Regras para escolher a tinta para o motor e instruções para aplicá-la você mesmo
A pintura do motor pode ajudar a melhorar a aparência do motor e prolongar a vida útil das peças. O principal é escolher o tipo certo de produtos de tinta e verniz. Antes de pintar, recomenda-se preparar a superfície e vedar bem os locais por onde a água pode se infiltrar no interior do motor. Recomenda-se pintar o motor desmontado.
Por que pintar o bloco do motor
Um motor de automóvel (combustão interna, diesel, elétrico) é composto por vários elementos e fabricantes. A maioria deles se desgasta durante a operação e é substituída por novos. Algumas peças desgastadas de um motor de carro podem ser pintadas do lado de fora. A pintura de tais elementos do compartimento do motor é permitida: a tampa da válvula, o bloco de cilindros, a superfície externa dos coletores de admissão e escape.
As peças de metal geralmente são pintadas para fornecer proteção adicional contra a corrosão e prolongar sua vida útil. Você pode usar tinta para atualizar a aparência das peças de plástico do motor (tinta de cobertura de plástico).O principal é escolher o material de pintura adequado (dependendo do tipo de superfície a pintar e da temperatura de funcionamento da divisão).
As principais razões para pintar um motor de carro:
- torne as superfícies externas decorativas (antes de vender o carro);
- prolongar a vida útil dos elementos metálicos;
- proteção do metal contra umidade e corrosão.
É melhor combinar a pintura com uma grande reforma. Recomenda-se remover e desmontar completamente o motor antes de pintar. A superfície exterior de cada peça é pintada separadamente. Para qualquer componente do motor, selecione o tipo de tinta apropriado para o desempenho.
Regras para escolher uma composição de coloração
Recomenda-se a compra de tinta resistente ao calor para pintar peças aquecidas do motor. Este tipo de tintas e vernizes podem suportar temperaturas de até + 400 ... + 600 ° C. Como regra, a superfície das peças do motor aquece até 105 graus Celsius durante a operação. A tampa da válvula pode atingir temperaturas de +120°C. O coletor de escape é aquecido a +500 graus Celsius. Zonas próximas a ela - até +200 graus. O coletor de admissão não é exposto a calor forte.

Requisitos de pintura do motor:
- resistência (após aplicação e secagem ou tratamento térmico, a camada de tinta deve ficar dura e resistente a danos mecânicos);
- resistência ao calor (após o endurecimento, o revestimento deve suportar altas temperaturas);
- resistência ao fogo;
- resistência à umidade (a camada de tinta não deve passar umidade);
- proteção contra corrosão;
- o revestimento deve ser resistente a combustíveis, lubrificantes e sais;
- a camada de tinta curada não deve rachar quando a temperatura aumenta e diminui com frequência.
Tintas e vernizes para pintar o motor:
- tintas térmicas de silicone à base de silicone e solventes (para metais) - aplicadas por pulverização e trincha, endurecidas após tratamento térmico;
- compostos resistentes ao calor em pó seco (epóxi, alquídico, poliuretano) para metal - pulverizados com spray eletrostático, requerem "cozimento";
- latas de spray (acrílico) para plástico - borrifadas na superfície, secam naturalmente;
- aerossol (em resinas de organossilício) para metal - pulverizado na superfície, é necessário tratamento térmico;
- tintas de dois componentes (epóxi, alquídica) com endurecedor (para elementos de baixo calor) - duas partes são misturadas antes da pintura, a mistura é aplicada com pincel ou pistola, endurece ao ar livre sob a ação de uma reação química do produto.
Os revestimentos em pó são considerados os mais resistentes ao calor e duráveis, mas para sua aplicação você precisa de uma ferramenta especial, e para o tratamento térmico ("cozimento") você precisará de um forno ou lâmpadas infravermelhas. Mas essas tintas não contêm água, que pode entrar no motor e causar corrosão.
ordem de pintura
Recomenda-se pintar as peças do motor apenas quando forem desmontadas. Antes de pintar, a superfície deve ser cuidadosamente preparada. O resultado final depende da preparação.

Remoção e limpeza do motor
O primeiro passo é remover o motor de debaixo do capô. Antes de pintar, recomenda-se desmontar o motor em seus componentes. Para peças de reposição que serão pintadas, todas as peças pequenas e fixadores devem ser desparafusados.
Primeiramente, a superfície a ser pintada deve ser lavada com detergente comum e uma esponja ou pincel. Você pode usar um jato de areia para limpar o motor.Após a lavagem, as peças de metal devem ser bem secas e tratadas com um conversor de ferrugem. Em seguida, limpe novamente. A contaminação do óleo pode ser removida com acetona ou solvente. Após a limpeza, recomenda-se secar todas as peças para pintá-las bem.
Massa e primer
A próxima etapa do trabalho preparatório é a massa e o primer. Essas medidas são realizadas para pintar peças que não ficam muito quentes durante a operação. Para corrigir defeitos de superfície, use massa automotiva e primer especial (epóxi, alquídico). O tipo de primer deve corresponder à tinta. Antes de usar tintas em pó resistentes ao calor, a superfície não é massa ou preparada, mas apenas desengordurada, ou seja, limpa com acetona ou solvente.
Vedação
Se for usada uma composição de pó seco, não é necessária vedação, ou seja, proteção contra a entrada de umidade no motor. Antes de pintar a superfície com tinta líquida, você deve primeiro fechar todos os orifícios pelos quais a tinta pode entrar no motor usando fita adesiva, filme.

Tingimento
O método de pintura depende do tipo de tinta e verniz. A coloração dos elementos do motor é realizada em valores de temperatura positivos. Recomenda-se usar um respirador para proteção respiratória.
Ao usar tinta térmica em pó, é necessária uma ferramenta especial - um spray eletrostático. Pinte a superfície em uma camada. Após a pintura, é necessário “cozer” o revestimento, ou seja, submetê-lo a um tratamento térmico. Quando aquecida a 200 graus, a camada de tinta endurece durante o processo de polimerização.Além disso, a tinta resistente ao calor pode ser ativada aquecendo o motor em alta velocidade.
pintura tampa valvula
É aconselhável remover a tampa da válvula do motor antes de pintar. É melhor pintar em uma superfície coberta com filme plástico. A tampa da válvula geralmente é feita de alumínio e revestida com tinta protetora. O revestimento se degrada com o tempo. É aconselhável remover a camada de tinta antiga com um agente químico (decapante). Antes de pintar, a superfície deve ser enxaguada com água, seca, lixada com fita adesiva, enxugada com acetona ou solvente. Deixe a capa secar bem antes de aplicar o primer (epóxi).
Apenas uma superfície absolutamente seca pode ser pintada. A tampa da válvula pode ser pintada com silicone, tinta spray resistente ao calor ou formulações de dois componentes. Recomenda-se aplicar materiais de pintura com um spray fino em 1-2 camadas. Deixe o revestimento secar bem antes de aparafusar a tampa novamente. Pode ser necessário instalar um novo selante para uma conexão forte e estanque.
pintura de capa
A tampa de plástico também pode ser pintada. Antes da pintura, essa peça é retirada do motor do carro. A superfície da caixa deve ser lavada, seca e lixada com fita adesiva. Recomenda-se que os itens que não podem ser pintados sejam selados com fita crepe.

A superfície a pintar deve ser desengordurada. Depois de seca, a caixa pode ser preparada com um primer de plástico. A superfície é pintada com tinta spray automotiva plástica convencional.
Resolver problemas comuns
Alguns problemas que ocorrem na hora de pintar o motor, e soluções:
- se a ferrugem e a tinta velha não puderem ser removidas, você pode usar um jato de areia pneumático;
- o líquido não entrará no motor se os orifícios forem vedados antes de usar soluções detergentes e tintas líquidas;
- Canais e aberturas não obstruirão ou flutuarão com tinta se conectados ou selados com fita adesiva.
Dicas e truques adicionais
Dicas importantes a considerar ao pintar seu motor:
- os elementos do motor são pintados durante a revisão;
- a pintura das peças é realizada antes da montagem da unidade, e não depois;
- metal e plástico são pintados com diferentes tipos de materiais de pintura;
- as peças aquecidas durante a operação são pintadas com tinta resistente ao calor (é necessário tratamento térmico para ativação);
- para obter um revestimento uniforme e uniforme, recomenda-se o uso de pulverizadores;
- antes da pintura, a superfície deve ser limpa de partículas esfareladas, ferrugem e desengordurada.


