TOP 15 ferramentas para remover rapidamente a tinta do vidro em casa

A reforma da casa tem muitos perigos, incluindo a possibilidade de manchar itens caros. Por exemplo, ao pintar, é fácil pintar uma janela ou um espelho, o que custa muito dinheiro. Se tal situação surgir, não se desespere e acabe com a coisa estragada. Existem muitas maneiras de limpar manchas de tinta de vidro sem deixar riscos na superfície. Vamos olhar mais de perto.

método mecânico

A forma mais barata que não requer recursos adicionais do dono do vidro. As ferramentas para sua implementação estão sempre à mão. O processo de limpeza da tinta da tinta não consiste em ações complexas que requerem habilidades ou destreza especiais.

Você vai precisar de:

  • preparar um conjunto mínimo de ferramentas;
  • trate a superfície manchada com tinta;
  • siga exatamente as instruções.

A desvantagem desse método é que leva tempo para ser implementado.

Acabamento da superfície

Para remover manchas de tinta que mancharam a abertura da janela, você deve:

  • trate o local da contaminação com um líquido desengordurante;
  • umedeça um pedaço de pano com água morna;
  • repará-lo no local;
  • espere 10-15 minutos para que a água quente amoleça a mancha.

Se estiver frio lá fora, adicione periodicamente água quente ao tecido para evitar que ele congele. Para não prender o pano com as mãos, pode-se prendê-lo ao vidro com fita adesiva.

O que você pode precisar

Enquanto a água quente absorve a mancha, prepare qualquer item da lista a seguir:

  • faca;
  • Máquina de barbear;
  • raspador de metal.

Eles são igualmente eficazes contra manchas de tinta, e o único requisito que devem atender é a nitidez da borda. Um produto fosco não resolve o problema e pode danificar o vidro deixando-o riscado.

Faca

Ao escolher uma faca para remover a sujeira da superfície do vidro, preste atenção às seguintes nuances:

  • a lâmina não deve ser muito longa, caso contrário será inconveniente para eles trabalharem;
  • quanto mais flexível a faca, mais fácil é descascar a tinta.

Construtores experientes recomendam o uso de uma faca de escritório para esses fins. Sua lâmina é suficientemente flexível e facilmente ajustável em comprimento.

Barbeador

A navalha atua como um análogo de uma faca de escritório, com o mesmo resultado na remoção de gotas de tinta seca. A navalha deve ser manuseada com cuidado para não quebrar a lâmina durante a limpeza.

raspador de metal

Se não houver faca e navalha adequadas em casa, use um raspador de metal. Se você está reformando um apartamento, isso deve estar sempre à mão. O raspador é menos confortável do que os produtos acima, mas com a habilidade adequada fornecerá resultados semelhantes.

Anotar! O método mecânico é eficaz contra manchas secas. No entanto, se necessário, também pode ser usado contra manchas de tinta fresca.

tecnologia de trabalho

A tecnologia para realizar trabalhos de remoção de riscos em superfícies de vidro é bastante simples e eficaz. Você vai precisar de:

  • aplique o fio de uma faca ou navalha na gota de tinta;
  • pressione suavemente contra o vidro;
  • remova riscos da superfície de trabalho com movimentos suaves.

Não tente remover toda a mancha de uma só vez. Corte os pedaços pequenos e limpe o restante com um pano úmido e água com sabão.

método químico

O método mais caro, pois exige que os proprietários de vidro comprem produtos químicos caros. Custos elevados são rentáveis ​​graças a:

  • alta eficiência;
  • velocidade de limpeza;
  • segurança do vidro.

Entre os compostos químicos mais populares vendidos nas lojas, para remover vestígios de tintas e vernizes, eles costumam escolher:

  1. Óleo líquido.
  2. Espírito branco.
  3. Acetona.
  4. Querosene.
  5. Essência.
  6. Outros solventes.

Espírito branco

Uma ferramenta poderosa para remover manchas de tinta de superfícies de vidro.

Algoritmo de ação:

  • pegamos uma bola de algodão ou gaze;
  • umedeça em espírito branco;
  • aplique na área contaminada;
  • espere um minuto.

Após esse tempo, a tinta ficará atrás do vidro e será facilmente removida com um pano comum.

óleo líquido

Uma ferramenta eficaz e econômica para ajudar a limpar a tinta de uma janela. Devido ao seu baixo custo, a ferramenta age mais lentamente do que outras, mas o resultado final praticamente não difere de suas contrapartes mais caras. Necessário:

  • umedeça um cotonete em óleo;
  • colocá-lo em uma área contaminada;
  • fixe por 2-3 horas com fita adesiva;
  • em seguida, retire o algodão;
  • limpe a mancha com um pano embebido em uma solução de refrigerante.

Solventes

Qualquer produto químico que pertença à categoria de solvente removerá marcas de tinta sem problemas. Tais formulações estão prontamente disponíveis em lojas especializadas. Eles podem diferir ligeiramente um do outro no preço, mas em termos de eficiência são quase idênticos.

Acetona

Um método antigo e comprovado para restaurar facilmente os espelhos à sua aparência original. Ele lida bem com sujeira velha e nova.

Basta aplicá-lo em um pedaço de algodão e aplicar na marca de tinta por alguns minutos. No final do procedimento, limpe a área com um pano umedecido com água e sabão.

Limpadores de janelas especiais

A maioria das lojas que vendem produtos químicos domésticos vendem solventes especiais projetados para limpar tinta de janelas e espelhos. Eles rapidamente lidam com a tarefa, sem deixar vestígios de contaminação. Sua única desvantagem é o alto preço. Para lavar a sujeira, você terá que gastar muito.

Essência

A gasolina refinada usada para reabastecer isqueiros dissolve qualitativamente vestígios de tinta deixados no vidro por negligência. Basta mergulhar uma bola de algodão na gasolina e limpar a área necessária da janela com ela. Se a mancha for antiga, coloque o cotonete na sujeira por alguns minutos. Os restos da substância são removidos com um pano limpo umedecido com água e sabão.

Querosene

O método de aplicação e o resultado final são idênticos aos da gasolina. Essas duas substâncias são intercambiáveis ​​com efeitos semelhantes.

Anotar! Ao trabalhar com uma substância química, siga as regras de segurança e use equipamentos de proteção individual.

Se o produto químico entrar em contato com a pele, membranas mucosas ou roupas, lave a área danificada imediatamente com água em abundância.

Método térmico

O aquecimento da mancha deixada durante a pintura reduz sua aderência ao vidro. Isso facilita o processo de remoção, tornando a limpeza rápida e fácil. Adequado para aquecimento:

  • secador de cabelo ou ferro de construção;
  • um pedaço de papel alumínio.

Não ajuste a temperatura do aparelho ao máximo, senão o vidro estourará.

Métodos tradicionais

Se os métodos acima não forem adequados para você, use métodos alternativos. Eles são mais eficazes do que os métodos mecânicos e mais baratos do que os produtos químicos. Algumas receitas populares incluem:

  • solução de amônia;
  • solução de refrigerante;
  • uma mistura de giz, cal e soda cáustica.

Amônia

Umedecemos um pedaço de pano com uma solução de amônia e depois enxugamos a sujeira. Assim que as marcas desaparecerem completamente, seque o local com uma toalha comum. Depois da amônia, o vidro brilhará como novo.

Um refrigerante

O refrigerante é misturado com água até obter uma substância pastosa. Aplique-o na área danificada e deixe-o por alguns minutos. Lavamos o excesso de pasta e limpamos a mancha com uma lâmina de faca ou raspador.

Cal, giz e soda cáustica

Para preparar a solução, tomamos:

  • 30 gramas de cal;
  • 10 gramas de giz;
  • 10 gramas de soda cáustica.

Misture cal e giz. Nós os diluímos com água até que a consistência se assemelhe a creme azedo líquido. Amassamos o refrigerante.

Processamos a área necessária com a substância resultante e damos algumas horas para dissolver a tinta.Limpamos o excesso com um pano úmido e removemos o restante da tinta com uma faca de escritório.

Recomendações Adicionais

Ao reformar, comece removendo a tinta por dentro, não pela frente. Deixe a fachada para o final. Lembre-se de usar luvas e óculos de segurança ao manusear produtos químicos.

Como cuidar após a reforma em casa

Após os reparos, procure não se esquecer das janelas, limpando-as periodicamente da sujeira. Para fazer isso, use qualquer limpador comercial vendido no departamento de produtos químicos domésticos. A poeira e a sujeira são removidas com uma solução de sabão aplicada na janela com um pano macio e limpo.

Medidas de precaução

Para facilitar o trabalho de reparo, observe as seguintes precauções:

  1. Limpe as janelas com água e sabão antes de pintar. A tinta, se cair na superfície da janela, não grudará na janela e sairá da superfície sem problemas.
  2. Ao trabalhar com química, tente ventilar a sala para que vapores nocivos não entrem no corpo junto com o ar.
  3. Se possível, limpe o vidro na horizontal. Isso reduzirá o risco de quebrá-lo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha