Como e onde armazenar corretamente o kombucha em casa e quando
Kombucha é considerado um produto muito útil que contém uma grande quantidade de componentes valiosos. Para fazer esta infusão única, você deve seguir uma série de recomendações. Para manter seu frescor e características úteis, o produto requer cuidados especiais sistemáticos. Portanto, muitas pessoas estão interessadas em como armazenar kombucha.
O que é
Uma infusão à base de kombucha é chamada Kombucha. Contém várias vitaminas, ácidos e enzimas. Eles contribuem para a restauração da microflora normal em o corpo.
O uso deste produto permite lidar com uma série de patologias. Ele permite que você se livre de resfriados, danos aos rins, fígado e estômago. O produto tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias.
Com o uso prolongado da bebida, é possível obter suprimento de energia, normalizar os processos metabólicos e melhorar a digestão. Também ajuda a lidar com hipertensão, alergias, candidíase e outras patologias associadas a distúrbios da microflora.
A infusão também é usada em cosmetologia.O produto contém muitos oligoelementos que ajudam a fechar os poros, aumentar a elasticidade da derme e melhorar seu turgor.
Condições ideais de armazenamento
Normalmente a cultura é mantida em frascos de vidro. O uso de utensílios de metal ou plástico provoca o aparecimento de reações oxidativas negativas. Nesse caso, a bebida perde algumas de suas propriedades benéficas. Portanto, recomenda-se armazenar água-viva em vidro. O frasco contendo o produto não deve ser lacrado. É necessário colocar um pedaço de gaze sobre ela, que protegerá a bebida do pó e garantirá a circulação normal do ar.
Não guarde a bebida na geladeira. Em baixas temperaturas, o desenvolvimento da cultura para. O regime de temperatura adequado para o produto é de + 22-25 graus. Em parâmetros mais baixos, existe o risco de perder algumas das qualidades valiosas. Ao armazenar o produto, deve-se ter em mente que ele deve estar em um local escuro e não muito úmido.
Métodos de armazenamento
Às vezes, as pessoas precisam fazer pausas na bebida. Vários métodos de armazenamento são aceitáveis.

em solução
É permitido manter o cogumelo em um recipiente com solda. Isso deve ser feito em um local escuro e fresco. É permitido colocá-lo em uma varanda envidraçada ou em um armário. No inverno, o recipiente pode ser colocado em um local escuro perto da janela. Nesse caso, recomenda-se lavar o fungo com frequência em água corrente e trocar constantemente a solução.
Na geladeira
Algumas pessoas consomem a infusão exclusivamente no verão. Nesse caso, para o inverno, a bebida deve ser retirada em local fresco. Se necessário, ao fazer uma pausa no uso do kombucha, é melhor guardá-lo em uma bolsa.Para isso, recomenda-se retirar o produto do frasco, embrulhar e colocar na geladeira. A melhor opção seria um compartimento para vegetais.
Sob a influência de baixas temperaturas, os processos de crescimento desaceleram.Ao mesmo tempo, a cultura cai na chamada hibernação. Se você colocar o cogumelo em uma solução de chá e aumentar a temperatura, ele começará a crescer novamente. Após uma semana, o fluido deve ser drenado. Nesse caso, a próxima bebida já adquirirá qualidades valiosas.
Seco
Se você não planeja usar o kombucha por um tempo, ele precisa ser seco. Para isso, o produto deve ser lavado e colocado em um prato seco. Recomenda-se virar o tempo todo. Graças a isso, a cultura não apodrecerá.
A melhor opção para armazenar o produto é um recipiente fundo. De cima deve ser coberto com um pano para evitar a entrada de poeira. Quando o cogumelo estiver completamente seco, pode ser colocado em um armário ou na geladeira. Para ativar os processos de crescimento, recomenda-se manter o produto em infusão doce.
Sobre a vida útil em casa
Com a lavagem sistemática do cogumelo com água fervida, ele poderá manter suas características por muito tempo. Por algum tempo, a cultura pode ser mantida sem manutenção.

O período específico depende das condições:
- é permitido armazenar o produto na geladeira por 20 a 30 dias;
- no freezer, o Kombucha pode durar de 3 a 5 meses;
- em uma sala aquecida, o prazo de validade não excede 14 dias.
Possíveis problemas
Antes de consumir a bebida, é recomendável verificar se o cogumelo está saudável e na superfície. É importante mantê-lo liso e translúcido.Não deve haver elementos estranhos na estrutura do produto.
Como outros organismos vivos, o fungo pode adoecer. Para identificar problemas em tempo hábil, é recomendável monitorar constantemente a aparência do produto.
A cultura é invadida
Um aumento no tamanho do kombucha indica saúde normal e cuidados adequados. Ao mesmo tempo, um Kombuchá muito grande ocupa muito espaço. Além disso, é difícil de alcançar e enxaguar. Recomenda-se remover cuidadosamente as camadas antigas - isso não prejudicará o Medusomiceto.
afunda no fundo
Um produto saudável deve flutuar na superfície da infusão. No entanto, às vezes ele afunda e não flutua. Isso é típico de cogumelos antigos que estão prestes a desenvolver uma nova cultura e deixam de desempenhar suas funções. O aparecimento de um filme na superfície da infusão indica o desenvolvimento de uma cultura jovem. Recomenda-se movê-lo para um recipiente limpo cheio de chá.
Ao mesmo tempo, não é recomendável usar cogumelos velhos para fazer uma bebida. Eles produzem muito ácido. Esta cultura pode ser usada exclusivamente para fazer vinagre.
Amadurece muito devagar
Quando o medusomiceto é mantido em condições de baixa temperatura, seu desenvolvimento é suspenso. Para agilizar a produção da bebida, vale a pena levar a cultura para uma sala aquecida.

A aparência de uma flor marrom
O aparecimento de uma película marrom indica violação das regras de cuidado com as plantações. Em tal situação, deve ser enxaguado removendo a camada superior. Então vale a pena cuidar melhor do Kombucha.
pequenas manchas
O aparecimento de manchas na superfície do fungo indica seu dano por partículas de açúcar e fragmentos de folhas de chá. Neste caso, a cultura não precisa ser tratada. Para resolver o problema, recomenda-se dissolver melhor o açúcar e coar a infusão.
Mofo
Se aparecer mofo na superfície do cogumelo, ele não deve ser descartado. Em tal situação, recomenda-se enxaguar bem a cultura. Nesse caso, atenção especial deve ser dada às dobras. Em seguida, esfregue a água-viva com vinagre e enxágue. Para isso, recomenda-se o uso de água fervida.
Kombucha é um produto muito saudável que muitas pessoas consomem. Para que o medusomiceto retenha o máximo de vitaminas valiosas e não se deteriore, ele deve criar condições adequadas.


