Regras para usar ácido para remover ferrugem do metal, como diluir
O ácido é usado com sucesso há muito tempo para remover materiais destruídos pela ferrugem de peças metálicas. O reagente permite que você remova permanentemente a camada marrom-avermelhada quebradiça da superfície. Além do método químico, existem outros que são utilizados na indústria, na produção em pequena escala e no dia a dia. Vamos analisar juntos a eficácia deles, por que é necessário remover a ferrugem do metal, o quão perigoso é.
Causas de corrosão
Um pré-requisito para a formação de manchas marrons, a destruição do metal pode não ser apenas o contato com a umidade. Às vezes, a futura casa se esconde sob uma camada de tinta, esperando uma chance de provar seu valor. O armazenamento de metais e produtos metálicos em ambiente úmido e mal ventilado também leva ao aparecimento de focos de corrosão.
E, além de negligenciar a limpeza, a proteção levará ao desenvolvimento de pequenas áreas em grandes áreas, à derrota de grandes áreas. Para metal fino (carroçaria), essa inação terminará em reparos desastrosos e caros.
Métodos de limpeza
Existem vários métodos de trabalho para se livrar da corrosão do metal. Metalúrgicos experientes os usam com sucesso sozinhos ou em combinação, dependendo da complexidade da situação. Estes incluem os seguintes métodos:
- limpeza mecânica;
- química;
- alternativa (meios improvisados).
Qual escolher, para resolver o problema para o próprio dono, levando em consideração os recursos disponíveis, inclusive reagentes, tempo, escala da derrota.
Mecânico
Um dos métodos de controle de ferrugem mais praticados. Consiste na remoção lenta mas segura dos produtos de corrosão da superfície do aço ou ligas. Escovas duras usadas, acessórios especiais para ferramentas elétricas, abrasivos. Ao final do procedimento, a poeira e a sujeira são removidas, o metal liberado é limpo e seco.
ataque quimico
Consiste no tratamento de peças enferrujadas, superfícies com ácidos concentrados. Álcalis são menos comumente usados.
Ocorre uma reação química elementar: sob a ação de um reagente, os óxidos de ferro formam um sal.

O processo não é rápido, além disso, é retardado pelo uso de uma composição fracamente concentrada. Mas, como resultado do processamento, fragmentos soltos e esfoliados se dissolvem em metal puro. Resta remover, lavar os resíduos da reação com água.
O uso de remédios populares
Já está claro o que fazer, tendo experiência, conhecimento e capacidade de usar métodos industriais para resolver o problema. Mas e se tudo isso não estivesse lá? Teremos que usar métodos alternativos e populares.
Como remover com ácido
O ácido é o principal componente de muitos conversores de ferrugem disponíveis comercialmente.Só que existem alguns aditivos na composição, mas em casa é perfeitamente permitido fazer com uma solução limpa. Você vai precisar de:
- Um dos ácidos (fosfórico, oxálico, cítrico).
- Água para diluir a solução na concentração necessária.
A composição pronta para uso resistirá à corrosão pontual e focal do metal sem problemas.
alazão
O ácido contido na planta de mesmo nome é vendido nas lojas em estado seco, na forma de cristais brancos. Para obter uma solução de trabalho, o pó deve ser diluído em água, evitando o contato com a pele, mucosas e órgãos da visão. É altamente recomendável usar equipamentos de proteção ao trabalhar com ácidos: óculos, macacão, luvas.

Para preparar uma solução de trabalho, você precisará de 5 colheres de chá de pó e 250 mililitros de água pura. Os cristais são agitados até dissolver completamente, então a peça é submersa (ou coberta com uma escova macia). Após cerca de meia hora, dependendo do estado de oxidação do metal, o produto é lavado e depois enxugado.
Ortofosfórico
O ácido fosfórico é um dos conversores de ferrugem e é usado para remover produtos de corrosão de metais ferrosos. Deve ser usado com cuidado para evitar queimaduras. A composição é aplicada gota a gota, com pincel, em grandes superfícies - com rolo de pintura ou borrifador. Sujeito a medidas de proteção adequadas, o ácido faz um excelente trabalho de limpeza de peças e superfícies metálicas de óxidos.
Limão
Comida "limão" também se refere a ácidos. A bolsa com o reagente é despejada com água morna ou imediatamente na peça de trabalho, depois diluída até ficar pastosa - quem preferir o que é melhor.O efeito do uso de ácido cítrico não será menos forte que o de outras soluções. Ao final do procedimento, o metal é limpo de resíduos de corrosão, lavado e seco.
Produtos de limpeza especiais à base de ácidos
Alguém dirá: por que inventar algo se existem soluções prontas? Sim, há uma razão para isso, porque existem limpadores de ferrugem nas prateleiras de qualquer loja de ferragens. Este é um acessório de escova Bison, removedor de ferrugem, conversor de corrosão.
Basta adquirir a composição selecionada, seguir as instruções e, como resultado, obter metal puro e sem óxidos.
Búfalo
A escova é um acessório especial para uma furadeira. Fios duros, que são colocados em um disco de metal, girando em alta velocidade, funcionam como uma escova de mão, mas muito mais rápido. Ao trabalhar, você deve se proteger da poeira fina com a ajuda de macacão, óculos e respirador. Para remover uma fina camada de ferrugem, nada melhor que um Bison. O pincel pode ser usado repetidamente conforme necessário.
à prova de ferrugem
Um reagente químico, um líquido límpido, ligeiramente oleoso, à base de ácido. Entregue pronto a usar, embalado em frascos de plástico. A composição é aplicada em superfícies metálicas com uma camada fina para cobrir toda a área afetada. Os produtos de corrosão se dissolvem, transformando-se em um filme inerte em um metal quimicamente puro. Nenhum processamento adicional é necessário, você pode começar a pintar imediatamente.

conversor de ferrugem
Outra composição à base de ácido fosfórico. Eficaz contra óxidos e produtos de corrosão. Não requer remoção da superfície metálica após a conclusão do tratamento.
Métodos de prevenção industrial
Além da limpeza forçada contra ferrugem, existem métodos para evitar a oxidação do metal. Esses incluem:
- tratamento galvânico;
- proteção catódica;
- aplicação de revestimentos inertes.
Em condições domésticas, esses métodos são problemáticos de aplicar devido à falta de equipamentos adequados, à complexidade dos processos tecnológicos.
Galvanização
O processo consiste em pulverizar uma fina camada de uma substância pouco propensa à oxidação sobre um metal ferroso por eletrólise. A nuance da situação é que, assim que a proteção é violada, a corrosão começa imediatamente.

Proteção catódica
Um método que envolve o uso de uma fonte de corrente contínua, que cria uma área de potencial elétrico negativo na superfície protegida. É usado com sucesso em objetos grandes (navios).
O ponto fraco é a necessidade de uma bateria de operação contínua que alimenta o dispositivo.
revestimentos especiais
Métodos de proteção usando revestimentos de metal especialmente aplicados não podem ser menos eficazes do que outros. Normalmente, para sua fabricação, são utilizadas substâncias que não reagem com condensado ou umidade.
Galvanizado
O revestimento com uma camada de zinco protege perfeitamente o metal base da oxidação, tornando-o inerte em relação a meios menos agressivos. É muito utilizado para proteger partes do corpo, na fabricação de ferragens, fixadores.
Estanhagem
O método é baseado no revestimento do metal com solda de estanho fundido. A camada formada resiste bem à oxidação e evita a propagação da corrosão.
cromagem
Consiste na aplicação de uma camada de cromo nas unidades e peças, que praticamente não sofre oxidação.Você economiza dinheiro substituindo a cara produção de aço inoxidável pela produção de metal ferroso, seguida pela cromagem.


