Como pintar e matizar de acordo com as tintas escolhidas para o interior

As cores de teste das tintas testadas ajudam a determinar a tonalidade do material de pintura que será usado para o reparo. Apesar de os fabricantes oferecerem aos clientes catálogos de cores e amostras de seus produtos em forma de leque, é impossível prever como será a superfície pintada. É por esta razão que uma pintura de teste é realizada.

O conceito e a finalidade das cores

Recentemente, novos tipos de tintas e rebocos surgiram no mercado de tintas e vernizes, permitindo dar à superfície (parede, piso, objeto) uma textura interessante e qualquer tonalidade. A maioria das formulações é colorida na cor especificada no momento da compra na loja. Verifica-se que a tinta selecionada após a aplicação na superfície parece mais escura, mais clara ou mais pálida que a amostra. É por isso que eles pintam a cor que gostam no substrato (uma pequena folha de gesso, papelão, madeira, placa) e prendem a amostra na parede. O tamanho da placa pintada pode ser qualquer um, mas quanto maior, melhor.

As cores são uma espécie de teste de pintura. Esses testes ajudam a avaliar a intensidade da cor selecionada e como a tonalidade preferida fica em uma determinada sala. Fabricantes de tintas caras produzem pequenas amostras de 50-100 ml. Eles podem ser usados ​​para pintura. Os fabricantes de tintas econômicas não fabricam produtos de teste.

Mas tintas e vernizes baratos são vendidos em pequenas latas (0,5-1 litro), podem ser comprados e pintados. Depois de testar algumas das tonalidades que você gosta, você pode comprar toda a tinta para reparo.

Por que um ventilador sombreado não funciona

Os fabricantes de tintas e vernizes fabricam leques de tintas especiais. As placas individuais dessas sondas mostram todos os tons de cada cor (do mais escuro ao mais claro). Os compradores olham para os quadrados pintados, escolhem uma tinta ao seu gosto ou pedem-lhes para tingir a composição ao seu gosto.

paleta de cores

Se, ao escolher os materiais de pintura, focar apenas em uma pequena sonda de 5x5 cm ou 10x10 cm, é impossível imaginar como ficará a sombra na parede. O fato é que a cor do leque não permite avaliar a pintura em escala maior. Muitas vezes, o desenho não corresponde à tonalidade real da tinta. Afinal, um ventilador costuma ser um produto de impressão com seu próprio tipo de tinta de impressão.

Fatores que afetam a cor final:

  • iluminação (artificial ou luz do dia);
  • porosidade de base;
  • relevo, textura de parede;
  • cor original da superfície;
  • tipo de primer ou tinta para o substrato;
  • a presença de papel de parede, madeira;
  • método de aplicação de materiais de pintura;
  • cor de objetos próximos, parede adjacente, piso, teto;
  • localização de janelas, portas.

onde encontrar tinta

Antes de adquirir a quantidade total de tinta para reparo, recomenda-se testá-la, ou seja, pintá-la. Algumas lojas que vendem materiais de pintura oferecem a seus clientes amostras de teste prontas feitas em grandes folhas de papelão. É verdade que você terá que pagar pelas cores.

colorida

É melhor comprar tinta de fabricantes de tintas e vernizes que negociam por comissão, pois essas empresas podem fornecer amostras de teste gratuitamente. Se não for possível levar ou comprar tintas, você mesmo pode fazer.

Como fazer

Fazer pinturas não é difícil, mas financeiramente caro. Você vai ter que gastar um pouco. Você precisará comprar várias amostras de seus tons de tinta favoritos e algumas folhas de drywall ou um rolo de papel de parede para pintar. Antes de aplicar a tinta no suporte, é aconselhável aplicar primário na base.

É melhor pintar na sala onde o reparo será realizado. Gesso cartonado, pedaços de papel de parede ou apenas papelão, tratados com primer, são pintados com a cor que você gosta em várias camadas. Em seguida, o substrato pintado é colocado contra a superfície a ser pintada. É aconselhável pintar uma folha tão grande quanto possível, por exemplo, medindo 0,5x0,5 metros ou 1x1 metros.

É indesejável pintar na parede. Afinal, se a tinta não for adequada, você terá que preparar o local, pintar para testar ou até rebocar. A área pintada na parede posteriormente se destacará ou parecerá uma mancha. Afinal, nem sempre a nova tinta vai conseguir cobrir a antiga. Se você fizer um teste de pintura no papel de parede, depois de aplicar várias camadas de materiais de pintura, eles começarão a rasgar ou descascar.É melhor usar uma folha de drywall para testar a mancha.

muita tinta

As complexidades da combinação de cores no interior

A tinta da parede deve estar em harmonia com outros itens do interior. Se ainda não houver nada na sala, você pode colocar vários fragmentos de laminado ou ladrilho, que serão usados ​​​​para o acabamento do piso, próximo à placa de gesso pintada (tinta) com uma sonda. Em vez de móveis, você pode usar amostras de fachadas ou estofados.

Na maioria das vezes, as paredes são feitas de fundo, ou seja, são pintadas com uma cor menos intensa do que outros elementos internos. O teto costuma ser pintado com tinta mais clara, e o piso, ao contrário, é mais escuro. Todas as cores são divididas em três grupos: frio (azul, verde, roxo), quente (amarelo, laranja, vermelho), neutro (branco, cinza, bege). Ao pintar as paredes, escolha um tom que combine ou contraste com outras características do interior.

Os designers normalmente usam a roda de cores de Johannes Itten para selecionar as cores. Este modelo do artista suíço é composto por 12 seções multicoloridas e é utilizado na seleção de tintas para decoração de interiores. É uma espécie de folha de dicas para designers iniciantes.

Maneiras de combinar tons usando a roda de cores de Itten:

  • tríade analógica (três cores consecutivas);
  • complementares (tons localizados em extremidades diametralmente opostas do círculo);
  • tríade contrastante (uma cor é diametralmente oposta, as outras duas são tonalidades próximas);
  • tríade clássica (uma combinação de três cores equidistantes);
  • padrão quadrado (dois pares de cores contrastantes).

colorida

Como tingir corretamente de acordo com a cor

Em regra, a pintura é realizada com sondas de tinta de acordo com o seu nome, bem como com a indicação da série, número ou código numérico. Todas essas características dos materiais de pintura estão nos catálogos de cores com amostras de tintas. É importante manter o código e o nome da composição que foi usada para fins de teste (vykras).

Conhecendo o número da amostra da tinta de dispersão aquosa, alquídica ou à base de água de sua preferência, você pode solicitar materiais de pintura exatamente da mesma cor, de acordo com a paleta de tonalidades aprovada pelo fabricante.

Os serviços de tingimento são oferecidos por lojas que vendem tintas e vernizes ou por fabricantes que vendem seus próprios produtos. Você mesmo pode colorir a composição. O principal é escolher um pigmento (esquema de cores) e uma tinta branca ou translúcida especialmente projetada para tingir de um fabricante.

Tingimento é a adição de pigmento à base. O corante é cuidadosamente introduzido na composição e lentamente, mas cuidadosamente misturado. Não adicione mais de 5 por cento da paleta de cores.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha