Os 10 principais tipos de prímulas perenes, plantio e cuidado em campo aberto
A verdadeira primavera vem com a floração das prímulas, essas flores delicadas e elegantes são cultivadas como culturas perenes. Plantar uma prímula perene não requer conhecimentos e habilidades especiais do produtor; com o mínimo de cuidado, essas plantas decoram o local com um tapete grosso espetacular. No total, existem cerca de 500 tipos de cultivos, porém, nas condições do clima doméstico, não são cultivados mais de 70.
Descrição e características da planta
A prímula perene pertence ao gênero Primroses e à família de mesmo nome. Na natureza, esta prímula é encontrada na Europa, Ásia Ocidental e Central, crescendo em áreas montanhosas e de planície. Hoje, cerca de 70 espécies são utilizadas na horticultura, a maioria destinada ao cultivo em campo aberto.
Descrição da prímula:
- Planta herbácea perene.
- A raiz é fibrosa.
- Roseta de folhas na base da raiz.
- A superfície das placas foliares é lisa ou enrugada.
- As folhas são presas com pecíolos, mas também há folhas sésseis.
- As flores são coletadas em inflorescências em forma de umbela ou sino.
- A cor das pétalas é monocromática ou bicolor.
- O fruto é uma cápsula contendo pequenas sementes marrons.
- O período de floração estende-se do final de março ao início de junho (dependendo da variedade).
Em um lugar, a prímula perene cresce até 5 anos com os devidos cuidados. Propagado por sementes, estacas e por divisão do mato.
variedades de flores
Apesar das muitas espécies de plantas perenes, apenas algumas ganharam popularidade na horticultura. Isso se deve à sua despretensão às condições de cultivo e aparência espetacular.
Ordinário
Outro nome para esta prímula é sem haste, é considerada uma das mais populares entre os floricultores. Sua altura não ultrapassa 20 cm e o período de floração começa em abril. As placas das folhas são verdes ricas, têm uma ondulação no topo e uma forma oval. A cor das flores é diferente - do branco ao roxo, seu diâmetro varia de 2 a 4 cm.
Prímula de Haller
As encostas das montanhas dos Cárpatos e dos Alpes são consideradas o berço da prímula de Haller. Lá, a prímula escolhe áreas ensolaradas com solo calcário. A altura da planta é de 10 a 30 cm e a cor das pétalas é roxa clara. As primeiras flores encantam com sua aparência, desde os últimos dias de abril.
Primavera
A prímula da primavera, ou medicinal, é caracterizada por flores perfumadas de cor amarela brilhante e baixa altura. Os botões são coletados em inflorescências em umbelas de até 15 cm de diâmetro.
auricular
Este tipo de prímula pertence às coníferas. A espécie em si tem apenas uma cor - amarelo, mas os híbridos são vermelho, branco e verde. A altura dos pedúnculos pode chegar a 25 cm e os botões são coletados em inflorescências em forma de guarda-chuva.
Pequeno
A menor das prímulas, cuja pátria são os Bálcãs e os Cárpatos. O diâmetro das flores rosa-avermelhadas não ultrapassa 3 cm, na aparência lembram pequenas estrelas. O período de floração começa em meados de maio.
Farinha
Os representantes dessa espécie são os de vida mais curta, geralmente são cultivados por 2 anos, então o plantio precisa ser atualizado. A paleta de cores varia do branco ao roxo avermelhado.
Alto
Uma das espécies mais altas de prímula - cresce até 40 cm, o período de floração começa em abril e dura até 45 dias.
cônico invertido
Esta espécie de prímula tem algumas das maiores flores - até 6 cm de diâmetro.
Malvopodobny
Este tipo de prímula é muito apreciado pelos jardineiros pelas suas qualidades decorativas. A flor atinge uma altura de 30 cm e é caracterizada por uma abundância de botões.
japonês
Uma das últimas espécies de floração. O diâmetro dos botões pode chegar a 2 cm e estão localizados em pedúnculos fortes.
Como plantar no chão
Para admirar o tapete de prímulas em flor, as plantas devem ser plantadas com responsabilidade.
Recomendações de tempo
É possível plantar prímulas em campo aberto na primavera e no outono, mas deve-se ter em mente que no primeiro caso as flores aparecerão no próximo ano.
Preparo do solo e sementes
Para a maioria das variedades de prímula, é aconselhável escolher um local levemente sombreado, sendo que apenas algumas espécies preferem a luz do sol durante o dia. O solo fértil é considerado o melhor solo para a prímula. Uma semana antes do plantio, o solo é desenterrado e adicionado esfagno triturado e areia. Se o solo for pobre, adiciona-se esterco.
Esquema de pouso
Para obter um tapete florido, sem buracos e carecas, seguem-se esquemas de plantação: para variedades pequenas, as plantas mantêm uma distância de 10-15 cm, para grandes - 20-30.

Características de crescimento através de mudas
Para acelerar o início da floração, os jardineiros geralmente cultivam mudas em casa e depois as transferem para canteiros de flores. Para a semeadura, são selecionados recipientes ou caixas de madeira. Uma camada de drenagem é necessariamente colocada em seu fundo, seguida de uma mistura de areia e turfa. Após o plantio, os recipientes são cobertos com vidro para acelerar a germinação.
Quando várias folhas cheias se formam nas mudas, a colheita é feita em baldes individuais.
Regras de cuidado
O cuidado agrotécnico das prímulas não é difícil, o principal é hidratar regularmente as plantas e adicionar nutrientes.
rega
A prímula é uma planta que ama a umidade e não tolera a secagem do solo. A irrigação é realizada duas vezes por semana em pequenas porções, consumindo 3 litros de líquido por metro quadrado.
cômoda
As prímulas são alimentadas regularmente com uma solução fraca de fertilizantes minerais. Use alternadamente fósforo e potássio uma vez por semana. É indesejável introduzir nitrogênio, caso contrário, a planta crescerá folhas e a floração será ruim.
invernada
Quase todas as variedades de prímula têm alta resistência ao inverno, portanto não precisam de abrigo especial para o inverno. A única coisa que você precisa fazer é espalhar uma camada de 10 cm de cobertura orgânica sobre as flores.

Prevenção de doenças e pragas
Como profilaxia contra doenças e pragas, as plantas são pulverizadas com "Fundazol" ou oxicloreto de cobre no início da primavera. No outono, o tratamento é repetido, mas o Nitrafen já é usado.
após a floração
Após o término do período de floração, o solo ao redor das prímulas é afrouxado e as ervas daninhas selecionadas. Depois disso, as plantas ficam sozinhas até o inverno, sem cortar as folhas que começam a crescer, elas servirão de abrigo natural do frio. Na primavera, as velhas manchas de folhas são removidas.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras fáceis de cultivar prímulas em seu jardim.
Seminal
Apenas o material do ano atual é usado, as sementes de 2 anos têm uma germinação ruim. Eles são semeados em recipientes em um apartamento e as mudas são cultivadas a partir deles. Com o início do clima quente, as mudas são transferidas para canteiros de flores.
Tomadas elétricas
Quando 5-7 saídas são formadas na prímula, a divisão é realizada. Antes de iniciar o trabalho, as plantas são regadas adequadamente para facilitar a escavação do solo. Em seguida, eles são cuidadosamente divididos em várias partes com as mãos e sentados.

Folhas
Quando começa o período de floração, uma folha com pecíolo é cortada no meio do arbusto. É mergulhado em água filtrada quando se forma uma roseta, plantado em areia grossa e ali cultivado.
Uso em paisagismo
Todas as espécies de prímulas parecem orgânicas sob arbustos altos, formando um tapete de flores contínuo. Eles criam composições com coníferas, geykhers, hospedeiros e plantas decorativas de grãos. As prímulas são plantadas em torno de gazebos ou varandas, em escorregadores alpinos e em mixborders.
































