Diretrizes para a escolha de adesivo à prova d'água para piscinas e visão geral de marcas populares
O revestimento da piscina é feito com compostos especializados que não permitem a passagem de umidade. O Adesivo Impermeável para Azulejos Piscinas foi especialmente desenvolvido para áreas molhadas e locais de contato com líquidos. Existem vários tipos de soluções no mercado, por isso, ao escolher, você deve se familiarizar com as características detalhadas.
Contente
- 1 Requisitos básicos para adesivo de azulejo de piscina
- 2 Variedades de formulações adequadas
- 3 Recursos de seleção
- 4 Influência do modo de operação
- 5 Resistente ao cloro
- 6 O que mais você deve prestar atenção ao escolher
- 7 Revisão de marcas populares
- 8 Regras gerais e instruções de uso
- 9 Como calcular o consumo
- 10 Dicas e truques adicionais
Requisitos básicos para adesivo de azulejo de piscina
A composição dos ladrilhos colocados sob a água deve atender a vários requisitos. A lista inclui:
- Maior aderência para fixação segura do ladrilho ao substrato sem risco de deslocamento posterior de sua posição original.
- Elasticidade necessária para neutralizar a carga a que o material é submetido durante o acabamento.Carga refere-se a várias deformações causadas por fatores externos e internos.
- A resistência ao contato prolongado com o líquido é um requisito básico, o que é importante devido à presença constante de água na tigela. O efeito da água da piscina em uma solução adesiva é muito diferente do contato de curto prazo.
- Inerte ao cloro e produtos químicos, que são utilizados para limpeza e cumprimento das normas sanitárias e higiênicas. A composição da água na tigela depende do método de desinfecção, portanto a cola deve ser insensível a substâncias básicas.
- Maior resistência ao calor e ao gelo, pois a temperatura do líquido varia na faixa de 15 a 30 graus e, em estruturas abertas, pode congelar.
- Presença de características antifúngicas necessárias para prevenir o desenvolvimento de organismos nocivos.
Variedades de formulações adequadas
Vários tipos de adesivos foram desenvolvidos para revestir a piscina, que diferem na consistência, no modo de preparo da mistura de trabalho, na forma de desprendimento e em outros indicadores. Ao escolher uma opção adequada, vale a pena estudar detalhadamente as características e comparar as variedades entre si.
Epóxi
Os compostos epoxídicos destinam-se à decoração de interiores, nomeadamente à colocação de azulejos ou mosaicos na piscina. As soluções são ecologicamente corretas, não têm odor desagradável e podem acomodar apenas opções de ladrilhos pequenos e relativamente leves. Você pode usar misturas de epóxi ao instalar ladrilhos em várias superfícies. A mistura de trabalho é adequada para trabalhar em substratos de concreto, metal e madeira devido à sua alta taxa de adesão.
Látex
A cola de látex, também chamada de cola de dispersão, é uma mistura à base de água. A composição pode conter resinas sintéticas, álcoois e vários enchimentos inorgânicos. Uma composição específica destina-se a fins específicos. Portanto, ao revestir a piscina, você deve selecionar uma solução para a instalação de ladrilhos cerâmicos.
As soluções da categoria látex são feitas com borracha natural ou sintética. A segunda opção é na prática mais durável e versátil. A maioria dos adesivos de látex não tem cheiro forte e, quando endurecem, desaparecem completamente.

Acrílico
O nome solução acrílica está associado aos vários compostos acrílicos que servem de base. Uma opção comum é um adesivo de suspensão acrílica à base de solvente. Quando a solução entra em contato com o ar, o solvente evapora, causando solidificação.
A mistura acrílica é produzida em várias formas. Existem composições de um e dois componentes, espessas e líquidas. Também está em demanda uma versão modificada à base de poliacrilatos, capaz de endurecer sob a influência dos raios ultravioleta.
Poliuretano
Os compostos de poliuretano são adequados para desempenhar a função de camada de impermeabilização, portanto, são frequentemente usados para revestir tigelas de piscina. A cola é capaz de manter as características em temperaturas de -50 a +120 graus. A resistência particularmente elevada, combinada com a ausência de fluência, facilita a resistência à pressão gerada pela água.
Recursos de seleção
A escolha do adesivo também é influenciada pelo tipo de base e pelo próprio material que é utilizado para o revestimento da cuba da piscina. As argamassas diferem na força de adesão a diferentes superfícies, por isso são fornecidas formulações específicas para cada base.Ao mesmo tempo, existem opções universais no mercado moderno.
cerâmica
A cola para o assentamento de ladrilhos cerâmicos deve ser moderadamente plástica e de elevada fluidez. Quando aplicada, a solução preenche todos os vazios existentes para que o ladrilho não caia da base e não quebre quando exposto a influências externas. Na maioria das vezes, os ladrilhos de cerâmica na piscina são fixados com dispersão ou cola epóxi.
mosaico de vidro
A prevalência de mosaicos de vidro em revestimentos de piscinas está associada à higiene do material, resistência ao desgaste e imunidade a produtos químicos domésticos. A presença de um grande número de costuras após a instalação confere à superfície características antiderrapantes. Uma opção universal para a instalação de mosaicos de vidro é uma solução adesiva cimentícia.

Concreto, pedra ou tijolo
Ao trabalhar em superfícies duras, é recomendável usar um adesivo epóxi ou furil. É importante que a composição mantenha suas características por 1-4 horas e não seja coberta com um filme 20 minutos após a aplicação. O resultado do trabalho deve ser uma forte fixação do material e a ausência de deslizamento na superfície.
materiais poliméricos
O adesivo para materiais poliméricos é uma composição na qual estão presentes um polímero e substâncias com propriedade de fixação. Dentre as soluções produzidas para o revestimento da piscina com telhas, a maioria são compósitos polímero-minerais constituídos por uma mistura cimento-areia e componentes adicionais.
A principal vantagem das composições poliméricas é o aumento do nível de adesão. A única desvantagem é a toxicidade, portanto, o equipamento de proteção deve ser usado durante o trabalho.
Plástico
A presença de elementos plásticos na piscina dificulta o processo de revestimento. O plástico é menos suscetível à aderência do que vários outros materiais, devido à estrutura da superfície, composição química especial e outras propriedades. Vários tipos de adesivos especiais foram desenvolvidos para trabalhar com plásticos, incluindo adesivos reativos, líquidos, de contato e de fusão a quente.
Influência do modo de operação
Se a piscina for aberta, será necessária uma cola resistente ao gelo para o acabamento. Mesmo na ausência de líquido na tigela no inverno, os ladrilhos com composição adesiva são afetados por baixas temperaturas. A propriedade de resistência ao gelo é dada à cola por componentes especiais, que formam uma estrutura que não sofre expansão durante o endurecimento.

Resistente ao cloro
Para a desinfecção permanente da água em muitas piscinas, é realizada a cloração. Por isso, o adesivo deve ser resistente a essa substância. Uma opção comum é o Ardex X77, um composto reforçado com fibra, altamente elástico e de cura rápida.
O que mais você deve prestar atenção ao escolher
Ao escolher uma composição adequada, você também deve levar em consideração a marca da cola, a velocidade de endurecimento, a necessidade de preparar uma mistura de trabalho. Uma abordagem integrada à escolha o ajudará a encontrar a melhor opção, levando em consideração as condições individuais.
Revisão de marcas populares
Depois de revisar a classificação de formulações populares, você pode selecionar a opção desejada na lista fornecida. Os produtos dos fabricantes considerados foram repetidamente testados na prática e provaram-se no mercado.
"Piscina Farvest C2TE25"
Uma composição de camada fina do fabricante "Farvest" é criada com base em uma mistura de cimento e areia e é adequada para acabamento de mosaicos e ladrilhos cerâmicos, bem como de materiais pétreos. A composição é resistente à umidade e não perde suas características na faixa de temperatura de -50 a +60 graus.
"Pool TM-16 vence"
Uma composição seca multicomponente da marca Pobedit à base de areia de quartzo e uma mistura contém componentes modificadores adicionais para a colocação de ladrilhos cerâmicos. O adesivo cria uma forte ligação e a cura da argamassa endurecida garante a durabilidade do revestimento da piscina.
ICP Collastic
A argamassa bicomponente PCI Collastic à base de poliuretano apresenta diversas vantagens comparativas. Esses incluem:
- a presença de recursos de impermeabilização;
- não há necessidade de preparação preliminar da superfície;
- o rejunte entre ladrilhos é permitido após 6 horas;
- neutralização das tensões de deformação de base.

PCI Nanolight
A composição elástica PCI Nanolight é desenvolvida com base na nanotecnologia e é adequada para o assentamento de ladrilhos sobre qualquer tipo de suporte. A cola possui maior grau de resistência a líquidos, inércia ao cloro e sais e capacidade de operar em uma ampla faixa de temperatura.
SM-16
O CM-16 é reforçado com microfibras e é adequado para todos os tipos de ladrilhos. O adesivo é adequado para uso em piscinas aquecidas e é compatível com materiais selantes. Vantagens adicionais incluem respeito ao meio ambiente, resistência à deformação e maior elasticidade.
SM-17
É possível usar a cola CM-17 em piscinas abertas e fechadas devido à ampla faixa de temperatura operacional.A argamassa cria uma ligação elástica, evita que os ladrilhos deslizem e é adequada para revestir a tigela com um revestimento de grandes dimensões.
SM-117
SM-117 Dry Building Mix é utilizado em piscinas interiores e exteriores. Antes de usar, é necessário preparar uma mistura de trabalho misturando-a com um líquido. A argamassa pronta tem alta aderência e fixa as telhas com segurança, sem risco de deslocamento da posição original.
"Piscina da Eunice"
Eunice Compound é recomendado para acabamento de superfícies difíceis, incluindo substratos aquecidos e revestimentos de azulejos antigos. Após a cura, a solução é capaz de suportar cerâmica, mosaico, pedra e porcelanato.
Mosaico de Ivsil
A cola Ivsil foi especialmente desenvolvida para mosaicos. A composição pode ser aplicada na superfície de uma base de concreto ou em um ladrilho antigo, o que evita o desmonte do revestimento antigo.

CM-115
A mistura construtiva CM-115 não permite que as telhas se desloquem e manchem o revestimento. A composição é ecológica, adequada para piscinas aquecidas e resistente a temperaturas extremas.
"Basera Maxiplix T-16"
A cola reforçada "Osnovit" é adequada para a montagem de qualquer ladrilho, independentemente do tipo de base. A argamassa proporciona máxima resistência de união e evita o deslizamento do revestimento.
Tenaflex H40 ("Keracoll")
O composto flexível e ecológico Tenaflex H40 é utilizado para o assentamento de ladrilhos sobre suportes estáveis e não absorventes. Em particular, a solução permite fixar o material na camada de impermeabilização ou no revestimento antigo.
40 Eco Flex
O adesivo mineral H40 Eco Flex é indicado para ladrilhos de alta resistência. A composição demonstra alta eficiência em altas cargas de deformação de base.
Regras gerais e instruções de uso
Os princípios básicos do uso de cola à prova d'água diferem pouco do uso de formulações convencionais. Durante o processo de revestimento, aplique uma quantidade suficiente de adesivo adequado ao material a ser utilizado. É importante que após a aplicação da argamassa e colocação dos ladrilhos, o contacto com a água não ocorra antes de 6 horas.
Como calcular o consumo
O consumo exato da composição depende da marca específica e da espessura da camada aplicada. Via de regra, o fabricante indica o consumo da substância na embalagem com cola.
Dicas e truques adicionais
Antes de usar a cola, você deve sempre estudar cuidadosamente as regras de uso. Seguir as instruções ajudará a evitar vários erros.


