Idéias para organizar uma varanda, quais flores plantar e regras de design

Os proprietários de apartamentos podem tornar-se felizes proprietários de um mini-jardim. É equipado em uma varanda ou loggia. Para que as flores se mostrem em toda a sua glória, é preciso escolhê-las, arrumá-las, cuidar bem delas. Mais informações sobre paisagismo de varanda, variedades de flores populares, bem como recomendações para cuidar de plantas selecionadas.

Características da escolha de plantas nos pontos cardeais

Cada cultura tem seus próprios requisitos para as condições de detenção. Algumas flores adoram luz solar abundante, alguns arbustos precisam de sombra parcial. Se o produtor posicionar a planta corretamente, ela se mostrará em toda a sua glória.

Sul

No lado sul existem flores que preferem uma abundância de luz solar. Boa iluminação é necessária para petúnias, bacopa, chagas, brovallia, malmequeres, beldroegas, viola, coleus. Muitas plantas ampelosas adoram a luz do sol.

oeste e leste

Algumas flores preferem sombra a maior parte do dia. Eles só precisam de iluminação forte pela manhã ou à noite. Tais condições de detenção são necessárias para dichondra, chlorophytum, fúcsia, aspargo, murta, azeda, lobelia, pelargonium.

Norte

Existem plantas que toleram a sombra. Nessas condições, eles não apenas crescerão bem, mas também florescerão. Plantas tolerantes à sombra incluem astilba, bálsamo, begônia, prímula, calceolaria, torenia, ciclâmen, fúcsia, hera.

Anotar! Além das plantas ornamentais, você pode cultivar verduras saudáveis ​​\u200b\u200bna varanda: rúcula, salsa, salada.

Como escolher entre plantas anuais e perenes

A peculiaridade das flores anuais é que seus botões se formam abundantemente e por muito tempo. Mas todos os anos eles precisam ser semeados novamente e depois transplantados para muitos recipientes. Os produtores de flores que não desejam fazer isso devem procurar plantas perenes de interior. Tendo plantado essas plantas uma vez, elas só podem ser transferidas anualmente para um vaso maior.

linda sacada

variedades populares

Os floristas vendem sementes de flores anuais e perenes, bulbos, raízes. A partir de uma grande variedade de plantas, o florista pode escolher aquelas que mais se adaptam à sua varanda.

Ampelny

Os floristas oferecem um grande número de plantas com brotos em cascata.

Petúnias em cascata

Existem muitas variedades de petúnias ampel adequadas para paisagismo.O floricultor é guiado por suas próprias preferências, focando na cor e no formato dos botões. Ele deve prestar atenção para que as petúnias de flores pequenas floresçam por mais tempo e com mais abundância.

loach decorativo

Várias espécies e variedades de botias foram criadas por fazendeiros. Os botões podem ser rosa, lilás, azul, branco, abrem em dias ensolarados e fecham em dias nublados.

Salto

É uma planta perene. O lúpulo tem raízes longas, então você precisa escolher um recipiente grande para ele. Um suporte é construído para as hastes. No outono, formam-se cones nos brotos, que podem ser secos e utilizados para fins medicinais.

pule na sacada

lobélia

Cultivada como planta anual. Os brotos não são longos, mas numerosos. Numerosas pequenas flores azuis escuras ou lilás se formam nela. A cultura adora luz difusa, rega frequente.

Campânula

Devido às flores em forma de sino, a planta é chamada de sino. Os brotos em cascata atingem um comprimento de 50 centímetros. É melhor colocado nas janelas de orientação leste e oeste.

sem pretensão

Existem plantas que sobrevivem mesmo que não sejam bem cuidadas.

Preocupar

Variedades de cultura de baixo crescimento são adequadas para serem mantidas na varanda. Vários arbustos podem ser plantados em um vaso. As inflorescências amarelo-avermelhadas podem ser admiradas de junho até as primeiras geadas.

calêndula

Para o plantio em vasos, selecione variedades de calêndula com altura de 20 a 30 centímetros. Após a primeira onda de floração, as hastes são encurtadas. Em breve, o produtor poderá admirar novamente as inflorescências de calêndula de damasco amarelo.

Gerânio

Esta é uma das plantas mais populares para organizar varandas e loggias.A cultura se distingue pela variedade de espécies e pelo esquema de cores dos botões. Arbustos compactos e brotos de cultura em cascata ficarão espetaculares.

Esta é uma das plantas mais populares para organizar varandas e loggias.

Snapdragon

Os criadores selecionaram variedades ampelosas e anãs. Portanto, você pode cultivar bocas-de-leão tanto em vasos quanto em vasos suspensos. As sementes são plantadas em março. A floração começa em junho e dura até o final do outono.

Begônia de floração contínua

Existem variedades com brotos eretos e numerosos em cascata. Possuem inflorescências simples e duplas. A cor dos botões é variada: varia do branco delicado ao marrom.

Chagas

A capuchinha tem um caule grosso e suculento com folhas grandes e redondas. As inflorescências simples, duplas ou semiduplas são coloridas em amarelo, vermelho e laranja. Para a varanda e loggia, são selecionadas variedades de cultura anãs e ampelosas.

Floração durante todo o verão

Muito populares são as flores, nas quais os botões florescem durante todo o verão.

Mattiola

As pequenas inflorescências matthiola são coloridas, dependendo da variedade, amarelo cremoso, azul, vermelho, roxo. Uma peculiaridade da cultura é um aroma perfumado, que aumenta significativamente à noite e à noite.

alissum

A altura da planta não excede 20 centímetros. Os brotos pendem sob o peso de inflorescências brancas ou roxas. Devido à floração abundante, as folhas e ramos são quase invisíveis. Um rico aroma de mel emana dos arbustos.

linda sacada

Braquicoma

As flores de braquicoma são semelhantes às flores de áster não duplas. A cor dos botões: branco, rosa, azul, roxo. Um arbusto denso pode se formar a partir de um pequeno broto. Até 100 botões perfumados florescem nele.

Anotar! Na primavera, as flores devem ser ensinadas a abrir gradualmente. Caso contrário, uma situação estressante pode causar queda de folhas.

Como fazer floração contínua

Para as plantas, as condições da varanda e da loggia são um pouco extremas. Mas mesmo neste ambiente, a floração contínua pode ser alcançada. Para isso, escolha plantas despretensiosas e com flores abundantes, com diferentes períodos de formação de botões, crie condições adequadas para elas. Os botões que começam a secar devem ser removidos. Isso contribuirá para a formação de mais e mais novas inflorescências.

Para o inverno na varanda

Algumas flores podem passar o inverno com segurança em uma loggia ou varanda envidraçada. Além disso, após uma estação de crescimento ativa, é vital que eles passem esse período descansando.

Cacto

Essas plantas precisam de um conteúdo fresco no inverno, uma completa falta de rega. Mas, se a temperatura do ar na varanda ou loggia for superior a 15°C, a terra é irrigada uma vez por mês. A decoratividade da planta durante este período não diminui.

Fúcsia

É a flor perfeita para varandas voltadas para leste e oeste. Os brotos são cortados para o inverno. A rega durante este período é moderada, a alimentação não é feita. Na primavera, brotos com inflorescências semelhantes a um tutu de balé começarão a crescer abundantemente.

crisântemos

No final do outono, a floração do crisântemo para. Depois disso, os brotos são cortados, deixando tocos com cerca de 10 centímetros de comprimento. De tempos em tempos, a terra precisa ser umedecida. Com o início do calor, os brotos jovens começarão a crescer.

No final do outono, a floração do crisântemo para.

hortênsia

No outono, as folhas da hortênsia secam e caem. Se o arbusto cresceu no jardim, pode ser desenterrado, colocado na varanda para o inverno. Eles também contêm uma flor que cresceu em um vaso.Os brotos são cortados, quando armazenados em uma loggia não vidrada, são envoltos em agrofibra.

rosas anãs

No inverno, as rosas têm um período de dormência. Eles param de florescer, perdem a folhagem. A cultura também pode passar o inverno em uma varanda aberta. Mas os potes devem ser embrulhados em estopa, esteira de estopa ou manta de algodão. De tempos em tempos, o solo deve ser umedecido.

Clematis

Com a ajuda de clematis, são criadas paredes verdes decorativas na varanda. No verão, aparecem grandes inflorescências brancas, rosa, roxas e azuis. No outono, os brotos são cortados das clematis que crescem no vaso. O recipiente é embrulhado para evitar o congelamento do sistema radicular.

Para uma varanda aberta

Se a varanda ou loggia não for envidraçada, as videiras podem ser cultivadas lá. Seus chicotes são enviados ao longo das paredes internas, enviados para fora da sala.

Ervilhas doces decorativas

Foram criadas cultivares anãs com altura de 20 centímetros e cultivares com brotos de 3,5 metros de comprimento. A planta preenche rapidamente o espaço ao seu redor. Floração de junho até o final do outono. Um aroma de mel é emitido das plantas à medida que os botões se abrem.

feijões multicoloridos

O cultivo é adequado para varandas viradas a sul. O feijão serve não só como decoração, mas também como fonte de sombra. Se você passar os cílios pelos fios, eles criarão uma cortina florida. A cultura floresce antes da geada.

linda sacada

Encaracolado

Plantas com brotos longos protegem a loggia do calor e servem como filtros. Além disso, podem ser usados ​​para criar um cantinho romântico. Para trepadeiras, são selecionados dispositivos especiais, por exemplo, treliças de bambu, ou deixam brotos ao longo das cordas.

Como organizar com as próprias mãos

Existem muitas opções para fazer estandes de plantas.O florista escolhe a opção mais adequada para si.

Gavetas externas

Para cultivar flores, você pode fazer estruturas de madeira, equipá-las com um suporte. Para fazer isso, as placas são cortadas no tamanho necessário, conectadas. Um filme é colocado no fundo, acima do qual uma rede é instalada como drenagem.

vasos pendurados

Tais construções são necessárias para plantas ampelosas. Para prendê-los, um gancho é cravado no teto ou uma barra transversal é instalada. Freqüentemente, os floricultores de plantas ampelosas usam vasos feitos na técnica de macramê.

banheiras pequenas

Os banhos, via de regra, são feitos de madeira ou concreto com as próprias mãos. Estruturas de madeira são tratadas por impregnação. Pequenos plantadores são adequados para o cultivo de árvores e arbustos ornamentais.

Prateleiras

Os artesãos podem usar os materiais disponíveis. Prateleiras são fáceis de fazer de madeira, metal, vidro, plástico. Eles estão presos à parede, ao caixilho da janela. Pequenas flores são colocadas lá.

Jumpers no quadro

Na abertura da janela, dependendo do tamanho, você pode instalar 2-3 jumpers. Eles são instalados em um quadro pré-fixado nas encostas. Os jumpers podem ser de vidro, madeira, plástico.

linda sacada

Prateleiras de luz

Para plantas menores, as prateleiras podem ser feitas de corda e folhas de compensado. Para flores maiores, uma escada de alumínio em desuso servirá.

Tapeçaria

Eles são necessários para plantas trepadeiras. Tapeçarias são suportes verticais feitos de barras e ripas, bambu e cordas. Longos cílios de flores são jogados sobre eles. Sem apoio, os caules crescerão de forma caótica.

estandes

Usando estandes em camadas, o número máximo de flores é cultivado em uma pequena área. Se rodízios estiverem presos à estrutura, ela pode ser facilmente movida.

Módulos

Um jardim de flores modular é uma composição baseada em um elemento repetitivo na forma de uma figura geométrica. Pode ser feito de tábuas de madeira, bordas de plástico, concreto. Flores anuais ou perenes são plantadas em cada segmento.

Prateleira

Para construir um rack, armações de metal ou vigas de madeira são instaladas ao longo da parede. Painéis pintados ou aglomerado laminado são colocados sobre ele em várias camadas. Se as prateleiras forem usadas apenas no verão, elas podem ser inclinadas.

Importante! As condições climáticas variam, então você precisa escolher variedades despretensiosas de flores para manter em uma varanda aberta.

Use paisagismo para decorar e esconder falhas

Com a ajuda das flores, refrescam a fachada da casa, criam um cantinho aconchegante para relaxar na varanda. Se a loggia for envidraçada, um florista pode até arrumar uma estufa ali. A seleção de plantas com diferentes datas de brotação resulta em um jardim continuamente florido. Se houver falhas na parede, elas podem ser escondidas com colheitas abundantes.

Regras gerais de cuidado

Para tornar as plantas o mais decorativas possível, elas devem ser bem cuidadas.

colorida

rega

Há uma pequena superfície na panela, a terra seca rapidamente. Portanto, a rega é feita com frequência. Mas, ao mesmo tempo, você precisa garantir que a camada superior tenha tempo de secar. A água de irrigação é usada morna, assentada.

cômoda

O curativo superior é aplicado a cada 7-14 dias. Eles usam fertilizante mineral complexo para belas plantas com flores. Os nutrientes são aplicados ao solo úmido.A alimentação foliar pode ser realizada periodicamente.

Proteção contra insetos

Para evitar o aparecimento de doenças e pragas, as flores são borrifadas com água e sabão ou infusão de alho. Se os insetos aparecerem em grande número, as plantas são tratadas com inseticidas. Ao trabalhar, você deve abrir as janelas, proteger o rosto e as mãos.

microclima

Quando mantidas na varanda e loggia, as folhas das plantas ficam cobertas de poeira com o tempo. Como resultado, o desenvolvimento da flor é retardado. Para remover a poeira, as plantas são borrifadas com água pura. O procedimento é realizado pela manhã ou à noite para evitar queimar a folhagem.

Dicas e truques adicionais de design

Floristas experientes dão as seguintes recomendações para o cultivo de plantas na varanda:

  1. Escolha culturas adequadas para exposição a longo prazo ao espaço aberto.
  2. Escolha vasos de acordo com o sistema radicular das flores.
  3. Não plante culturas com requisitos diferentes para manter as condições no mesmo recipiente.
  4. Compre solo especial para o cultivo de plantas ornamentais.
  5. Regue as flores a tempo.
  6. Elimina permanentemente os botões de secagem.

Seguindo as recomendações, o florista poderá decorar sua varanda, transformá-la em um cantinho de relaxamento.

Exemplos de ideias interessantes

Pensando no design da varanda, é preciso levar em consideração o tamanho da sala, a cor das paredes e o fluxo. O arranjo de flores deve estar em harmonia com o interior. Projetos incomuns, como bolsos de flores, podem ser instalados. Para isso, uma tela costurada com furos é fixada na parede. A terra é despejada nesses bolsos, plantas abundantes são plantadas.

Para economizar espaço, você pode comprar potes especiais que podem ser montados em um trilho. Além disso, você deve prestar atenção à cor da parede externa da casa. Por exemplo, se for amarelo, será bem realçado por plantas com botões roxos. Todas as flores são adequadas para paredes brancas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha