Como fazer desenhos com tintas vitrais com as próprias mãos em casa
Fazer pinturas com as próprias mãos usando tintas para vitrais é uma atividade para pessoas criativas. Qualquer artista iniciante pode decorar superfícies adequadas com vários vitrais. Para fazer isso, você precisa obter tintas especiais que aguentem uniformemente. A opção mais adequada para a criação de pinturas com vitrais são as superfícies de vidro ou espelho, nas quais o transbordamento de sombras é especialmente perceptível.
Peculiaridades das tintas para vitrais
O vitral é um produto de arte decorativa e aplicada, que é uma pintura única criada em uma superfície de vidro ou espelho. O vitral faça-você-mesmo é feito em inserções de portas de vidro, janelas, molduras de vidro para fotografias, cerâmicas, pratos e itens de interior. A pintura em um estêncil ou esboço é feita com tintas para vitrais. Para escolher um material para pintar, você precisa entender as variedades e características das tintas para vitrais.
| Classificação | tipos de tintas |
| Por tipo de componente principal | · A base de água; · Solvente alcoólico; · Solvente.
|
| Por método de secagem | · Queimado; · Não escaldado. |
Tintas não cozidas contêm compostos acrílicos que se dissolvem bem em água. A peculiaridade deste material é a sua capacidade de se misturar para obter novas tonalidades únicas. Os acrílicos não desbotam com a luz direta do sol, mas escurecem automaticamente vários tons à medida que secam naturalmente. Substratos cozidos ou de silicato requerem ação térmica adicional para polimerização.
Referência! Os silicatos fornecem um acabamento uniforme e brilhante que é muito durável.
Variedades de técnicas
Ao criar um vitral, costuma-se seguir as regras estabelecidas. Você pode aplicar a tinta de diversas formas, que são proporcionadas pela técnica escolhida.

vitrais clássicos
Os vitrais composicionais ou clássicos são criados como um mosaico. Esta técnica consiste em criar um vitral colando fragmentos de vidro colorido. A tarefa do artista é criar uma superfície de espessura uniforme. Os vitrais clássicos devem ser cozidos.
técnica Tiffany
Tiffany é uma técnica complexa baseada na criação de um esboço detalhado e uma seleção de tons. O esboço feito no vidro é cortado em fragmentos. Cada detalhe é cuidadosamente processado e, em seguida, as peças da imagem são soldadas. As costuras entre eles são costuradas com compostos especiais e pintadas com pátina.
Fusão
A fusão é baseada na culinária. Pedaços de vidro multicoloridos são queimados, enquanto objetos são colocados no vidro e disparados na superfície.
A fusão ocorre em várias etapas:
- criação e desenvolvimento de croquis;
- recorte as peças de acordo com o esboço criado;
- montagem de peças de vidro em superfície plana;
- a imposição de objetos em peças de vidro;
- processo de cozimento.

Fios de vários tons, strass, miçangas, que toleram bem o tratamento térmico, são usados \u200b\u200bcomo objetos estranhos. Um exemplo dessa técnica é a criação de uma flor de vitral a partir de fragmentos de vidro multicoloridos com centro forrado com strass.
Jato de areia
A técnica costuma ser usada para decorar espelhos, vidros em móveis. É uma espécie de fosqueamento da superfície com areia de quartzo. Graças a uma instalação especial, um jato de ar comprimido direciona a areia ao longo de um estêncil especial, criando um padrão.
vitrais pintados
A pintura em vidro acrílico envolve o uso de esboços ou estênceis. Uma característica dessa técnica é a observância do tempo de secagem dos diferentes fragmentos que entram em contato entre si.
Filme
Uma maneira rápida de criar vitrais é aplicar um filme em uma base de vidro ou espelho. O filme é umedecido com água para forte adesão e, em seguida, rolado sobre a superfície com um rolo de borracha.
impressão de fotos
A impressão de fotos é usada por decoradores ao criar um interior. Todas as fotografias podem ser transferidas para a superfície. Existem 3 tipos de impressão de fotos:
- Ao usar a impressão direta de fotos em equipamentos especiais, os vitrais são feitos quando o desenho penetra na espessura do vidro, criando uma imagem tridimensional realista.
- A impressão de foto em filme é a aplicação de uma imagem impressa usando um filme criado em uma impressora.
- A impressão de fotos triplex envolve a introdução de um filme na superfície do vidro, criando uma imagem tridimensional.

Vitrais facetados
Para vitrais chanfrados, é usado vidro translúcido polido. As peças são inseridas em diferentes estruturas, processadas em máquinas ou manualmente.Os vitrais facetados são usados para decoração de interiores. Muitas vezes, tornam-se elementos reveladores da riqueza dos proprietários.
tapete de vidro
Para obter o efeito de tapete de vidro, você pode usar diferentes técnicas:
- restauração mecânica;
- corrosão com produtos químicos;
- queima;
- o uso de verniz ou filme;
- A pintura.
vitrais 3d
A ilusão de uma imagem volumétrica em uma superfície de vidro ou espelho é criada em várias etapas. O processamento de alta temperatura do tipo cozimento permite criar um produto durável que possui qualidades de isolamento acústico devido à densidade da camada criada.
Descartar
Os vitrais fundidos são criados soprando ou moldando à mão. Para criar um vitral fundido, você precisa ter certos conhecimentos e habilidades.
Enchimento
Criar um vitral a granel é uma atividade interessante que requer atenção e paciência. Para criar uma imagem, primeiro são feitos contornos de polímero. A tinta é derramada ao longo dos contornos, que não sai dos contornos e permite trabalhar todos os detalhes de uma vez.

Combinado
Os vitrais combinados são criados de acordo com pedidos individuais. Após a análise dos croquis, planeja-se a combinação das técnicas utilizadas.
Como fazer um vitral em casa
Os vitrais preenchidos podem ser feitos por você mesmo em casa. A técnica não requer o uso de equipamentos especiais ou o uso de técnicas de tiro.
O que é necessário dos materiais
A base para criar um recheio é uma superfície de vidro. Normalmente eles pegam uma folha de vidro comum com bordas processadas.
.
ferramentas necessárias
Para encher, você precisará de uma pipeta de plástico especial com um dispensador estreito. Para retirar o excesso de tinta, pegue cotonetes, discos, esponjas.
fabricação de vitrais
As tintas para vitrais podem ser feitas independentemente de vários materiais. Usando composições caseiras, eles pintam vidrarias, espelham superfícies, fazem presentes artesanais.
Na cola PVA
A cola PVA é usada como espessante que acelera a polimerização. É adicionado a qualquer esquema de cores, cuidadosamente misturado e aplicado.
na gelatina
As tintas de gelatina são usadas para a criatividade das crianças, são absolutamente inofensivas e também proporcionam um acabamento durável. A receita para fazer tintas vitrais em gelatina:
- gelatina - 6 gramas;
- água - 200 mililitros;
- tintura de tecido seco.
A gelatina é diluída com água até inchar, o corante seco é dissolvido separadamente até obter a tonalidade desejada. Os dois líquidos são misturados até ficarem homogêneos. A tinta resultante é pintada.

Referência! A tinta gelatinosa endurece rapidamente, por isso começa a ser aplicada imediatamente após a preparação.
Solvente e adesivo
Na cola BF-2, são preparadas tintas com cores, que se dissolvem em álcool. A acetona é adicionada à cola, ela atua como solvente da composição e, em seguida, é adicionada a cor necessária.
O uso de acetona
A acetona é necessária para criar uma base de coloração à base de verniz nitro. Para 2 partes de nitrolac, é tomada 1 parte de acetona. Um esquema de cores é adicionado ao produto resultante, misturado até obter a tonalidade desejada.
Como fazer um esboço
Ao criar um preenchimento, criar um contorno é de particular importância. O contorno do polímero evita que a tinta flua para fora dos limites, fornece clareza e ordem na imagem.
O contorno é aplicado com um composto acrílico especial ou é utilizado um produto autopreparado.Para o contorno, recomenda-se selecionar a composição de um tom neutro ou absolutamente contrastante. Depende da estrutura e ideia do projeto.
Instruções passo a passo:
- Um esboço é colocado sob o vidro.
- As bordas são bem desenhadas com a composição do contorno.
- Deixe o circuito secar por 3 horas.
técnica de execução
O preenchimento é feito estritamente ao longo do contorno. A melhor opção é preencher alternadamente os fragmentos com uma cor específica. Essa técnica evita o endurecimento de fragmentos não carregados, principalmente quando a tinta é à base de gelatina ou cola PVA.
A secagem leva de 12 a 16 horas. Após a secagem completa, recomenda-se aplicar a camada superior com verniz acrílico. Esta etapa solidifica o resultado e cria um acabamento brilhante e atraente.

Dicas e truques adicionais de desenho
Antes de começar a criar um vitral, é preciso preparar os materiais, encontrar uma superfície adequada, pensar no decorrer da obra.
Em cada etapa da obra, algumas regras devem ser respeitadas:
- A preparação da superfície é considerada o início do trabalho. A condição para a criação de um vitral é o desengorduramento completo de vidros ou espelhos. Essa técnica aumenta a adesão dos materiais e também garante a resistência da camada resultante. Para desengordurar, são utilizados detergentes e composições destinadas à limpeza de janelas.
- Artistas experientes recomendam o uso de 2 ferramentas para derramar. O conta-gotas é levado para preencher o fragmento e a tinta é distribuída com um pincel para que a camada fique uniforme.
- A regra para criar um contorno são linhas fechadas. Se o fragmento não estiver fechado, a tinta escorrerá e criará gotas.
- Para preencher a sala com um conta-gotas, abaixe a tinta até o meio e distribua cuidadosamente a cor com um pincel, movendo-se do centro para as bordas.
- O fundo é preenchido por último.
- Remove defeitos antes que a tinta esteja completamente curada. Pequenas bolhas geralmente aparecem na superfície. Use uma agulha para suavizar as bolhas. Com sua ajuda, eles são estourados para perfurar a formação exatamente no centro.
- O excesso de tinta é removido com cotonetes, discos, pedaços de tecido ou palitos de dente.
- Se a tinta cair acidentalmente no circuito, ela é removida com um cotonete embebido em solvente.
- Se a tinta engrossar, pode ser diluída com um solvente. O resultado do trabalho depende da qualidade do solvente. Composições de baixa qualidade geralmente levam ao fato de que o vitral no vidro fica turvo com o tempo, fica opaco.
Projetos de amostra para pinturas de vitrais
A elaboração de um esboço é uma etapa inicial importante no trabalho criativo... Os esboços mais simples são fragmentos de um desenho com marcas que indicam a quantidade de tinta necessária para o preenchimento. Esses esboços lembram a coloração infantil por números.
Uma condição para criar um esboço é o planejamento de peças cuja área requer preenchimento obrigatório de cores. Se as linhas de contorno forem aplicadas muito próximas, você sentirá que está criando um contorno grosso, que parece pouco atraente.
Exemplos de desenhos de vitrais para iniciantes:
- flores;
- borboletas;
- pássaros;
- figuras geométricas;
- peixes.
Para criatividade com crianças, muitas vezes são usados \u200b\u200bdesenhos temáticos que retratam personagens favoritos de contos de fadas ou desenhos animados. Depois de ganhar alguma experiência em vitrais para iniciantes, eles passam a criar pinturas mais complexas.Isso inclui paisagens, imagens de flores com pequenos detalhes, naturezas mortas.
Uma das direções comuns da pintura em vitrais entre técnicos experientes é a repetição de pinturas artísticas em vidro. Obras de paisagistas ou pinturas de artistas abstratos são particularmente populares.
