4 formas e regras para pintar fibra de vidro, quais composições são adequadas

O papel de parede de fibra de vidro é um tipo de revestimento de parede feito de fibra de vidro aquecida a 1200 graus. O revestimento é obtido em tear, utilizando tecnologia moderna. A fibra de vidro é usada para consertar residências e escritórios, a tinta fica bem nela, enquanto o material parece de alta qualidade e limpo. A base de tecido do papel de parede permite ocultar pequenos defeitos na parede, além de evitar reparos adicionais.

Pintar papel de parede de fibra de vidro ou não: vantagens e desvantagens

O papel de parede de fibra de vidro à base de tecido tem vantagens inegáveis:

  • a lona é resistente a rasgos, arranhões e abrasão;
  • o material é ecológico;
  • o material aumentou as propriedades antiestáticas;
  • depois de colar na parede, reduz-se o risco de desenvolvimento de mofo;
  • existe uma possibilidade adicional de repintura.

No mercado de materiais de construção, você pode escolher um tom de base de tecido adequado que se encaixe bem na decoração de interiores. A fibra de vidro é produzida levando em consideração as necessidades dos compradores modernos.Eles são caracterizados por materiais ecológicos e antiestáticos com altas características estéticas.

Nesse caso, existe a possibilidade de manchas adicionais na superfície após a colagem do papel de parede de vidro na parede. A coloração é realizada por vários motivos:

  • mudar a cor das paredes (se a tonalidade foi escolhida incorretamente);
  • para renovação de interiores;
  • para esconder quaisquer falhas.

Freqüentemente, os proprietários praticam a compra de papel de parede de vidro branco ou cinza com pintura subsequente. Segundo os tecnólogos, o material de alta qualidade pode suportar de 20 a 30 repinturas. A vida útil do suporte de fibra de vidro é de 30 anos.

A opção de pintura de superfície tem seus prós e contras.

Vantagens e desvantagens
mudança de interior
Escolha de qualquer cor
Fácil de usar
Não há necessidade de substituir o hardware por um novo
Será necessária uma grande quantidade de tinta devido à porosidade do material
A cada coloração, a propriedade do material de deixar passar o vapor diminui.

Requisitos para tinta para papel de parede de vidro

Ao escolher uma tinta, é necessário levar em consideração as propriedades do material. A tinta deve atender a vários requisitos:

  • secagem rápido;
  • consistência adequada, devido à qual a tinta penetra no papel de parede poroso;
  • falta de odor pungente;
  • ausência de elementos nocivos na composição.

Formulações de tinta adequadas

Uma escolha é para formulações de dispersão em água onde a água é usada como diluente. As composições são convencionalmente classificadas de acordo com as principais características:

  1. Dispersões de butadion-estireno. As tintas têm uma qualidade como maior resistência à umidade. Ao mesmo tempo, eles tendem a amarelar quando expostos à luz solar.
  2. Acetato de polivinila.As tintas desse tipo são utilizadas para pintar ambientes extremamente secos, pois possuem baixa resistência à umidade.
  3. Acrílicos. Composições com maior resistência à umidade e aos raios ultravioleta, adaptam-se bem à fibra de vidro, secam rapidamente, não descolam.

Pintar as paredes

Eles falam separadamente sobre acrilatos e tintas látex. Eles são recomendados para uso quando não é possível escolher a tonalidade necessária das composições de dispersão de água.

Critérios para escolher a marca certa

Ao escolher, você deve prestar atenção às características de qualidade da tinta. Um dos critérios para a maioria das donas de casa é se essa tinta é lavável ou não. A tinta lavável é escolhida para creches, refeitórios ou cozinhas. Há risco de manchas nessas áreas que precisam ser limpas com frequência, por isso é importante verificar a pintura quanto a tendências de abrasão.

Você não deve escolher uma tinta com propriedades de baixa resistência à umidade para salas de grande importância. A composição é capaz de arruinar as paredes, apresentando tendência a rachaduras ou descamação.

Principais Fabricantes

Empresas líderes na produção de tintas e vernizes se destacam no mercado de materiais de construção. Eles fabricam materiais de reparo há décadas e estão atualizados com as tendências atuais da indústria.

Empresas líderes na produção de tintas e vernizes se destacam no mercado de materiais de construção.

Avaliação da empresa:

  1. Tikkurila. Empresa finlandesa que ocupa uma das posições de liderança. A empresa produz uma tinta de alta qualidade adequada para revestir superfícies de fibra de vidro. Seca rapidamente, quase inodoro.A linha "Tikkurila Harmony" é composta por formulações que, após a aplicação, formam um acabamento fosco e aveludado.
  2. "Dufa". Marca alemã formada na segunda metade da década de 1950. A principal propriedade das composições desta marca é a segurança e o respeito ao meio ambiente. Para revestimentos de fibra de vidro, são produzidos compostos de látex de alta qualidade.
  3. Uma preocupação alemã em rápido crescimento. Recomenda-se escolher as composições desta marca para decoração de interiores se houver grande probabilidade de exposição a animais de estimação. As tintas são altamente resistentes a arranhões, abrasão e rachaduras.
  4. "Texas". Empresa de origem russa, presente no mercado de materiais de construção há 25 anos. O uso de tecnologias modernas possibilita a produção de composições de dispersão de água de alta qualidade para tingir papel de parede de fibra de vidro. A desvantagem dos produtos é uma pequena lista de tons. A empresa produz tintas para papel de parede de vidro em tons pastéis, mas não trabalha com cores vivas.

Trabalho preparatório antes da pintura

Embora a coloração da fibra de vidro seja considerada um procedimento simples, você deve estar preparado para isso. Existem várias regras importantes, cuja observância ajuda a evitar erros comuns:

  • a superfície pode ser pintada 2 horas após a colagem, mas para evitar surpresas é necessário aguardar de 6 a 12 horas;
  • a repintura não deve ser realizada antes de 10 a 12 horas após a aplicação da primeira demão;
  • você não deve sobrepor uma cor escura com uma cor clara, a melhor opção é escolher tons da mesma gama de cores e ir do claro ao escuro.

O processo de preparação inclui o revestimento da parede com um primer. Ajuda a nivelar a parede e eliminar defeitos. Além disso, o primer ajuda a aumentar a adesão da parede à tinta. Após a aplicação do primer, recomenda-se aguardar a secagem parcial e iniciar a pintura.

Para pintar, você precisa de uma pistola ou rolo. O rolo de cerdas cria uma linha reta da mesma espessura. Nesse caso, você deve usar um pincel para pintar as áreas difíceis. Esses locais incluem cantos, juntas, áreas de diferenças de elevação.

Usar um borrifador requer alguma habilidade.Se você não seguir as regras de uso do spray, pode obter uma tinta com áreas de sobreposição irregulares. A vantagem da pistola de pintura é a capacidade de cobrir áreas difíceis, pintar bem cantos e costuras.

Para misturar a tinta, é recomendável adquirir um misturador de construção. Uma das condições para trabalhar com papel de parede de vidro é a aplicação de tinta sem grumos e bolhas.

Embora a coloração da fibra de vidro seja considerada um procedimento simples, você deve estar preparado para isso.

É comum aplicar tinta no papel de parede de vidro em duas camadas. Devem passar 10-12 horas entre os processos de tingimento, a primeira demão deve estar completamente seca.

Informação! Para proteger paredes e janelas, as superfícies são cobertas com fita adesiva e também cobertas com filme plástico ou tecido não tecido.

Métodos de tingimento

Além do método de coloração tradicional, existem várias opções de coloração decorativa aplicáveis ​​aos papéis de parede de vidro. Alguns tipos de trabalho só podem ser feitos por profissionais.

Meio-fio

Listras decorativas são chamadas de bordas, que são aplicadas vertical ou horizontalmente na superfície preparada.A estratificação vertical da borda ajuda a delimitar o espaço, a demarcar os limites de uma determinada área dentro da sala. O uso horizontal de bordas reduz visualmente a altura do teto e cria a ilusão de um espaço fechado. Esta técnica é utilizada em quartos espaçosos com tectos altos. As bordas podem ser combinadas, combinando entre si em padrão, sombra ou estilo.

Regras básicas ao usar a tecnologia de coloração com bordas:

  • antes de iniciar o trabalho, marque a parede;
  • o espaço entre as bordas deve ser menor que a largura da faixa divisória;
  • as bordas não são coladas até que a tinta esteja completamente seca.

Coloração da borda

estênceis

A decoração com estênceis é comum. Na maioria das vezes, designs com padrões florais ou formas geométricas são usados ​​​​para isso.

Primeiro, a parede é pintada na cor principal. Então, depois que a tinta estiver completamente seca, um estêncil é colado na área selecionada. Para corrigi-lo, use fita adesiva. Usando uma esponja de espuma, pinte o desenho. A condição para a execução correta desta etapa é garantir que a tinta não escorra sob a camada de fita adesiva. Nesse caso, as linhas ficarão borradas, o trabalho será arruinado.

A fita adesiva só é retirada quando o estêncil estiver completamente seco. A fita adesiva descola suavemente com um rolo ou espátula.

Rakelnoe

Um tipo interessante de decoração é o uso da técnica do rodo. Para usar a técnica do rodo corretamente, você deve seguir as instruções. A técnica baseia-se na utilização de um verniz translúcido como segunda camada de esmalte. Além do verniz, você pode usar uma composição de dispersão aquosa com efeito metálico.

Primeiro, a cor principal é aplicada nas paredes. Deve ser rico e sólido. Depois que a tinta estiver completamente seca, uma camada de esmalte é usada. Sem esperar que seque, com uma esponja de espuma ou espátula, o esmalte é retirado das áreas onde o relevo é visível na fibra de vidro. O resultado do trabalho é uma superfície onde se destaca uma leve camada de vidrado em tom escuro, que permanece na parede apenas nas reentrâncias.

Pintar as paredes

Recomenda-se usar a técnica do rodo em algumas áreas para destacar áreas. Considerando que a técnica do rodo pertence à categoria de trabalho manual, pode-se concluir que é impossível pintar grandes áreas dessa maneira.

Informação! Para tingir com uma camada de esmalte, recomenda-se o uso de composições de látex como tinta base.

Usar o Azure

Este tipo de coloração é escolhido para salas de estar, salas de jantar, quartos amplos de um apartamento. Ele cria o destaque necessário, é frequentemente usado por designers de interiores e é fácil de aplicar.

A técnica de esmalte pode ser usada em paredes em tons pastéis claros ou cores vivas. Sobre fundo claro, os erros no trabalho são quase invisíveis, mas na hora de pintar paredes claras é preciso recorrer aos serviços de um profissional, pois cada mancha malfeita ficará visível de longe.

Primeiro, a parede é pintada no tom base. Em seguida, após a secagem completa, aplica-se um tom claro com pincel ou espátula. As pinceladas são feitas em pinceladas curtas e espasmódicas, de modo que uma espessa camada de tinta clara permaneça na parede. Após 20 a 30 minutos, usando uma espátula de borracha, as camadas de tinta são distribuídas uniformemente na parede, criando uma imitação de flocos de neve.Para obter uma tonalidade rica, a coloração azul é repetida 1-2 vezes. Depois de espalhar cada demão, aguarde 20 a 30 minutos para que o revestimento endureça.

Referência! Usar um tom mais claro que o tom base cria uma ilusão de profundidade. Esta técnica expande o espaço.

Usar papel de parede de fibra de vidro na reforma de um apartamento é um investimento para o futuro. A fibra de vidro não precisa ser atualizada com frequência. Para mudar o interior, basta cobrir a superfície com uma nova camada de tinta.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha