Regras para cultivar e cuidar do paquipódio em casa

Os floricultores amadores apreciaram a singularidade decorativa das suculentas arbustivas das zonas subtropicais. A popularidade das plantas é facilitada por sua despretensão às condições de detenção. Cuidar do paquipódio em casa se resume a manter um nível mínimo de umidade, o que é importante quando o ar está seco na estação de aquecimento.

Peculiaridades da planta

Pachypodium pertence a suculentas de caule, plantas que podem acumular e reter a umidade em um caule espesso. O habitat são as regiões áridas da Austrália e a ilha de Madagascar. No ambiente natural, alguns tipos de paquipódios podem atingir de 5 a 8 metros. Essas suculentas se assemelham externamente a representantes da zona subtropical e são chamadas de palmeira de Madagascar.

Na cultura, os paquipódios crescem até 30-90 centímetros, podem ter:

  • um barril;
  • com ramificação;
  • várias hastes;
  • com pontas;
  • sem espinhos.

As plantas são caracterizadas pela presença de uma roseta de folhas no topo. Os espinhos são coletados em cachos de 2 a 3 peças e estão localizados ao redor do tronco em anéis ou espirais. O suco é venenoso. Pachypodiums começam a florescer quando têm 6-7 anos de idade.

Com o envelhecimento da câmara, os botões aparecem se as condições de conservação forem próximas do natural.

Principais variedades

Devido ao seu cuidado decorativo e despretensioso, os paquipódios estão se tornando cada vez mais populares entre os floricultores amadores.

O mar

Em condições internas, a altura do paquipódio em forma de árvore não ultrapassa meio metro. O tronco é reto, em forma de garrafa, acidentado. Cada tubérculo tem 3 espinhos longos e fortes. Na parte superior, forma-se uma roseta de grandes folhas lanceoladas. 3 espinhos também crescem sob cada placa de folha. A lamera é decorada com flores branco-creme ou rosa-branco de até 5-6 centímetros de diâmetro.

Flor bonita

Zhayi

Uma árvore espinhosa cresce até 60 centímetros por dentro. Externamente, o paquipódio se assemelha a um lamer. A diferença entre as espécies são placas foliares mais estreitas, arranjo espiralado de espinhos duplos, flores com corola branca e miolo amarelo.

haste curta

Pachypodium, dotado da propriedade de mimetismo, parece um pedaço de pedra cinza. O tamanho máximo de um tronco espinhoso tuberoso é de 60 centímetros de altura. Durante a floração, a planta perde pequenas folhas verde-escuras reunidas em rosetas com pedúnculos. As flores são amarelas brilhantes, de tamanho médio.

Saunders

Pachypodium se assemelha a um vegetal de raiz: uma forma arredondada com espinhos esparsos, cor cinza claro, o topo é densamente coberto por folhas largas estreitadas no final. Floresce um branco exuberante.

suculento

Pachypodium se assemelha a um tubérculo de batata germinado de até 15 centímetros de diâmetro, galhos finos crescem do topo da planta. Espinhos, de até 2 centímetros de comprimento, são encontrados apenas nos galhos. Forma da folha - lanceolada, tamanho - 5x1 cm. Os botões florais parecem sinos rosa pálido com uma garganta vermelha brilhante.

flores densas

Pachypodium parece um arbusto: caules espinhosos com ramos espinhosos e rosetas de folhas verde-acinzentadas oblongas (o topo é verde com veios brancos, o fundo é cinza). A altura da planta não excede 45 centímetros. A espessura máxima do tronco pode chegar a 30 centímetros. Durante o período de floração, a suculenta é coberta por flores amarelas brilhantes de até 3 centímetros de diâmetro.

horombense

O tronco grosso e baixo do paquipódio tem protuberâncias cobertas por espinhos poderosos, no topo dos quais se formam rosetas de folhas oblongas. Caules longos com grandes flores amarelas erguem-se da parte central das rosetas.

Caules longos com grandes flores amarelas erguem-se da parte central das rosetas.

Yuzhny

Em condições internas, o paquipódio cresce até 1 metro. A suculenta arbórea tem um tronco liso marrom-acinzentado; uma densa coroa de folhas verdes alongadas cobre o topo. Grandes flores rosa com um coração vermelho exalam um aroma agradável.

Roseta

No tronco carnudo do paquipódio, ramos grossos com numerosos espinhos erguem-se verticalmente para cima. No topo dos galhos crescem folhas densas e alongadas, reunidas em uma roseta ou espiral. As inflorescências são coletadas em cachos de 2-3 flores amarelas tubulares.

Rutemberg

Pachypodium em condições internas cresce até 60 centímetros. O caule em forma de garrafa tem uma coroa de muitos ramos encurtados. A planta inteira é densamente coberta de espinhos. As rosetas brilhantes nas pontas dos galhos são levantadas.Nas inflorescências existem 3-4 grandes flores brancas tubulares.

Condições de detenção

Pachypodiums pertencem a plantas que não são difíceis de cuidar.

Iluminação

Os paquipódios preferem a luz solar intensa, não têm medo da luz solar direta. Resiste a plantas e sombra parcial. Nuances a considerar ao criar suculentas:

  1. As plantas devem ser levadas ao ar fresco e ao sol após o inverno para restaurar a fotossíntese.
  2. As suculentas devem ser expostas à radiação, aumentando gradativamente o tempo de exposição ao sol.
  3. Os paquipódios, que estão constantemente em um local sombreado, diminuem, não florescem.

Vasos com paquipódios interiores devem ser colocados nos pontos cardeais leste, oeste, sul e intermediários.

regime de temperatura

Os arbustos Pachypodium gostam de ar fresco, mas são sensíveis a correntes de ar. Na primavera-verão, as temperaturas são favoráveis ​​para eles, variando de 18 a 28 graus.

Os arbustos Pachypodium gostam de ar fresco, mas são sensíveis a correntes de ar.

modo de rega

Em condições naturais, o paquipódio não recebe excesso de umidade. Portanto, se o solo estiver encharcado, a suculenta perde sua folhagem ou cresce, perdendo seu efeito decorativo. A perda de folhagem é característica de paquipódios de caule curto, alongamento - para os semelhantes a árvores. Uma falta prolongada de umidade também levará à desumidificação.

umidade do ar

O Pachypodium não requer o cumprimento das condições de umidade do ar. O ar seco durante a estação de aquecimento não tem efeito sobre ele.

cômoda

Para estimular o crescimento, Pachypodiums são alimentados durante a estação de crescimento uma vez por mês. Fertilizantes são usados ​​para alimentar os cactos. A solução nutritiva é adicionada ao solo após a rega.

Priming

A composição ideal da mistura de solo para pachypodium é proporções iguais de folhas, húmus de turfa e areia de quartzo com a adição de turfa e carvão.

período de dormência

Pachypodium descansa de novembro a fevereiro. Durante este período, a rega é reduzida ao mínimo, a iluminação é reduzida e a alimentação é interrompida.

Como plantar e replantar corretamente

Os paquipódios jovens são transplantados anualmente para estimular o ganho de massa de suculentas de crescimento lento... Após 5-6 anos, o procedimento é realizado pela primeira vez, repetido após 3-4 anos. Mude a capacidade e o substrato antes do início da estação de crescimento. O solo mais adequado é levemente ácido, semelhante ao dos cactos. Tijolos quebrados e carvão são adicionados para melhorar a aeração.

Após 5-6 anos, o procedimento é realizado pela primeira vez, repetido após 3-4 anos.

O Pachypodium é transplantado por transbordo, com torrão úmido, se não houver dúvida sobre o estado de seu sistema radicular. Caso contrário, o paquipódio é colocado em uma superfície limpa e as raízes podres e secas são removidas com um instrumento afiado e esterilizado. Polvilhe as feridas com carvão moído.

Métodos de reprodução

Paquipódios são propagados em casa por sementes ou estacas.

sementes

A reprodução generativa leva tempo. As sementes são pressionadas no solo em 0,5 centímetros. O solo é regado a uma profundidade de 2-3 centímetros. Cubra o recipiente com vidro ou filme e coloque ao sol, evitando superaquecimento acima de 20 graus. Quando os brotos eclodem, eles gradualmente se acostumam com o ar fresco, removendo a cobertura protetora por algum tempo.

Paquipódios cultivados mergulham em vasos separados, seguidos de cuidados padrão.

Estacas

Como corte do paquipódio espesso, o processo ramificado é cortado. Do paquipódio em forma de árvore, são retirados 15 centímetros do topo.O sucesso da reprodução depende da ferramenta e da qualidade do substrato. As fatias são polvilhadas com carvão moído. O caule é enterrado no solo, regado e colocado em local bem iluminado.

Características de cuidado durante e após a floração

Durante a floração, a planta é alimentada não 1, mas 2 vezes por mês. A suculenta precisa de mais sol e ar fresco durante esse período. Com o fim da floração, inicia-se a formação das sementes. Pachypodium precisa de mais umidade do solo.

Resolvendo problemas comuns de crescimento

Erros no cuidado, ataques de pragas de plantas de interior se refletem no "bem-estar" da suculenta.

Erros no cuidado, ataques de pragas de plantas de interior se refletem no "bem-estar" da suculenta.

doenças

O alagamento excessivo do ar e do solo leva à infecção fúngica da flor.

mofo

Os esporos de fungos prosperam em um ambiente úmido em temperaturas de até 15 graus. Os primeiros sinais do desenvolvimento do micélio na planta são o aparecimento de manchas cinzentas ou castanhas nas folhas e caules. Com o desenvolvimento da doença, os brotos secam, a folhagem cai.

Para combater o microorganismo patogênico, são utilizados remédios populares e especiais. Na fase inicial, pode-se remover a placa borrifando o tronco e enxugando as folhas com uma infusão de alho, iodo e cinzas. Em caso de danos graves, use, de acordo com as instruções, Metronidazol, Fitosporin.

antracnose

A infecção se torna perceptível quando aparecem manchas marrons arredondadas com uma borda preta. Um ambiente úmido favorece o aparecimento da doença. Posteriormente, um ambiente seco e quente acelera a destruição da planta. As manchas crescem e se aprofundam. Úlceras aparecem nos caules, buracos nas folhas.Se o Pachypodium estiver infectado com antracnose, a planta precisará ser destruída se a infecção fúngica se espalhar para os caules. O tratamento consiste em remover as partes danificadas e tratar as partes saudáveis ​​com preparados de enxofre coloidal ou calda bordalesa.

pragas

As suculentas são suscetíveis a pragas de insetos que preferem solos respiráveis.

verme raiz

A praga infecta as raízes da planta. Sua presença só pode ser determinada com segurança durante o transplante. A luta contra os insetos requer meticulosidade e um longo período.

As raízes são lavadas do chão. As áreas afetadas são cortadas. O tratamento inseticida é realizado em 3 etapas, ao longo do mês, para destruir completamente os descendentes de pragas.

Sua presença só pode ser determinada com segurança durante o transplante.

nematóide da raiz

O sistema radicular da planta quando atacado por nematóides se esgota e morre com o tempo, o que leva à morte da suculenta. Os vermes podem ser encontrados apenas durante o transplante Medidas de controle: espalhar o solo com nematicidas vegetais e químicos, borrifar as raízes em água a 55 graus.

Aranha

Sinais de um ácaro estão secando nas folhas, o aparecimento de teias de aranha. O carrapato é removido por tratamento com sabão-álcool, solução de alho, agentes biológicos.

Escudo

Pequenos insetos que se instalaram nos brotos espinhosos e placas foliares de Pachypodium podem ser eliminados apenas por tratamento oportuno com inseticidas entéricos de contato.

tripes

Os insetos infectam a parte inferior das folhas sugando a seiva das células. Baixa umidade e altas temperaturas são condições favoráveis. Um aumento temporário no nível de umidade no ar e no solo impedirá a propagação da praga. Preparações químicas para tripes: Vertimek, Evisect.

erros de cuidado

Para criar condições favoráveis ​​ao desenvolvimento das suculentas, evite encharcar o solo, principalmente no inverno, a localização do vaso sob corrente de ar e sombra.

Dicas e truques adicionais

O solo, preparado de forma independente, deve ser peneirado, cozido no vapor a uma temperatura de 55 graus. A areia do rio também é lavada, peneirada e calcinada. Os vasos nos quais será feito o transplante devem ser lavados com água morna e detergentes.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha