Variedades e cores de tintas de cera para madeira, 5 marcas e como aplicar
Os produtos de madeira perdem sua aparência original com o tempo. Este material é coberto com uma placa mal removível. As tintas de cera para madeira ajudam a aumentar a vida útil desses produtos. Essa composição está disponível em várias formas, cada uma das quais é usada sob certas condições. Ao mesmo tempo, a cera dá brilho à superfície tratada, fazendo com que o produto se destaque no fundo do interior ou ambiente.
Quando usar cera de madeira
A cera é usada principalmente para uso externo. O material é usado para atualizar:
- fachadas de madeira de edifícios;
- cercas;
- gazebos e outros produtos.
A composição da cera afeta diretamente o campo de aplicação. Em alguns casos, este material só pode ser usado dentro de casa. O uso de cera de madeira não se limita às situações descritas. A composição contém componentes orgânicos, portanto o material é utilizado para processamento, inclusive produtos para crianças. Depois que a cera endurece, a madeira recebe proteção adicional contra temperaturas extremas, alta umidade e exposição direta ao sol.
Variedades
Existem três tipos de tintas de cera: sólidas, líquidas e coloridas. Esta gradação é realizada tendo em conta o tipo de componentes que compõem o material.
Sólido
O material sólido consiste em óleo vegetal e ingredientes naturais. Basicamente, a cera de abelha é usada para fazer este produto. Este material é utilizado em várias etapas da construção, bem como para remover grandes defeitos na superfície da madeira.
Este produto tem as seguintes características:
- a capacidade de penetrar profundamente na estrutura da madeira, preenchendo vazios;
- maior plasticidade;
- fornece proteção contra estresse mecânico.
Você pode trabalhar com essa composição em temperaturas de +10 a +25 graus. Para impregnar madeira com cera dura, você precisará de:
- impregnação (óleo de linhaça);
- lixadeira;
- recipiente de estanho;
- lã ou pano de lã;
- escovas.

Este material é aplicado à superfície de acordo com o seguinte algoritmo:
- Com a ajuda de uma retificadora, as irregularidades da madeira são eliminadas.
- A impregnação é aplicada na superfície preparada. Após a secagem, a madeira é lixada novamente.
- Em um recipiente de estanho, a cera é pré-derretida, que depois é aplicada na madeira com um pedaço de pano. Nesse caso, você precisa se mover na direção das fibras de base.
- Após a secagem (a duração é determinada por um fabricante específico), o excesso de material é removido da camada de cera.
Ao final das manipulações descritas, a superfície tratada deve ser lixada novamente. Em alguns casos, a impregnação e a cera deverão ser aplicadas várias vezes. Uma abordagem semelhante é usada quando itens muito danificados precisam ser restaurados.
Líquido
Para o processamento de madeira com padrão pronunciado, recomenda-se o uso de cera líquida, que enfatiza a textura da superfície. Essa composição penetra melhor na estrutura do que no sólido e, portanto, o material é mais usado para restaurar móveis.Entre as características da cera líquida estão as seguintes:
- fácil de aplicar;
- ecológico;
- fornece resistência à umidade;
- capaz de esconder arranhões e pequenas lascas;
- forma uma película que repele a sujidade e o pó.
Para aplicar tinta de cera, são usados pincéis ou rolos. O tratamento de superfície com este material é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- A superfície é limpa de sujeira e lixada.
- A cera líquida é aplicada na superfície preparada. Se você tiver que trabalhar em madeira com relevo, é recomendável usar um pincel. Em outros casos, a composição é aplicada a rolo.
- Após a secagem da superfície tratada, a camada aplicada é adicionalmente lixada com um pano de algodão.
Devido à sua consistência densa, a cera líquida não se espalha e forma uma camada superficial uniforme.

Cor
A cera colorida é frequentemente usada para restaurar móveis antigos. Este produto também pode ser utilizado para alterar a tonalidade do suporte. Ao escolher uma cor adequada, você deve se guiar pelas seguintes regras:
- tons de preto e marrom são adequados para carvalho;
- para cedro e pinho - dourado;
- para mogno - tons "quentes" de vermelho ou laranja.
É proibido usar cera colorida para restaurar objetos domésticos (cadeiras, mesas, etc.). Isso se explica pelo fato de a composição aplicada, mesmo após a secagem, ser capaz de deixar manchas perceptíveis nas roupas. Uma paleta de tons corretamente selecionada permite o uso deste produto para ocultar os defeitos da superfície pintada. Essa abordagem também é usada para alinhamento de cores em produtos de madeira.
A cera colorida está disponível na forma líquida. Portanto, o material é aplicado de acordo com o algoritmo descrito acima.
Principais Fabricantes
Várias formulações de cera têm características adicionais não listadas acima. Isso ocorre porque os fabricantes geralmente incluem componentes adicionais na mistura inicial.
Libéron

Esse material é reforçado pelo fato de que a cera Liberon pode ser aplicada na mancha, criando uma camada extra de proteção.
V33

Ao comprar produtos V33, é recomendável levar primeiro um pequeno frasco para testar o comportamento da cera após ser aplicada na madeira.
relógios Borma

Esta cera só pode ser adquirida para superfícies lisas.
homem

Nenhum defeito foi encontrado nos produtos Homa.
"FNP VAPA"

Ao escolher este produto, deve-se ter em mente que algumas formulações, devido aos componentes adicionais, são desprovidas das desvantagens indicadas.
Vantagens e desvantagens de encerar madeira
Graças ao enceramento da madeira:
- uma camada protetora adicional é formada;
- uma superfície brilhante é formada;
- o calor natural e a textura da madeira são preservados;
- resistência à umidade aumenta.
O polimento não é recomendado para madeiras manchadas com água e raios UV.Além disso, este material não suporta os efeitos de líquidos que contenham álcool e não tolera contato com aparelhos de aquecimento.


