Regras para plantar e cuidar de uma rosa em casa

O cuidado adequado de uma roseira interna em casa permite que você obtenha uma planta poderosa e bonita. Para que a cultura se desenvolva plenamente e floresça abundantemente, ela deve ser regada, cortada e alimentada a tempo. A planta deve definitivamente escolher a temperatura e a umidade ideais. A proteção contra pragas e doenças também é importante. Também vale a pena considerar as nuances de cuidar da planta nas diferentes épocas do ano.

Descrição e características da planta

A rosa de interior é uma cultura ornamental que pode atingir os 2-3 metros. As folhas têm uma superfície lisa. Eles são caracterizados por uma tonalidade verde escura e bordas irregulares. As flores isoladas de uma rosa arbustiva são muito bonitas.A princípio, aparecem botões estreitos, depois se abrem e se parecem com xícaras largas. Seu diâmetro é de 8 a 14 centímetros. As flores podem ser simples ou duplas. O esquema de cores também é diferente - branco, vermelho, amarelo.

Depois de alguns dias, a flor murcha. No entanto, com os devidos cuidados, o processo de floração pode continuar da primavera ao outono.

Como escolher

Ao comprar um vaso de plantas, você deve se concentrar não na abundância de flores, mas no número de brotos. Eles indicam uma fase de crescimento ativo. Graças a isso, a adaptação da planta será mais fácil. Nesse caso, as flores devem ter raízes próprias. Plantas enxertadas não enraizarão bem.

Primeiros passos após a compra

Os vendedores costumam usar técnicas que prejudicam a planta e podem até causar sua morte. Ao comprar uma rosa, você deve fazer o seguinte:

  1. Remova o filme que cria condições favoráveis ​​para o crescimento de fungos. A embalagem impede a entrada de ar na planta.
  2. Inspecione o arbusto e limpe-o de brotos e folhas secas e murchas.
  3. Coloque a planta em um banho quente. Isso ajudará a se livrar de insetos nocivos.
  4. Remova flores e botões. As colheitas são frequentemente tratadas com estimulantes especiais que causam floração abundante. Tal planta pode morrer.
  5. Se houver vários arbustos no vaso, eles precisam ser plantados.
  6. Trate a cultura com agentes especiais contra fungos e insetos.
  7. É permitido transferir para outro recipiente somente após 2-3 semanas. A planta deve ter tempo para se adaptar ao novo ambiente.
  8. À noite, a rosa deve ser borrifada com água fria. Vale a pena usar líquido fervido.

Condições de crescimento

Para que uma rosa se desenvolva normalmente, certas condições são necessárias.Ao mesmo tempo, é importante selecionar corretamente os parâmetros de umidade e temperatura.

rosas de interior

Temperatura e umidade

Vale a pena manter a temperatura moderada no verão. No inverno, a rosa precisa de ar fresco. As plantas geralmente sofrem de superaquecimento do solo do vaso. No verão, a temperatura não deve exceder + 20-25 graus. Mudanças insignificantes durante o dia beneficiarão a planta.

Rose requer umidade bastante alta. Em caso de seca excessiva, existe o risco de infecção da cultura por pragas. Portanto, a planta deve ser pulverizada sistematicamente. Isso é feito a cada 2 dias. Para limpar as folhas do pó, pode-se providenciar um banho quente para o cultivo. Ao mesmo tempo, é impossível regar a planta com água em dias ensolarados. Isso causará danos aos brotos e desenvolvimento de fungos.

Iluminação

A rosa é considerada uma planta que ama a luz. Nesse caso, as buchas não devem ser superaquecidas. Portanto, eles são colocados na janela oeste. O lado sudeste também é adequado. Para não expor a planta à ação agressiva do sol, recomenda-se levá-la ao ar livre. Se isso não for possível, é recomendável escurecer a janela.

Vaso e terra para vasos

As rosas podem ser plantadas em diferentes recipientes. Nesse caso, o vaso deve ter espaço suficiente para a formação completa da bucha e livre troca de ar. Grandes arbustos são movidos para um contêiner mais livre.

Dependendo do tipo de material, recomenda-se dar preferência a vasos de cerâmica ou madeira. Também é permitido o uso de recipientes de plástico. Mas eles não são considerados confiáveis. O solo neles seca rapidamente no verão. Isso faz com que as flores murchem.

Ao escolher o tipo de piso, deve-se ter em mente que ele deve passar bem o ar e a umidade. A composição do substrato inclui húmus, turfa, areia na proporção de 4: 4: 1. É importante considerar uma boa drenagem para garantir a remoção da umidade. Mas não faça furos muito grandes para evitar o escoamento rápido do líquido.

Pousar

Antes de realizar o procedimento, a flor deve ser preparada. Recomenda-se removê-lo cuidadosamente do vaso e examinar detalhadamente o estado do sistema radicular. Se houver fragmentos podres, eles devem ser cortados. Não é recomendado remover todo o solo das raízes. Isso permitirá que a flor se adapte mais facilmente às novas condições. Nesse caso, vale a pena limpar a planta dos brotos e flores. Para a prevenção de doenças, as folhas do mato devem ser tratadas com água e sabão.

rosas em casa

Após a conclusão dos trabalhos preparatórios, vale a pena iniciar o plantio. Imediatamente após mover a planta para um novo recipiente, polvilhe a rosa com um estimulante de crescimento. Este procedimento é repetido por 4 meses, com intervalo de 2 semanas.

Regras de cuidado

Para que a planta se desenvolva normalmente, é recomendável que ela forneça cuidados adequados e abrangentes.

rega

A planta deve ser regada regularmente. Isto é especialmente verdadeiro durante o rápido crescimento e floração. A secura excessiva do solo causa sérios danos à rosa. Portanto, a rega é realizada imediatamente após a secagem do solo.

Nesse caso, vale lembrar o senso de proporção. É importante que a terra não se degrade. As plantas ornamentais são muito sensíveis ao excesso de umidade.Isto é especialmente verdade no inverno e no outono. Portanto, após a interrupção da brotação, a rega deve ser reduzida. Para umedecer o solo, recomenda-se o uso de água decantada e filtrada.

como comer bem

A planta requer alimentação sistemática. Recomenda-se o uso de fertilizantes na primavera e no verão. Isso é feito uma vez a cada 2 semanas. Nesse caso, recomenda-se o uso alternado de compostos minerais e orgânicos. Vale a pena escolher preparações padrão adequadas para flores. Recomenda-se misturar o produto com água antes de usar.

Tamanho

Este procedimento garante uma boa floração e desenvolvimento da roseira de interior. A poda ajuda a dar uma boa forma ao arbusto.

linda Rosa

Pedúnculo

Recomenda-se podar o pedúnculo após o término da floração se a colheita estiver enfraquecida, para isso é necessário levar luvas de jardinagem, podador afiado e utensílios para poda. Quando a floração está completa, o botão se curva para baixo e as pétalas caem. São essas flores que se recomenda eliminar.

Tronco

Se os caules do arbusto adquiriram uma tonalidade escura ou encolheram, eles também precisam ser cortados. Ramos saudáveis ​​e fortes são de cor verde ou marrom. Se o caule estiver meio saudável, deve ser cortado logo acima do encaixe. Quando aparecem hastes enfraquecidas e finas, que são direcionadas para dentro do arbusto, também é recomendável removê-las cortando próximo à base. Eles impedem a circulação de ar que a planta precisa.

Folhas

A poda de folhas é necessária se você deseja obter uma colheita com tronco longo e copa densa. Ao podar na primavera e no outono, as folhas devem ser removidas por razões sanitárias. Isso ajuda a alcançar a floração correta da cultura.

Setas; flechas

Flechas fracas não podem conter flores pesadas normalmente. Em tal situação, eles devem ser removidos.

Transferir

Periodicamente, uma rosa interna deve ser transplantada. Para o procedimento correto, muitas características devem ser consideradas.

A temporização

Com o uso sistemático de curativos no verão, o solo não tem tempo de escorrer. Uma rosa só é transplantada se o solo mudou de características - ficou mais denso ou, ao contrário, parece pó. Além disso, o procedimento é realizado se a planta ultrapassar o tamanho do vaso. O manuseio é recomendado em fevereiro, antes que a rosa acorde.

Com o uso sistemático de curativos no verão, o solo não tem tempo de escorrer.

como transplantar

Para transplantar as rosas para o fundo do vaso, recomenda-se colocar argila expandida. Com o número necessário de orifícios de drenagem no vaso, esse estágio pode ser negligenciado. Depois disso, a rosa deve ser cuidadosamente removida do pote e movida para um novo. Polvilhe o substrato preparado por cima.

Tratamento contra pragas e doenças

A cultura pode lidar com várias patologias e pragas. Em tal situação, recomenda-se remover os fragmentos danificados e tratar a cultura com fungicidas ou inseticidas.

Seleção de potes

Para garantir o pleno desenvolvimento de uma roseira de interior, é importante selecionar cuidadosamente um recipiente para cultivá-la. O novo pote deve ser maior que o anterior em alguns centímetros de diâmetro. Em altura, deve ser 5-7 centímetros mais alto. Ao mesmo tempo, não é recomendável usar um recipiente muito grande.

Florescer

Quando as condições ideais são criadas para o cultivo, ela floresce a cada 8-9 semanas ao longo do ano. Nesse caso, o arbusto é coberto com pequenas flores decorativas de vários tons.Para tornar a floração mais abundante, a planta deve ser movida para um local fresco durante o inverno. Ele deve descansar totalmente e cortar brotos de até 10 centímetros.

período de dormência

No inverno, a cultura está adormecida. Recomenda-se prepará-lo para este período. Para fazer isso, o número de regas deve ser reduzido. Eles são realizados em intervalos de 3 dias. A melhor maneira de regar a planta é através da bandeja coletora. Fertilizar a flor durante este período não é recomendado.

Características de reprodução

Recomenda-se propagar uma rosa por estacas. O manuseio é melhor feito no verão. Para fazer isso, vale a pena coletar galhos desbotados. É a partir deles que se recomenda preparar as estacas. Cada um deles deve ter 2-3 botões. É importante que o corte inferior das estacas seja oblíquo e o rim olhe para cima. De cima, o corte é feito reto. É realizado logo acima do primeiro rim.

Na água

Você pode enraizar o material de plantio na água. É importante levar em conta que após alguns dias adquire uma tonalidade verde. Neste caso, é proibido derramar o líquido. Quando parte da água evaporar, vale a pena despejar uma nova.

rosas na água

no substrato

Para o enraizamento, as estacas são mergulhadas em um substrato que inclui areia e turfa. Recomenda-se fazer isso com antecedência. Qualquer atraso reduz as chances de as estacas criarem raízes. Quando as primeiras raízes aparecem com 1-2 milímetros de comprimento, as plantas podem ser transplantadas para o solo, é importante ter cuidado ao fazer isso. Se a rosa for maltratada, existe o risco de danificar o sistema radicular.

As nuances dos cuidados nas diferentes épocas do ano

O cuidado com as plantas depende diretamente do fator sazonal. Você absolutamente tem que levar isso em consideração.

Na primavera

Nesse período, a planta forma novas folhas e brotos. Nesse caso, é preciso cuidar bem do mato. Recomenda-se aumentar o número de regas, aplicar preparações minerais. Também é recomendável alimentar a rosa com substâncias orgânicas. Soluções de verbasco ou estrume de aves funcionam bem.

Na primavera, a planta não deve faltar água ou luz. À noite, você pode borrifar a cultura com água fria. Após o fim da geada da primavera, você pode mover a panela para a varanda ou para fora. A planta deve gradualmente se acostumar com os raios do sol. A princípio é colocado na sombra, e somente após 10-14 dias é exposto ao sol.

Verão

No verão, a rosa deve ser regada com frequência, pulverizada, fertilizada. Também é necessário remover os fragmentos secos do arbusto a tempo. Para evitar o superaquecimento da bucha em climas quentes, é importante monitorar seu estado.

Com o rápido desenvolvimento da planta, vale a pena transferi-la para um vaso mais espaçoso. Recomenda-se fazer isso à noite. Para fornecer uma iluminação uniforme à rosa, o recipiente deve ser girado periodicamente. Isso ajudará a evitar a formação unilateral do arbusto.

No outono

Quando a temperatura cai para + 12-15 graus, é recomendável trazer a rosa para dentro e colocá-la no lado sul. Terminada a floração, vale a pena começar a preparar o mato para o inverno. Neste caso, o número de regas deve ser reduzido. O solo deve ficar seco por 1-2 dias. Vale a pena reduzir gradativamente a quantidade de fertilizante.

Antes do inverno, o arbusto deve ser cortado. Cada ramo deve ter 5 botões. Neste caso, as folhas não devem ser removidas. A poda é recomendada à noite.Se você negligenciar esta etapa, no ano seguinte a planta florescerá pior e o arbusto ficará desleixado. Se a poda de outono não for realizada, o procedimento é adiado para a primavera.

arbusto de rosas

No inverno

Nesse momento, a rosa para de crescer e florescer, as folhas caem. Neste momento, a planta requer rega e pulverização pouco frequentes. Depois que o solo secar, a flor deve ser regada somente após 2-3 dias.

A temperatura do ar não deve exceder + 15-17 graus. Se possível, a panela deve ser movida para o parapeito da janela. Os aquecedores não devem ser colocados perto do arbusto de inverno.

Se o apartamento tiver aquecimento central, pode colocar uma flor entre os caixilhos. Separe a parte da janela com a planta com polietileno. Você também pode colocar a panela em um suporte com pedras molhadas. É importante mantê-los sempre úmidos.

Doenças e pragas

Rose freqüentemente encontra doenças e ataques de pragas. Para lidar com isso, é necessário identificar o problema a tempo.

mancha de folha

É uma infecção fúngica que causa pequenas manchas escuras nas folhas. Depois de algum tempo, eles adquirem uma tonalidade amarela e caem. Rosas amarelas são mais suscetíveis a esta doença.

A alta umidade é considerada um ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos. Para evitar problemas, você deve evitar que o líquido caia nas folhas. Fragmentos de arbustos infectados devem ser removidos. Um sabonete antifúngico deve ser usado para tratar a condição. Os fungicidas também são adequados - Fundazol ou Topsin.

Oídio

A planta é coberta com uma flor branca. A folhagem jovem muda de forma. Flutuações constantes de temperatura levam ao desenvolvimento da doença.A remoção imediata dos fragmentos afetados e a pulverização com uma preparação fungicida ajudarão a lidar com isso.

Ferrugem

Esta é uma infecção fúngica que causa manchas semelhantes a ferrugem. Os esporos são transportados por insetos e pelo vento.Um arbusto infectado deve ser colocado separado de arbustos saudáveis ​​e tratado com um produto que contenha cobre.

É uma infecção fúngica

Aranha

A praga afeta a parte inferior das folhas. Como resultado, eles adquirem uma tonalidade amarela e morrem. O aparecimento de ácaros está associado ao aumento da secura na sala. Os parasitas são resistentes à maioria dos medicamentos, portanto, gerenciá-los é muito problemático. É melhor tomar medidas preventivas destinadas a hidratar o mato e o ar.

pulgão

Culturas internas são geralmente atacadas por pulgões brancos. Entra nas folhas do chão, com ar durante a ventilação, animais ou pessoas. As pragas infectam diferentes partes da planta e são caracterizadas por uma reprodução rápida. As folhas são enroladas e os brotos são deformados.

Dificuldades crescentes

Ao cultivar uma planta de casa, os floricultores podem enfrentar vários problemas.

Folhas que caem

Esse distúrbio pode ser causado por irrigação inadequada, deficiências nutricionais ou infecção por doenças. Ataques de pragas também levam a isso.

Murchar

O murchamento da cultura pode estar associado à influência de correntes de ar, rega com água fria e infecções fúngicas. Ataques de pragas também se tornam a causa.

Secou, ​​como reviver

Se o sistema radicular estiver murcho, não será possível reviver a planta. Em outros casos, a rega abundante da terra e a umidificação do ar da sala ajudarão. Também vale a pena pulverizar.Ao mesmo tempo, não é recomendável colocar a rosa perto de elementos de aquecimento.

As folhas estão ficando amarelas

A razão para a mudança de tonalidade das folhas é o excesso de umidade, deficiência de nutrientes no solo e ataques de pragas. A podridão da raiz também é um fator provocador.

Tipos e variedades

Esta cultura hortícola tem muitas variedades e variedades. Cada um deles tem certas características.

arbusto de rosas

Miniatura

São arbustos cobertos com muitos ramos. Sua altura não excede 20 centímetros. As variedades que podem ser cultivadas em uma sala são chamadas de variedades em vasos. Esta variedade de rosas tem flores duplas ou semi-duplas. Seu diâmetro não excede 4 centímetros. A cultura é fácil de propagar por estacas.

Cinderela

Esta variedade tem lindas flores brancas que adquirem um tom rosa pálido com o tempo. Eles são caracterizados por um rico cheiro de maçã. Os botões são esféricos e formam inflorescências densas de 10 a 20 flores.

Os arbustos são compactos e de baixa altura. As hastes são finas, mas bastante fortes. Não há espinhos nele. A formação das flores começa no final de maio. Os primeiros botões abrem no início do verão. Com os devidos cuidados, a cultura pode florescer 2 a 3 vezes durante a temporada.

Beija Flor

É uma variedade antiga que é um pequeno arbusto com um tamanho máximo de 25 centímetros. Caracteriza-se por ramos curtos e fortes cobertos por folhas lisas. Os botões são pequenos em tamanho e semi-duplo em estrutura. Os tons são diferentes - amarelo ou laranja. A floração dura de junho a setembro.

rolos de cabelo

Esta variedade tem pétalas alongadas incomuns que se enrolam para cima. Há um núcleo grosso dentro. O arbusto anão não excede 30 centímetros.Inclui 15-25 ramos finos. No início do verão, muitas flores variegadas semelhantes a dálias aparecem na planta. Atingem de 4 a 5 centímetros de diâmetro.

clementina

Esta planta tem pequenas flores duplas que mudam de cor de rosa pálido para laranja. O botão maduro lembra a cor da tangerina e tem um aroma cítrico. A clementina damasco é considerada a mais comum. O híbrido é fácil de cuidar e resistente a infecções.

Para esta categoria, os arbustos são considerados vigorosos. Eles são capazes de atingir 60 centímetros. A planta desenvolve muitos brotos direcionados para cima. As primeiras flores aparecem em meados de junho.

rosa rosa

Los Angeles

Esta rosa é considerada um clássico. É usado para criar muitos híbridos. Esta variedade é um arbusto exuberante que cresce até 40 centímetros. A planta é excelentemente espessa e tem hastes flexíveis, delgadas e voltadas para cima. Na primavera, eles são cobertos com folhas escuras.

híbrido de chá

Esta variedade é adequada para cultivo em campo aberto. Para essas rosas, são necessárias várias condições, difíceis de cumprir em um apartamento:

  • baixa temperatura para o inverno;
  • iluminação artificial;
  • grande espaço.

As variedades internas são menores que as variedades de jardim. Seu aroma lembra um chá caro.

Madame Falco

Esta planta é caracterizada por floração abundante. Enraíza-se facilmente e tem folhas pequenas e delicadas susceptíveis ao oídio. A planta prefere passar o inverno em um local fresco.

Ofélia

Esta bela rosa é caracterizada por lâminas de folhas com veias incomuns. A planta possui flores semiduplas de diferentes tonalidades - vermelho escuro ou damasco. Existem cores vermelho-marrom. Após a floração, a cor do botão permanece por um dia, após o qual fica quase branca.

Marechal Niel

São flores amarelas escuras muito bonitas e com um leve aroma. A planta é caracterizada por grandes folhas de um tom claro. Os ramos jovens são castanho-avermelhados. A rosa está coberta de espinhos nos galhos e até no lado rachado das folhas. A planta deve passar o inverno em uma sala fria.

França

É uma variedade muito aromática caracterizada por grandes inflorescências duplas. Eles estão no mato há muito tempo e caem. As folhas têm um tom claro e são arredondadas. Inverno de rosas bem quente. A variedade é suscetível a rosa empoeirada.

rosas amarelas

reparado

Esta variedade nasceu do cruzamento de rosas de Bengala, Provença e Damasco. Os botões têm uma forma de cálice.

cobertura do solo

Esta categoria inclui culturas que têm ramos caídos ou rastejantes e muitas flores. Variedades pequenas devem ser cultivadas em vasos. Estes incluem Matador, Scarlett. As plantas são caracterizadas pela resistência a doenças - manchas e oídio.

bengali

Estas rosas são adequadas para cultivo interno. São arbustos baixos e densos cobertos de pequenas flores. Seu diâmetro é de 5 centímetros. Cultura não precisa de poda. A floração continua até o final de dezembro. Os melhores representantes deste grupo são variedades como Termoza e Setina.

pátio de rosas

Até recentemente, pertenciam ao grupo floribunda. Depois disso, os menores representantes caíram em uma categoria separada.

Cordane Rose

É uma planta de jardim que é um pequeno arbusto. Atinge no máximo 30 centímetros. No entanto, os amadores costumam cultivar a rosa em um vaso.

rosas estreladas

Esta linha é cultivada ativamente na Holanda. As rosas têm flores originais em forma de concha, caracterizadas por uma cor brilhante.

Jericó rosa

Esta planta herbácea não se parece com uma rosa. Tem muitos ramos.Durante o amadurecimento da fruta, as folhas caem e os brotos são espremidos.

Esta planta herbácea não se parece com uma rosa.

hibisco

É uma rosa chinesa que pertence à família Malvov. Ela é considerada despretensiosa. Da primavera ao outono, a planta fica coberta de flores grandes. Além disso, cada botão floresce por no máximo 2 dias. Então novos aparecem. A planta cresce rapidamente. Arbustos grandes são uma decoração real para quartos espaçosos.

dicas e truques

Para desenvolver uma cultura completa, vale a pena levar em consideração as recomendações de floristas experientes:

  1. Em meados de março ou final de março, a planta deve ser colocada em parapeitos bem iluminados. A cultura precisa de muita luz.
  2. A rega deve ser aumentada gradualmente. É necessário umedecer o solo quando ele secar.
  3. Para cultivar uma rosa, vale a pena manter a umidade do ar ideal. Além disso, recomenda-se pulverizar a planta com um borrifador. No verão, isso é feito várias vezes ao dia.
  4. Para o desenvolvimento normal de uma rosa, é necessário um regime de temperatura ideal. No verão é 20-25 graus. Isso garante o desenvolvimento normal da planta.
  5. A rosa precisa de fertilização frequente. Nesse caso, você precisa começar com uma pequena concentração de elementos úteis. Recomenda-se aumentar seu número gradualmente. O procedimento é realizado semanalmente. Antes disso, o arbusto deve ser regado abundantemente.
  6. De vez em quando vale a pena dar um banho frio na rosa. Graças a esse procedimento, é possível limpar as folhas de poeira e insetos, além de aumentar a umidade do ar. Se o controle de pragas for planejado, é melhor adiar a natação. Além disso, o procedimento não é realizado em baixas temperaturas, pois levará ao apodrecimento das raízes.

A rosa interior é uma planta popular que é cultivada por muitos produtores. Para alcançar bons resultados, uma cultura deve fornecer cuidado integral. Inclui rega oportuna, poda e fertilização. É imperativo fornecer ao mato proteção adequada contra pragas e doenças.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha