Como fazer um efeito de pátina em uma árvore com suas próprias mãos, uma master class no aplicativo

Inicialmente, a pátina era chamada de filme de óxido sobre um produto de cobre de cor verde ou azulada. Posteriormente, esse termo passou a ser utilizado para se referir a qualquer placa que se forma sob a influência do tempo sobre uma superfície de madeira ou metal. Além disso, a pátina de madeira é chamada de tendência de efeito de envelhecimento, que foi usada para decorar móveis e utensílios de cozinha.

Conceito geral de pátina

Pátina é entendida como sinais de envelhecimento da madeira em diversos utensílios domésticos. O efeito do envelhecimento artificial dos detalhes do interior usando uma substância especial é chamado de derrapagem. Esta tecnologia é frequentemente utilizada na indústria da decoração. Basicamente, é considerada uma imitação normal da mudança de cor natural da madeira.

Essa técnica é muito comum hoje. Permite alterar a superfície de objetos de madeira a um custo menor. A vantagem dessa tecnologia é que todo o trabalho pode ser feito de forma independente.

Hoje, a pátina dourada ou prateada é usada para decorar casas de campo e apartamentos em áreas metropolitanas.Para conseguir esse truque de design, você precisa de móveis de madeira.

Variedades de composições para patinação de móveis

É permitido resistir às superfícies dos móveis por vários meios. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Mancha

Este é o método mais simples e comum de tratamento da superfície da madeira, o que ajuda a obter o efeito de intemperismo. A mancha penetra nas camadas mais profundas da madeira e fornece proteção contra raios UV, umidade e pragas. As composições podem diferir na tonalidade e, portanto, imitar uma placa diferente. A paleta de cores varia do cinza ao verde.

Dependendo da fórmula, distinguem-se os seguintes tipos de manchas:

  • Água - usada se você deseja destacar a estrutura da superfície da madeira, pois levanta suas fibras e a torna mais visível. Este material confere à superfície a cor das madeiras nobres. Nenhum solvente é necessário para isso.
  • Alcoólico - possui propriedades antissépticas que aumentam a vida útil da madeira. Graças ao uso da substância, é possível evitar o aparecimento de fungos na estrutura da árvore. A base dessa tintura é considerada um corante em etanol. Para obter um efeito decorativo, é importante trabalhar o mais rápido possível. O fato é que a composição seca muito rapidamente. Na maioria dos casos, o material é aplicado em superfícies de madeira usando uma lata de aerossol ou pistola. É usado para pequenas áreas.
  • À base de óleo - é fácil de aplicar e oferece cobertura uniforme. O material não levanta as fibras da madeira, mas permite realçar o padrão da madeira maciça. O álcool branco comum é adequado para diluir a mancha de óleo.

O corante é considerado um material muito autossuficiente.Praticamente não está associado a uma pátina dourada ou prateada, bem como a fissuras. Deve-se ter em mente que a substância não é adequada para aplicação em aglomerado ou MDF.

Mancha

Cera

Este material é considerado muito prático. Na maioria dos casos, é usado como revestimento de acabamento. Uma pasta de cera à base de água ou cera vintage é adequada para essa finalidade. As tintas à base dessa substância secam por muito tempo e são facilmente apagadas. Portanto, eles geralmente são usados ​​para superfícies em relevo. Além disso, o material pode ser usado mesmo para madeira não pintada. Isso ajuda a destacar sua estrutura e criar proteção contra a água.

A pasta é feita pela mistura de cera natural e pigmento metálico. Este material proporciona excelente adesão mesmo na superfície plástica dos painéis de MDF. Portanto, é permitido usá-lo para madeira sem primer. A pasta ajuda a dar um efeito dourado aos móveis. Além disso, com sua ajuda, você pode obter um revestimento de prata ou bronze.

Além disso, existem substâncias cerosas incolores. Eles ajudam a dar ao revestimento um transbordamento perolado e são usados ​​\u200b\u200bativamente na reparação de móveis. Não é difícil trabalhar com tal substância. Deve ser aplicado na superfície e bem esfregado. Depois disso, a área deve ser polida e o excesso removido. Após 24 horas, o revestimento seca e o produto pode ser utilizado.

cera de madeira

Acrílico

Este material é adequado para patinar quase qualquer revestimento - de madeira maciça a painéis plásticos de MDF. Uma vantagem dos corantes acrílicos é sua variedade. Eles diferem em tons e efeitos. Com a ajuda de tais substâncias, é possível simular desgaste, ferrugem, escurecimento.

O acrílico é adequado para trabalhar em toda a superfície ou apenas em peças de móveis em relevo. Para isso, o efeito dourado ou escurecido é frequentemente usado.

Além de uma simples aplicação de tinta, o acrílico pode ser utilizado de outras formas. Após a aplicação e secagem da substância, recomenda-se lixar a superfície com lixa. Isso ajudará a obter o efeito de arranhões que apareceram com o tempo. Em seguida, os móveis devem ser envernizados.

Para pátina, os seguintes tons de tinta acrílica são mais usados:

  • Branco;
  • dinheiro;
  • ouro;
  • azul;
  • preto.

Via de regra, na hora de escolher um tom de pátina para pintar, deve-se focar nos acessórios e demais elementos do ambiente.

pátina para madeira

Betume

O betume é baseado em um polímero de concreto. Aguarrás, água e terebintina são usados ​​​​como solvente. A mistura betuminosa pronta para uso possui uma textura especial, o que facilita muito o processo de aplicação.

O betume ajuda a criar os efeitos desejados ao pintar ou patinar. Com sua ajuda, é possível obter facilmente uma imitação de uma superfície envelhecida.

Para obter bons resultados, a composição deve ser aplicada com cuidado na madeira. Isso deve ser feito com uma escova ou uma bola de algodão. Então você pode recorrer à secagem acelerada com secador de cabelo ou a um processo mais longo em temperatura ambiente. No segundo caso, levará cerca de 6 horas.

Há também uma pátina betuminosa à base de cera. Ajuda a eliminar o excesso de brilho que ocorre ao dourar as superfícies. É necessário aplicar a composição com uma bola de algodão. Leva 20 horas para secar essa camada.

pátina para madeira

Shellac

Este tipo de verniz permite obter um revestimento amarelado ou castanho-avermelhado.Se usar a goma-laca como produto independente, conseguirá manter a tonalidade principal e a estrutura visível da base. Na maioria das vezes, a composição é usada como camada de cobertura para outras composições. É frequentemente usado para técnicas de decoupage e coloração.

pátina para madeira

Manteiga

A solução de óleo ajuda a bater vantajosamente a estrutura da árvore, dando-lhe uma sombra mais intensa. O material se assemelha a uma solução de goma-laca. No entanto, é proibido usá-lo para a técnica de decupagem, pois o óleo não fixa o papel, mas o dissolve. Na maioria das vezes, o produto é usado para proteger corantes menos persistentes.

pátina para madeira

Instruções de bricolage

Recomenda-se a realização dos trabalhos ao ar livre, utilizando equipamentos de proteção individual. Recomenda-se preparar móveis ou madeira comum primeiro. Só depois disso é permitido aplicar corantes.

Se você pretende trabalhar com móveis de madeira maciça, deve primeiro limpá-los com lixa ou escova de aço.

Isso ajudará a se livrar da tinta e do verniz antigos. A seguir, na presença de danos pronunciados, recomenda-se selá-los com massa sobre madeira, secá-los e lixá-los novamente. Na próxima etapa, aplique um primer na madeira e deixe secar por 10 horas. A hora exata está indicada na embalagem.

pátina para madeira

Mancha

A coloração com mancha é considerada uma das opções mais fáceis para envelhecer móveis. Primeiro, a superfície deve ser escovada com uma escova de aço. Isso remove as fibras macias e melhora a textura da madeira. Então você pode aplicar a composição. É permitido fazer isso com essas ferramentas:

  • esponja;
  • escovar;
  • rolar;
  • spray.

Para obter uma cobertura uniforme, você pode usar as seguintes técnicas:

  • Umedeça os móveis com água morna e passe um pano seco para retirar o excesso. Depois disso, você pode aplicar a composição.
  • Sature a madeira com um condicionador especial. Recomenda-se aplicá-lo em intervalos de 20 minutos até que a composição pare de ser absorvida. Então você precisa esperar 30 minutos e depois aplicar a substância.

A tinta deve ser aplicada em 2 demãos. Em seguida, você pode aplicar uma pátina metálica nas superfícies salientes. O resultado final deve ser fixado com cera ou goma-laca.

pátina para madeira

A maneira clássica

Este método é adequado não apenas para madeira, mas também para móveis de MDF ou LSDP. Para fazer pátina, você deve fazer o seguinte:

  • Aplique a primeira camada de tinta acrílica. Na ausência de requisitos específicos, vale a pena fazer pinceladas limpas ou, ao contrário, grosseiras. Após a aplicação, o revestimento deve secar por um dia.
  • Remova uma fina camada de tinta com uma lixa. Isso ajudará a obter o efeito antiquado. Depois disso, o revestimento deve ser polido com um pano.
  • Aplique outra camada de tinta acrílica. Pode ser igual ao primeiro, ou ter um brilho metálico. Esta camada deve ser suficientemente fina. Portanto, deve ser cuidadosamente sombreado. Se desejar, é permitido usar lixa. O revestimento deve secar em 24 horas.
  • Aplique o verniz acrílico fosco e deixe secar por meio dia.

pátina para madeira

Rachadura

Crazing é considerada uma técnica incomum de pátina. Com isso, é possível obter uma teia de aranha das rachaduras na superfície dos móveis. É possível alcançar o efeito desejado de diferentes maneiras.A opção mais fácil é usar verniz facetado. É uma mistura à base de água. Depois de seco, ele racha. Quanto mais camadas você aplicar, mais rachaduras você terá.

O verniz facetado pode ser transparente ou colorido. Pode ser aplicado em qualquer tipo de móvel. Este tipo de pátina distingue-se pela sua surpreendente facilidade de aplicação e pelo seu custo acessível.

Primeiro, você precisa aplicar tinta acrílica nos móveis e deixar secar. Depois disso, você pode usar verniz craquelado e mancha plana à base de água. Então vale a pena aplicar o topcoat. Deve ser o mais fino possível. Caso contrário, as rachaduras resultantes não serão visíveis.

Há também uma técnica de pátina de duas fases. Para aplicá-lo, você precisa aplicar 2-3 camadas de goma-laca. Além disso, cada um deles deve estar bem seco. Em seguida, recomenda-se cobrir a superfície com verniz craquelado.Ao secar, as rachaduras que surgiram na superfície devem ser esfregadas com cera betuminosa, e todos os móveis devem ser cobertos com goma-laca. Isso ajuda a tornar as rachaduras mais pronunciadas. No entanto, eles se destacarão menos por sua estrutura.

pátina para madeira

Master class em pátina de madeira em casa

Para obter uma pátina completa da madeira, é importante ter muito cuidado. Recomenda-se que todas as ações sejam realizadas com o maior cuidado possível, observando claramente todas as regras. Deve-se lembrar que o trabalho levará muito tempo.

O principal é que a pátina é feita em etapas. Recomenda-se proceder da seguinte forma:

  • Lixe a madeira com lixa.
  • Prepare a superfície com uma mistura especial.
  • Aplique 1 camada de pátina e seque em 24 horas.
  • Aplique pinceladas curtas da próxima camada de tinta. Deve ser feito em direções diferentes.
  • Antes que a tinta endureça, ela deve ser esfregada com um pano seco.
  • Depois que o elemento estiver seco, elimine os defeitos por coloração local.
  • Depois que a superfície estiver seca, aplique uma camada de verniz de acabamento.

pátina para madeira

Sobre kits especiais para pátina

Para facilitar o processo de patinação, você pode adquirir um kit pronto. Eles são vendidos em lojas de ferragens. Graças ao uso de tal kit, será possível obter os seguintes efeitos:

  • dourado antigo;
  • rachaduras;
  • arranhões;
  • pátina verde natural.

Os conjuntos são geralmente versáteis e adequados para diferentes superfícies - madeira, gesso, metal.

pátina para madeira

exemplos de trabalho

A patinação pode ser feita em diferentes técnicas e tonalidades. Uma opção popular é o uso de cores naturais - marrom e amarelo claro. No entanto, as soluções mais populares são consideradas douradas e prateadas.

A pátina de superfícies de madeira pode ser feita com diferentes materiais. Dependendo disso, as tecnologias para realizar o trabalho também diferem. Para alcançar o resultado desejado, é importante fazer tudo com muito cuidado.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha