Variedades de tintas inodoras, suas vantagens e desvantagens e como escolher
O revestimento é um acabamento de superfície interior popular. Isso se deve à sua praticidade, durabilidade e resistência à umidade. Infelizmente, diferentes tipos de alergias são muito comuns em humanos. Alguns tipos de tintas e vernizes têm um aroma forte, que pode causar uma reação aguda em humanos. Portanto, é importante que a tinta inodora seja usada para as paredes.
Variedades
A tinta, dependendo do tipo, é aplicada em superfícies metálicas, de madeira e minerais. A pintura é dividida em três etapas. Primeiro, a superfície é preparada, depois a composição de tinta e verniz é aplicada com a primeira camada e no dia seguinte com a segunda. Portanto, o pintor pode ficar dentro de casa por até dois dias. É importante para a saúde humana que as misturas sejam inodoras e não tenham efeito tóxico.
As tintas e vernizes podem ser divididos nos seguintes tipos:
- óleo;
- dispersivo em água;
- acrílico;
- látex;
- alquídico;
- poliuretano.
Cada um desses tipos tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Óleo
Este tipo de tinta é feito com base em óleo de secagem e enchimentos. Solventes químicos orgânicos são usados para obter as características normais do material. Portanto, esse tipo de tinta é desagradável e tem um cheiro forte.

Claro, as lojas podem oferecer tinta a óleo inodora. Mas até hoje ainda não foi desenvolvida tal composição à base de óleo secante, que não liberará toxinas durante a secagem. Alguns fabricantes conseguem abafar o cheiro desagradável. No entanto, pessoas com doenças respiratórias e alergias são aconselhadas a não permanecer em ambientes fechados durante os trabalhos de pintura.
Dispersível em água
O esmalte de dispersão em água é uma mistura à base de água, que consiste em um aglutinante, um solvente e cargas. Adequado para qualquer superfície - de paredes, de madeira a metal. A composição contém substâncias ecológicas, por isso é inodora.

O esmalte à base de água é adequado para renovar o revestimento protetor de radiadores, paredes ou superfícies de madeira.
Acrílico
Os corantes acrílicos são materiais que incluem acrílico.São ecologicamente corretos, portanto, também são produzidos sem odor e não emitem substâncias tóxicas, sendo utilizados para aplicação em superfícies minerais e de madeira. Para metal, são utilizados vernizes ou esmaltes acrílicos.

Devido ao seu desempenho, os compostos acrílicos são populares no trabalho de construção.
Látex
Como outras tintas, a tinta látex consiste em um aglutinante, solvente, carga e pigmentos. O látex é usado como aglutinante. Esta substância é frequentemente associada ao acrílico. A composição não inclui substâncias nocivas ou tóxicas, pelo que o material é inodoro e pode ser utilizado em qualquer divisão.

Esta mistura é classificada por tipo. Você pode escolher fosco, semi-fosco ou brilhante. Ao mesmo tempo, os materiais de pintura são resistentes à umidade e à abrasão, portanto podem ser lavados com detergentes. Graças a isso, a cor natural é mantida durante toda a vida útil.
alquídico
Esses materiais são baseados em resinas alquídicas. Para obter o material acabado, pigmentos, solventes e cargas são adicionados a eles.O processo de secagem é uma reação química de oxidação e mistura de diferentes álcoois. A tinta pode conter alquídicas pesadas e magras. Para dissolver os pesados, são utilizados solventes, que contêm substâncias tóxicas, portanto essas misturas têm um cheiro nocivo. Para misturar alquídicos magros, são utilizadas composições mais simples, portanto essas tintas são inodoras.

Na maioria das vezes, essas tintas são aplicadas ao metal. Perfeito para tubos, radiadores, estruturas metálicas ou automóveis.
Poliuretano
Um novo tipo de materiais de pintura são misturas à base de poliuretano. Eles podem trabalhar em qualquer superfície. Existem quatro tipos:
- com o uso na composição de alquídicos;
- a base de água;
- em solventes orgânicos;
- formulações de dois componentes.

Entre todos os tipos, tinta inodoro apenas à base de água.
As desvantagens incluem o custo relativamente alto.
dicas de seleção
Ao escolher uma tinta para reformar um apartamento, são levados em consideração os seguintes critérios, aos quais o material deve atender:
- adesão - mais de 0,5 MPa;
- secagem rápido;
- ecológico;
- fácil de aplicar;
- poder de cobertura superior a 95%;
- lavável;
- antifúngico (para quartos úmidos);
- bom valor para o dinheiro;
- sustentável;
- elástico.
Além disso, é desejável que os materiais de pintura para trabalhos internos sejam inodoros.
Depois de terminar de pintar, uma pequena quantidade da mistura pode permanecer. Portanto, você precisa ter cuidado para que o material não seja exigente quanto às condições de armazenamento, ele é usado em todos os lugares. Neste caso, pode ser utilizado para outros fins.

