Características de design de uma cozinha retangular, layout e disposição dos móveis

A forma e o tamanho da cozinha são diferentes em diferentes casas, mas não é difícil criar um espaço confortável, moderno e multifuncional. O design de uma cozinha retangular abre grandes perspectivas para a implementação das ideias mais fantásticas. Você tem que planejar todas as nuances de iluminação, decoração, estilo e disposição dos móveis. Após a implementação das ideias, a cozinha se tornará um local onde toda a família terá prazer em se encontrar a qualquer momento.

Quais fatores devem ser considerados ao projetar

Ao desenvolver um projeto de cozinha, você deve seguir os conselhos de especialistas que recomendam criar:

  • espaço de uso universal;
  • zoneamento conveniente;
  • expansão combinando com outros cômodos da casa;
  • cores calmas, associadas à iluminação, decoração e mobiliário;
  • iluminação adequada adequada;
  • móveis ergonômicos.

Organização de espaços de trabalho

Em uma cozinha retangular, é fácil criar várias zonas:

  • culinária;
  • comer alimentos;
  • lavando.

Se a sala for alongada, faz sentido criar apenas duas zonas - jantar e trabalhar.

projeto de cozinha

Escolha uma paleta de cores geral

Ao escolher um palete para a cozinha, você deve seguir várias regras:

  • não aplique mais de três tonalidades por vez;
  • quando a cor das paredes e do capacete combinam, o restante da mobília é escolhido dois tons mais escuros;
  • não faça o piso e o teto da mesma cor;
  • para colocar os acentos necessários, o tampo da mesa e o avental são selecionados em uma cor que contrasta com o tom do móvel;
  • ao escolher móveis claros, os têxteis devem ter tons escuros.

projeto de cozinha

Como determinar a cor desejada do teto

Em grandes cozinhas, ao zonear, os tetos são feitos em diferentes níveis. Além disso, cada um deles tem sua própria cor e padrão de luz. Pelo menos um dos tons deve ser claro.Tetos em uma pequena cozinha são melhor feitos em branco, bege, turquesa ou outras cores claras.

Painéis de metal ou plástico também devem ser de cor clara para combinar com a cor do teto, paredes e móveis.

A possibilidade de combinar com uma sala adjacente

Para aumentar o espaço funcional da cozinha, muitas vezes é combinada com salas vizinhas. Reorganizando uma pequena sala, ela se expande em detrimento do corredor.Graças à correta disposição dos móveis e à alocação das zonas, não só a cozinha ganha, mas também a luz natural da janela aparece no corredor. Em um grande apartamento ou casa, a cozinha é combinada com a sala de estar. Ao mesmo tempo, o espaço expande-se, torna-se cómodo tanto para cozinhar como para jantares, reuniões, encontros com amigos.

Reorganizando uma pequena sala, ela se expande em detrimento do corredor.

Padrões verticais no papel de parede

Vale a pena ficar atento às opções de papel de parede para cozinha com linhas verticais. Graças a eles, a altura do teto aumenta visualmente. Se a ênfase for nos móveis, as listras de diferentes larguras devem se alternar e ao mesmo tempo ter tons claros.

Seleção de móveis

Os conjuntos de cozinha são projetados para layouts padrão. Para aproveitar ao máximo o espaço útil, o capacete deve ser feito sob encomenda. Isso permitirá que você monte prateleiras e armários no teto, resolva o problema de armazenamento de utensílios de cozinha, eletrodomésticos, alimentos e, ao mesmo tempo, mantenha o espaço aberto.

projeto de cozinha

Como guardar móveis

A cozinha quadrada é conveniente para guardar móveis. Se for alongado e for um retângulo, existem várias opções de layout.

Linearmente

Em cozinhas de pequeno porte, os armários são dispostos linearmente, em fileira, ao longo de uma das paredes. A mesa é colocada em frente a uma janela ou capacete. As vantagens deste método incluem compacidade. Entre as desvantagens está a necessidade de vários movimentos ao longo de uma linha. A solução pode ser o segundo nível, onde estão localizados os elementos necessários para o trabalho.

projeto de cozinha

em forma de L

A disposição angular do fone de ouvido é muito vantajosa para uma cozinha retangular. O arranjo em forma de L permite colocar um conjunto, uma pia, um fogão ao longo de duas paredes adjacentes. Isso deixa espaço para a sala de jantar. Para tornar o interior mais leve e arejado, armários ou prateleiras abertas são pendurados em uma das paredes.

projeto de cozinha

Em duas linhas

Para salas alongadas, mas largas, a disposição dos móveis em duas fileiras é bastante adequada. A distância mínima entre eles deve ser de 90 cm e a área de jantar é movida para mais perto da janela ou de uma sala adjacente.

projeto de cozinha

em forma de U

Para uma cozinha quadrada, a localização do fone de ouvido e do equipamento ao longo de três paredes é adequada, usando dois cantos. O layout em U é conveniente para se locomover, realizar trabalhos, mas nem sempre essa opção é possível devido à saída para a varanda e à porta localizada em duas paredes.

projeto de cozinha

Ilha de cozinha

Este arranjo de móveis é adequado se a cozinha tiver uma área superior a 20 metros quadrados. Senhor. Como uma "ilha" no centro da sala, pode ser uma área de trabalho combinada com um balcão de bar. Isso permite que você cozinhe e se comunique com os membros da família no balcão ou na mesa de jantar.

Este arranjo de móveis é adequado se a cozinha tiver uma área superior a 20 metros quadrados. Senhor.

Métodos para executar o zoneamento

Existem várias maneiras de dividir a cozinha em zonas. Para fazer isso, use diferentes acabamentos, soluções de luz e cor, telas ou móveis especiais.

Vários materiais de acabamento

Para destacar a área de trabalho, os ladrilhos de cerâmica são mais usados, resistentes à umidade, laváveis ​​e resistentes ao calor. A sala de jantar é feita em estilo próprio, utilizando pedra artificial, painéis, papel de parede, revestimento das paredes.

cozinha retangular

pela luz

Não é difícil dividir a cozinha com luz. A fonte central está localizada acima da sala de jantar, várias fontes pontuais estão localizadas acima da área de trabalho. Uma lâmpada ou alguns pequenos itens decorativos abaixados acima da mesa são mais do que suficientes. Para cozinhar confortavelmente, você precisa de holofotes potentes na área de trabalho.

Cor

A paleta de cores divide qualquer cozinha em zonas. Contra o fundo da mesma cor das paredes, o “avental” e toda a área de trabalho são destacados com pontos de luz, diferentes tonalidades são atribuídas aos tetos acima das zonas.

cozinha grande

Telas móveis

Embora as divisórias móveis macias não sejam duráveis ​​​​nem confiáveis, elas não apenas dividem a cozinha em várias zonas, mas também evitam a propagação de cheiros e sons. As telas móveis cabem bem em áreas pequenas; eles parecem ruins em salas grandes.

Balcão de bar

Uma "ilha" em forma de barra serve como divisória. Do lado da área de trabalho faz parte dela, e do lado da área de jantar - um objeto de design que decora toda a sala.

balcão de bar

Arranjo de móveis

Os móveis podem se tornar a borda das zonas da cozinha:

  • mesa de jantar;
  • ilha de cozinha em forma de mesa, pia, fogão;
  • um sofá de costas para a área de trabalho;
  • um guarda-roupa com uma parede de fundo decorada com papel de parede, fotografias.

Recursos de estilo

Para que fosse não só cómodo cozinhar na cozinha, mas também agradável de viver, escolhem um estilo que combina com o interior de todo o apartamento e se adapta aos proprietários em todos os aspectos.

Para tornar não apenas conveniente cozinhar na cozinha, mas também agradável de se viver, eles selecionam um estilo

escandinavo

Este estilo se distingue pela funcionalidade, praticidade, formas simples, mas estritas. A cor de fundo é branca e o contraste é realçado. Materiais de acabamento e decoração - naturais - larício, coníferas.A iluminação artificial e natural amplia o espaço da cozinha escandinava.

estilo escandinavo

Minimalismo

Poucos detalhes, formas e linhas simples são os principais diferenciais do estilo minimalista. Materiais democráticos são usados ​​\u200b\u200b- vidro, metal, plástico. Não há acessórios e equipamentos, os eletrodomésticos são embutidos nos móveis. O princípio básico do minimalismo é o espaço aberto máximo, a presença apenas das coisas necessárias.

estilo minimalista

Clássico

O estilo clássico é adequado para grandes cozinhas. Para isso, é utilizada uma disposição linear ou angular dos móveis. Material de fabricação - natural ou decorado sob ele (madeira, pedra). Lustres são selecionados em estilo clássico - uma combinação de metal e vidro.

visual clássico

Tecnologia avançada

Este estilo pressupõe a presença de uma grande quantidade de metal e vidro na cozinha e a total ausência de elementos decorativos convencionais. Recursos de alta tecnologia incluem contenção, ergonomia e conveniência.

estilo de alta tecnologia

Moderno

O estilo é adequado para pequenas cozinhas. Eles expandem visualmente o espaço com a ajuda de superfícies brilhantes, formas geométricas interessantes, acabamentos assimétricos e móveis arredondados típicos do estilo Art Nouveau.

estilo moderno

japonês

Tecido natural, bambu, madeira, pedra - materiais inerentes ao estilo japonês. Não envolve pontos brilhantes no design, as cores e acabamentos dos móveis são suaves e naturais. As formas dos itens de cozinha são corretas, simétricas. É possível usar elementos decorativos em estilo étnico.

estilo japonês

Escolha dos materiais de acabamento

Antes de começar a finalizar, é preciso estudar a variedade de materiais, métodos de uso, combinações e sequência de uso.

azulejo de cerâmica

Distingue-se pela resistência ao estresse e umidade, facilidade de cuidado. Uma grande variedade de tipos de ladrilhos de cerâmica permite escolher um padrão que imita mármore, pedra, madeira, metal. O isolamento térmico das telhas é fraco.

Distingue-se pela resistência ao estresse e umidade, facilidade de cuidado.

papel de parede líquido

Seu uso é semelhante ao do gesso comum. A mistura é vendida em pó, diluída em água e aplicada na parede. As vantagens deste tipo de acabamento incluem:

  • a possibilidade de restauração;
  • variedade de cores e tonalidades;
  • resistência à luz;
  • propriedades de insonorização;
  • hipoalergênico.

papel de parede líquido

Mármore

A pedra de acabamento é um dos materiais mais caros. Adequado para interiores minimalistas luxuosos. O mármore é usado para bancadas, avental de cozinha, piso. É resistente à sujeira, temperaturas extremas. A vida do mármore é ilimitada.

Linóleo

O material mais popular e barato para a cozinha. É fácil de instalar e tem uma longa vida útil. Graças ao forro, a capacidade de calor de diferentes tipos de linóleo é diferente. Entre as desvantagens do material está o risco de danos por objetos pontiagudos.

bela cozinha

Teto suspenso

Para isso, são utilizados painéis de plástico ou drywall. O primeiro é resistente ao vapor, umidade e graxa, o segundo precisará ser branqueado periodicamente. As desvantagens de ambos incluem uma diminuição na altura da sala devido ao recuo do teto.

Exemplos de soluções de design prontas para uso

Entre as opções oferecidas pelos especialistas, existem várias propostas interessantes:

  • para uma cozinha estreita - estilo minimalista ou escandinavo com móveis em forma de U;
  • para uma cozinha quadrada com área pequena, vale a pena usar uma mesa de jantar redonda, um minifogão e uma lava-louças estreita.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha