Como fazer um slide alpino com suas próprias mãos, uma visão geral de flores e plantas

Os proprietários de chalés de verão e casas particulares se esforçam para tornar seu território não apenas limpo, mas também original, bonito e elegante. Um slide alpino, construído com suas próprias mãos, lida com essa tarefa da melhor maneira possível. Parece exótico, puro. E pela originalidade, você pode experimentar a escolha de plantas e flores, criar suas próprias composições. Pode haver muitas opções para criar tal elemento, bem como sua localização, mas existem regras que devem ser seguidas ao construir um slide alpino.

O que é

Um slide alpino é uma cópia em miniatura de uma paisagem montanhosa, decorada com plantas ornamentais e flores. Às vezes, seu dispositivo prevê a presença de pequenos reservatórios e, às vezes, até cachoeiras. Tudo depende da imaginação do proprietário, de suas capacidades e do tamanho da área alocada.Os jardineiros argumentam que não pode haver dois slides idênticos na natureza, cada um deles é o resultado da criação humana e é único à sua maneira.

Os slides alpinos são subdivididos nos seguintes tipos:

  • rochas dobradas artificialmente;
  • dispostos em áreas com declive natural;
  • dispostos em áreas planas com o uso de um grande número de plantas com flores;
  • equipado em áreas planas com grandes pedras e plantas com flores;
  • construído em um local com uma paisagem acidentada;
  • jardim de pedra.

como compor

À primeira vista, fazer um slide alpino e traçar seu plano não é difícil. No entanto, esta questão deve ser abordada com seriedade, levando em consideração muitas nuances, escolhendo cuidadosamente as plantas e a localização. Caso contrário, as qualidades decorativas desejadas não podem ser alcançadas.

Desenvolvendo um plano

O esquema de layout de um slide alpino é a primeira coisa que os proprietários pensam, que desejam adquirir um elemento tão decorativo em seu terreno pessoal. Rochas e pedras caídas são adequadas para decoração apenas quando a estrutura está localizada perto de corpos d'água. Em outros casos, é melhor selecionar pedras brutas e quebradas para decoração.

diagrama de slides

Dependendo da ideia, o slide pode ser de nível único ou multinível. Ao mesmo tempo, as estruturas de suporte devem ser claramente calculadas para que possam suportar não apenas a massa de solo e plantas, mas também vários desastres climáticos. A altura ideal de construção é de 0,5 a 1 m. Recomenda-se que o número de níveis seja ímpar. Para a casa de verão, por via de regra, consistem em 3-5.

Como escolher um lugar no país

A eficácia da estrutura decorativa no local depende da escolha correta do local.Idealmente, deve atrair não apenas os membros da família, mas também convidados, vizinhos e transeuntes.

área de parry

A zona de desvio é chamada de zona de entrada de uma maneira diferente. É ela quem é vista pela primeira vez não só pelos proprietários, mas também pelos convidados. No entanto, não mais do que 6% da área de todo o terreno está alocada para este território, portanto é impraticável construir algo volumoso aqui. O principal nesta área é um caminho conveniente e acesso para um carro. Você pode decorar o local com um slide alpino compacto, mas ao mesmo tempo requintado, que se encaixa efetivamente no projeto paisagístico.

slide alpino

área de entrada

A área de entrada do terreno está localizada a partir do portão central da casa, ao longo de todos os caminhos. Decorá-lo com um escorrega alpino é enfadonho, pois os jardineiros recorrem a combinações de sucesso e complementam a composição com outras plantas. Não faz sentido construir um enorme slide alpino na área de entrada. Não será apenas feio, mas também irracional em termos de alocação de espaço.

Um slide compacto seria apropriado, talvez até com uma pequena fonte.

Área de descanso

A área de lazer tem a menor carga funcional do local. Neste território equipam um mirante, um local para churrasco, uma churrasqueira, um terraço. A sua área é de 10-15% da área total, pelo que existe um local onde as fantasias do proprietário podem vaguear. É neste local que se pode construir um elegante escorregador alpino de tamanho impressionante, equipando-o com uma fonte ou complementando-o com um pequeno reservatório. Se houver um mirante ou terraço, todo o território, incluindo a beleza e as decorações circundantes, deve ser claramente visível a partir deles.

área de descanso

Jardim

É a zona do jardim que ocupa cerca de 75% do território de uma casa particular ou de uma casa de veraneio. O jardim em si é muito bonito, especialmente se for bem cuidado e ajardinado. Decorações adicionais às vezes são até inadequadas. Mas um lindo escorrega alpino com plantas requintadas se tornará um verdadeiro tesouro de jardim. Pequenos corpos de água também serão apropriados aqui, combinados organicamente com a situação e a paisagem.

jardim de pedras

quintal

Normalmente, o quintal é usado para construir dependências e tem a função menos decorativa. Os escorregadores alpinos nesta parte do local não serão muito adequados, pois as dependências ficam melhor escondidas com trepadeiras decorativas, bem como cercas de treliça. No entanto, se houver um grande desejo, você pode construir neste canto. Na maioria das vezes, ele ficará fora de vista e você raramente terá que admirá-lo.

slide alpino

Para as paredes de contenção da cerca

Construir um escorregador alpino nas paredes de contenção da cerca não é a melhor ideia, mas até isso acontece. Este tipo de decoração deve ser combinado organicamente com a paisagem e outras decorações para criar uma impressão agradável. O slide deve ser compacto e bem conservado. Fontes ou corpos d'água, neste caso, serão completamente irrelevantes.

pedras sob a cerca

Como remover Sod corretamente

Antes de proceder à retirada da relva, é necessário, de acordo com o plano elaborado, definir os limites do futuro escorrega (enfiar nas estacas e puxar a corda). Depois disso, eles começam a remover a camada superior do solo a uma profundidade de cerca de 30 cm, deixando-a de lado. Posteriormente, será utilizado para preparar um substrato nutritivo.

Ao remover a grama, é imprescindível remover as raízes das ervas daninhas.

Preparação de base

Depois que a cova é cavada, eles começam a preenchê-la com uma mistura nutritiva de solo, composta por drenagem e solo.

mistura de solo

Recomenda-se usar como drenagem:

  • tijolo quebrado;
  • cascalho;
  • Pedra britada;
  • seixos.

A espessura da camada de drenagem deve ser de cerca de 10-15 cm, dependendo do tamanho das pedras. Em seguida, é necessário despejar areia com uma camada de 5-9 cm e socar bem tudo, depois despejar água para compactar a composição.

drenagem

Se toupeiras ou musaranhos forem encontrados perto do local, uma malha de metal é colocada com antecedência no fundo do poço. Isso ajudará a evitar que a composição desmorone. No caso de arranjo de um escorregador alpino em uma encosta com predominância de solo solto e seco, a drenagem não pode ser feita.

diagrama de construção

Como construir: instruções passo a passo

Ao construir um slide alpino no local, uma certa sequência de ações é observada:

  1. Após a colocação da camada de drenagem, a camada de turfa, húmus, turfa e areia reservada são misturados em partes iguais. Nesse caso, a grama é peneirada ou os rizomas são cuidadosamente selecionados à mão.
  2. Os blocos maiores e mais bonitos são colocados ao longo do perímetro do futuro slide. Devem ser bem estáveis, para isso, se necessário, coloque pequenas pedras de apoio. Geralmente, recomenda-se afundar a fileira inferior de rochas um terço no solo, não apenas para aumentar a estabilidade, mas também para criar um efeito natural.
  3. O trabalho adicional é reduzido a preencher o centro do futuro slide alpino com uma mistura de solo nutriente e, simultaneamente, colocar pedras de tamanho médio, com a ajuda das quais o segundo nível é formado.

Deve-se lembrar que ao construir uma estrutura decorativa deve haver espaço suficiente para o plantio de plantas e flores. No topo do slide, um grande ou dois paralelepípedos médios são instalados para completar a composição.

Plantar plantas e flores

Quando o solo da colina alpina descansa, eles começam a plantar vegetação ornamental. Deve ser selecionado não apenas com base nas preferências estéticas, mas também levando em consideração as condições climáticas. Em alguns casos, as plantas são até plantadas em vasos e colocadas diretamente neles em uma lâmina.

flores

buxo

O buxo é uma planta ornamental de crescimento lento. Tolera bem a poda, o arbusto é fácil de dar a forma desejada. Seu tamanho compacto permite que seja cultivado mesmo em pequenos slides alpinos. A planta não possui alta resistência ao gelo, no inverno precisa de proteção especial. É melhor plantar buxo em um local sombreado.

buxo

Thuja

Hoje, muitas variedades e variedades de thuja são conhecidas, no entanto, para o projeto de um jardim de pedras, a preferência é dada apenas a plantas de baixo crescimento. A maioria deles tem altos indicadores de resistência ao gelo e é fácil de cuidar. Os Tui decoram o local com sua vegetação o ano todo.

thuja verde

Zimbro

Se você deseja plantar plantas perenes em uma colina alpina, não deve ignorar o zimbro. Além de sua bela aparência, esta planta vai encher o ar ao seu redor com um aroma agradável e inusitado. Nesse caso, formas anãs de um arbusto perene devem ser escolhidas.

zimbro

Erica gramada

Um pequeno arbusto perene fará as delícias dos proprietários de jardins ornamentais com uma bela floração, que ocorre no final do outono ou no início do inverno. A planta é despretensiosa, cresce bem.Para Erica, é preciso selecionar cuidadosamente os vizinhos para criar excelentes composições.

Erica gramada

Saxífraga

Saxifrage refere-se a plantas despretensiosas, que até um iniciante pode cuidar. São conhecidas muitas variedades que diferem na forma e cor das flores e folhas. O plantio deve ser feito em uma área levemente sombreada para obter as melhores qualidades decorativas. Saxifrage não tolera uma queda de temperatura no inverno abaixo de -12°C.

saxífraga

Subulate Phlox

Uma planta de cobertura de solo incrivelmente bela com pequenas flores de várias cores, exalando um aroma agradável. A floração ocorre no início de junho.

Com os devidos cuidados, a planta florescerá novamente em setembro.

tomilho rastejante

Certifique-se de plantar tomilho rastejante em um slide alpino. Não é apenas uma planta ornamental, mas também medicinal, caracterizada pela simplicidade e cuidado pouco exigente. Várias variedades de tomilho rastejante são agora conhecidas, diferindo na cor das folhas e flores, criadas especificamente para jardins de pedra.

tomilho rastejante

Aubrietta

Uma flor rastejante herbácea perene que se parece com um lindo tapete. As qualidades decorativas são preservadas ao longo do ano. Várias espécies são conhecidas com diferentes tons de flores. A planta é despretensiosa, não precisa de cuidados especiais.

aubrietta

lobular

Uma planta ornamental que pode ser facilmente cultivada a partir de sementes, mesmo por jardineiros novatos. Possui uma rica gama de cores. Não requer cuidados especiais. Somente o plantio incorreto pode levar à diminuição da decoração. Embeleza o tobogã alpino com sua floração durante toda a temporada.

lobular

Conclusão da criação

Quando a criação de um slide alpino chega ao fim, ele é decorado com pequenas pedras, seixos ou entulho.Você pode usar estatuetas de jardim, lanternas como decoração.

Como instalar um lago em miniatura: um guia

Belos slides alpinos são obtidos se a composição for complementada com um pequeno lago. Você pode construí-lo com um pneu velho de um trator ou caminhão.

pequeno lago

Deve ser cavado no solo, e o fundo deve ser coberto com uma camada de polietileno, cujas bordas são arrancadas e fixadas com pedras. As bordas do pneu são decoradas com meios improvisados, usando toda a imaginação.

Se as dimensões do jardim ornamental permitirem, a bacia é construída da mesma forma a partir de um banho antigo. Não é difícil trocar a água nele: basta retirar o bujão e o líquido irá para o ralo.

lagoa do quintal

Como organizar adequadamente a drenagem

Em um pequeno rochedo, a camada de drenagem tem cerca de 10 cm de espessura e utiliza principalmente brita fina.

Se o solo no local for arenoso e seco, a drenagem pode ser removida.

Ao organizar grandes jardins de pedras, a espessura da camada de drenagem é de pelo menos 15 cm, tijolos quebrados, pequenas pedras selvagens, cascalho e grandes britas são usados ​​como materiais.

tijolo quebrado

Como fazer um slide com uma cachoeira

Nem todo proprietário é capaz de organizar um slide alpino com uma cachoeira. Isso requer não apenas experiência e certas habilidades, mas também equipamentos especiais:

  • caixa d'água ou banheira velha;
  • uma bomba ou bomba para uma lagoa;
  • tubos flexíveis;
  • filtro de lagoa.

pequena cachoeira

Na parte inferior do rochedo, é cavado um poço do tamanho necessário no qual a água será coletada. O fundo é coberto com um filme ou uma banheira velha é instalada nele.Os canos e a bomba ficam escondidos na própria estrutura do escorregador para que você possa acessá-los no momento certo sem destruir a estrutura.

filme da lagoa

Variedades de design de pedras ornamentais

O design, a forma e o tamanho do jardim ornamental dependem apenas da imaginação, das capacidades do proprietário e da área alocada.

Com um fluxo

Esta versão do slide alpino será ideal para áreas com desníveis naturais da superfície terrestre. A margem do riacho é decorada com plantas que gostam de umidade.

fluxo de pedras

encostas das montanhas

Você pode criar encostas de montanha em seu próprio local se organizar a base do escorregador alpino com pedras grandes e usar pedras médias e pequenas no meio e no topo. As encostas são decoradas com flores e coníferas.

deslizar com pedras

pequeno pântano

Excelente opção para terrenos com ilha pantanosa. Se não foi possível drená-lo, você pode transformar essa desvantagem em um belo jardim de pedras. Resta escolher as plantas certas, cavar uma cova compacta e cercá-la com seixos, areia e pedras.

pântano

prado alpino

Criar tal jardim de pedras não é difícil, mesmo para um jardineiro inexperiente. Um prado verde com grama sedosa e flores brilhantes se transforma suavemente em uma encosta de montanha com a mesma bela vegetação e pedras.

prado alpino

ravina da floresta

Para criar tal jardim ornamental em um site, você precisa de uma paisagem adequada. Uma pequena ravina servirá de suporte às pedras, entre as quais são plantadas plantas que não necessitam de luz solar. Além das coníferas, são plantados bordo japonês, samambaia ou zimbro.

A vegetação perene combina bem com todos os outros arbustos e flores que podem crescer nessas condições.

jardim de pedras

Jardim japonês

Este tipo de rochedo é recomendado para os amantes da beleza natural e das reflexões filosóficas. Nesse caso, você precisa de um mínimo de materiais.O principal é a escolha de uma boa localização e boa vegetação. Algumas coníferas são plantadas no local, e o espaço entre elas é preenchido com pequenas pedras, entre as quais é plantado buxo.

Jardim japonês

Dicas e truques para iniciantes

Via de regra, os residentes de verão novatos que desejam criar um canto aconchegante para relaxar no local recorrem às ferramentas e materiais disponíveis. Deve-se ter em mente que o slide alpino é construído exclusivamente com materiais de construção naturais. Uma exceção pode ser estruturas com cachoeiras ou corpos d'água. Mesmo assim, tudo deve parecer natural.

O caminho que leva ao jardim ornamental, forrado de tijolos, ficará ótimo. Também seria apropriado colocar bancos, uma mesa ou um gazebo de verão nas proximidades. Os edifícios devem se encaixar organicamente no conjunto criado. O slide Alpine é posicionado de forma que esteja sempre à vista.

Regras de cuidado

Um slide alpino requer cuidados e atenção regulares. Na primavera, é limpo de folhas caídas e velha vegetação morta. Além disso, eles monitoram a posição estável das pedras. Se necessário, adicione solo, que pode ser coletado no jardim.

paisagismo

No verão, as plantas precisam ser replantadas, regadas e fertilizadas. Alguns deles precisam ser aparados e decorativos. Antes do início do frio, o jardim de pedras é preparado para o inverno, coberto com ramos de abeto.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha