Regras para cuidar de amarílis após a floração em casa
A requintadamente bela amarílis floresce uma vez por ano, enchendo a sala com uma fragrância delicada. Um caule forte levanta inflorescências com botões brilhantes em forma de lírio. Cuidar da planta dificilmente pode ser chamado de simples, mas os amantes não poupam esforços para apreciar a rara beleza. Considere como cultivar amarílis, que tipo de cuidado doméstico a planta precisa após a floração, para que os poderosos caules das flores subam novamente.
Descrição e peculiaridades da planta
Amaryllis descrito (Amaryllis) por Karl Linnaeus, que separou uma planta semelhante a lírio em uma família separada de Amaryllis. Os ancestrais naturais da beleza quente vêm da África do Sul.
Esta herbácea perene é uma planta bulbosa. A lâmpada mede entre 6 e 12 centímetros. As folhas são estreitas (2-3 centímetros) e longas, dispostas aos pares.Durante a floração, a folhagem está quase ausente - toda a planta consiste em 2-3 hastes nas quais existem flores. O número de botões é de 4 a 12 em cada haste. A cor das pétalas varia do branco ao vermelho. A floração dura 2 semanas. Se você cuidar da amarílis, mantendo a temperatura e a umidade, as flores duram até 3 semanas.
Referência: Amaryllis distingue-se do semelhante hippeastrum por um caule sem cavidade, um bolbo alongado e um aroma agradável e tangível.
Condições de detenção
Ao cuidar de uma flor, não se deve esquecer que as condições de detenção são claramente divididas em períodos. Durante uma estação de crescimento ativa e durante um período de dormência, diferentes condições devem ser mantidas - isso garantirá a floração.
Iluminação
A flor precisa de iluminação diurna de longo prazo - até 16 horas. Soleiras voltadas para sudoeste e sudeste são ideais. Amaryllis são protegidos da luz solar direta.
umidade do ar
A flor não precisa de umidificação especial do ar, tem umidade suficiente da paleta. As folhas e o caule são periodicamente limpos com uma esponja úmida para remover a poeira. É umidade extra.
Apoiar
Na maioria dos casos, não é necessário sustentar a flor - o caule é forte. O suporte é feito quando o pedúnculo é dobrado ou inclinado, a panela é frequentemente movida e girada.
Solo e capacidade
A amarílis é plantada em vasos de pequeno diâmetro (5 centímetros a mais que o diâmetro do bulbo) e profundidade considerável. A drenagem é colocada no fundo por 2-3 centímetros. É melhor escolher vasos pesados para que o pedúnculo poderoso não encha o recipiente com a planta.

Para o plantio, eles compram misturas de solo prontas para plantas bulbosas ou preparam a terra por conta própria.Composição - turfa, mistura de folhas, 2 partes de areia, 1 parte de húmus.
Recursos de cuidados sazonais
Considere as características do ciclo de vida da amarílis em diferentes estações e as regras de manutenção associadas para as estações.
Primavera
No final do inverno, no início da primavera, as amarílis descansadas são colocadas na luz e começam a manter as condições para a retomada da vegetação. Rega, calor, luz despertam os bulbos, a folhagem cresce, começa a formação dos pedúnculos . Caso tenha que caçar uma flor em uma determinada data, os vasos são retirados 2 meses antes do horário desejado. Na primavera, os fertilizantes são aplicados ativamente, regados e hidratados com amarílis.
Verão
Desde o início do verão, regar amarílis é necessário quando o solo seca. O número de curativos é registrado - uma vez a cada 2 semanas. A quantidade de adubação nitrogenada é reduzida para não danificar os bulbos.
Outono
Em setembro, a alimentação é interrompida, a quantidade e a intensidade da rega são gradualmente reduzidas. Em meados de novembro, inicia-se um período seco para a amarílis - quase não precisa de água. A folhagem seca gradativamente, as folhas amareladas não devem ser cortadas - elas devem dar força ao bulbo. Se algumas folhas não morrem por muito tempo, elas são simplesmente dobradas no chão.
Inverno
Com o início de dezembro, os vasos com bulbos adormecidos são removidos para locais frescos e escuros com temperatura de 6 a 10 °. Os bulbos hibernam no solo e não são colhidos. Para garantir a sobrevivência em ambientes muito secos, o solo é levemente umedecido uma vez por mês. A hibernação dura 2-2,5 meses.
período de dormência
Após a floração, a parte verde morre gradualmente, o vaso é removido para um local fresco e escuro (6-10°). Lá, a lâmpada descansará por 2 a 2,5 meses.

Tamanho
O pedúnculo e as folhas são cortadas quando completamente secas, ficam amarelo-acastanhadas, não contêm umidade. Se as folhas retiverem umidade, elas são dobradas em direção ao vaso quando enviadas para descansar.
Rejuvenescimento
A amarílis envelhecida pode ser rejuvenescida por divisão. O bulbo, sem retirá-lo do solo, é cortado em 3-4 partes com faca estéril, sem dividi-lo. Cada peça deve ter escamas, uma seção do fundo da raiz, raízes. Os cortes são polvilhados com carvão, pinças (metal, madeira) são inseridas entre as peças. Quando todas as partes começaram a crescer, apareceram folhas - você pode transferir as mudas para recipientes separados.
rega
Regue a planta de acordo com o seguinte esquema:
- a água é despejada em uma panela ou na borda da panela sem tocar na cebola;
- durante a estação de crescimento - à medida que a camada superior seca, evitando a umidade estagnada;
- quando o pedúnculo atinge 10 centímetros, a rega em pequenas porções é realizada em 3-4 dias;
- após a floração - a rega é gradualmente reduzida.
Amaryllis nas férias de inverno hidrata levemente uma vez a cada 1-1,5 meses.
cômoda
A floração abundante não ocorrerá sem cobertura. Amaryllis é fertilizado a cada 2 semanas, alternando misturas minerais e orgânicas. Os fertilizantes nitrogenados são usados com cuidado para evitar a proliferação da parte verde e a queimadura do bulbo. Durante a floração, a fertilização é introduzida na água de irrigação a cada 3-5 dias.
Referência: floristas experientes tentam evitar matéria orgânica para não infectar amarílis com flora e pragas patogênicas.
Polinização
A polinização é realizada para obter sementes transferindo o pólen para os estames de outra planta. Amaryllis pode se autopolinizar anexando a vagem. Levará cerca de um mês e meio para amadurecer.

Características de plantio e transplante
Durante a estação de crescimento, o diâmetro do bulbo aumenta, o substrato do solo se esgota e perde nutrientes. Amaryllis requer transplantes, que são realizados de acordo com as seguintes regras:
- A flor é transplantada a cada 3-4 anos. Os primeiros 2-3 centímetros de solo são renovados todos os anos.
- O transplante é realizado quando a parte verde seca e seca.
- 2-3 dias antes do procedimento, a planta é umedecida.
- A lâmpada é retirada da panela com a terra, retire a terra com cuidado.
- Raízes danificadas são podadas, escamas velhas são removidas do bulbo. As crianças são removidas.
- As áreas nuas da lâmpada são polvilhadas com pó de carvão.
- Eles pegam um pote desinfetado com diâmetro maior do que era - o bulbo não deve atingir 3 centímetros das paredes.
- Coloque a drenagem 2-3 centímetros. Uma almofada de areia é feita sob a cebola.
- O solo é coberto e compactado e o bulbo deve subir um terço da altura do solo.
Se você deseja transplantar um bulbo danificado por uma doença, o material de plantio é embebido por meia hora em uma solução de fungicida ou permanganato de potássio simples. Em seguida, seque bem antes de plantar. O mesmo é feito com as lâmpadas compradas ou adquiridas no exterior.
Ao comprar material de plantio, é dada atenção especial à aparência saudável. As lâmpadas devem estar livres de danos, sinais de podridão e danos mecânicos. O melhor tamanho é de 6 a 7 centímetros de diâmetro.
Métodos de reprodução
Você pode multiplicar uma planta de 3 maneiras, que possuem características próprias:
- Sementes. A propagação de sementes raramente é usada, principalmente por criadores, pois a amarílis florescerá somente após 4-5 anos. Quando sementes autocriadas, elas devem ser plantadas o mais rápido possível, a germinação diminui durante o armazenamento. Semeado em substrato fértil e colocado em ambiente aquecido (22-26°).
- Divisão do bulbo. Usado para rejuvenescer amarílis caseira. Você só pode dividir uma cebola grande absolutamente saudável.
- Crianças. Durante a estação de crescimento, a amarílis cuida sozinha da reprodução, criando os filhos. A prole dá flores saudáveis com bom cuidado. Os bulbos são cuidadosamente separados, transferidos para pequenos recipientes com uma mistura de areia e perlita até que as raízes cresçam. Em seguida, transferidos para vasos permanentes. A amarílis jovem floresce em 2-3 anos.
O mais popular é plantar amarílis com crianças crescidas. A planta tem uma boa taxa de sobrevivência, a planta floresce no menor tempo.
Resolver problemas comuns
Doenças, pragas e violações das condições de detenção têm um efeito negativo no aparecimento de amarílis, retardam a estação de crescimento e muitas vezes impedem a floração. Vamos considerar os problemas e possíveis soluções.

erros de cuidado
Se as condições de detenção forem violadas, a amarílis parece murcha e negligenciada, a folhagem murcha, o pedúnculo cresce lentamente, com um pequeno número de botões enfraquecidos.
As folhas estão murchando
O desbaste das folhas causa um excesso de luz. A planta é protegida do sol, ligeiramente sombreada.
escurecimento das flores
O ar frio e excessivamente úmido faz com que as flores escureçam. Para resolver o problema, a rega é reduzida, a temperatura do ar na sala é elevada acima de 18-20 °.
crescimento lento
A desaceleração do desenvolvimento é causada pela falta de luz, umidade, alimentação, danos causados por doenças e pragas. A padronização do atendimento e tratamento é necessária dependendo do problema.
pontos brancos
Em caso de infecção por cochonilha, aparecem manchas brancas na parte verde. O tratamento é feito com inseticidas.
podridão de bulbo
Os bulbos apodrecem com excesso de umidade, pragas e doenças fúngicas. A solução é normalizar a irrigação, o tratamento com inseticidas, fungicidas.
manchas marrons
Manchas de cor marrom-amarelada são vestígios da influência do falso escudo. Amaryllis é tratada com inseticidas, remédios populares.
folhas amarelas
O excesso de umidade e uma infestação de pulgões podem causar folhagem amarela. Reduzir a rega, combater a praga.

doenças
A maioria das doenças é causada por infecções fúngicas de bulbos e do solo. A rega excessiva provoca o desenvolvimento de doenças de amarílis.
antracnose
Os sintomas são manchas marrons e secas nas pontas das folhas. Tratamento - substituição do solo, fungicidas.
estagonosporose
Sinais de podridão vermelha - estrias e manchas no bulbo, depois na folhagem, vermelho-alaranjado. Tratamento - retirada do bulbo, poda, curativo com fungicidas.
podridão cinzenta
Os sinais são manchas acinzentadas na folhagem. Tratamento - tratamento com fungicidas.
Importante: em caso de danos graves ao bulbo de amarílis, é melhor destruí-lo - isso evitará a infecção de outras plantas.
podridão da raiz
Sinais - deformação, manchas no bulbo, murchamento da parte verde. Tratamento - poda de tecido saudável, tratamento fungicida.
Fusarium
Nome científico da podridão radicular, doença causada por fungos do gênero Fusarium.
pragas
Pragas de bulbos são particularmente perigosas para amarílis. A infecção permanece indetectável por um longo período de tempo, durante o qual o dano geralmente se torna irreversível.
A planta deve ser destruída para que as culturas vizinhas não sejam infectadas.
ácaro da cebola
A praga come os bulbos. Geralmente é encontrado quando a parte verde começa a desbotar. É difícil combater o carrapato, a planta costuma morrer.

escudo falso
Focas marrons e manchas na folhagem são vestígios de escudo falso. Para lidar com a praga, o tratamento com água e sabão, preparações Aktellik, Aktara ajudará.
pulgão
Folhas amarelas enfraquecidas são o resultado de uma infestação de pulgões. As pragas são removidas manualmente, usando inseticidas ou remédios populares.
cochonilha
O algodão branco florescendo na vegetação é um sinal de uma lesão de cochonilha. A folhagem fica pegajosa, deformada. Remoção física e inseticidas ajudam.
tripes
Listras, manchas, buracos na folhagem deixam tripes na amarílis. Este é um tipo comum de praga, que é combatido com uma dupla aplicação de inseticidas - Aktellika, Karate, Intavira.
Aranha
Com baixa umidade do ar, um ácaro se multiplica rapidamente na amarílis, que pode ser vista por uma fina malha sob as folhas. Tratamento - inseticidas, aumento da umidade do ar.
bug amarílis
A praga branca se esconde nas escamas da cebola, comendo os tecidos. É necessário retirar a bolha, extirpar o dano, tratar com medicamentos.
Leopardo
Um inseto branco pode ser encontrado no chão. Para a destruição, será necessário substituir a camada superior do solo, decapagem com inseticidas e limitar a rega.
variedades populares
Os criadores oferecem aos floristas muitos híbridos de amarílis das formas mais requintadas com floração abundante.

Ninfa
Amarílis com exuberantes flores de peônia com diâmetro de 22 a 25 centímetros. A pupa tem até 3 pedúnculos.
Leão vermelho
Red Lion floresce em grandes flores vermelhas com belos veios em um tom mais escuro.
Fé
As flores rosa peroladas com pétalas brancas são delicadas e tocantes.
macarena
As pétalas vermelhas de flores exuberantes são pintadas com listras brancas.
Durban
Uma flor em forma de sino com pétalas vermelhas - um traço branco desce do centro da base.
parker
Bright Parker tem pétalas rosa-púrpura, no meio há listras amareladas e estames.
Rainha do gelo
As flores brancas como a neve da Rainha da Neve brilham com um leve brilho nas pétalas.
sonho duplo
As elegantes flores de várias pétalas têm uma rica tonalidade rosa-coral. Nas bordas há traços brancos.

Ferrari
A cor ardente das pétalas da Ferrari é destacada no centro. Os estames amarelos matizam o tom vermelho.
Minerva
Minerva tem flores exuberantes com uma borda vermelha ao longo da borda, o meio é branco com pequenos toques de verde pálido.
Dicas e truques adicionais
Os floricultores inexperientes serão ajudados pelos conselhos de amantes experientes de amarílis:
- O grande diâmetro do vaso, o excesso de espaço livre estimulam a reprodução do bulbo. Ela cria filhos, não há mais força para florescer.
- A lâmpada não deve ser enterrada - isso interfere no crescimento do pedúnculo.
- Se não for possível fornecer luz natural, a flor é iluminada com lâmpadas fluorescentes.
- A alimentação ativa suporta o crescimento do pedúnculo, fornecendo um grande número de botões.
- Sem descanso em local escuro e fresco, o bulbo não ganhará força para posterior floração.
- Os bulbos danificados por pragas e doenças devem ser completamente curados antes do plantio.
- Ao transplantar e limpar as lâmpadas, deve-se usar luvas - os tecidos contêm veneno perigoso para os seres humanos.
- Com um grande número de amarílis, você precisa fornecer prateleiras convenientes para armazenamento no inverno em ótimas condições.
Se o bulbo crescer muito rápido, não espere 3 anos para transferi-lo para um recipiente grande. A planta deve ser transplantada mais cedo para garantir uma estação de crescimento confortável.
Todas as dificuldades de cuidar de amarílis são recompensadas com lindas flores, orgulhosamente posicionadas em um caule longo e denso. Os criadores criaram verdadeiras obras-primas - formas brilhantes, exuberantes e requintadas e tons de híbridos que decoram os apartamentos não apenas com sua aparência, mas também com um aroma agradável. Com os devidos cuidados, a amarílis irá deliciar-se com uma floração abundante durante muitos anos.


