Regras para plantar e cuidar da orquídea dendrobium em casa
Cuidar da orquídea dendrobium em casa é do interesse de muitos jardineiros. É uma pequena espécie vegetal que pertence às epífitas. No entanto, a cultura cresce bem em solo ou pedras. Esta planta é caracterizada por floração abundante e longa. Para obter bons resultados em seu cultivo, vale a pena optar por um cuidado completo.
Descrição e características
É um grande gênero de orquídeas que inclui plantas de diferentes tamanhos e cores. As hastes são fusiformes ou juncos. Eles também têm uma forma cilíndrica. Quando cultivadas em casa, as orquídeas costumam crescer até no máximo 60 centímetros.Dendrobium Nobile é considerado um tipo de cultura amplamente difundido. É caracterizada por caules carnudos, cobertos por longas folhas coriáceas dispostas em 2 fileiras.Cada um dos brotos contém 2-3 flores.
como cuidar
Para que uma cultura se desenvolva normalmente, ela deve receber atenção integral e de qualidade.
regime de temperatura
No verão, a temperatura ideal durante o dia é de + 20-25 graus. À noite, o indicador deve estar em + 16-21 graus. No inverno, não é recomendável ultrapassar a barra diária de +20 graus. À noite, a temperatura máxima deve ser de +18 graus. Este modo é ideal para espécies de orquídeas termofílicas.
Se a planta pertencer a variedades com conteúdo fresco, a temperatura diurna no verão não deve exceder + 15-18 graus e à noite - +12.
Iluminação
Os requisitos de iluminação variam de acordo com a variedade de orquídeas. Além disso, todas as variedades gostam de luz difusa e brilhante. A flor precisa de proteção contra a luz solar direta. Deve-se lembrar que todas as espécies reagem negativamente aos efeitos das correntes de ar.
modo de rega
Na primavera e no verão, as orquídeas requerem rega abundante. Neste caso, recomenda-se evitar a estagnação do líquido no substrato. Isso causará podridão radicular. Para irrigação, vale a pena usar água decantada ou filtrada.

umidade do ar
O cultivo requer alta umidade, que deve ser de 50 a 80%. No verão, recomenda-se manter a planta ao ar livre e borrifar suas folhas o mais rápido possível. No inverno, o recipiente com a cultura deve ser colocado sobre um palete, que se recomenda encher com cascalho úmido.
Transferir
Dendrobium dificilmente tolera transplantes. Portanto, este procedimento deve ser realizado o mais raramente possível - uma vez a cada 3-4 anos. As espécies que florescem na primavera devem ser replantadas imediatamente após a conclusão desse processo.As plantas que florescem no outono são movidas para um novo local à medida que os brotos jovens começam a se desenvolver.
Um vaso não muito grande é adequado para uma planta. Pode ser feito de qualquer material. Algumas pedras pesadas devem ser colocadas no fundo. Disponha uma camada de drenagem por cima. Para isso, recomenda-se o uso de argila expandida ou espuma. Então vale a pena despejar uma casca grande e transferir cuidadosamente a flor para um novo vaso. Os vazios são preenchidos com novo substrato. Para plantar uma planta, você precisa usar solo pronto para orquídeas.
Fertilização e alimentação
Recomenda-se aplicar fertilizantes apenas durante o período de crescimento ativo - de abril a setembro. Este procedimento é realizado a cada 15 dias. Para fazer isso, você pode usar fertilizante líquido para orquídeas. Todos os tipos de dendrobiums termofílicos requerem o uso sistemático de fertilizantes de potássio e fósforo. Esta composição é aplicada uma vez por mês. Recomenda-se alimentar orquídeas frescas com nitrogênio 2-3 vezes por mês.
durante a floração
O período de floração das orquídeas é diferente. Além disso, a duração desse processo é de 2 a 3 meses. Para conseguir um início oportuno da floração, é necessária uma diferença entre as temperaturas noturna e diurna de 5 a 7 graus. A maneira mais fácil de conseguir isso é no verão.

após a floração
Quando a floração terminar, a rega deve ser reduzida gradualmente. Nesse caso, o pedúnculo é cortado e a cultura é transferida para um local fresco. Nesse caso, a cultura poderá relaxar totalmente e ganhar força. No inverno, o arbusto precisa de iluminação adicional. Para isso, certamente é recomendável usar um fitolamp.
Requisitos de vaso e solo
Dendrobium requer um pote espaçoso. Deve ser largo o suficiente. As raízes da planta não participam da fotossíntese, por isso não requer recipiente transparente. Recomenda-se que algumas epífitas com flores desabrochando sejam plantadas em cestos suspensos.
Para uma planta vale a pena usar um substrato padrão, que inclui uma mistura de esfagno, turfa, casca de pinheiro e carvão. Antes do plantio, uma camada de drenagem é colocada no fundo do reservatório, o que ajudará a evitar a umidade estagnada.
Métodos de reprodução
Esse tipo de orquídea se multiplica de diferentes formas, cada uma com suas características.
Divida o mato
Este método pode ser aplicado durante o transplante de cultura. Para isso, uma planta adulta é retirada do recipiente e as raízes são liberadas do substrato. Eles devem ser cuidadosamente desembaraçados e cortados com uma faca afiada. Cada fragmento deve conter 2-3 bulbos maduros e o mesmo número de brotos jovens. A área dos cortes deve ser tratada com piche ou carvão vegetal.
Estacas
Ao mesmo tempo, vale a pena cortar o pseudobulbo da planta-mãe e cortá-lo em estacas. Eles devem ter 10 centímetros de comprimento. Em seguida, pegue um saco e encha-o com musgo esfagno úmido.

Coloque 1-2 estacas dentro e amarre bem. Remova para uma área quente e bem iluminada. As estacas devem ser ventiladas diariamente. Seu enraizamento ocorrerá em 15 a 20 dias. A floração começará em 2-3 anos.
Crianças
Os bebês aparecem na planta na parte superior do pseudobulbo. O método pode ser usado quando as raízes são formadas por pelo menos 5 centímetros.Para cultivar uma orquídea, o bebê deve ser cortado com uma faca afiada e seco ao ar livre por vários dias. É necessário plantar o broto na casca triturada com uma fração de 5 a 10 milímetros.
Com a ajuda de um jovem pseudobulbo
Para reproduzir uma orquídea a partir da planta principal, vale cortar os pseudobulbos e dividi-los em segmentos. Cada um deles deve ter 2-3 entrenós. Os fragmentos resultantes devem ser dobrados em um saco cheio de espuma úmida. Mantenha lá até que as raízes sejam formadas. Em seguida, é permitido mover a planta para o substrato e regá-la bem.
Variedades
Existem diversas variedades dessas orquídeas. Cada um deles tem certas características.
nobre
É uma das culturas mais bonitas. Os pseudobulbos crescem até 50 centímetros. Por 2 anos, pedúnculos com 1-3 flores grandes e brilhantes aparecem neles. Na variedade natural, as pétalas são brancas e as pontas roxas claras.
Os híbridos florescem várias vezes ao ano.
moniliforme
Esta variedade é endêmica do Japão. A altura do arbusto não excede 15 centímetros. Esta variedade é menos exigente para manter. Portanto, é adequado para produtores iniciantes.

espesso
A cultura é caracterizada por exuberantes inflorescências racemosas de até 30 centímetros. Até 50 flores perfumadas podem aparecer lá.
reis
A planta tem caules cilíndricos com folhas largas. Os pedúnculos são cobertos com flores rosa perfumadas. O arbusto cresce o ano todo e floresce de fevereiro a março.
paróquia
Esta epífita é caracterizada por brotos pendentes que chegam a 30 centímetros. As folhas crescem até 7-12 centímetros. Eles se distinguem por uma forma pontiaguda. As flores são de cor púrpura ametista.
Phalaenopsis
As flores desta variedade se assemelham a phalaenopsis.O nome da cultura está ligado a ela. Os pseudobulbos atingem 70 centímetros de comprimento. O grande pedúnculo é decorado com 10 flores bordô, que chegam a 80 milímetros de diâmetro.
Problemas comuns de crescimento
Ao cultivar uma cultura, existe o risco de vários problemas. Para evitar a morte da planta, vale a pena agir a tempo.
As folhas estão ficando amarelas
O amarelecimento das folhas pode ser causado por ataques de insetos nocivos. Além disso, os fatores desencadeantes incluem o envelhecimento da flor, queimaduras químicas e estresse.

Manchas marrons secas
Este sintoma indica um ataque de tripes, carrapatos, cochonilhas. Também se torna uma consequência do aumento da secura do ar ou de uma quantidade excessiva de sal no substrato.
manchas molhadas
O aparecimento de manchas exsudativas nas folhas é resultado da exposição a baixas temperaturas. Em temperaturas abaixo de +20 graus, a pulverização não é recomendada.
apodrecer
Esse sintoma é consequência da entrada de água nas axilas das folhas durante a pulverização. Após os procedimentos, vale enxugar a água nas axilas das folhas.
Falta de floração
A floração pode estar ausente devido à constante falta de luz. Além disso, a causa dos problemas é a falta de flutuações diárias de temperatura.
raízes podres
A umidade excessiva do solo, o uso excessivo de fertilizantes e o déficit hídrico levam ao apodrecimento do sistema radicular. O superaquecimento da cultura e o substrato aglomerado também se tornam fatores provocadores.
pragas
Muitas vezes a orquídea é atacada por pragas. Em tal situação, vale a pena tomar medidas oportunas.
tripes
São pequenos insetos alados que se localizam no dorso das folhas e absorvem a seiva da planta. A folhagem afetada fica amarela e cai. Um banho quente e água com sabão ajudam a controlar os parasitas.

Escudo
As placas, localizadas nas folhas e brotos, ajudam a identificar as pragas. Com isso, a cultura perde sua força e perde suas folhas. A bainha pode ser colhida manualmente de uma orquídea.
Aranha
Quando os carrapatos aparecem nas folhas e galhos da orquídea, surge uma teia fina. Os parasitas absorvem os sucos das plantas. Folhas e pedúnculos danificados morrem.
O peito está nas rachaduras
O aparecimento de rachaduras pode estar associado ao excesso de nitrogênio, flutuações de temperatura, violação do regime de irrigação.
Métodos de estimulação de floração
Para estimular a floração, você deve seguir estas regras:
- Antecipe as flutuações nas temperaturas diurnas e noturnas. A diferença deve ser de 5 a 7 graus.
- Reduza a rega antes da floração. Coloque a orquídea em um local claro ou use iluminação artificial.
- Aplique fertilizantes contendo fósforo.
- Organize um banho quente 2-3 vezes.
Dicas e truques de floristas experientes
Para alcançar o desenvolvimento normal de uma planta, você precisa seguir as recomendações de especialistas experientes:
- regar a planta a tempo;
- aplicar fertilizantes corretamente;
- seguir as recomendações de transplante de cultura;
- proteger o mato de doenças e pragas.
A orquídea dendrobium é uma planta popular que possui excelentes propriedades decorativas.
Para cultivar uma flor com sucesso, vale a pena cuidar dela com qualidade.


