Regras para plantar e cuidar da alocasia em casa

Uma cultura tão exótica como alocasia deve ser cuidada em casa. Afinal, a planta está acostumada a um clima quente e úmido. A falta de umidade ou baixas temperaturas podem destruir essa cultura. Toda a beleza da alocasia está em suas folhas magníficas, enormes e brilhantes. A planta serve como decoração para qualquer interior. Alocasia cresce bem em uma estufa quente.

Descrição e características da planta

A Alocasia é uma planta de casa nativa dos trópicos, com folhas enormes pontilhadas de veios contrastantes. Em casa, essa cultura atinge 50-100 centímetros de altura.Todos os representantes deste gênero, pertencentes à família aróide, têm caule encurtado e enormes folhas brilhantes em pecíolos longos que se estendem em diferentes direções.

A placa foliar pode ser em forma de coração, em forma de seta, em forma de tireoide ou arredondada. As bordas das folhas são sólidas ou em zigue-zague. O comprimento da placa foliar, dependendo do tipo de planta, varia de 20 a 100 centímetros.

Alocasia pode prever o tempo. Em épocas de alta umidade, a placa foliar fica coberta por pequenas gotículas. Assim, a planta se livra do excesso de umidade. A cultura interna que cresce em uma panela começa a "chorar" quando regada demais.

O rizoma de Alocasia é tuberoso ou estolão. Esta planta raramente agrada com flores. Pequenas flores perfumadas de cor amarelo pálido são coletadas em uma haste de inflorescência, coberta com uma tampa. Após a polinização, em vez de flores, formam-se bagas avermelhadas e arredondadas com sementes no interior. Durante a floração, o crescimento das folhas diminui, às vezes elas caem. Alguns proprietários, temendo perder sua bela folhagem, cortaram especialmente o pedúnculo recém-aparecido.

como cuidar

As condições do quarto são adequadas para alokazia. A planta pode ser colocada no peitoril da janela, mas as folhas devem ser protegidas da luz solar direta.

Pousar

Imediatamente após a compra, a alocasia pode ser plantada em um vaso maior, podendo ser adicionado solo fértil. A melhor época para plantar é a primavera. É verdade que uma planta comprada no inverno também pode ser plantada em um novo vaso. É que a adaptação será mais dolorosa.

Requisitos de solo

Para a alocasia, é necessário um solo fértil levemente ácido, que passará bem a umidade para a panela e secará rapidamente.A base é terra arborizada ou gramada. Nele se misturam turfa, areia, vermiculita, pedaços de casca de árvore, musgo picado e um pouco de húmus.

Para a alocasia, é necessário um solo fértil levemente ácido, que passará bem a umidade para a panela e secará rapidamente.

Escolha e disposição dos vasos

Na alocasia, as raízes não crescem em largura, mas em comprimento. A planta precisa de um vaso profundo, mas estreito. Melhor se for de cerâmica. Deve haver um orifício de drenagem na parte inferior. Um pouco de argila expandida é despejada no vaso para drenagem, depois as raízes da planta são polvilhadas com a mistura de solo preparada.

como plantar

O método de transbordo não é adequado neste caso. A planta, junto com o torrão de terra, é cuidadosamente retirada do vaso, a seguir as raízes são limpas da terra. Este procedimento é realizado para dar uma boa olhada nas raízes - se há podridão nelas. Antes do plantio, a planta pode ser colocada em água com promotor de crescimento por 30 minutos. Em seguida, a alocasia é colocada em um vaso e coberta com terra. O colar deve estar acima da superfície do solo.

Florescer

Alocasia floresce muito raramente. Uma planta madura e totalmente formada produz um pico na primavera ou no verão. A floração dura apenas 5-12 dias. Nesse período, a planta tem tempo de perder quase todas as folhas. Após a floração, a alocasia restaura a força por muito tempo. Se você cortar o pedúnculo logo no início, a planta não perderá as folhas.

Temperatura e iluminação

Na sala onde está localizada a alocasia, a temperatura do ar deve ser de 20 a 25 graus Celsius. No inverno, o termômetro pode ser reduzido para 16 graus acima de zero. Em temperaturas mais frias, a planta começará a perder suas folhas. Uma curta permanência no frio pode destruir completamente essa cultura termofílica. No verão, a planta recebe sol suficiente.No outono ou na primavera, à noite, pode ser iluminado com uma lâmpada fluorescente.

umidade do ar

Esta planta tropical com folhas grandes adora ambientes úmidos. A umidade do ar deve ser de 70 por cento.

Esta planta tropical com folhas grandes adora ambientes úmidos.

spray

Em clima quente, as folhas de alocasia devem ser pulverizadas 2 a 3 vezes ao dia. A água é pulverizada como uma névoa, não em gotas. No inverno, esse procedimento pode ser realizado com menos frequência.

modo de rega

A alocasia é regada abundantemente, mas para que a água não fique muito tempo na panela, caso contrário as raízes começarão a apodrecer. A rega é realizada em dias alternados. A terra deve estar constantemente úmida, mas não pantanosa.

A água de irrigação é macia e estável.

Cobertura e fertilização

Na primavera, quando começa o período de crescimento ativo, a planta começa a ser alimentada com substâncias de nitrogênio, fósforo e potássio. Uma pequena quantidade de fertilizante universal é adicionada à água para irrigação duas vezes por mês até o outono.

Transferir

Uma vez a cada 2-3 anos, a alocasia é transplantada para um vaso maior. Pedras de drenagem são colocadas no fundo, o restante do recipiente é preenchido com solo levemente ácido. A alocasia, junto com um pedaço de terra, é retirada do vaso antigo e transplantada para um novo.

Tamanho

Esta planta não requer poda. Você pode cortar apenas folhas amareladas e secas. É verdade que eles devem ficar amarelos um de cada vez, e não todos de uma vez. Uma planta saudável perde gradualmente as folhas velhas e se renova.

Métodos de reprodução

Você pode obter outra planta de casa propagando essa cultura. Existem vários métodos disponíveis para qualquer florista.

Você pode obter outra planta de casa propagando essa cultura.

Usando nódulos nas raízes

A planta pode ser propagada usando tubérculos que aparecem nas raízes.No transplante, os nódulos marrons são cortados, ficam os mais claros, ainda são muito jovens e não estão prontos para crescer. Os tubérculos são plantados em vasos separados e regados normalmente.

divisão do rizoma

Na primavera, ao transplantar, o arbusto pode ser dividido em duas partes. As raízes são limpas do solo e cuidadosamente cortadas para que cada estaca tenha suas próprias folhas ou brotos de crescimento. O corte é polvilhado com carvão ativado. A planta dividida é plantada em vasos separados e regada abundantemente.

Estacas

Na primavera, uma folha com a polpa do caule é cortada. Corte um caule de 11 centímetros de comprimento. Os locais dos cortes são polvilhados com carvão moído e, em seguida, o corte é colocado em água com estimulador de crescimento por um dia. Em seguida, eles são plantados em uma mistura de turfa e areia. O enraizamento ocorre dentro de 2-4 semanas.

sementes

As sementes de alocasia não estão disponíveis nas lojas. Você pode coletá-los depois que a planta florescer. É verdade que você deve semear imediatamente as sementes no solo, pois elas perdem rapidamente a germinação. As sementes de alocasia são espalhadas em solo fértil umedecido e cobertas com uma película transparente. De tempos em tempos, o solo precisa ser regado e arejado. Depois de algum tempo (18-23 dias), as mudas aparecem.

As mudas são cuidadas regularmente e, após o aparecimento de 3 folhas, elas mergulham em baldes separados.

Doenças, pragas e problemas de crescimento

Com cuidados inadequados, a planta adoece e é afetada por pragas. Em condições favoráveis, a alocasia agrada aos floricultores com uma folhagem verde exuberante durante todo o ano.

Com cuidados inadequados, a planta adoece e é afetada por pragas.

pulgão

Este minúsculo inseto esverdeado e de corpo mole se alimenta da seiva das plantas.As folhas afetadas por pulgões ficam cobertas de manchas amareladas e rugas. A pulverização com água e sabão ou inseticida Tanrek salva o inseto.

Escudo

É um minúsculo inseto marrom coberto por um escudo semicircular. Alimenta-se de seiva de plantas. A princípio aparecem manchas nas folhas, um segredo pegajoso, depois ficam amarelas e morrem. Livrar-se dos insetos é muito difícil. Os escudos os protegem de vários produtos químicos. A bainha é lavada das folhas com um cotonete embebido em água com sabão. Em seguida, a alocasia pode ser irrigada com inseticida Aktara ou Fufanon.

tripes

Insetos marrons oblongos que vivem no solo. Eles danificam as raízes e folhas da alocasia. Inseticidas salvam insetos: Actellik, Aktara, Fufanon.

Aranha

É um pequeno inseto avermelhado que tece uma teia fina no dorso da folha. Alimenta-se da seiva da alocasia, o que leva ao amarelecimento das folhas. A pulverização com água fria e sabão ou acaricidas (Apollo) é poupada pelo carrapato.

cochonilha

São minúsculos insetos brancos que se alimentam da seiva da alocasia. As manchas e o amarelecimento das folhas testemunham sua atividade vital. Para proteger contra pragas, são utilizados inseticidas: Aktara, Fitoverm, Mospilan. Os insetos devem ser sacudidos das folhas com uma escova ou cotonete embebido em água com sabão.

Queimadura de sol

As folhas de alocasia devem ser protegidas da luz solar direta. É melhor sombrear a planta que está no parapeito da janela com uma cortina ao meio-dia.

As folhas de alocasia devem ser protegidas da luz solar direta.

podridão da raiz

Se a alocasia crescer em solo pesado, com excesso de umidade as raízes começarão a apodrecer.Nesse caso, a alocasia deve ser removida do vaso, as raízes devem ser liberadas do solo, todas as partes apodrecidas devem ser removidas e os locais de corte devem ser polvilhados com carvão ativado. Em seguida, a planta deve ser plantada em um substrato leve e solto que passe rapidamente pela água. A cultura pode ser tratada com solução de Fundazole.

Flor marrom nas folhas

Se aparecerem manchas marrons nas placas das folhas, a planta está sofrendo de excesso de umidade. Além disso, ele desenvolveu uma infecção fúngica. Neste caso, a rega deve ser reduzida e a alocasia deve ser tratada com fungicidas (Topsin, Fundazol).

crescendo muito devagar

Uma planta de casa cresce e se desenvolve lentamente se carece de substâncias nitrogenadas. Você pode alimentar a cultura com uma solução fraca de uréia.

folhagem pálida

As folhas ficam pálidas se não tiverem luz solar. Nesse caso, a planta deve ser colocada no parapeito da janela.

folhas que caem

Antes de cair, as folhas da alocasia ficam amarelas ou cobertas de manchas, feridas. Pode haver vários motivos: danos causados ​​por insetos, infecções fúngicas, irrigação insuficiente ou excesso de umidade. A planta deve ser cuidadosamente examinada e tratada com um inseticida ou fungicida. Você também precisa ajustar o modo de irrigação.

Escurecimento e secagem das folhas

As pontas das folhas secas e marrons indicam que o ar interno está muito seco e a alocasia carece de umidade. É aconselhável pulverizar regularmente a folhagem e regar a planta em dias alternados.

 É aconselhável pulverizar regularmente a folhagem e regar a planta em dias alternados.

Abscisão completa da flor

A planta pode murchar e perder completamente a folhagem se raramente for regada ou, ao contrário, inundada. Fungos perigosos começam a crescer em solos pantanosos.

As folhas podem ser evitadas transplantando a alocasia para um substrato solto que permita a boa passagem da água e regando um pouco a cada dois dias.

mosca branca

Uma borboleta branca em miniatura que se alimenta de seiva de alocasia e vive na parte inferior das folhas. As seguintes drogas salvam da mosca branca: Confidor, Actellik, Fufanon.

Variedades

Existem cerca de 70 variedades de alocasia. Todas as plantas deste gênero têm folhas lindas, enormes e brilhantes.

amazônico

Uma planta com uma roseta exuberante de folhas oblongas em forma de coração. As veias brancas são claramente visíveis na superfície.

lixadeira

Planta alta com folhas oblongas em forma de coração. As bordas da placa da folha são em zigue-zague e uma leve nervura é visível de cima.

Lowe

As folhas desta cultura são oblongas, em forma de coração. A placa da folha tem uma borda branca e listras claras.

As folhas desta cultura são oblongas, em forma de coração.

Klobuchkovaya

Alocasia com folhagem verde exuberante. A placa da folha é em forma de coração e tem uma superfície brilhante e ligeiramente inchada.

cobre vermelho

Esta cultura tem folhas ovais, pontiagudas e brilhantes com nervuras visíveis. A placa de folha brilha em verde, rosa, marrom claro.

grande raiz

Esta variedade tem um caule carnudo, no qual grandes folhas verdes brilhantes estão dispostas em ordem regular. O comprimento da folha atinge 1 metro.

Malcheiroso

Planta alta com enormes folhas verdes. A placa foliar é cordada e ligeiramente oblonga.

O Dragão

A cor da folha lembra as escamas do dragão. A lâmina é arredondada, oblonga, ligeiramente inchada, com listras verdes claras entre veios escuros, quase pretos.

vermelho secreto

Esta variedade tem grandes folhas brilhantes com uma superfície ondulada. Coloração - verde prateado, com tonalidade avermelhada.

criança pequena

Alocasia com folhas oblongas e pontiagudas. A lâmina da folha é pontilhada com veias verde-esbranquiçadas.

Venti

Esta cultura tem folhas largas em forma de coração. A cor da folha de platina é esverdeada acima e vermelho escuro abaixo.

veludo cotelê preto

Alocasia tem folhas arredondadas com ponta pontiaguda. A lâmina foliar é aveludada, verde escura, com nervuras brancas.

A lâmina foliar é aveludada, verde escura, com nervuras brancas.

Polly

É uma planta baixa com uma roseta exuberante de folhas basais em pecíolos longos. A placa da folha tem a forma de uma flecha, seu comprimento é de quase 50 centímetros, grandes veias brancas são claramente visíveis de cima.

Amazonas

As folhas são alongadas, brilhantes, verdes, com borda branca e veios claros. As bordas são onduladas, como as das folhas de carvalho.

Recursos de conteúdo sazonal

No final do outono, começa um período de dormência, que dura todo o inverno. A alocasia pode ser retirada do parapeito da janela, regada com menos frequência, não fertilize com nada. Na primavera, a planta é novamente exposta ao sol mais próximo, regada abundantemente, pulverizada e alimentada a cada 2 semanas.

Sobre o veneno de uma flor

Todas as partes desta planta são venenosas. O suco de alocasia irrita a pele. Uma vez dentro, pode levar a envenenamento, causar paralisia e parada respiratória.

Propriedades médicas

Esta planta também tem propriedades medicinais. Uma decocção de folhas é usada como agente anestésico e aumenta a imunidade. Microdoses desta planta venenosa destroem células cancerígenas jovens. É verdade que você precisa seguir a dosagem correta, senão o remédio vira veneno.

Dicas e truques de jardineiros experientes

Ao cultivar alocasia em casa, você deve seguir estas dicas:

  • a terra do vaso deve estar sempre úmida;
  • a cada 2 anos é aconselhável transplantar a alocasia para um novo vaso;
  • é melhor não guardar a planta no viveiro;
  • se a alocasia estiver no parapeito da janela, deve ser sombreada ao meio-dia, protegendo-a da luz solar direta.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha