Como armazenar tomate seco em casa

Muitas pessoas estão interessadas na questão de como armazenar tomates secos ao sol. Para obter bons resultados, vale a pena preparar adequadamente o produto e escolher um recipiente para ele. Indicadores de umidade, condições de temperatura e iluminação não são de pouca importância. Também vale a pena proteger o prato de bactérias e parasitas. Isso ajudará você a aproveitar o sabor do seu produto favorito por muito tempo.

Características de armazenamento de tomates secos

Para conservar tomates secos ao sol ou secos no inverno, recomenda-se recheá-los com óleo. Para fazer isso, pegue potes de vidro limpos e coloque tomates e temperos em camadas. Estragão, alecrim e outras ervas semelhantes são usadas como especiarias. Também é altamente recomendável adicionar alho.


Na hora de escolher um azeite, recomenda-se dar preferência ao azeite. No entanto, é bastante caro. O óleo de girassol refinado é uma boa alternativa. É importante que cubra completamente os tomates.Caso contrário, existe o risco de mofo na superfície. Com a implementação dessas recomendações, os tomates duram 8 meses.

Como preparar tomates secos para armazenamento

Depois que os tomates estiverem completamente secos, é importante garantir que estejam livres de umidade. Se houver excesso de líquido na composição, os processos de decomposição começarão. Tal preparação não pode ser comida. Para garantir que não haja líquido, o tomate deve ser dobrado ao meio.

Se tiver uma consistência elástica e não soltar suco, isso indica que os tomates estão bem secos.

Os tomates conservam-se melhor secos. Eles não contêm água. Mas é recomendável embeber o produto antes de adicioná-lo à comida, pois tem uma consistência muito dura. Para evitar a reprodução ativa de bactérias patogênicas, os tomates devem ser polvilhados com vinagre. Isso ajudará a evitar processos de decomposição. Para fazer isso, pegue 2 colheres de sopa cheias de vinagre e misture com 100 mililitros de água. Recomenda-se tratar todas as fatias com a solução resultante. Para que a umidade evapore, os tomates devem ser retirados por meia hora ao ar livre.

Escolha de recipientes

A escolha da capacidade de armazenamento é recomendada levando em consideração o tempo de uso desejado do produto. Se você planeja comer tomates em um futuro próximo, coloque-os em um recipiente de plástico e feche a tampa. De antemão, o recipiente deve ser bem lavado e seco.

Para evitar que a umidade entre, coloque toalhas no fundo. É permitido armazenar tal espaço em branco por 2-3 semanas. Para armazenamento mais longo, use um recipiente de vidro. Recipientes de 0,2 a 1 litro são geralmente usados.Recomenda-se fechá-los com um rolo ou capa de nylon. A vida útil dos tomates depende diretamente do aperto do recipiente. Primeiro, o recipiente deve ser esterilizado por vapor ou forno.

A escolha da capacidade de armazenamento é recomendada levando em consideração o tempo de uso desejado do produto.

Condições ideais de armazenamento

Os tomates podem ser deixados no apartamento ou colocados no porão. De qualquer forma, é importante respeitar as condições de armazenamento das chaves.

Temperatura

É importante que o regime de temperatura não exceda +22 graus. É melhor armazenar os tomates secos ao sol em local fresco. A temperatura deve ser de + 8-16 graus. Em taxas mais altas, é observada a reprodução ativa de bactérias, o que leva à rápida deterioração da peça.

Umidade

Os parâmetros de umidade devem ser moderados - no nível de 15-70%. Ar muito seco faz com que a polpa seque rapidamente e ar muito úmido causa podridão.

Iluminação

Tomates secos ao sol não devem ser expostos à luz solar direta. O local mais adequado para armazenamento é considerado um armário escuro, gaveta ou prateleira.

controle de pragas

Para proteger os tomates das pragas, vale acrescentar alho ou cebola seca ao preparo. Esses ingredientes ajudam a prevenir o crescimento de fungos.

Métodos de armazenamento doméstico

Vários métodos de armazenamento de uma sala são conhecidos hoje. Isso permite que todos escolham a melhor opção.

Na geladeira

Em primeiro lugar, vale a pena escolher o recipiente adequado. Deve ser cuidadosamente lavado e esterilizado. Despeje uma pequena quantidade de sal no fundo. Ele absorverá o excesso de umidade e ajudará a evitar que os tomates estraguem.

Também é recomendável usar manjericão e depois polvilhar com sal novamente.

Em seguida, coloque os tomates no recipiente. Isso é feito com bastante força. Coloque alho nele. Também é recomendável usar manjericão e depois polvilhar com sal novamente.O recipiente deve ser enrolado e armazenado na geladeira. Após a abertura, pode ser fechado com uma capa de nylon. Neste caso, o prazo de validade do produto é reduzido para 1 mês.

Casas no armário

Tomates secos ao sol são melhor armazenados em óleo. Para fazer isso, coloque-os em uma jarra, polvilhe com ervas e pimenta. Recomenda-se encher o recipiente com óleo por cima, fechá-lo e colocá-lo em local escuro. Deixe o excesso de óleo escorrer antes de usar. Em seguida, os tomates devem ser enxugados com um guardanapo.

como secar

Existem vários métodos para preparar tomates secos ou secos ao sol. Isso permite que todos escolham a melhor opção.

Como secar ao sol

Para obter 1 quilo de tomate seco, você precisa levar de 10 a 12 quilos de vegetais frescos. Eles precisam ser cortados ao meio, cobertos com gaze e colocados ao sol. O produto estará pronto em 5-14 dias. O período específico depende diretamente dos indicadores de temperatura. Para que os tomates sequem uniformemente, eles devem ser virados periodicamente. Salgue bem os vegetais antes de secá-los. Isso ajudará a prevenir o apodrecimento ou o crescimento de fungos.

no microondas

Esta é a maneira mais acessível e rápida. Você pode colocar um lanche no micro-ondas em apenas 5 minutos. Coloque as rodelas de tomate no prato, regue com azeite e polvilhe com sal. Microondas por 5 minutos. Em seguida, escorra o suco e deixe secar por alguns minutos.

Em um secador elétrico

Para utilizar este aparelho, é necessário cortar os tomates em rodelas, retirar as sementes, colocar em um recipiente e regar com azeite. Você também precisa polvilhar o produto com sal e especiarias.Seque os tomates por 9 horas. A temperatura deve ser de 70 graus.

No forno

As frutas devem ser cortadas ao meio e colocadas em uma assadeira. Adicione sal, especiarias, ervas. Recomenda-se secar os tomates a uma temperatura de 80 graus. Este processo levará de 9 a 16 horas.

As frutas devem ser cortadas ao meio e colocadas em uma assadeira.

em óleo

Para implementar esse método, vale a pena escolher tomates maduros, cortá-los em rodelas e retirar o meio. Em seguida, misture sal e açúcar na proporção de 2: 1. Polvilhe os tomates com a composição resultante. Leve ao forno por 6 a 8 horas. Em seguida, o produto deve ser resfriado, colocado em uma jarra e recheado com óleo e temperos.

em italiano

Para preparar um lanche por este método, é necessário levar legumes, alho, azeite. Você também vai precisar de sal grosso e pimenta preta... Os vegetais devem ser lavados, secos e cortados em 4 pedaços. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga, polvilhe com sal e pimenta. Seque no forno. Deve ser aquecido a 100 graus. A porta deve permanecer entreaberta.

Esfrie os tomates acabados. Despeje um pouco de óleo no fundo do recipiente e coloque as rodelas de tomate. Eles precisam ser derramados com óleo e suas especiarias favoritas. É importante que os tomates fiquem completamente cobertos com o vaso. Feche os frascos e refrigere-os.

Erros comuns

Muitas pessoas cometem erros comuns:

  • escolher a variedade errada de tomate;
  • os tomates não estão suficientemente secos;
  • violar parâmetros de temperatura durante o armazenamento;
  • exponha o prato acabado à luz solar direta;
  • recipientes insuficientemente limpos são usados ​​para armazenamento;
  • não cubra completamente os tomates com óleo.

Dicas e truques adicionais

O lanche acabado pode ser armazenado na geladeira. Algumas donas de casa guardam no freezer. Para preservar o sabor e a qualidade do produto por muito tempo, algumas recomendações devem ser seguidas:

  1. É importante escolher a variedade certa de tomate para o seu lanche. Eles devem ser carnudos. É melhor não secar os tomates aguados, pois ficará apenas a casca.
  2. É permitido adicionar temperos durante a secagem dos tomates ou colocá-los diretamente na jarra. De qualquer forma, o produto terá tempo para ficar saturado de cheiros e sabores.
  3. Não é recomendado o uso de ervas frescas para secagem. É permitido o uso de verduras para aromatizar o azeite com o qual se pretende regar os tomates. É melhor mandar as ervas secas ao forno. Isso ajudará a revelar seu sabor e aroma.
  4. É melhor usar alecrim ou tomilho para um lanche. O manjericão é uma ótima solução. É perfeitamente aceitável adicionar uma mistura pronta de ervas italianas. Este ingrediente pode ser adicionado a gosto.
  5. Vale a pena regar os tomates com azeite. Se você quiser economizar dinheiro, é recomendável usar um produto de girassol refinado regular.
  6. É permitido armazenar tomates prontos em temperatura ambiente. Também é permitido fazer na geladeira. Tudo depende da receita específica. É melhor colocar um recipiente aberto na geladeira.
  7. É permitido retirar os tomates do pote apenas com garfo ou colher secos. Caso contrário, há uma alta probabilidade de mofo.

Os tomates secos são um delicioso aperitivo popular entre as donas de casa. Para mantê-lo durante todo o inverno, você precisa seguir rigorosamente as regras de preparação. Os parâmetros de temperatura, umidade e iluminação não são desprezíveis.A implementação clara das recomendações de especialistas permitirá que você desfrute do seu prato favorito durante todo o inverno.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha