Tipos de tintas vitrais para pintura em vidro, tempo de secagem e aplicação
A pintura em vitrais envolve a criação de uma imagem feita com tintas especiais sobre uma superfície lisa de vidro. Esses desenhos parecem muito impressionantes. Ao mesmo tempo, nenhum treinamento especial é necessário para criá-los. Para isso, basta encontrar um esboço, base e materiais adequados. O uso de tintas vitrais especiais sobre vidro permite obter um resultado perfeito.
Tintas para vitrais para trabalhar em superfícies de vidro:
Recomenda-se o uso de materiais especiais para pintura em superfícies de vidro.
Recursos de Hardware
As tintas para vitrais são tipos especiais de tintas e vernizes projetados para serem aplicados em superfícies lisas. Com a ajuda deles, você pode incorporar as ideias mais ousadas. Estes materiais são adequados para adultos e crianças.
Ao mesmo tempo, os corantes diferem em sua composição, o que permite escolher as substâncias ideais.As tintas podem ser à base de água, à base de álcool ou à base de verniz. Dependendo disso, a tecnologia para desenhar um padrão também é diferente.
Escopo
Os corantes para vitrais podem ser usados para pintar objetos de vidro comuns. Eles também podem ser usados para pintar espelhos ou vidros. Com a ajuda desses materiais, é possível criar objetos de design vintage ou modernos. Eles podem suportar facilmente a exposição aos raios UV e são resistentes à abrasão.

Vantagens e desvantagens do material
As vantagens e desvantagens dos materiais dependem da composição dos corantes. Portanto, para tintas acrílicas à base de água, as seguintes vantagens são características:
- secagem rápida - param de grudar após 3-4 horas e secam completamente após um dia;
- resistência à água;
- a possibilidade de fixação por aquecimento no forno;
- facilidade de misturar as composições.
Ao mesmo tempo, o material também apresenta algumas desvantagens:
- tons não muito claros;
- o risco de riscar sem disparar;
- consistência espessa - impossibilita o uso de corantes para grandes recheios;
- risco de descolamento do contorno.

Variedades de formulações e recomendações de seleção
As tintas para vitrais vêm em diversas variedades. Eles são foscos e brilhantes. Na maioria das vezes, o material é indelével. Esses corantes são considerados à prova d'água. Eles podem ser vendidos em latas de spray ou garrafas. As tintas spray são fáceis de aplicar e ajudam a pintar grandes áreas.
Acrílico
É o tipo de corante mais popular. Este material é usado com bastante frequência, pois é inodoro, seca rapidamente e dá tons ricos. Os corantes se misturam facilmente entre si. Ajuda a obter novos tons.
Se for necessário um tom mais claro, deve-se adicionar um diluente especial ao corante, que é usado para tintas artísticas.
As tintas acrílicas não precisam ser cozidas. No entanto, para aumentar a resistência ao desgaste, é permitido cobri-las com verniz acrílico. Esses corantes são resistentes à água. Eles não desbotam sob a influência da radiação ultravioleta e normalmente percebem as flutuações de temperatura. As tintas acrílicas para vitrais são ideais para iniciantes.
As vantagens de tais materiais incluem:
- secagem rápido;
- resistência à umidade após a secagem;
- composição segura;
- a possibilidade de combinar diferentes corantes.
Ao mesmo tempo, os corantes também apresentam desvantagens:
- cores não muito brilhantes;
- textura espessa;
- a necessidade de verificar a obra quanto à presença de áreas não preenchidas.

Laca
Essas tintas se distinguem por uma consistência espessa e têm um aroma rico e pungente. Por serem caracterizados por uma base de verniz, a pintura acabada não precisa ser cozida. O revestimento demora muito para secar. Demora vários dias. Então a superfície pode ser lavada. Se for necessária uma limpeza frequente, recomenda-se cobrir o vidro com um verniz com propriedades fortalecedoras.
Se precisar diluir tintas, use um solvente da mesma empresa.
Outras substâncias podem danificar o material. Portanto, um diluente geralmente é incluído em um conjunto de tintas.
Esses corantes têm as seguintes vantagens:
- Alta durabilidade;
- cores brilhantes;
- não precisa puxar;
- Resistência à umidade.
Além disso, as substâncias têm várias desvantagens:
- aroma pungente;
- a necessidade de usar um diluente da mesma marca;
- longo tempo de secagem.

a base de água
Essas substâncias são consideradas totalmente seguras e não têm cheiro pronunciado. Este tipo de corante tem uma textura transparente e uma consistência líquida. Eles são considerados ecologicamente corretos e são facilmente lavados com água antes de secar. Corantes à base de água podem ser usados em crianças. Os materiais ajudam a obter um padrão uniforme que pode ser aplicado às janelas.
Todos os corantes aquosos devem ser cozidos. Isso significa que, após a secagem completa, o produto acabado deve ser colocado no forno e assado por algum tempo. As condições específicas de tempo e temperatura são indicadas na embalagem.
Os benefícios dos corantes aquosos incluem:
- composição segura;
- falta de odor pungente;
- transparência;
- consistência líquida;
- a possibilidade de aplicação em janelas.
Além disso, os materiais têm várias desvantagens:
- a necessidade de atirar;
- sombras não muito brilhantes.

Álcool
Esses corantes são considerados os mais resistentes a fatores externos. Eles são perfeitos para iniciantes. É permitido aplicar a composição de álcool com pincel. Nesse caso, será necessário um solvente especial para removê-lo. Os corantes criam um padrão brilhante e brilhante. Nenhum cozimento é necessário para garantir o padrão.
As tintas a álcool têm muitas vantagens:
- cores brilhantes;
- brilho brilhante;
- distribuição uniforme na superfície;
- não precisa puxar;
- a possibilidade de aplicação em grandes superfícies - paredes, portas, janelas, espelhos.
Além disso, as substâncias têm várias desvantagens:
- longo período de secagem - leva 10 dias;
- impossibilidade de aquecimento;
- a necessidade de secagem suave - isso deve ser feito em uma sala limpa em uma caixa de papelão.

Qual é a diferença entre tintas para vitrais queimadas e não queimadas?
As tintas cozidas devem ser submetidas a efeitos térmicos após a aplicação. Neste caso, a temperatura de cozimento é diferente. Se você não realizar este procedimento, o desenho secará após uma semana. Ao mesmo tempo, é importante garantir que esteja bem seco, pois existe o risco de danificar a superfície.
A composição dos corantes refratários queimados contém água. Para obter a textura desejada, eles devem ser diluídos em água, é necessário aplicar e misturar as substâncias com muito cuidado para que não apareçam bolhas de ar. Como palete, é permitido usar qualquer recipiente adequado. Depois de aplicar a mancha, não será difícil lavar os pincéis.
As tintas não queimadas sempre têm tons mais brilhantes. Primeiro eles precisam aplicar um contorno e depois preencher o espaço interno. O tempo de secagem do material pode variar. Datas precisas são indicadas no banco. Eles variam de 1 dia a 3 semanas. Para corrigir a imagem acabada, você precisa usar um verniz protetor. Isso ajuda a tornar o desenho mais durável.
A solidez da cor varia. No entanto, colocar pratos pintados na máquina de lavar louça é, em qualquer caso, proibido. Os fabricantes não recomendam assar esses corantes. No entanto, se necessário, este procedimento pode ser realizado. Ao mesmo tempo, é importante observar o regime de temperatura + 110-120 graus.

Os corantes contêm um solvente sintético. Para obter um tom mais claro, é necessário misturar a tinta com um solvente especial.
Como as tintas contêm substâncias sintéticas, elas têm uma textura mais espessa. Portanto, esses materiais são ideais para pintar superfícies verticais ou inclinadas. Eles se adaptam facilmente.
É permitido usar um recipiente de vidro ou cerâmica como paleta. Também é permitido usar pratos de plástico. No entanto, neste caso, deve ser protegido com papel alumínio para que os componentes agressivos do corante não danifiquem o material.
Tecnologia de aplicação de tinta em vitrais
Para obter um padrão bonito e elegante, você deve seguir rigorosamente a tecnologia de aplicação da substância.
Fase preparatória
Na fase de preparação, a mesa deve ser coberta com jornais ou papel. Graças a isso, será possível proteger sua superfície.
Antes de aplicar tintas para vitrais, a superfície deve ser lavada e desengordurada. Graças a isso, o corante fixará melhor. Além disso, o grau de adesão do material à superfície do vidro aumentará.
Para limpar o vidro, é permitido o uso de qualquer detergente. Também é permitido desengordurar a superfície com álcool ou limpa-vidros. A segunda opção é usada com muito mais frequência, especialmente quando aplicada em grandes superfícies planas.
Ao aplicar a tinta, é aconselhável não tocar na superfície do vidro com as mãos, para não deixar impressões digitais. Uma toalha de papel ajudará a proteger a superfície.

Materiais e ferramentas para pintar
Para pintar o vidro, você precisa preparar o seguinte:
- tintas para vitrais das cores desejadas;
- contornos para vidro - estão presentes em conjuntos e podem ter diversas tonalidades;
- marcador - com sua ajuda é possível aplicar um desenho ao vidro;
- verniz acrílico - usado para fixar a tinta;
- estêncil - usado para desenhar na ausência de desenho;
- vidro - existem produtos acabados para pintura de diferentes tamanhos;
- água ou solvente - tudo depende do tipo de tinta utilizada;
- álcool ou acetona - usado para desengordurar a superfície;
- cotonetes - ajudam a remover o excesso de corante;
- uma agulha ou palito - permite que você se livre de bolhas de tinta;
- paleta - usada para misturar diferentes tonalidades;
- pano - facilita a retirada do excesso de tinta do pincel;
- jornais ou papel - usado para proteger o local de trabalho da tinta.

As etapas do desenho no vidro
Para pintar em vidro, siga estas etapas:
- Se você tiver uma foto pronta, coloque-a sobre a mesa e coloque o copo por cima. Ao usar um estêncil, ele deve ser colocado no vidro.
- Desenhe um marcador ao redor do contorno do desenho ou estêncil.
- Contorne a imagem com uma ferramenta de contorno especial. Deve ser torcido uniformemente. Os contornos secam por cerca de 30 minutos.
- Pinte as partes internas da imagem com um pincel. Se necessário, é permitido misturar tons na paleta. Se aparecerem bolhas, elas devem ser perfuradas com uma agulha.
- Espere o livro secar. O tempo de secagem está indicado na embalagem.
- Quando a mancha estiver completamente seca, você pode aplicar um verniz acrílico. Isso protegerá o vitral e aumentará sua durabilidade.
Se os corantes precisarem ser diluídos, isso deve ser feito com um diluente especial. É imprescindível escolhê-lo levando em consideração a composição da tinta. Muitas vezes, a substância é vendida em conjunto com tintas.
Medidas de precaução
Embora não haja substâncias nocivas nas tintas para vitrais, elas devem ser usadas com cuidado, seguindo certas regras. Portanto, é indesejável manter tubos e latas de tinta abertos. Jogue fora a substância imediatamente após o uso. Recomenda-se fazê-lo fechado.
Embora as tintas sejam hipoalergênicas, é recomendável trabalhar com elas com luvas. Ao usar formas de aerossol, vale a pena usar um respirador. Em caso de contato com membranas mucosas, deve-se enxaguar a área afetada e consultar um médico.

Como pintar com as próprias mãos
Para fazer a composição em casa, pode-se levar gelatina. Recomenda-se misturar este produto com cola BF-2. Também é permitido o uso de verniz transparente para móveis. Para dar à mistura a cor desejada, recomenda-se adicionar um corante têxtil à composição. Em vez disso, é permitido usar guache comum.
Dicas úteis
Ao usar corantes de vitrais, as seguintes regras devem ser observadas:
- Ao pintar utensílios de cozinha com tinta, pinte por fora. Ao mesmo tempo, é proibido aplicar a composição nas bordas que tocam os lábios.
- Ao assar corantes de água, recomenda-se colocar o produto em forno frio. Ao mesmo tempo, vale a pena obtê-lo somente depois de esfriar completamente.
- A duração do disparo, em média, dura de 1 a 1,5 horas. Nesse caso, o regime de temperatura é de 160 graus. Recomendações específicas geralmente são fornecidas na embalagem.
- Todas as linhas devem ser completamente fechadas.
- Vale a pena remover manchas antes que o revestimento seque. O excesso de tinta deve ser removido com um cotonete ou ajustado aos contornos. Use um palito para perfurar as bolhas. Se o contorno estiver lubrificado, pode ser limpo e reaplicado.
As tintas para vitrais ajudam a incorporar uma variedade de ideias criativas. Para obter um desenho bonito e elegante, você precisa aderir estritamente à tecnologia.


