no solo para que não sequem.

umidade do ar
A flor não precisa de alta umidade. Este valor deve ser de 50 por cento. No verão, no calor, a flor pode ser borrifada com água.
Priming
Esta flor é pouco exigente para o solo. É permitido plantá-lo em qualquer mistura de solo armazenado de acidez neutra ou levemente ácida. Você mesmo pode preparar o solo com partes iguais de turfa, composto, gramado ou solo de jardim, areia.
Iluminação
Durante o período de crescimento ativo (primavera e verão), a flor pode ficar no parapeito da janela. Hippeastrum se sente bem ao sol por um período do dia. Em repouso (no final do outono e inverno), a raiz bulbosa deve estar em um armário escuro e fresco.
Recursos de cuidados sazonais
Esta flor deve ser constantemente cuidada para que não morra. É verdade que, dependendo da estação, precisa de cuidados diferentes.
Primavera
Na primavera, o bulbo é plantado em um vaso ou retirado de uma despensa escura e colocado no parapeito de uma janela. Durante este período, a planta é regada 1-2 vezes por semana. Quando as folhas aparecem, a rega é realizada em dias alternados. A temperatura do ar deve ser de 18 a 22 graus Celsius. Quando a flor perde o pedúnculo, pode ser alimentada a cada duas semanas com fertilizantes universais comerciais para plantas com flores.
Verão
No verão, a flor deve ser regada regularmente, moderadamente. Durante a rega, é necessário garantir que a água não entre no bulbo, caso contrário, ele começará a apodrecer. Em clima quente, o hippeastrum pode ser irrigado com água. É aconselhável alimentá-lo com minerais a cada duas semanas.

Outono
Durante os meses de outono, a flor começa a se preparar para o período de dormência. Suas folhas murcham gradualmente, ficam amarelas. Durante este período, a frequência da rega é reduzida. A planta é regada uma vez por semana. Folhas e pedúnculos completamente amarelados e secos são cortados.
Inverno
A planta fica dormente de dezembro a fevereiro, período em que o vaso com o bulbo é levado para um armário fresco e escuro, onde a temperatura do ar não caia abaixo de 10 graus Celsius. Uma vez a cada 2 semanas, o hippeastrum é regado, tomando cuidado para não encharcar o próprio bulbo.
No final do inverno, o bulbo é transplantado para um substrato fresco e levado para uma sala quente, colocado no peitoril da janela e regado com mais frequência.
Plantar e transplantar uma flor
O plantio ou transplante é realizado durante o período de dormência, ou seja, no outono ou inverno. Uma mistura de solo é preparada com antecedência a partir de turfa, areia, turfa ou solo de jardim e composto. Você pode transplantar a lâmpada para um solo pronto e universal comprado em loja. O pote é escolhido estreito, mas profundo. Seu tamanho deve ser o dobro do tamanho da lâmpada. Seixos para drenagem devem ser colocados no fundo. Então o solo é derramado. O bulbo é plantado de forma que um terço fique acima da superfície do solo.
Regras de cuidado durante e após a floração
Durante o período de floração, que geralmente ocorre na primavera e no verão, o hippeastrum é mantido em temperatura ambiente e regado em dias alternados. Uma vez a cada duas semanas, a flor é alimentada com fertilizantes líquidos universais. Após a floração na estação quente, os brotos podem permanecer no parapeito da janela.Deve ser regado 1-2 vezes por semana, o solo não deve secar.
Folhas completamente amareladas e desbotadas podem ser cortadas no chão. Normalmente, depois de algum tempo, a flor perde novamente as folhas, o pedúnculo e as flores. É verdade que no final do outono, após a próxima floração, quando as folhas murcham completamente, é melhor levá-lo para uma despensa fresca e deixá-lo sozinho durante todo o inverno.
Métodos de reprodução
Hippeastrum se reproduz de várias maneiras. A maneira mais fácil de propagar uma flor é dividir o bulbo antigo durante o período de dormência.
Vegetativo
Com esse método, as pequenas folhas que surgiram com parte do bulbo são cortadas da planta e transplantadas para um recipiente separado. Normalmente, a propagação vegetativa é entendida dividindo o bulbo.

divisão de lâmpadas
Com este método, todas as características varietais da planta são totalmente preservadas. A divisão é realizada antes do plantio ou transplante. Amostras grandes e saudáveis são coletadas. As lâmpadas são divididas em 4 partes. Cada seção deve ter suas próprias raízes. Os cortes podem ser polvilhados com carvão moído. Cada peça é plantada em um recipiente separado em um substrato úmido. Depois de alguns dias, a planta se enraíza em um novo local e libera folhas.
sementes
Para obter sementes de forma independente, durante o período de floração, o pistilo deve ser polinizado artificialmente com pólen dos estames. Dentro da vagem, as sementes amadurecem em 2 meses. A caixa deve mudar de verde para marrom. As sementes maduras são removidas e imediatamente semeadas no solo.
Eles podem ser embebidos na solução nutritiva por 30 minutos antes do plantio.As sementes são germinadas em uma toalha úmida ou imediatamente semeadas em solo úmido de turfa arenosa. Eles são mantidos sob o filme por algum tempo. O vaso de mudas deve estar em um local claro. As mudas germinam após 15-20 dias. Na fase de 2-3 folhas, eles são mergulhados em potes separados.
Crianças
Um bulbo adulto forma periodicamente vários bebês (pequenos bulbos laterais). Com o tempo, essas crianças desenvolvem suas próprias raízes. Durante o período de dormência, eles podem ser separados do bulbo mãe e plantados em vasos separados.
Como aparar e moldar corretamente
Hippeastrum deve estar dormente no inverno. Antes do inverno, todas as folhas e pedúnculos secos e amarelados são cuidadosamente cortados no chão. Uma cebola nua é trazida à luz na primavera e regada lentamente. Quando as primeiras folhas aparecem, a frequência de rega é aumentada.
A planta não precisa ser treinada. Ele lança 1-2 pedúnculos, em cada um dos quais florescem 2-6 flores. Quando as flores desabrocham e produzem sementes, elas são cortadas.Se não houver necessidade de sementes, as hastes são cortadas imediatamente após a floração.
Rejuvenescimento de plantas
Antes do transplante, a flor pode ser rejuvenescida, ou seja, cortar folhas velhas, pedúnculos e também retirar escamas velhas do bulbo, deixando apenas as brancas. Para estimular a formação do pedúnculo, o bulbo fica de molho por 2 horas em água morna antes do plantio. A flor após tal procedimento florescerá em 3-4 semanas. Então florescerá por mais um mês.

Resolver problemas comuns
Esta planta tropical, se não for bem cuidada, pode adoecer ou ser atacada por insetos nocivos.Se o hippeastrum for plantado em solo fértil, regado, fertilizado, mantido aquecido com o tempo, a flor se desenvolverá normalmente.
As folhas estão ficando amarelas
Se a flor murchar, suas folhas ficam amarelas. Não é necessário lutar contra este problema, é um processo natural. Apenas corte as folhas amareladas. Durante a dormência, a frequência da rega deve ser reduzida.
É verdade que se as folhas ficarem amarelas durante ou antes da floração, é preciso regar a planta com mais frequência, colocá-la na sombra parcial, alimentá-la com fertilizante complexo.
apodrece
Se a flor começar a apodrecer, é melhor cortar todas as folhas e desenterrar o bulbo. Lugares podres devem ser removidos ou limpos com uma faca. Em seguida, o bulbo pode ser tratado com um agente fungicida (Maxim, Fundazol). Antes de replantar em campo aberto, você pode secá-lo por 1-2 semanas em temperatura ambiente. É aconselhável plantar a cebola seca em um novo vaso e um novo substrato.
não floresce
Se a planta não florescer, ela deve ser colocada ao sol e alimentada com fertilizantes de potássio e fósforo. A rega da flor deve ser moderada e regular.
não empurre
Se o bulbo plantado não crescer, pode ser desenterrado e imerso em água morna ou mistura de nutrientes por 2 horas. Antes do plantio, as raízes podem ser tratadas com um estimulante de enraizamento.
pequenos botões
Se a planta florescer com muita frequência, faltar nutrientes ou umidade, os botões ficarão pequenos. A flor deve poder florescer 1-2 vezes por ano. Durante o período de descanso, a rega deve ser reduzida e o vaso deve ser colocado em local fresco e escuro.
cogumelo vermelho queimado
Esta doença é chamada estagonosporose. Em uma planta doente, manchas vermelho-alaranjadas são visíveis nas folhas.Se forem detectados sinais, é necessário reduzir a rega e colocar rapidamente a planta em dormência. Em seguida, corte todas as folhas, arranque a cebola, inspecione-a com cuidado e limpe as manchas marrons.

O bulbo deve ser gravado em uma solução de fungicida (Rubigan) ou uma preparação contendo cobre. Em seguida, é seco e plantado em um novo substrato.
Oídio
Com esta doença, uma camada pulverulenta branca aparece nas folhas. Com uma pequena lesão, a folhagem pode ser irrigada com uma solução de fungicida (Topaz, Fundazol). Em caso de infecção grave, todas as folhas devem ser cortadas, a cebola deve ser desenterrada, tratada com fungicida e transplantada para uma nova mistura de solo.
podridão vermelha
A estagonosporose pode aparecer no bulbo como manchas marrom-avermelhadas podres. A cebola deve ser desenterrada, limpa da podridão, tratada com fungicida, seca por 7 dias e plantada em novo substrato.
Aranha
Este minúsculo inseto vermelho, tecendo uma teia de aranha nas folhas ou pedúnculos, é combatido com a ajuda de acaricidas (Kleschevit, Fitoverm). Se isso não ajudar, as folhas são cortadas e o bulbo é transplantado para um novo solo.
Escudo
É um pequeno inseto marrom com um escudo que costuma colonizar. As cochonilhas são removidas da planta mecanicamente - com um cotonete embebido em água com sabão. Inseticidas são usados contra cochonilhas: Actellik, Aktara.
cochonilha
É um minúsculo inseto peludo branco que forma grandes colônias. Inseticidas são guardados para ele: Fitoverm, Inta-vir.
Dicas e truques adicionais
Não é recomendado regar ou alimentar o hippeastrum durante o período de descanso, ou seja, no outono e inverno. É verdade que o solo em que o bulbo está localizado deve ser levemente umedecido.É melhor colocar a planta em um local escuro durante o inverno para que ela possa descansar. Se no outono a flor for regada ativamente, alimentada e mantida na luz, ela se desprenderá do pedúnculo novamente. É verdade que devido à floração frequente, as flores ficarão menores.


