Regras para organizar a iluminação na cozinha, colocação e seleção de lâmpadas
A escolha da iluminação na cozinha depende de muitas características. Para criar um interior harmonioso e funcional, é preciso focar na área da sala, na disposição dos móveis e na colocação dos eletrodomésticos. O esquema de cores dos componentes da cozinha não é desprezível. Na hora de escolher o design de interiores, vale a pena considerar também o tipo de iluminação e escolher as lâmpadas certas.
Requisitos principais
Anteriormente, a iluminação com lustre no centro da sala era considerada uma opção popular. No entanto, hoje é considerado impraticável. Uma solução mais funcional seria usar diferentes tipos de iluminação.Para isso, são utilizadas luz direcional, arranjo pontual de lâmpadas, lâmpadas LED. Com isso, será possível criar a iluminação necessária nos locais certos. Também é permitido o uso de dimmers.
É importante determinar o número de grupos de iluminação antes de iniciar o trabalho de reparo. Para fazer isso, considere os seguintes recursos:
- o tamanho e a geometria da cozinha;
- configurações de altura e recursos de configuração;
- o número de faixas e ilhas iluminadas;
- iluminação da área de trabalho.
Padrões de iluminação
A potência de iluminação é selecionada levando em consideração os parâmetros da sala - deve ser feita dependendo da área. Existe uma fórmula especial segundo a qual é recomendável dividir a área pelo número de dispositivos de iluminação e adicionar energia a eles. Isso corresponde a 20 watts por metro quadrado.
Existem também tabelas especiais que indicam o nível aproximado de iluminação para diferentes ambientes e tipos de lâmpadas. No caso de uso de lâmpada incandescente na cozinha, esse parâmetro é de 12 a 40 watts. Se forem usadas lâmpadas halógenas, aumenta para 35 watts.
A cor das paredes - clara ou escura não é insignificante na escolha de um padrão. Também vale a pena considerar a localização do lustre e o design dos dispositivos de iluminação.
regras de iluminação
Ao criar um interior, os seguintes parâmetros devem ser levados em consideração:
- Uma solução perfeita para a cozinha será um lustre, que possui uma campainha móvel. Graças a isso, é possível direcionar a luz.
- Cartuchos de alta qualidade devem ser preferidos. Graças a isso, eles não vão queimar.
- Não compre lâmpadas baratas. As luminárias economizadoras de energia e LED são muito mais adequadas. Eles se distinguem por um longo período de operação. Graças a isso, eles podem ser recuperados.
- Na hora de escolher móveis com iluminação embutida, vale levar em consideração a presença de lâmpadas no kit. Depois de instalados, será muito mais difícil conectá-los.

Organização por área
Ao escolher um design de interiores, vale a pena levar em consideração os princípios do zoneamento. Existem várias opções interessantes.
luz geral
Na cozinha, não se pode prescindir da luz geral. Ao invés de um lustre centralizado, recomenda-se o uso de plafons expostos ou embutidos. Eles darão uma iluminação mais uniforme. Para garantir o máximo conforto, vale a pena optar por luminárias equipadas com difusor. Mas deve-se ter em mente que eles geralmente não podem ser girados. Portanto, é recomendável organizar a luz profissionalmente com antecedência.
Instrumentos de trilha ou cordas são considerados como uma alternativa. Sua vantagem reside na capacidade de se mover e virar na direção desejada. Se você planeja direcionar a iluminação para os armários, vale a pena considerar o material de que são feitos. Existe o risco de ofuscamento ao iluminar fachadas brilhantes. Superfícies foscas são muito mais fáceis de destacar.
Projetores
Estas lâmpadas têm excelentes propriedades decorativas e são muito atraentes. Deve-se lembrar que essa iluminação nem sempre é conveniente para cozinhar. Ao escolher esse tipo, você deve dar preferência às lâmpadas de LED. São considerados mais econômicos e praticamente não esquentam.
Lâmpadas halógenas e fluorescentes são consideradas opções menos preferidas. Eles ficam mais quentes e usam mais eletricidade. A solução mais infeliz seria a colocação de lâmpadas incandescentes.

zona de trabalho
É importante iluminar adequadamente a bancada e a área da pia. Deve-se garantir que nenhuma sombra caia sobre os produtos. Isso irá interferir no processo de cozimento.As luminárias de teto são consideradas a melhor opção para iluminar a área acima da mesa. Eles se encaixam facilmente no fundo dos armários e facilitam o trabalho.
A iluminação LED, que é colocada na parte inferior dos armários, também é considerada uma boa solução. Isso torna a área de trabalho mais confortável e segura. Mas a opção mais incomum é um avental de vidro retroiluminado. O fogão deve ser atribuído à área de trabalho. Luminárias que são montadas diretamente no capô do exaustor são adequadas para iluminá-lo. No entanto, a iluminação comum é suficiente para esta área.
área de jantar
A luz acima da superfície da mesa de jantar pode ser posicionada de diferentes maneiras. Para fazer isso, use uma arandela, 1-2 lâmpadas em um fio do teto. A arandela é adequada quando a mesa está localizada perto da parede. Ao escolher a localização de uma arandela, deve-se levar em consideração o grau de iluminação e comodidade. É importante que a lâmpada não crie desconforto. Para isso, é colocado a uma altura de 60 a 80 centímetros acima da mesa. Para obter uma iluminação de alta qualidade da mesa, é adequado um modelo que exiba a sombra longe da parede.
Para tornar sua iluminação brilhante e bonita, todas as lâmpadas devem combinar com o mesmo estilo. É importante que se encaixe no interior geral da sala.
nos armários
A iluminação para armários e gavetas é opcional, mas agrega valor à cozinha. Portanto, se você tiver recursos financeiros, é aconselhável equipar-se com um conjunto de cozinha. Para fazer isso, você precisa usar retroiluminação LED ou lâmpadas simples. Uma ótima opção seria acender a luz apenas ao abrir um armário ou gaveta.Ao planejar a iluminação, deve-se ter em mente que as fontes de luz não devem estar ligadas ao mesmo tempo. Isso só deve ser feito quando necessário.

Decorativo
Ao decorar o interior, a iluminação LED é frequentemente usada. Não é apenas funcional, mas também possui propriedades decorativas. Desta forma, será possível destacar o avental.
A escolha certa da iluminação da cozinha, que se enquadra no design, permite criar um bom ambiente. Além disso, vários eletrodomésticos permitem garantir o correto zoneamento da cozinha, focar no gosto do seu dono e sentir-se confortável na hora de preparar os pratos.
acima da barra
Para iluminar o balcão de bar, várias versões de lâmpadas são adequadas. Para fazer isso, use lâmpadas fluorescentes e LED embutidas, holofotes, holofotes. Um pequeno abajur sobre a mesa é uma boa solução, é aconselhável escolher um modelo com abajur inusitado.
Acima da pia
O local de trabalho acima da pia deve ser bem iluminado. Os aparelhos de pia geralmente são fixados na parte inferior dos armários de parede da cozinha. Os dispositivos de iluminação são colocados de maneiras diferentes. É melhor fixá-los mais perto do lado de fora dos elementos.
Sobre a localização de tomadas e interruptores
Para se sentir confortável, vale posicionar tomadas e interruptores corretamente. O número de tomadas é escolhido levando em consideração a localização dos equipamentos existentes. Portanto, é de grande importância elaborar um plano de cozinha com a colocação de móveis e eletrodomésticos.

Neste caso, as seguintes características devem ser consideradas:
- Cada cozinha tem uma geladeira. A saída deve estar localizada atrás. A corrente nominal é de 6 amperes.
- Se você tiver um fogão elétrico, precisará de uma tomada de 25 amperes. Deve ser colocado atrás ou abaixo da laje. Se você tiver um fogão a gás com ignição, precisará de uma tomada de 6 amperes.
- Se você tiver um forno elétrico, precisará de uma tomada de 16 a 25 amperes. Os parâmetros específicos dependem da potência. A tomada deve ser colocada sob os móveis da cozinha.
- O micro-ondas requer uma tomada de 6 a 20 amperes. Depende da potência do aparelho. A localização é escolhida tendo em conta a localização do micro-ondas. No entanto, isso geralmente é feito sob os armários da cozinha. O mesmo vale para a máquina de lavar louça.
- Se uma máquina de lavar for planejada para ser instalada na cozinha, a tomada será colocada atrás dela. A corrente é de 10-16 amperes.
- Uma das questões mais difíceis é a localização da saída do exaustor. É melhor colocá-lo sob o teto. É permitido fazê-lo um pouco mais alto que o capacete ou atrás da ventilação. A corrente deve ser de 6 amperes.
- Na área de trabalho, as tomadas são projetadas para conectar dispositivos temporários - uma colheitadeira, uma batedeira, um moedor de carne. 2-3 soquetes podem ser colocados no avental. É melhor escolher uma corrente de 10 amperes.
A localização dos interruptores também é importante. Vale a pena determinar o número de lâmpadas e o tipo de iluminação:
- Primeiro de tudo, você precisa se concentrar na iluminação geral. Para fazer isso, use um lustre com muitas lâmpadas, iluminação de teto. Também é permitido o uso de luminárias de parede. Instrumentos convencionais ou pontuais são frequentemente usados. Essa iluminação geralmente é ligada com um interruptor na entrada.Se houver pouca luz natural, use um interruptor de dois botões. Ajudará a incluir não toda a iluminação geral durante o dia, mas parte dela.
- A sala deve ter iluminação local. Ilumina a área de trabalho. Direcionais ou holofotes são adequados para isso. Às vezes, uma arandela de parede é usada. O interruptor deve ser colocado fora da área de trabalho. Muitas vezes é colocado em um avental ou diretamente em um móvel. Os interruptores de corda são frequentemente usados.
- A iluminação da área é usada para destacar visualmente a área de jantar. Lâmpadas de mesa, teto ou chão são adequadas para isso. Os interruptores geralmente estão localizados em uma área dedicada. Para fazer isso, use interruptores convencionais fixados na parede. Luminárias montadas em lâmpadas também são adequadas.
- Se houver elementos de design, é usada iluminação decorativa. Não vale a pena usar interruptores separados para isso. Normalmente, essas luminárias são ligadas ao mesmo tempo que a iluminação principal.

Como escolher as lâmpadas certas
Lâmpadas que fornecem luz neutra são adequadas para a cozinha. Pode ser branco ou quente. Portanto, é melhor não usar lâmpadas fluorescentes baratas. Eles têm luz azulada muito saturada, o que causa aumento da ansiedade.
Ao escolher uma temperatura de cor, você deve se concentrar em indicadores especiais medidos em kelvin. A luz branca neutra é indicada pelos parâmetros 3300-5300 Kelvin. Além disso, a caixa deve ser certificada pela Energy Star. As lâmpadas marcadas com A e B são mais caras, mas consomem menos energia.
Tipos e seleção de lâmpadas
Existem muitos tipos de lâmpadas, cada uma com características específicas.
Luzes LED
As lâmpadas LED são uma boa solução. Eles são considerados bastante econômicos e duráveis.O período de operação atinge 100 mil horas. Esses acessórios são considerados muito confiáveis e fáceis de montar.
Ao instalar a iluminação de diodo, vale a pena fazer furos para fiação e fixar a faixa de LED no local desejado. Um interruptor separado é usado para este tipo de superfície de trabalho. Em seguida, um fio é colocado por um método oculto. Em seguida, a fita é fixada na parte inferior dos armários.
Incandescente
A principal vantagem dessas lâmpadas é que sua luz é a mais familiar aos olhos. No entanto, eles têm muitas desvantagens. Isso inclui, antes de tudo, uma vida útil curta - não mais do que 1.000 a 2.000 horas.

Além disso, essas lâmpadas são caracterizadas por baixa emissão de luz. Apenas um terço da energia consumida é usado para iluminação, enquanto o restante é destinado ao aquecimento da lâmpada.
halogênio
Na estrutura, são todas as mesmas lâmpadas incandescentes. No entanto, esses dispositivos têm uma longa lista de vantagens. Eles são compactos, não desbotam e são duráveis. Essas lâmpadas são valorizadas por sua economia. As lâmpadas halógenas estão disponíveis nas versões linear, cápsula ou refletor.
Halogênio CRI
Estas são as lâmpadas mais solicitadas. Eles são particularmente adequados para projetores. Eles são fáceis de ver e ajudam a concretizar qualquer ideia de design. Seu mecanismo de ação reside na redistribuição do fluxo luminoso gerado pela lâmpada. Cerca de 60% da energia, que em outros aparelhos é gasta em radiação de calor, vai para a espiral. Isso permite que você reduza seus custos de iluminação.
Luminescente
Essas fontes de luz podem ser facilmente fixadas na parte inferior do gabinete. Isso requer uma barra adicional que protege os olhos dos raios diretos. As vantagens dessas lâmpadas incluem custo acessível, facilidade de instalação e consumo econômico de energia.Eles também são caracterizados por um excelente fluxo luminoso e inúmeras potências.
Características de iluminação
A escolha do tipo de iluminação depende das características interiores da sala. Várias variações comuns são conhecidas hoje.

sala de cozinha
Recomenda-se pensar na iluminação de tal cozinha antes de arrumar os móveis. A fiação para os principais dispositivos deve ser ocultada. A sala da cozinha tem um lugar para relaxar ou dormir. É iluminado por uma luminária de chão, luminárias, arandelas na parede. Nas áreas que pertencem à cozinha e à sala, as fontes de iluminação são separadas.
cozinha-sala de jantar
Essa cozinha também requer um zoneamento brilhante. Uma mesa é geralmente colocada na sala de jantar. A altura da luminária acima deve ser alterada com um simples movimento da mão ou comutada por controle remoto. Outra opção seria uma luminária de chão alto ou a chamada iluminação flutuante.
Cozinha com tecto falso
O teto brilhante tem um efeito reflexivo. Portanto, expande visualmente o espaço. A iluminação de alta qualidade ajudará a enfatizar esses recursos. É desejável que o feixe de luz seja direcionado para o teto. Os holofotes são uma ótima solução para uma superfície brilhante. Um belo candelabro ou faixa de LED também funcionará.
No entanto, candelabros ou outras lâmpadas abertas não funcionarão. Em tal situação, todos os elementos internos ficarão visíveis no teto, o que não parece muito atraente. O teto tenso fosco se parece mais com uma cal comum com uma superfície perfeitamente lisa. Não causa ofuscamento. Para tal superfície, é adequado um lustre com persianas voltadas para baixo.
O teto de cetim é feito de materiais especiais que criam uma imitação desse tecido. O processamento especial da tela a torna perolada. Com diferentes tipos de iluminação, a tonalidade do teto acetinado muda. Luzes embutidas funcionam bem para isso. Também é permitido usar uma faixa de LED.
Exemplos concretos e opções de organização
Para criar um belo interior na cozinha, vale a pena pensar no design das lâmpadas com antecedência. Recomenda-se o uso de soluções prontas:
- Para uma cozinha espaçosa em forma de U, um lustre moderno é adequado. Pode ser de vidro e metal. Também é permitido fazer iluminação ao redor do perímetro e uma suspensão confortável acima da barra.
- Uma pequena cozinha também requer várias fontes de luz. Uma luz de fundo integrada é adequada para isso. É feito acima da bancada. Também é permitido colocar holofotes. Recomenda-se colocá-los ao longo do fone de ouvido em forma de L. A melhor opção seriam as luzes pendentes acima do balcão do bar. Eles são feitos na forma de uma ilha.
- Uma excelente opção é considerada uma opção de iluminação fora do padrão sem lustre de teto. Em vez disso, a fileira inferior de armários é complementada por uma sólida iluminação embutida. Ao mesmo tempo, os holofotes ajudam a tornar as superfícies de trabalho mais práticas. Recomenda-se escondê-los em armários de parede ou prateleiras transparentes.
- Para uma cozinha sem armários na parte superior, a iluminação decorativa das luminárias de teto é adequada. Graças a isso, é possível obter um interessante jogo de luz e sombra. Uma tira de diodos deve ser desenhada ao longo do móvel. É colocado sob a bancada. Recomenda-se colocar lindos candeeiros de mesa em cada canto de cima.
- Para uma cozinha em ilha, vale a pena considerar a iluminação luxuosa.Além dos holofotes, a iluminação embutida deve ser usada ao longo do conjunto de canto e das três luminárias pendentes. Recomenda-se escondê-lo atrás de fachadas de vidro. Além disso, a luz costuma ser colocada sob os armários de parede.

Dicas e truques de especialistas
O princípio-chave de organizar a iluminação na cozinha deve ser multinível. Mesmo em uma cozinha pequena, um lustre no centro do teto não será suficiente. Ao cozinhar ou lavar a louça, a pessoa estará de costas para a fonte de luz. Como resultado, uma sombra cairá sobre a comida.
Neste caso, os cantos onde se encontram as loiças, os pequenos electrodomésticos, os alimentos, ficarão praticamente desprovidos de iluminação. O número de lâmpadas é selecionado levando em consideração a área da sala e sua finalidade, a localização do fone de ouvido e outros móveis.
Numa pequena cozinha, onde apenas se cozinham alimentos, a luz é colocada de forma diferente do que numa divisão grande, que se conjuga com a sala de estar. No segundo caso, a sala é utilizada para recreação e recepção de convidados.
Além disso, o estilo do interior influencia a luz da cozinha. Para alta tecnologia, candelabros de metal brilhante são adequados. Se você planeja criar um interior em estilo minimalista, deve usar quase imperceptível, lâmpadas embutidas no tecto falso... Se a sala for feita em estilo country, muitas arandelas geralmente são usadas em abajures têxteis. Para o estilo barroco, uma composição pesada com chifres é adequada.
A iluminação da cozinha deve ser pensada nos mínimos detalhes. Para criar um design de interiores ideal, vale a pena levar em consideração o tamanho da sala, a altura, a cor das paredes e o design dos móveis.


