Regras para plantar e cuidar de clematis em campo aberto para iniciantes
Plantar e cuidar de clematis em campo aberto para iniciantes tem certas características. Graças ao estrito cumprimento das recomendações de floristas experientes, é possível obter bons resultados no cultivo desta cultura. Além disso, após o plantio, é imprescindível dotar a cultura de condições adequadas ao crescimento - rega, adubação, poda. A proteção contra doenças e pragas também é importante.
Descrição e características
Clematis é uma planta arbustiva da família dos botões de ouro. Existem mais de 300 variedades de culturas muito populares entre os jardineiros. A planta floresce em épocas diferentes - tudo depende da variedade. As flores podem ser pequenas ou grandes. Eles diferem em forma e cor. A floração dura vários meses, o que permite criar uma sebe colorida no jardim.
Tipos por métodos de corte
Na maioria das vezes, as clematis são classificadas de acordo com os métodos de poda. Cada categoria tem certas características.
primeiro grupo
Este grupo inclui plantas que não precisam de poda. Eles florescem em brotos velhos. Isso acontece exclusivamente na primavera.
O segundo
Tais clematis requerem poda leve. Eles florescem duas vezes. Em maio ou junho, isso ocorre nos brotos do ano anterior e, em julho e agosto, as flores aparecem nos galhos do ano atual.
O terceiro
Esta categoria precisa da poda mais drástica. Inclui a maioria das espécies vegetais. A floração é observada nos brotos poderosos deste ano. Se o arbusto não for cortado a tempo, as flores ficam pequenas e sem brilho.
como plantar
Para obter excelentes resultados no cultivo de uma cultura, vale a pena plantar a planta corretamente.

quando plantar
Clematis pode ser plantada na primavera ou no outono. Se o broto for vendido em um recipiente, é permitido fazê-lo mesmo no verão. Se o arbusto foi comprado no final do outono, deve ser colocado em uma sala fria até a primavera. A temperatura não deve exceder +5 graus. Nesse caso, recomenda-se polvilhar as raízes com uma composição de serragem e areia. Para evitar o surgimento de uma muda, vale a pena beliscá-la periodicamente.
Preparação de material de plantio e solo
Antes de plantar uma lavoura no solo, vale a pena examinar o sistema radicular e livrar-se dos fragmentos secos e afetados. Se necessário, a planta é embebida em água ou preparações especiais. A preparação do solo não é desprezível. Com uma forte presença de águas subterrâneas, forma-se uma camada de drenagem. Sua espessura deve ser de pelo menos 12 centímetros.Graças à presença desta camada, será possível proteger as raízes da cultura do apodrecimento.
Também é recomendável adicionar turfa, húmus e turfa ao poço de plantio. É necessário adicionar um copo de cinzas a ele. O solo resultante deve ser bem misturado e levemente socado, então recomenda-se iniciar o plantio da planta.
Esquema de pouso
Dependendo do tamanho das raízes e do tipo de solo, as impressões podem ser diferentes. Ao cultivar em solo leve, faça um buraco de 50x50x50 centímetros. Para solos mais densos, as dimensões do poço são 70x70x70 centímetros.
Recomenda-se plantar clematis em clima calmo e calmo. Vale a pena despejar a mistura preparada na ranhura, tentando formar um cone. Coloque uma muda no topo da colina e espalhe as raízes. Espalhe terra nas bordas.

A gola está um pouco enterrada. Para mudas com menos de um ano, isso é feito de 5 a 10 centímetros. Ao plantar plantas mais maduras, o colo da raiz é aprofundado em 10 a 12 centímetros. Ao plantar clematis, vale a pena colocar um pequeno suporte. Em seguida, rega e cobertura morta são realizadas.
Regras de cuidado
Para que o clematis se desenvolva normalmente, ele deve ser regado, capinado e alimentado sistematicamente.
rega
A planta precisa de rega sistemática. No entanto, é importante lembrar o senso de proporção. Na primavera, basta regar as clematis uma vez por semana. No verão, o número de regas é aumentado até 2 vezes. De cada vez, meio balde de água é derramado sob o arbusto.
É melhor hidratar o solo à noite. Isso ajudará a evitar que as flores desbotem ao sol.Se você negligenciar a rega regular, o período de floração da cultura diminuirá. Nesse caso, as inflorescências perderão seu efeito decorativo.
cômoda
Os fertilizantes são usados durante o desenvolvimento ativo da clematis. Na época da floração, a alimentação da cultura é interrompida. Durante o primeiro ano de vida de uma planta, não é recomendado adicionar nutrientes. Recebe todos os elementos necessários do solo preparado.
Fertilizante de morango padrão é uma boa opção para videiras. Depois que a clematis acordar após o inverno, ela deve ser eliminada com uma solução de giz de vitríolo. Isso evitará ataques de doenças e pragas.

No segundo ano de vida, um fertilizante contendo nitrogênio é aplicado na primavera. Ao formar botões, são utilizadas preparações de potássio. Após o término do período de floração, a clematis requer o uso de fósforo.
Proteção contra doenças e pragas
Para proteger a planta de doenças e pragas perigosas, recomenda-se cuidar adequadamente dela. Na maioria das vezes, a clematis enfrenta essas doenças:
- Morrer. É causada por um fungo. Nesse caso, os brotos perdem a elasticidade, secam e murcham. Sem tratamento adequado, a planta pode morrer. As principais causas de problemas são umidade estagnada e drenagem insuficiente do solo. Para lidar com o problema, recomenda-se retirar os brotos afetados e regar a planta com Fundazol.
- Podridão cinzenta. Ao mesmo tempo, manchas marrons aparecem nas folhas e galhos, cobertas por penugem cinza. Geralmente o problema ocorre em tempo chuvoso. Para lidar com isso, use uma solução de Azocene ou Fundazole.
- Oídio. É causada por um fungo.Nesse caso, a planta fica coberta por uma flor branca, observa-se uma desaceleração em seu crescimento e floração. Uma solução de sabão de cobre ajuda a lidar com o problema.
- Ferrugem. Manchas marrons aparecem nas folhas. A doença causa deformação do arbusto. Uma solução de permanganato de potássio ajudará a lidar com o problema.
Freqüentemente, a clematis é atacada por várias pragas:
- pulgão. Os insetos infectam a parte inferior das folhas, alimentando-se de sua seiva e causando ressecamento e enrolamento. Fitoverm ajudará a lidar com o problema. Para 1 litro de água, tome 2 miligramas de fundos.
- Aranha. Os insetos causam o aparecimento de manchas brancas no lado sujo das folhas. Os acaricidas ajudarão a lidar com o problema. Para 1 litro de água, vale a pena tomar 1 miligrama do medicamento.
- Lesmas. As pragas comem as folhas e caules da planta. Nesse caso, a clematis deve ser tratada com solução de amônia. Para fazer isso, tome 2 colheres de sopa por 1 litro de água.
como fortalecer
Para melhorar o desenvolvimento da planta e evitar problemas no seu desenvolvimento, vale a pena seguir estas recomendações:
- fertilizar em tempo hábil;
- tamanho correto da colheita;
- recolher os rebentos que se formam no primeiro ano - contribui para o fortalecimento e crescimento das raízes e para a ativação do desenvolvimento dos rebentos laterais;
- belisque o topo do broto principal no primeiro ano após o transplante.

Como podar corretamente
As regras para podar uma planta dependem diretamente do grupo ao qual pertence a clematis.
1 grupo de corte
A planta pode crescer sem formar.Você também pode cortar as partes ativas dos brotos após o término da floração. Em plantas crescidas demais, é permitido remover completamente os brotos desbotados. O amontoamento alto é realizado no inverno.
2 grupos de corte
Estas variedades são caracterizadas por 2 fases de floração. O primeiro é observado no final de maio ou junho. Isso produz flores grandes. O segundo é considerado mais abundante, mas bastante pequeno. Dura até o outono. A formação de um arbusto é realizada em 2 etapas. Após a primeira floração, recomenda-se cortar toda a parte generativa dos rebentos do ano anterior. Em plantas espessadas, elas são completamente cortadas. As hastes jovens do ano atual devem ser cortadas antes do abrigo para o inverno. A intensidade da poda depende da ramificação da planta e do momento da floração na estação seguinte.
3 grupos de corte
Essas plantas começam a florescer em julho e terminam com o início do frio. Sua formação é considerada a mais simples. Antes do início do inverno, recomenda-se cortar todas as hastes sob a base. Eles também podem ser encurtados na base das folhas verdadeiras.
No segundo caso, os galhos restantes piorarão as propriedades decorativas do arbusto do ano seguinte, mas estimularão a floração precoce.
Abrigo para o inverno
As clematis são consideradas plantas que gostam de calor, por isso precisam de abrigo para o inverno. No final do outono, os arbustos devem ser podados. Isso é feito levando em consideração o grupo da variedade. Depois disso, recomenda-se cobrir as plantas com caixas ou tábuas. Também é permitido polvilhar com terra, cobri-los com ramos de abeto, serragem, turfa.

A camada de material isolante deve ter 20 a 30 centímetros. Quando a neve cai, é recomendável retirá-la de cima.
após a floração
No outono, após o término da floração, as clematis devem ser cortadas. Isso é feito de acordo com a categoria a que a variedade pertence. Algumas variedades não requerem poda, enquanto outras precisam ser enraizadas.
a reprodução
Clematis se multiplicam de maneiras diferentes. Isso permite que cada produtor escolha a melhor opção.
Estacas
Com este método, recomenda-se passar o crescimento da planta por um recipiente sem fundo. Deve ser gradualmente preenchido com terra. A reprodução de clematis por este método permite que você obtenha uma planta completa sem despesas significativas.
Divida o mato
Este método pode ser usado para plantas adultas com menos de 7 anos de idade. Recomenda-se desenterrar o arbusto, cortá-lo em fragmentos com parte das raízes e brotos. Brotos longos devem ser encurtados para ajudar na sobrevivência da planta. Depois disso, recomenda-se plantá-los no solo.
Camadas
Ao mesmo tempo, eles pegam brotos verdes com entrenós e os amarram no chão.
Recomenda-se borrifar nos galhos com terra. Depois que as raízes aparecem, as plantas devem ser separadas e plantadas.

Os principais problemas crescentes
Para qualquer alteração das condições climáticas, recomenda-se a realização de exames preventivos, que visam identificar e prevenir diversas patologias. Um erro comum cometido por jardineiros novatos é regar a planta incorretamente. Como resultado, observa-se a morte de seu sistema radicular. Nesse caso, os caules infectam doenças e pragas.
Características de pouso
O tipo de sistema radicular da planta ajudará você a escolher o momento certo para o plantio. Mas, na maioria das vezes, a clematis é plantada na primavera.
Verão
É possível dividir os arbustos ou plantas com raízes fechadas no verão. Isso é feito em julho ou agosto.
Na primavera
Ao plantar na primavera, é importante escolher o momento certo. Esta planta é caracterizada por um início precoce da estação de crescimento. Portanto, com o plantio intempestivo da cultura, corre-se o risco de desregular o ritmo vital. É melhor realizar o procedimento em abril ou início de maio, antes que os rins comecem a se desenvolver ativamente.
No inverno
Clematis é considerada uma planta que gosta de calor, por isso é proibido plantá-la em campo aberto na estação fria. A cultura não criará raízes e simplesmente perecerá.
No outono
No outono, é permitido plantar clematis com raízes fechadas. É melhor realizar o procedimento em setembro ou início de outubro. A planta deve criar raízes antes do início das geadas.
Uso em paisagismo
Clematis são usados ativamente no design da paisagem. É melhor usar variedades que não precisem de poda radical e abrigo para o inverno. É possível cultivar clematis na forma de plantações individuais, mas sua combinação com outras culturas ajudará a aumentar o efeito decorativo da planta.
As clematis em flor combinam bem com rosas trepadeiras, coníferas e forsítias. Pode ser plantado com chubushnik e bérberis. Clematis é muito atraente quando plantada no gramado. É importante instalar o suporte adequado para isso. Clematis é uma bela planta ornamental que serve como uma verdadeira decoração de qualquer área suburbana.Para obter uma colheita forte e viável, é muito importante plantá-la bem e fornecer cuidados posteriores.


