Como cultivar tulipas e quando plantar ao ar livre no outono
As tulipas estão entre as primeiras a florescer na primavera e florescer até o verão, decorando o jardim com suas flores lindas e brilhantes. Para que as tulipas floresçam assim que o tempo esquentar, você precisa saber quando plantar os bulbos no solo no outono.
Descrição e características
As tulipas são culturas bulbosas perenes. As características das inflorescências e a aparência das plantas dependem da variedade. As folhas são lanceoladas, alongadas, em uma haste pode haver de 2 a 6 peças. A superfície da folha é lisa, enrugada em algumas variedades. Uma planta de arbusto, um grande número de bulbos de bebê pode crescer de um bulbo de mãe.
As hastes são curtas, de 6 a 60 cm de comprimento, dependendo da variedade. Há apenas uma flor em cada planta. As inflorescências são comuns ou terry. Alguns híbridos têm bordas irregulares das pétalas. As tulipas florescem em maio-junho.
Como escolher as datas de pouso
Muitos produtores não desenterram bulbos de tulipa após a floração. Embora se você fizer isso, as plantas não degenerarão e florescerão profusamente todos os anos. Portanto, é muito importante decidir sobre condições favoráveis.
Verão
A melhor época para desenterrar bulbos é no verão. É melhor fazer isso antes do início de agosto. A melhor época para cavar é a primeira quinzena de junho. Mas é melhor focar não no tempo, mas na aparência dos arbustos. Você precisa desenterrar os bulbos depois que as folhas e caules começarem a secar e adquirir uma tonalidade marrom. Também é indesejável esperar até que a folhagem esteja completamente seca.
Você pode se concentrar nas escalas das lâmpadas. Nos maduros, eles são secos e se separam facilmente.
Outono
No outono, o material de plantio não é desenterrado. Pelo contrário, são replantadas antes do inverno para que as tulipas floresçam na primavera. É impraticável cavar lâmpadas no outono. Terão que ser plantadas na primavera e não terão tempo de florescer.
antes do inverno
Embora desenterrar bulbos de tulipa antes do inverno não seja recomendado, esse método também pode ser usado. Nesse caso, as tulipas também são retiradas no verão. Ao utilizar o método de desenterrar bulbos antes do inverno, é importante seguir as regras da tecnologia agrícola para que o material de plantio permaneça saudável até o inverno. Você deve armazenar as sementes desenterradas em uma geladeira ou porão em temperatura baixa e baixa umidade.

Primavera
Os bulbos de tulipa não são desenterrados na primavera. As plantas florescem cedo, portanto, mesmo que sejam plantadas imediatamente após o derretimento da neve, elas ainda não terão tempo de florescer para aquecer.Se você não conseguiu desenterrar as sementes no verão, é melhor esperar um ano do que desenterrar na primavera.
Características regionais
Além das datas do calendário, as condições climáticas da região de cultivo desempenham um papel importante na escavação do material vegetal. O tempo em diferentes latitudes sempre mudará.
subúrbio de Moscou
Na região de Moscou, é preciso desenterrar os bulbos das tulipas em meados de junho, quando a folhagem começa a amarelar. Não vale a pena fazer isso tarde demais, os bulbos estarão maduros demais e, após o replantio no outono, não florescer tão profusamente. Nesse caso, é melhor não desenterrá-los.
faixa do meio
Na faixa do meio, o clima é temperado, então é preciso extrair o material de plantio na segunda década de junho. Nesta fase, os bulbos têm tempo para amadurecer completamente.
Urais e Sibéria
Nos Urais e na Sibéria, os invernos e as primaveras são frios, as datas de floração das plantas são alteradas em várias semanas. As tulipas começam a florescer na segunda década de maio, por isso é aconselhável desenterrar os bulbos na segunda quinzena de junho - início de julho.

como plantar
As tulipas são replantadas no solo no outono. Para que a floração seja abundante e as inflorescências grandes, é preciso escolher o local certo e seguir as regras da tecnologia agrícola na hora do plantio.
Seleção de assento
Para o plantio, é melhor escolher áreas abertas e ensolaradas. Na sombra parcial, as flores também podem desabrochar, desde que o solo seja nutritivo e fértil. Na sombra, se as tulipas florescerem, a floração é muito pobre.
Também vale a pena escolher um local para um canteiro de flores, protegido de correntes de ar.A água não deve estagnar no solo.
Se o local estiver constantemente alagado, um dreno raso deve ser preenchido antes de plantar nos buracos.
Não é recomendado replantar o material de plantio no mesmo local, é melhor escolher outro local. Se você plantar flores constantemente no mesmo canteiro, os botões crescerão pequenos. O solo deve ter tempo para se recuperar. Além disso, não plante tulipas onde cresceram outras culturas bulbosas, elas têm as mesmas doenças.
Seleção e preparação do material de plantio
Para o plantio, você deve escolher bulbos grandes e saudáveis, sem sinais de danos. Você pode plantar filhos, mas eles não florescerão no primeiro ano após o plantio. Não plante sementes que tenham marcas de mofo ou insetos. Antes do plantio, o material de plantio pode ser processado. Duas horas antes do plantio, os bulbos são embebidos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Se não houver tempo para o tratamento a longo prazo do material de plantio, pode-se regar os poços preparados com uma solução de permanganato de potássio.
Como preparar o terreno
É aconselhável preparar o solo para o plantio com antecedência. O solo é desenterrado, as ervas daninhas são removidas e misturadas com estrume podre ou com fertilizantes minerais complexos. Antes do plantio, o solo pode ser desenterrado novamente e todas as ervas daninhas podem ser removidas se tiverem tempo de crescer. A drenagem é despejada no fundo dos orifícios para que não haja estagnação da água.

Esquema de pouso
Os buracos são cavados a uma profundidade de 10 cm. A distância entre lâmpadas grandes é deixada em até 15 cm. Menor distância pode ser deixada entre as crianças. Você pode plantar sementes em duas ou três fileiras. A primeira linha contém os maiores bulbos. Em seguida, lâmpadas menores.E a última linha - cebolas pequenas. Com este esquema de plantio, todos os arbustos receberão luz solar suficiente. Você pode plantar os bulbos em qualquer ordem. Se grandes plantas perenes ou outras flores grandes crescerem no canteiro, as tulipas devem ser plantadas na frente delas para que os arbustos não bloqueiem o sol para elas.
Métodos alternativos de desembarque
Existem muitas maneiras de plantar tulipas no local. Os bulbos podem até ser plantados em vasos.
Sanduíche
Este método é frequentemente usado para plantar bulbos em recipientes, mas também pode ser usado em um canteiro de flores. A vantagem do método de plantio sanduíche é que as tulipas florescerão por mais tempo do que com o plantio normal. Você precisará cavar um canteiro de flores em várias camadas.
A primeira camada é cavada a uma profundidade de 20 cm e os bulbos são plantados. Em seguida, polvilhe-os com terra e plante uma nova linha. Isso continua até que todo o buraco seja preenchido. As tulipas plantadas dessa maneira florescem por sua vez. Quanto mais baixa a camada, mais tempo as sementes irão "eclodir". Assim, você pode alternar não apenas tulipas, mas também jacintos com elas.
Níveis
O plantio de espinhel é semelhante ao método sanduíche. Bulbos grandes são plantados na fileira mais baixa. E assim em ordem decrescente. A fileira mais próxima da superfície do solo é a fileira de bulbos jovens. Deve-se lembrar que os bulbos grandes crescem rapidamente, e o tamanho da planta é muito maior que o das crianças, para que possam escondê-los. É melhor plantar bulbos pequenos longe dos grandes.
Em cestos e recipientes
No campo aberto, as plantas podem ser plantadas em recipientes. A principal vantagem desse método é que os bulbos não serão mastigados pelos ratos. Além disso, quando chegar a hora de desenterrar o material de plantio, será muito fácil fazer isso.

Para o plantio, é necessário pegar um recipiente fundo e solto, cobri-lo totalmente com terra e plantar as sementes. Cave um buraco fundo no canteiro para que o recipiente caiba. Enterre-o com terra para que as bordas não fiquem visíveis.
Aterrissando no gramado
A vantagem de plantar sementes no gramado é que você não precisa esperar que os bulbos tenham nutrientes suficientes, portanto, não precisa esperar que a folhagem seque completamente. Para o plantio é necessário escolher as mesmas variedades ou variedades com o mesmo período de floração.
É melhor plantar as sementes em um recipiente separado, por exemplo, em um recipiente. Um buraco é cavado no gramado para caber o contêiner. Tulipas são plantadas em um recipiente. Eles o colocaram em um buraco e o enterraram. O recipiente pode ser plantado com grama para que o solo não fique visível.
Regras de cuidado
Para que as tulipas floresçam abundantemente e as inflorescências sejam grandes, os arbustos precisam ser cuidados. Em primeiro lugar, é preciso lembrar de regar o canteiro a tempo, sem molhar demais e não deixar o solo secar. E você não pode prescindir de uma dieta regular.
rega
As tulipas não gostam de encharcamento excessivo. Em clima quente, regue as camas todas as noites. Se chover, a irrigação pode ser adiada até que o solo esteja seco. Use água morna para umidificação. A irrigação com água fria contribui para o desenvolvimento de doenças.
Canteiros de flores são regados à noite após o pôr do sol.Se você irrigar o solo durante o dia, gotas permanecem nas pétalas e na folhagem, o que pode causar queimaduras. Uma vez por semana, antes de regar, você pode soltar o solo e arrancar as ervas daninhas. Assim, os bulbos poderão receber não apenas umidade, mas também oxigênio suficiente para o crescimento normal.
Fertilização e alimentação
Os canteiros de tulipas precisam ser alimentados. Muitos negligenciam isso, mas quanto mais nutritivo o solo, mais inflorescências florescerão.

Você precisa alimentar as plantas 3-4 vezes ao longo da temporada:
- O primeiro curativo é aplicado imediatamente após o aquecimento do solo.
- Na segunda vez, os nutrientes são adicionados durante a formação dos botões.
- O terceiro curativo é aplicado durante o período de floração.
- A última vez que as plantas são alimentadas é quando elas estão murchas.
Fertilizantes minerais complexos para culturas de flores são usados como fertilizantes. Nitrogênio, potássio e fósforo devem ser adicionados ao solo. O solo pode ser polvilhado com cinzas de madeira ou polvilhado com infusões de ervas daninhas. Não é recomendado o uso de estrume. Em grandes quantidades, pode causar podridão de bulbos.
proteção contra roedores
Bulbos de tulipa são frequentemente comidos por ratos, especialmente no inverno. Para espantar os ratos, você pode plantar tulipas com narcisos ou perdizes. Os bulbos dessas plantas contêm substâncias venenosas. Mas esse método não é o mais confiável e, muitas vezes, os ratos simplesmente ignoram os narcisos a caminho dos bulbos de tulipa.
Antes do plantio, os bulbos são colocados em um saco plástico e borrifados com querosene. O cheiro afugenta os ratos e é totalmente inofensivo para o material de plantio. Outro método é polvilhar abundantemente as sementes plantadas com pimenta vermelha moída.Você também pode pulverizar canteiros de flores periodicamente com infusão de raiz de valeriana. Lojas especializadas em jardinagem vendem grânulos especiais que afugentam os ratos. Eles podem ser espalhados pela área ao lado das flores.
Para evitar que os roedores roam os bulbos, é melhor usar vários métodos de proteção contra eles ao mesmo tempo.
Prepare-se para o inverno
As tulipas são culturas resistentes ao gelo, mas podem não sobreviver ao frio intenso, por isso é melhor preparar os canteiros para o inverno. Isso é especialmente verdadeiro ao cultivar flores nas regiões do norte, onde não há apenas invernos frios, mas também outono e primavera. No outono, as plantas são novamente plantadas no solo. Os canteiros são cobertos com ramos de abeto ou agrofibra.

Como armazenar após a floração
Os bulbos das tulipas são desenterrados em junho, quando a folhagem começa a secar. As sementes são transplantadas em setembro-outubro. O material de plantio escavado é colocado em uma sala escura para secagem. Além disso, as sementes devem ser classificadas em variedades. Separe as lâmpadas pequenas das grandes.
Guarde as sementes em local fresco e não muito úmido para que não mofem. A temperatura ideal é de +3 - + 5 graus. Você pode armazenar o material de plantio na prateleira inferior da geladeira ou no porão. As lâmpadas são acondicionadas em caixas plásticas ou de madeira em uma única camada. Não os coloque em sacos plásticos. É melhor verificá-los regularmente para que você possa perceber imediatamente se as lâmpadas estão começando a mofar e descartá-las.
Como transplantar corretamente
Você precisa desenterrar os bulbos com cuidado, as tulipas crescem até o verão e é importante não prejudicar as crianças. O material de plantio escavado é deixado até o outono. Algumas semanas antes do plantio, o local é preparado. É melhor escolher outro local e não plantar flores no mesmo canteiro por dois anos consecutivos. No outono, os bulbos são plantados em setembro-outubro. Se o material de plantio foi armazenado durante todo o inverno, na primavera as sementes são plantadas assim que a neve derrete e o solo esquenta. Normalmente é a segunda quinzena de abril.
Você não deve atrasar o plantio, as tulipas florescem cedo e o plantio tardio pode fazer com que as tulipas não floresçam até que sejam desenterradas.
Antes do plantio, o solo é solto, todas as ervas daninhas são arrancadas. Em seguida, faça buracos e plante os bulbos. Eles não devem ser enterrados profundamente. Embora seja possível aprofundar alguns bulbos e plantá-los mais perto da superfície. A floração será, portanto, longa, pois as inflorescências se formarão gradualmente. Após o plantio, o solo é regado abundantemente com água morna. Bulbos grandes geralmente florescem no ano seguinte após o plantio e bebês - após 1-2 anos.
Dicas úteis
Não é difícil cultivar tulipas, as plantas são despretensiosas e rapidamente criam raízes em novos lugares. E se você conhece todas as nuances e truques do cultivo, as tulipas irão deliciá-lo com uma floração exuberante por muitos anos.
Dicas úteis para crescer mais alto:
- Pela aparência das plantas, você pode determinar qual elemento está faltando no solo. Se as folhas ficarem estreitas e caídas, significa que há uma deficiência de nitrogênio no solo.Com a falta de potássio e fósforo, uma borda azulada aparece nas folhas.
- Devido ao rápido crescimento, as plantas requerem alimentação frequente. É especialmente importante fertilizar o solo durante a formação dos botões e a floração.
- Para que o bulbo não tenha tempo de formar um grande número de filhos, o que torna a floração menos abundante, é necessário evitar a formação da cápsula da semente. Assim que começa a aparecer, é imediatamente cortado.
- Após a escavação, os bulbos devem ser secos à sombra, não ao sol.
- É indesejável que as inflorescências sejam expostas à luz solar direta ao longo do dia. Isso pode fazer com que as pétalas se desintegrem.
- Não é recomendado plantar plantas em áreas ventosas, pois as tulipas podem começar a doer.
As tulipas precisam ser constantemente cuidadas, só assim as plantas vão trocar e florescer abundantemente no país.


