Instruções sobre como consertar e substituir a tela da TV com suas próprias mãos

Danos mecânicos ou falha de componentes internos da TV requerem reparo da tela. A capacidade de restaurar a funcionalidade e a aparência da tela depende da condição do dispositivo e das características do mau funcionamento específico.

pode ser consertado

As televisões de LCD são comuns e estão instaladas em muitos apartamentos. A popularidade dos dispositivos se deve às imagens de alta qualidade adequadas para a visualização de conteúdo moderno. Fazendo a pergunta se é possível consertar o painel LCD, você precisa fazer um diagnóstico e entender as nuances da TV.

O principal componente da tela é uma matriz contendo um grande número de partículas preenchidas com uma mistura de xenônio e neon. Os semicondutores são colocados ao longo do perímetro da matriz. Durante a operação do dispositivo, a eletricidade passa pelo meio gasoso e forma luz ultravioleta, iluminando os fósforos. Por meio desse processo, as células individuais são destacadas em cores diferentes.

Todos os componentes da tela estão localizados em um espaço compacto entre os planos, que são feitos de um tipo especial de vidro.

Ao diagnosticar uma tela de TV, você precisa determinar o tipo de falha. As falhas mais comuns são:

  • a formação de fortes defeitos causados ​​por tensões mecânicas externas;
  • violação da imagem transmitida devido à entrada de líquido;
  • arranhões e micro rachaduras na superfície da tela.

Se a tela estiver muito danificada e a integridade da matriz for violada, a mistura de gás começará a vazar e será impossível consertar o aparelho. A única saída nesta situação é comprar e substituir o dado. Como o custo de uma nova matriz é alto e comparável aos preços das TVs, vale a pena considerar imediatamente a possibilidade de comprar um novo aparelho.

tela quebrada

Pequenos arranhões que não afetam o estado da matriz podem ser removidos por você mesmo. Para fazer isso, limpe a superfície com uma solução fraca de álcool etílico ou um agente especial destinado a monitores de cristal líquido.

Como escolher uma nova tela

Quando uma tela de televisão LCD precisa ser substituída, um novo componente é selecionado com base em vários critérios. Em particular, é importante considerar:

  1. Tamanho da tela. Antes de substituir a matriz, meça o comprimento e a largura da peça a ser substituída. Caso contrário, a instalação não será possível.
  2. A qualidade da imagem transmitida. Os fabricantes oferecem um grande número de matrizes que diferem no número de fósforos. A qualidade da imagem aumenta com a resolução máxima da tela.
  3. Preço. Como regra, as novas telas de televisão são vendidas a preços inflacionados, por isso nem sempre é aconselhável repará-las.

Como substituir corretamente

O procedimento de substituição da matriz depende do modelo de TV específico. As diferenças no procedimento de desmontagem e instalação de um novo elemento estão associadas ao design desigual dos dispositivos.Parafusos ou travas são usados ​​\u200b\u200bcomo elementos de fixação. A desmontagem da TV é realizada pela frente ou por trás.

substituição de matriz

Com acesso frontal, as travas que prendem o revestimento do painel da TV são extraídas. Depois de desapertar as travas, é aberto o acesso à matriz, que é aparafusada ao gabinete. Para desmontar, remova as fixações da parede traseira, instale um novo componente e monte novamente na ordem inversa.

Para acesso traseiro, desparafuse todas as travas na parte traseira da TV e remova o suporte.

Como são usados ​​parafusos de comprimentos diferentes no gabinete, vale a pena lembrar sua localização. Depois de desmontar a caixa, resta remover as matrizes e instalar uma nova tela.

O procedimento de instalação da matriz em si não é particularmente difícil, mas é importante seguir a sequência de ações. Especificamente, as seguintes etapas devem ser seguidas:

  1. Após a desmontagem da caixa, fica visível uma matriz na qual são fixados os cartões eletrônicos e os cabos. Os componentes são desligados depois de tirar uma foto de sua localização.
  2. Desconecte os cabos ao longo do perímetro da TV. Em alguns tipos de dispositivos, os cabos ficam ocultos sob o chassi.
  3. Depois de retirada a matriz, ela é colocada ao lado da reparável e os módulos e placas eletrônicas são transferidos um a um. Imediatamente após a transferência da placa, um loop correspondente é conectado a ela.
  4. Quando um conjunto de módulos é conectado, a caixa é montada e a funcionalidade da tela é verificada.

módulos de tela

Para que o dispositivo funcione corretamente, pode ser necessário casar a nova matriz com os módulos. Para fazer isso, você precisa ligar a TV, ir para as configurações e iniciar a função correspondente.O processo detalhado é descrito nas instruções anexas à técnica e pode variar um pouco.

Quando entrar em contato com um especialista

Em alguns casos, não é possível reparar ou substituir componentes da TV de forma independente. A melhor solução para o problema nessas situações é buscar ajuda profissional em centros de serviços oficiais e oficinas particulares. Recomenda-se procurar os serviços de especialistas se:

  • a tela está gravemente danificada e os componentes internos do dispositivo são afetados;
  • não há experiência prática do reparo e confiança na execução correta do reparo;
  • a substituição requer peças raras que não podem ser encontradas sozinhas em lojas de eletrônicos;
  • Foi feita uma tentativa de reparo, mas a exibição não pôde ser restaurada.

Consertar uma TV em centros de serviço custará mais do que consertá-la você mesmo, mas entrar em contato com um especialista tem várias vantagens.

A principal vantagem é a alta probabilidade de reparos bem-sucedidos e diagnósticos preliminares abrangentes usando equipamentos especializados. Outra vantagem do reparo profissional é a seleção rápida dos componentes necessários e o reparo imediato com garantia de qualidade.

reparação profissional

O que determina o custo

Os custos de reparo variam muito. O custo exato da reforma de uma TV depende de sua condição, do tipo de falha e do custo dos componentes individuais a serem substituídos. A forma mais econômica de consertar uma TV é fazer o trabalho de forma independente sem o envolvimento de especialistas, mas nessa situação existe o risco de cometer um erro e causar novas avarias.

Dicas e truques de especialistas

Antes de começar a consertar sua TV, você deve se familiarizar com as recomendações dos especialistas, pois em algumas situações o mau funcionamento não está associado a avarias graves. Se o dispositivo não estiver visualmente danificado e não exibir uma imagem, o problema pode ser um dos seguintes:

  1. Falta de energia elétrica na tomada. O motivo provável são as máquinas desligadas no medidor ou um desligamento planejado.
  2. Pilhas gastas no controle remoto. A TV pode estar em perfeitas condições de funcionamento, mas não liga devido a pilhas gastas. Vale tentar ligar a TV através do botão no painel para verificar esta opção.
  3. Disparo do relé de proteção. O componente liga quando a tensão muda repentinamente. Uma característica é o aparecimento de uma imagem preta por alguns segundos, após o que tudo se normaliza.
  4. Luz de fundo queimada. Se a TV não transmitir uma imagem, mas ouvir um som, significa que o inversor ou as lâmpadas da luz de fundo queimaram. O problema é resolvido substituindo os componentes.
  5. Sem sinais. O mau funcionamento de uma antena ou decodificador digital muitas vezes leva à ausência de imagem na tela da TV.

Regras de funcionamento

Para reduzir a probabilidade de mau funcionamento, você deve usar o equipamento corretamente. É importante evitar o estresse mecânico e o contato da tela com o líquido. É melhor limpar a tela com um pano macio e levemente úmido com produtos especiais.

Se a TV estiver quebrada, tome cuidado para não danificar os componentes internos. Caso contrário, o custo dos reparos pode aumentar significativamente.Depois de danificar a TV, é necessário remover partes da tela e realizar o diagnóstico.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha