Composição e características técnicas do esmalte protetor EP-140, consumo por m2

As estruturas metálicas são necessariamente tratadas com substâncias que protegem o material da corrosão. Nesse caso, costuma-se usar o esmalte EP-140, que evita a formação de ferrugem por vários anos. Esta composição, de acordo com GOST, está disponível em 16 tonalidades. Junto com a tinta vem um endurecedor, sem o qual o material não adquire a resistência necessária.

Esferas de aplicação de esmalte

O esmalte epóxi é usado para proteger estruturas feitas de ligas de alumínio, cobre, aço, titânio e magnésio da ferrugem. Este produto é utilizado para pintura:

  1. Estruturas metálicas utilizadas em instalações industriais. A tinta é adequada para acabamento de superfícies externas e internas.
  2. Navios pequenos. O esmalte protetor se distingue por sua capacidade de resistir por muito tempo aos efeitos negativos de fatores externos, o que, junto com um preço acessível, tornou o EP-140 popular na construção naval.
  3. Avião. Basicamente, o esmalte é usado para pintar as partes internas.
  4. Equipamento profissional. Em particular, o esmalte é usado no processamento de máquinas de fábrica.
  5. Trens e carros. O esmalte é caracterizado pelo aumento da resistência aos efeitos das substâncias na composição dos gases de escape.

A tinta EP-140 se distingue no contexto de composições semelhantes não apenas por seu preço acessível, mas também por sua capacidade de manter suas propriedades originais em altas temperaturas. Portanto, esta composição é utilizada no tratamento de tubos quentes.

Composição e especificações

O esmalte EP-140 consiste em dois componentes principais: resina epóxi e solventes orgânicos. O material também contém:

  • plastificantes;
  • corantes;
  • Outras despesas.

Um endurecedor é fornecido separadamente com a tinta, que deve ser misturado à composição original para obter um fluido de trabalho. Devido à composição especificada, o esmalte possui as seguintes características:

  • resistência a várias condições climáticas;
  • resistência à umidade, gasolina e óleos;
  • cria uma camada protetora durável e dura;
  • protege o metal da corrosão;
  • seca rapidamente;
  • mantém suas características originais em temperaturas de até +250 graus.

O esmalte EP-140 consiste em dois componentes principais: resina epóxi e solventes orgânicos.

Além disso, em combinação com primers especializados, o esmalte confere propriedades de isolamento elétrico à estrutura tratada. Este produto distingue-se pelo facto de, após a secagem, criar uma camada que protege os metais ferrosos dos efeitos negativos de compostos alcalinos, substâncias que contêm ácidos e gases corrosivos. Além disso, o corante adquire tais propriedades mesmo sem primer preliminar da superfície.

O esmalte está disponível em 16 cores. Os mais populares são branco, preto e azul. Azul, amarelo, verde e outros tons de tinta também estão em demanda. Após a aplicação, a composição seca completamente em 2-6 horas a uma temperatura de +20-+90 graus. A concentração de substâncias não voláteis na tinta atinge 34-61%.

Depois de misturar a composição original com o endurecedor, o esmalte mantém suas propriedades originais por seis horas, desde que a temperatura ambiente não ultrapasse +20 graus, ou seja, durante esse tempo, a composição deve ser aplicada na superfície. Para modificar a viscosidade, o EP-140 é misturado com o solvente R-5A. Com esta ferramenta, você pode obter um fluido de trabalho adequado para pulverização de uma pistola de pintura.

Regras para aplicar tinta

Para que o esmalte adquira as propriedades desejadas, é necessário preparar cuidadosamente a superfície. Isso exigirá:

  • remover vestígios de ferrugem;
  • limpe a superfície da sujeira;
  • remover tinta velha;
  • desengordurar a estrutura.

Para que o esmalte adquira as propriedades desejadas, é necessário preparar cuidadosamente a superfície.

Também é importante preparar adequadamente o esmalte seguindo as instruções em anexo. Recomenda-se misturar a composição inicial com o endurecedor por pelo menos 10 minutos, até que a tinta adquira uma consistência uniforme. As superfícies preparadas podem ser tratadas aplicando o esmalte com pincel, rolo ou pistola. Também é possível pulverizar a estrutura com tinta de um recipiente.

Ao processar estruturas metálicas, recomenda-se aplicar pelo menos duas camadas. Após cada coloração, é necessário aguardar mais de cinco horas em temperaturas acima de +20 graus para que o esmalte tenha tempo de secar. Em alguns casos, é permitido expor a composição ao aquecimento. Isso acelera o processo de secagem.

Como calcular o consumo por 1 m2

O consumo de corante depende tanto da área de aplicação quanto do tipo de material utilizado. Este parâmetro geralmente é indicado na embalagem.Em média, são utilizados até 65-85 gramas de tinta por metro quadrado de superfície, desde que a mistura seja aplicada em uma camada.

Regras e períodos de armazenamento

O corante contém solventes e outros componentes que se inflamam em contato com fogo aberto, liberando substâncias tóxicas no ar. Portanto, a composição deve ser armazenada e aplicada longe de:

  • alimentos;
  • onde vivem humanos e animais;
  • fontes de fogo aberto.

Recomenda-se armazenar o material em recipiente bem fechado, longe da luz solar direta e da umidade. Nessas condições, o corante mantém suas propriedades originais por um ano após a produção.

Recomenda-se armazenar o material em recipiente bem fechado, longe da luz solar direta e da umidade.

Medidas de precaução

Ao pintar superfícies com esmalte EP-140, recomenda-se o uso de luvas de borracha, pois o material pode causar reação alérgica em contato com a pele. Também é recomendável realizar o trabalho em local ventilado. Depois de pintar, deixe a peça ao ar livre enquanto o esmalte seca.

Análogos

Você pode substituir o esmalte EP-140 por:

  • EP-5287;
  • KO-84;
  • Emacout 5311;
  • "EMACOR 1236";
  • EP-12364
  • EP-773.

Esses materiais também são à base de resina epóxi. A semelhança entre esses produtos se resume ao fato de que cada um dos corantes listados protege as estruturas metálicas da ferrugem. No entanto, o resto das propriedades das composições dadas diferem umas das outras.

Comentários

Andrey, Moscou:

“Rematamos as portas da garagem com esmalte EP-140. Um ano depois, a tinta não lascou, desbotou ou descascou. Não foram encontrados vestígios de ferrugem ou outros defeitos durante a inspeção da porta."

Anatoly, Níjni Novgorod:

“Tentamos diferentes tintas na produção. Mas apenas este estava no seu melhor. Vários meses após a pintura, as máquinas em contato constante com água ou óleos mantêm sua cor original. A pintura mostrou-se a favor, demonstrando alta resistência ao desgaste. "

Máximo, Voronezh:

“Primeiro experimentei o EP-140 para pintar o portão em frente à casa. Então, quando notei que um ano depois e depois de um longo inverno a tinta não descascava, experimentei esmalte em outras estruturas metálicas. Durante a operação, não notei nenhum defeito."



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha