Características e esquema de cores das tintas metálicas e como aplicá-las corretamente

Costuma-se usar tinta metalizada para pintar diversos materiais e dar-lhes um brilho especial. Tons metálicos são aplicados em carros, equipamentos especiais ou eletrodomésticos para obter um design exclusivo. Nos últimos anos, os reflexos metálicos têm sido procurados para trabalhos de decoração e renovação. O brilho metálico é obtido com aditivos especiais para tintas de base sintética.

Características da composição e princípio de funcionamento da tinta metálica

O brilho metálico da tinta é obtido pela adição de componentes específicos. Composição da pintura metalizada:

  1. Pigmento. É um pó triturado. Ele permite que você crie sombra.
  2. Pacote. Um componente que fornece uma forte ligação entre o composto e a superfície.
  3. Solvente. Uma substância que é responsável pela viscosidade, a viscosidade da tinta. Para pintura metálica, uma consistência viscosa é importante.
  4. Pó de alumínio. Uma migalha de alumínio que dá um brilho metálico. As partículas refletem a luz para criar um brilho metálico prateado.

A diferença entre tintas acrílicas, esmaltes automotivos foscos brilhantes e tonalidades metálicas está nas peculiaridades da composição.

CritérioMetálicoNão metálico
CaracterísticasA presença de pó de alumínioDiferentes formulações baseadas em sintéticos
Tendência de desbotamentonão inclinadoQuerer
Método de aplicaçãoDificuldade em criar uma camada uniformequalquer tipo de
PreçoAltoDiferente
Qualidades especiaisProtege contra o calor graças à sua capacidade de refletir a luz

O mecanismo de ação dos metálicos é baseado na reflexão da luz. Uma migalha de alumínio é um análogo de partículas microscópicas que criam um efeito de reflexão especular. A migalha de alumínio está na zona de ação do pigmento de coloração, liga-se ao pigmento para posterior reflexão da luz.

Vantagens e desvantagens

Ao escolher a tinta para revestir um carro, os proprietários geralmente escolhem entre o esmalte automotivo e a pintura metálica. O esmalte automotivo é criado à base de resina alquídica, cria um revestimento brilhante durável, mas não pode fornecer o efeito obtido com a aplicação de metal.

Pintura metálica

Benefícios do uso de tinta metalizada:

  • o metálico evita o superaquecimento, pois tem a capacidade de refletir a luz;
  • a tinta tem propriedades melhoradas para proteger contra danos mecânicos;
  • suscetibilidade reduzida à ferrugem devido à presença de aparas de alumínio na composição;
  • não precisa de verniz adicional;
  • cria transbordamentos.

A desvantagem ou dificuldade de trabalhar com uma tonalidade metálica é a necessidade de criar uma camada uniforme.Quaisquer imprecisões que o esmalte automotivo possa ocultar serão perceptíveis no acabamento do metal devido à natureza da composição.

paleta de cores

A paleta de cores totalmente metálica é diversificada. Entre os tons clássicos, os motoristas escolhem prata, preto prateado e branco metálico. Tons incomuns são considerados meios-tons vermelhos: laranja claro prateado, vermelho prateado brilhante, vermelho dourado. Essas tonalidades são designadas pelos nomes: “damasco”, “acorde”, “coentro”, respectivamente.

A paleta de cores permite criar diferentes tonalidades:

  • o tom branco cria um efeito de brilho perolado;
  • o preto metálico proporciona um acabamento rico e uniforme;
  • cores brilhantes com um brilho metálico parecem suaves.

paleta de cores

Como pintar corretamente

O revestimento metálico tem suas peculiaridades. A condição de processamento é a criação de um acabamento uniforme. Diferentemente dos esmaltes automotivos, o metálico é aplicado em 2 demãos com uma terceira demão para fixação e nivelamento.

Preparação da superfície

A preparação da superfície torna-se um passo importante. O resultado do trabalho depende da exatidão desta etapa. A preparação consiste em várias etapas sequenciais:

  1. Remoção do revestimento antigo. A remoção é realizada com ferramentas com as quais você pode pegar a tampa e remover grandes pedaços de material.
  2. Limpeza de sujeira, poeira. Usando ferramentas improvisadas, pedaços da camada antiga são separados da superfície, sujeira e camadas de mofo são removidas.
  3. Massa de lascas, rachaduras, defeitos. As rachaduras nuas são preenchidas com massa de vidraceiro e depois niveladas com uma espátula.
  4. Lixar com lixa. Entalhes e pequenos defeitos no revestimento são limpos com lixa de grão fino.
  5. Desengordurante. O corpo é coberto com um desengordurante e depois limpo com um pano úmido.
  6. Primer.A superfície é preparada para criar uma área de cobertura uniforme. Primers adequados são primers de boa qualidade em tons neutros. Aplique 2 ou 3 demãos de primer com uma espátula e depois nivele.

A fase preparatória dura vários dias. É necessário esperar que a massa e o primer estejam completamente secos para passar para a próxima etapa. A massa, ou enchimento, é necessária quando o material está muito desgastado. A espessura da camada de mástique é de 2 ou 3 milímetros. Uma espessa camada de selante causa a formação de rachaduras sob carga pesada no veículo durante a operação.

Os especialistas admitem a aplicação de 2 camadas de mástique. A primeira é aplicada com uma espátula larga, fazendo com que o arranhão ou trinca seja totalmente preenchido. A segunda camada é o nivelamento. O terceiro estágio da massa é o lixamento da superfície. Para fazer isso, use um moedor, avião, lixa.

Como primer, são utilizadas formulações de dois componentes, que incluem etanol.

Como primer, são utilizadas formulações de dois componentes, que incluem etanol. O primer à base de etanol leva 60 minutos para secar. A escolha do primer determina a qualidade da tinta principal, pois na maioria dos casos os elementos da aplicação principal e o primer são misturados. A adesão ocorre devido à interação de partículas em movimento de etanol e pó de alumínio.

Aplicação de tinta

A melhor aplicação é a tinta spray de uma lata de aerossol. Outra maneira é usar uma pistola de pintura ou pistola com baixa pressão criada dentro do dispositivo. O diâmetro recomendado do bico da pistola é de 1,3 ou 1,4 milímetros. Este diâmetro permite criar uma camada de largura ideal.Para criar o acabamento mais liso possível, é necessário levar em consideração algumas características da tinta:

  • a base não deve estar muito molhada ou seca;
  • deve-se evitar uma camada espessa, caso contrário, permanecerá líquido;
  • uma camada espessa não criará um bom efeito de espelho porque as partículas de alumínio afundarão e perderão suas propriedades reflexivas.

O método de aplicação inclui a consideração do poder de cobertura da camada de base. O esquema clássico de aplicação: 2 e 1. Isso significa que, para criar um acabamento, são necessárias 2 demãos de tinta e 1 demão do tipo nivelador:

  • 1ª camada de revestimento;
  • A 2ª camada de revestimento é mais úmida;
  • 3ª camada, correção, camada de gotejamento.

Na primeira fase, é permitida a criação de irregularidades. O segundo revestimento é capaz de corrigir a situação. A terceira aplicação finaliza o processo, elimina eventuais rebarbas, remove o excesso de espessura.

Conclusão

A etapa final é o envernizamento, o verniz transparente dará ao acabamento um efeito brilhante especial. A tinta metálica é envernizada 10-15 minutos após a conclusão da pintura. O erro dos fabricantes de automóveis é o longo tempo de espera para a secagem. Esta técnica funciona com esmaltes clássicos, mas não é adequada para tintas metálicas.

O verniz seca por 24 a 48 horas.

O mecanismo de ação baseia-se no fato de que a camada de correção metálica absorve o verniz e cria um acabamento rico especial. O envernizamento é aplicado em 2-3 camadas. Cada um deles deve estar completamente seco. Para a primeira aplicação, o verniz é diluído com um solvente para uma consistência líquida. As aplicações subsequentes devem ser mais densas.

O verniz seca por 24 a 48 horas.Durante o período de secagem, a máquina deve ser mantida em local com temperatura ambiente ideal, longe do vento, poeira e sujeira.

Dicas para escolher cores de tinta

A escolha de uma cor ou tonalidade de tinta é complicada pelo fato de que, ao criar um brilho metálico, o esquema de cores selecionado é diferente da amostra apresentada. Quando expostas à luz, as tintas metálicas parecem diferentes; quando acesos, eles mudam de matiz para tons profundos e saturados. Por esse motivo, é difícil para os proprietários se contentarem com apenas um tom de tinta automotiva. É aconselhável escolher uma capa, focando nas regras básicas:

  1. Ostensivamente. Esta opção é comum. Os proprietários aplicam uma sonda no corpo da máquina e tentam criar uma imagem previsível.
  2. Por código, número do corpo. Esta opção é adequada para veículos usados. É assim que você pode encontrar a cor original da carroceria, remover o estofamento antigo e escolher o esquema de cores certo.
  3. Por programa. As tecnologias modernas permitem criar uma imagem do resultado em um computador. O aplicativo é capaz de selecionar tons, profundidade, saturação.

As cores escuras são consideradas as mais simples possíveis, a dificuldade é inserir uma cor com tons claros. Ao usar metais leves, recomenda-se pintar carros e outros equipamentos com efeito de transição para eliminar o deslocamento da espessura das camadas.

Espectrofotômetros são usados ​​para verificar se a cor está ligada ou desligada. Um indicador de 0 a 2 unidades indica um acerto total. Um indicador de 2 a 5 é considerado aceitável ao repintar.Um indicador acima de 5 unidades significa uma completa ausência de cor na camada de base. Neste caso, os pintores de carros são aconselhados a repintar.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha