Regras para plantar e cuidar de ficus em casa, as nuances da rega
O cuidado adequado do ficus em casa permite obter bons resultados. Para obter uma planta forte, você precisa escolher os parâmetros ideais de temperatura e umidade. A alimentação oportuna, a rega e a poda das culturas são de grande importância. Para evitar problemas, você precisa se livrar de doenças e pragas a tempo. Para isso, são utilizadas preparações fungicidas e inseticidas.
Contente
- 1 Descrição da planta
- 2 Características benéficas
- 3 tipos
- 4 variedades populares
- 5 Como plantar corretamente
- 6 Como plantar com mudas
- 7 Como plantar de uma folha
- 8 camadas de ar
- 9 Como plantar com alça
- 10 Cuidado e cultivo
- 11 a reprodução
- 12 Doenças e pragas
- 13 folhas que caem
- 14 Causas do aparecimento e desenvolvimento de doenças
- 15 dicas e truques
Descrição da planta
Esta cultura interior pertence à família Mulberry. É encontrado com bastante frequência e possui até 900 espécies. Estes incluem árvores, vinhas e arbustos. Ficus pode ser perene ou decíduo. Em condições naturais, as plantas são encontradas em regiões tropicais e subtropicais. Nestas zonas climáticas, os arbustos atingem os 30 metros.
As folhas de ficus são diferentes - lobuladas, inteiras. As plantas têm folhas lisas e pubescentes. Os arbustos são caracterizados por inflorescências incomuns. Eles representam um eixo em forma de pêra ou capitado, que é oco por dentro e tem um orifício no topo. As flores estão dentro das paredes. Os insetos são responsáveis por sua polinização. Depois disso, aparecem pequenos frutos, que formam a semente. As plantas raramente florescem em casa.
Características benéficas
Esta planta é usada não apenas para fins decorativos. As propriedades úteis do ficus são as seguintes:
- Purifica o ar do ambiente saturando-o com oxigênio. Ficus converte elementos nocivos em aminoácidos.
- É usado para tratar doenças malignas, patologias articulares, hematomas, problemas ginecológicos. O mais útil é o ficus emborrachado.
- Usado para tratar hemorróidas. Para combater a doença, usa-se suco congelado.
- É utilizado para a preparação de drogas alcoólicas que ajudam a tratar patologias da cavidade oral.
- Protege a casa das energias negativas.
tipos
Hoje, muitas variedades de ficus são conhecidas, cada uma com certas características.
Benjamin
Existem mais de 1000 variedades de ficus de Benjamin. Eles são caracterizados por folhas coriáceas de tamanhos diferentes.

folhas largas
Esta categoria inclui variedades de ficus como Anastasia e Exotic.
Com folhas de tamanho médio
Essas fichas incluem Fantasy, Starlight, Kinki.
com folhas pequenas
Este grupo inclui Barok, Natasha, Safari.
emborrachado
Esta planta também é chamada de Ficus Elastica. É muito popular porque possui excelentes propriedades decorativas e facilidade de manutenção.
folhas verdes escuras
Ficus com ricas folhas verdes incluem as variedades Robusta, Melanie e Abidjan.
Folhas com borda amarela
Às vezes, uma borda amarela é encontrada nas folhas de um ficus emborrachado. Essas variedades incluem Belize, Tricolor.
em forma de lira
Esta planta tem folhas grandes que parecem um violino de cabeça para baixo. Eles crescem até 50-60 centímetros. Não é recomendado colocar esta cultura ao lado de outras plantas.

Anão
Esta variedade é de crescimento rápido e tem folhas pequenas. Difere significativamente de outros tipos de ficus. A planta pode ser cultivada em um bulbo ou amarrada a um suporte para estimular o crescimento ascendente.
Todos
Esta é a variedade mais comum de ficus, também chamada de salgueiro. Isso se deve ao fato de suas folhas se assemelharem ao salgueiro.
rubiginose
É uma pequena árvore com uma copa exuberante e brotos vermelhos. Raízes aéreas se formam abaixo e botões pubescentes de um rico tom rosa aparecem no topo.
Karika
É um pequeno arbusto que tem uma copa que se espalha. Também é chamado de figo interno. A planta é caracterizada por um tronco marrom-acinzentado e folhas serrilhadas. Cada um deles tem listras brancas ou amarelas. Com os devidos cuidados, será possível obter figos floridos e até colher os frutos.
variedades populares
Hoje, muitas variedades de ficus são conhecidas. Existem as variedades mais comuns que costumam ser cultivadas em casa.
Príncipe Negro
Esta cultura é caracterizada por folhas pretas incomuns.
Doechery
Uma característica da variedade são as manchas rosadas nas folhas. Listras vermelhas são visíveis no centro.

Variegado
Esta variedade é caracterizada por belas folhas verdes. Eles têm uma borda cremosa incomum.
Robusto
As plantas desta variedade têm folhas grandes. Eles têm uma superfície brilhante e uma rica tonalidade verde.
Lindo
Este é um arbusto anão que não ultrapassa os 50 centímetros. É caracterizada por folhas variegadas alongadas e uma copa exuberante.
Luz das estrelas
Esta variedade tem folhas brilhantes pontilhadas com manchas rosa pálido. Esta variedade tem um desenvolvimento lento, mas tolera facilmente a poda.
Melanie
A planta é compacta e se adapta bem a cômodos pequenos. O ficus desta variedade é caracterizado por uma bela coroa. O comprimento das folhas não excede 15 centímetros. Eles são densos o suficiente, o que torna a planta mais atraente.
Como plantar corretamente
Para obter resultados tangíveis no cultivo de ficus, vale a pena realizar o plantio com competência.

Seleção de assento
Primeiro de tudo, você precisa escolher o local certo para o vaso. Recomenda-se levar em consideração os parâmetros de umidade, temperatura, iluminação.
Iluminação
Ficus é considerado uma cultura que ama a luz, por isso deve ser colocado em uma janela bem iluminada. Ao mesmo tempo, a luz solar direta não deve cair sobre a planta. É desejável que a luz seja ligeiramente difusa.
Se houver muito sol, é recomendável cobrir a janela com uma cortina fina. A falta de iluminação levará a uma desaceleração significativa no desenvolvimento da cultura.
Umidade
O arbusto precisa de umidade suficiente. Recomenda-se a pulverização frequente. As folhas devem ser limpas periodicamente com uma esponja úmida. Isto é especialmente verdadeiro em baixa umidade do ar. Cerca de 1 vez por mês, o ficus precisa de um banho quente. Antes de realizar o procedimento, o piso deve ser coberto.
Temperatura
O ficus precisa de calor. No verão, o regime de temperatura deve ser de + 18 a 24 graus, no inverno pode ser um pouco mais baixo - + 16 a 18 graus.
Preparo e composição do solo
Para o pleno desenvolvimento do ficus, é necessário solo neutro. Também pode ter uma reação levemente ácida.A composição deve conter relva ou terra folhosa, húmus, areia. Todos os componentes são tomados em proporções iguais. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de farinha de compostagem à composição. Para ficus, solo pronto é bastante adequado, que pode ser adquirido em uma floricultura.

Como escolher uma jarra
A planta precisa do vaso certo. Pode ser de plástico, cerâmica ou argila. Recomenda-se que as culturas adultas sejam cultivadas em vasos de madeira volumosos. A capacidade é modificada à medida que a planta cresce.
É importante que haja orifícios de drenagem. Isso ajudará a evitar água parada.
Como plantar com mudas
Para plantar ficus com brotos, vale a pena escolher o material de plantio certo e observar rigorosamente as regras de procedimento.
Como pegar um descendente
Para o trabalho de plantio, a parte superior do ficus é adequada. Seu comprimento deve ser de 10 centímetros. Recomenda-se cortar o caule em ângulo agudo.
Enraizamento
Para causar a liberação do suco, recomenda-se mergulhar o broto em água morna por 1 hora e depois secar bem.Para obter raízes, o caule deve ser imerso em água e carvão adicionado. Durante a evaporação, a água deve ser suplementada para que atinja as folhas inferiores. Por 30-40 dias, a planta é colocada em um local quente. À medida que as raízes se formam, as mudas podem ser plantadas. Um piso leve e respirável é adequado para isso. Deve conter areia grossa.
sem raízes
Para garantir o desenvolvimento gradual das raízes, pegue um pequeno recipiente. O broto de ficus deve ser colocado na parte central e preenchido com terra nas bordas. Em seguida, a planta deve ser bem regada e aguardar o desenvolvimento do sistema radicular.
Como plantar de uma folha
Para garantir o desenvolvimento ativo da flor, é necessário cortar a folha com uma pequena parte do caule. Se você plantar apenas uma folha, não poderá obter uma flor completa. É importante que o corte inferior fique no centro do entrenó. Recomenda-se cortar as folhas do tronco principal ou ramos laterais. O manuseio é feito com luvas, pois o suco de ficus é considerado venenoso.

O material de plantio deve ser seco por 2 horas. Em seguida, recomenda-se enrolar a folha em um tubo e tricotá-la com um fio fino. Coloque um pequeno pedaço de pau dentro e empurre-o para o chão. É importante que seja vários centímetros mais longo que a folha. Este suporte impedirá o desenvolvimento horizontal do arbusto. Para o plantio da planta, vale a pena usar terra comprada, que se recomenda misturar em partes iguais com húmus e turfa. A drenagem deve ser colocada no fundo, pois o ficus não tolera alta umidade do solo. A folha deve ser colocada no centro e polvilhada com terra preparada nas bordas.
camadas de ar
Para plantar ficus com camadas de ar, o tronco da árvore é cortado em um terço, após o que uma pitada de areia grossa é colocada no corte. Graças a isso, o tronco não crescerá junto. De cima, esta área é envolta em musgo úmido e filme. Quando as raízes aparecerem, o caule deve ser cortado e transferido para um vaso.
Como plantar com alça
Para obter um caule forte, recomenda-se cortar a parte superior da planta e colocá-la na água. Quando as raízes aparecem, a planta é plantada em um vaso. Em seguida, deve ser coberto com um filme para obter um efeito estufa. Pastilhas de turfa também são usadas para enraizar estacas.
Cuidado e cultivo
Para garantir o pleno desenvolvimento do ficus, ele precisa de cuidados abrangentes. Para fazer isso, vale a pena regar e alimentar a cultura a tempo.
rega
Ficus precisa de água o ano todo. Eles gostam de umidade regular do solo. É importante garantir que o solo não seque. Deve haver uma camada de drenagem no pote.
Ampelny
Essas fichas precisam ser regadas com bastante frequência, você pode suspeitar da falta de umidade amarelando e jogando as folhas. Nesse caso, o excesso de líquido leva ao apodrecimento do colo, o que causa a morte das raízes ou até mesmo a morte da cultura.

Em forma de árvore
Essas plantas requerem menos umidade do que as plantas ampelosas. Eles permitem uma leve secagem da superfície do solo.
No inverno
Nesta fase, as fichas requerem rega cuidadosa. O excesso de umidade é perigoso para eles. Isso é especialmente verdadeiro quando mantido em uma sala fria.
Verão
No verão, o ficus precisa ser regado com bastante frequência. A planta pode sofrer de falta de umidade.
Fertilizantes e rações
Para cultivar uma linda flor, você precisa alimentá-la a tempo. Recomenda-se aplicar fertilizantes uma vez a cada 2 semanas.Em primeiro lugar, o arbusto deve ser regado abundantemente. É melhor escolher produtos que contenham muito nitrogênio. Os fertilizantes são aplicados de março a outubro - durante o período de vegetação ativa e floração.
Às vezes, formulações de nutrientes também são recomendadas no inverno. No entanto, isso é feito no máximo uma vez por mês. Para fertilizar o ficus, vale a pena usar agentes como Palma, Ideal, Humisol. As proporções de uso de emplastros são indicadas nas instruções.
Transferir
Ao cultivar ficus em casa, ele precisa ser transplantado periodicamente. Recomenda-se que as plantas com menos de 4 anos sejam movidas para um novo vaso todos os anos. A partir daí, o procedimento é realizado a cada 2 anos. Nesse caso, vale a pena trocar periodicamente o solo superficial. Um transplante planejado é realizado com a rápida secagem da terra e o aparecimento de raízes na superfície.
Neste caso, você deve pegar um novo pote. Seu diâmetro deve ser 2-3 centímetros maior que o anterior. Se você usar um recipiente muito grande, as raízes e os caules crescerão muito lentamente. Para ficus ampelosos, são usados \u200b\u200bpoços.

Antes de plantar, prepare o solo. Para fazer isso, você pode comprar terra pronta ou fazer a mistura você mesmo. Recomenda-se colocar uma camada de drenagem no fundo. Uma planta saudável é transferida para um novo recipiente pelo método de transferência. Nesse caso, o pedaço de terra pode ser salvo. Se aparecerem pragas no solo, vale a pena se livrar da velha terra.
Se o arbusto for muito grande, ele é dividido em vários troncos. Inicialmente, recomenda-se regar abundantemente a planta. Após o transplante, não é necessário umedecer o solo.Nesta fase, a flor é alimentada e transferida para um local iluminado.
Tamanho
Este procedimento é usado para formar corretamente a coroa da planta. Graças à poda, o arbusto começa a crescer em largura. Além disso, a manipulação ajuda a lidar com doenças e tem um efeito rejuvenescedor na flor.
O tamanho pode ser padrão, higiênico, antienvelhecimento. Uma pitada ou pitada também é realizada. O procedimento padrão é realizado na primavera ou no final do outono. Neste caso, só é permitido cortar a parte superior. Isso contribui para a formação da copa, interrompendo o crescimento do arbusto para cima, ativando o surgimento de novos ramos.
Ao realizar manipulações sanitárias, vale a pena se livrar de galhos e folhas secas e afetadas. A poda de rejuvenescimento é necessária quando a planta congela ou as folhas são perdidas. Nesse caso, o arbusto deve ser cortado completamente, deixando apenas 3-4 centímetros do tronco. Como resultado, você poderá obter uma nova árvore.
O beliscar é considerado um procedimento delicado que visa renovar os rins superiores. Antes de realizar a manipulação, a bucha deve ser cuidadosamente examinada e identificados os locais que precisam ser removidos. Beliscar uma flor é permitido em qualquer época do ano.
Para formar a copa, são utilizados vários meios que ajudam a direcionar os galhos na direção certa. É permitido amarrar brotos com cadarços comuns. Eles podem ser trançados ou cortados encaracolados.
Requisitos de água
Água dura ou fria não deve ser usada para regar o ficus, para amolecer o líquido, pode-se fervê-lo, filtrá-lo e regá-lo. Também é permitido congelar e derreter a água, adicionar compostos amaciantes a ela. Água de nascente macia funciona bem para irrigação.

Recomenda-se decantar a água antes de regar por pelo menos 6 horas.Isso ajudará a remover as impurezas, o que tornará o líquido mais suave. Água derretida também é uma boa opção. Ele muda sua estrutura, o que ajuda a se livrar de substâncias ruins.
a reprodução
Ficus pode se propagar de diferentes maneiras. Isso permite que cada produtor escolha a melhor opção.
Estacas
Este método é considerado o mais comum. O corte é permitido ao aparar. Mesmo um pequeno galho com uma folha é adequado para isso. Seu comprimento pode ser de apenas 4-5 centímetros. Recomenda-se cortar os brotos em ângulo, recuando 1 centímetro. Também é permitido o uso de estacas folhosas com broto pequeno, de apenas 1 centímetro de comprimento, para a propagação de uma cultura.
Para enraizar a estaca, ela deve ser mergulhada em estimulador de crescimento - Epin ou Kornevin. Depois disso, o broto deve ser colocado em água ou em um recipiente com substrato de germinação. A planta é colocada em um local quente e bem iluminado. O enraizamento ocorre rapidamente - levará cerca de 2 semanas. Quando aparecerem as primeiras raízes, o galho deve ser mantido na água por 1 semana. Após 7 a 10 dias, a planta é transferida para um local permanente.
Camadas
Para propagar ficus por camadas, você precisa seguir estas etapas:
- retire todas as folhas do rebento mais forte;
- faça uma incisão circular na raiz;
- aplique espuma e amarre com papel alumínio;
- após 2 semanas, o broto criará raízes - pode ser cortado e transplantado para o solo.
Você também pode usar outra técnica. Nesse caso, é feita uma incisão, o galho é fixado na superfície do solo e polvilhado com terra por cima. Ao enraizar um broto, ele deve ser cortado e movido para um vaso de flores. As raízes geralmente aparecem em 10-14 dias.Antes do plantio, a planta é encurtada de cima.

Doenças e pragas
Ficus pode enfrentar doenças perigosas ou ataques de insetos nocivos. Para lidar com isso, você precisa identificar o problema em tempo hábil.
Fungo preto nas folhas
Esse problema é causado pelo excesso de umidade. Além disso, um fator que provoca o desenvolvimento de uma infecção fúngica é a infecção do ficus com uma bainha. Para eliminar a violação, você precisa se livrar das pragas e reduzir a quantidade de rega. Em seguida, o arbusto é tratado com um fungicida.
podridão cinzenta
Esta doença resulta em danos causados por fungos nas folhas e caules da planta. Fragmentos danificados são cobertos com manchas marrons. Então eles escurecem e morrem. A podridão cinzenta se desenvolve bem em um ambiente de alta umidade e calor. Portanto, a sala deve ser sistematicamente ventilada.
Para o tratamento da podridão cinzenta, as partes afetadas da planta devem ser removidas imediatamente. Se isso não for feito, não será possível salvar a planta. Recomenda-se tratar fragmentos saudáveis com fungicidas. Neste caso, o número de regas deve ser reduzido.
cogumelo fuliginoso
Esta doença se desenvolve no contexto de danos à planta por pragas - pulgões, cochonilhas ou outras pragas. Depois disso, uma flor preta aparece nas folhas.
podridão da raiz
Esta doença se torna uma consequência da umidade excessiva do solo. As raízes afetadas não fornecem nutrição e líquido adequados à planta, o que leva à sua morte. Em tal situação, a flor deve ser jogada fora com o vaso.
Para evitar a podridão da raiz, o ficus precisa de rega moderada. É realizado quando o solo seca. Nesse caso, vale a pena usar água limpa.Para prevenir doenças, o ficus é regado mensalmente com uma solução fraca de permanganato de potássio e uma pequena quantidade de carvão é adicionada ao solo.

cochonilha
Essas pragas se alimentam da seiva das folhas da planta. Como resultado, eles se deformam e param de crescer. O verme se instala nas axilas das folhas, portanto, no processamento, recomenda-se atenção especial a essas áreas.
Para se livrar das pragas, eles realizam a limpeza mecânica das folhas. Eles também podem ser tratados com uma infusão de tabaco ou água com sabão uma vez por semana. Em casos difíceis, vale a pena usar o Confidor. É usado 2 vezes com intervalo de 10 dias.
Aranha
Esta praga prospera em condições de alta temperatura e seca. Os carrapatos deixam marcas marrons e cinzas nas folhas. Os insetos se multiplicam rapidamente e fazem com que a folhagem murche.
Para lidar com as pragas, recomenda-se aumentar a umidade do ar, borrifar a folhagem e tratá-la com solução de sabão.
Se os insetos se espalharam muito, o arbusto é pulverizado com uma preparação inseticida ou infusão de alho. Após o que deve ser coberto com um filme.
Nematódeos
Essas pragas causam danos ao sistema radicular, o que leva ao aparecimento de pequenos crescimentos. Os nematóides liberam substâncias tóxicas que penetram na folhagem e nos caules. Como resultado, o ficus fica pálido e pode morrer. Nas primeiras manifestações da infecção, recomenda-se retirar a planta do vaso e examinar cuidadosamente o sistema radicular. Em seguida, mergulhe-o em uma solução inseticida por várias horas. Em seguida, mova-o para um novo solo.

pulgão
Essas pragas levam ao amarelecimento e deformação das folhas. Como resultado, eles morrem. Quando o ficus é afetado por pulgões, aparecem secreções pegajosas na planta, o que contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas.Se as medidas não forem tomadas a tempo, a probabilidade de morte da planta é alta. Para combater os pulgões, o arbusto é tratado com água e sabão e pulverizado com inseticidas.
tripes
Estes são pequenos insetos pretos que infectam o lado sujo das folhas. Eles absorvem a seiva das plantas e deixam manchas marrons. Alta umidade e clima quente contribuem para o desenvolvimento de pragas. Nesse caso, as folhas ficam cobertas de manchas brancas e amarelas. Com o tempo, eles secam e desmoronam. Se o ficus estiver infectado com tripes, recomenda-se tratá-lo várias vezes com uma solução de piretro. Produtos químicos também são usados - Aktar, Aktellik.
Escudo
Manchas marrons no dorso das folhas são consideradas o primeiro sinal de danos causados por escamas no ficus. Às vezes, eles também afetam o caule. Os insetos se alimentam da seiva da planta e deixam uma camada pegajosa, que cria os pré-requisitos para o desenvolvimento de um fungo fuliginoso.
Para lidar com as pragas, a flor é primeiro tratada com água e sabão e depois com Aktellik. O procedimento é realizado 3 vezes, com intervalo de 1 semana.
folhas que caem
As folhas de ficus geralmente caem. Pode ser um processo natural. No entanto, esse sintoma sinaliza manutenção deficiente da planta.
Natural
Se as folhas caírem no outono e no inverno, pode ser uma fase natural do desenvolvimento da planta. Se isso acontecer em outras épocas do ano, você pode suspeitar de violações no cuidado da flor.Isso pode ser devido a rega inadequada ou iluminação insuficiente.

Alterando as condições familiares
Ficus não tolera mudanças nas condições de detenção, flutuações repentinas de temperatura, diminuição da iluminação. Recomenda-se ocupar imediatamente um local para a planta e não tocá-la. Se você mover uma flor de uma sala quente para uma sala fria, ela perderá imediatamente as folhas.
Excesso de água
A rega excessiva costuma causar vários distúrbios no desenvolvimento da planta. Com isso, existe o risco de murcha e amarelecimento da folhagem. Com o tempo, cai completamente.
Falta de nutrientes
Se as folhas velhas caírem e folhas menores crescerem em seu lugar, isso indica falta de elementos úteis no solo. O transplante de uma flor ou a aplicação de fertilizante ajudará a resolver o problema.
Doenças e Parasitas
Quando infectadas com infecções ou atacadas por pragas, áreas danificadas, manchas, elementos de cores irregulares aparecem nas folhas. Como resultado, eles morrem completamente. Em tal situação, o arbusto deve ser tratado com produtos químicos.
Causas do aparecimento e desenvolvimento de doenças
Muitas vezes, as doenças se desenvolvem devido ao cuidado inadequado das plantas. Em tal situação, é necessário identificar o problema a tempo.
Iluminação insuficiente
Ao mesmo tempo, observa-se uma desaceleração no desenvolvimento da planta, as folhas ficam amarelas e esfarelam. Ficus verdes escuros são menos sensíveis à falta de luz do que plantas claras.
Temperatura inadequada
Com o regime de temperatura errado ou flutuações acentuadas nos indicadores, a aparência da cultura se deteriora significativamente. Ao mesmo tempo, as folhas murcham e desmoronam.

Rascunhos
A planta é muito sensível a correntes de ar. Ao mesmo tempo, observamos um ressecamento dos caules e queda das folhas.
Excesso de água
Com umidade excessiva no solo, as partes superiores dos brotos morrem, surge um odor pútrido desagradável, as folhas empalidecem e esfarelam.
rega insuficiente
Em caso de déficit hídrico, as folhas secam e se enrolam. Eles geralmente caem completamente. Nesse caso, os galhos ficam mais quebradiços e o solo é separado do vaso.
excesso de fertilizante
Em caso de violação da dosagem de fertilizantes ou uso excessivo de formulações de nutrientes, existe o risco de queimar o sistema radicular.
dicas e truques
Para que o ficus se desenvolva normalmente, ele deve ser bem cuidado. Nesse caso, vale a pena seguir as recomendações de floristas experientes:
- A planta não gosta de ser perturbada. Você não deve mudar o local ou desdobrar o pote. Se for necessário transplantar uma cultura, deve ser feito com muito cuidado.
- Para melhor ramificação, recomenda-se beliscar a planta por cima. Isso garantirá o aparecimento de rebentos laterais e a formação de uma bela coroa.
- O topo cortado pode ser colocado em um copo de água. As raízes aparecerão em algumas semanas. Essa planta pode ser plantada em um vaso.
- No outono ou na primavera, o ficus pode perder as folhas inferiores. Isso nem sempre está associado a cuidados inadequados com as plantas. É um processo natural. Ao mesmo tempo, a queda das folhas no verão ou na primavera deve causar alarme, pois indica violações no desenvolvimento da cultura.
Ficus é considerada uma flor popular que muitas pessoas cultivam. Para obter excelentes resultados, é necessário seguir rigorosamente as recomendações básicas - regar, cortar, alimentar a planta a tempo.Deve ser protegido de doenças e pragas.


