Como fazer um riacho em uma casa de campo com as próprias mãos, tipos de reservatórios e exemplos de soluções prontas
Um reservatório artificial é uma técnica excepcionalmente eficaz para criar uma paisagem no local de uma casa de campo. Um riacho no território da casa de campo dará originalidade à paisagem, melhorará o microclima. O comprimento e a largura do canal dependem do tamanho da área e da fonte de água para enchimento. Pode ser um sistema fechado se o recurso hídrico for limitado. Se houver um reservatório natural próximo (nascente, rio, córrego), é feito um desvio para a estrutura artificial.
Vantagens de usar fluxo artificial
A criação de um riacho permite iluminar um lugar infeliz na paisagem do local. Principalmente se houver queda. Em vez de nivelar o local, ele se transforma em um recanto de vida selvagem, onde corre água, plantas ornamentais crescem nas margens. A água em movimento evapora intensamente, saturando o ar com oxigênio e umidade. O murmúrio da água é o melhor antiestresse.
Elementos decorativos adicionais que aumentam o charme do riacho podem ser pontes, gazebos, balanços. Uma área de estar em miniatura aparecerá no jardim. Os pássaros voarão para o riacho para beber.Suas margens serão habitadas por insetos que vivem perto da água, por exemplo, libélulas. Para os moradores da cidade, isolados da natureza, esta é uma oportunidade de observar de perto os habitantes da vida selvagem.
Desenvolvimento de um projeto para um fluxo futuro com suas próprias mãos
Uma estrutura hidráulica requer um planejamento cuidadoso para que no futuro a água não se infiltre no solo ou arraste as margens do canal. O riacho deve se encaixar harmoniosamente na paisagem do local, ter volume de água suficiente. No paisagismo, duas formas de estado da água são usadas: dinâmica e estática. Dinâmico é um riacho, uma cachoeira, uma cachoeira. Neste caso, são utilizadas sensações visuais e sonoras, que estão associadas à fluidez da água (batendo e murmurando). De forma estática, o princípio visual é fundamental, por isso são criados lagos e bacias artificiais.
A localização do riacho e o grau de seu impacto emocional dependem de seu volume e força, da velocidade da corrente e da altura da queda, da configuração do riacho. A composição de uma estrutura de água deve ser baseada nas características do relevo, recursos hídricos. Caótico, sem relação com o terreno, a localização das curvas vai atrapalhar a percepção do riacho como um fluxo natural.
Os contornos do canal são escolhidos dependendo do tipo de solo. Em uma área plana com solos erodidos, o riacho deve ser o mais sinuoso possível. Para mudar, é preciso criar declives para que haja uma mudança de corrente: de uma lagoa rápida para uma lagoa calma. O canal precisa ser ampliado e estreitado, o que também afeta o rendimento. A corrente é influenciada pela profundidade do canal, acelerando-o à medida que se move por águas rochosas rasas.
O impacto emocional do escoamento da água é amplificado se houver pedras em seu caminho. Salpicos e ondas chamam a atenção para si mesmos. Se as pedras formam uma pequena represa por onde a água transborda, um lago raso se forma abaixo de sua queda (como ocorre em condições naturais).

O princípio de construção de um fluxo de água artificial é o seguinte: o ponto mais alto (fonte) e o ponto mais baixo são selecionados/criados. O ponto mais baixo fica no fundo do reservatório, por onde vai escoar o córrego. Uma bomba submersível está localizada aqui para bombear água do reservatório para o ponto mais alto. Depois disso, a água da nascente flui por gravidade na encosta.
Escolha uma forma e estilo
No paisagismo, é feita uma distinção entre estilos regulares e paisagísticos. O estilo regular teve origem na França no século XVII. A essência do design reside na composição axial, no centro da qual existe um tanque. Neste caso, as voltas dos canais devem ser sincronizadas. Composições simétricas de plantas ornamentais e gramados se formam em ambos os lados do córrego.
Gramados e canteiros de flores devem ter a forma certa, as árvores devem ter uma copa aparada. Uma parte obrigatória do estilo regular é o bosque. Um bosque é feito de árvores e arbustos, podados de tal forma que formam uma parede vegetal, um arco, um torreão, uma coluna.
Os bosques são divididos em dois tipos:
- Empresa. As plantas são plantadas ao longo do perímetro do eixo.
- Arvoredo. Árvores e arbustos formam grupos pitorescos.
O estilo regular é um plantio simétrico de plantas ornamentais, gramados geometricamente regulares, caminhos retos que divergem do riacho. O design é completado por vasos em pedestais, esculturas “imitando a antiguidade”.
O estilo paisagístico foi criado pelos britânicos. A essência do design é o mais próximo possível da natureza. Faltam-lhe linhas rectas, simetria, relva aparada, cores vivas, tudo o que remeta para a intervenção humana. Caminhos do riacho / para o riacho, prédios, canteiros de flores não são traçados em linha reta, mas com curvas suaves. Devem ser uma oportunidade de caminhar no local onde a paisagem natural foi recriada.

Cálculo do volume de água
Um erro no cálculo do volume de água reduzirá a zero o esforço e o custo de criar um fluxo artificial. O problema é que a bomba bombeia a água a uma taxa maior do que a devolve ao reservatório devido à topografia e ao trajeto do canal. Além disso, quanto maior o fluxo, mais água evapora. De acordo com cálculos médios, a água em um riacho artificial não flui mais de 2 metros por minuto. Durante a operação de um riacho com leito de 10 metros de comprimento, 200-300 litros de água devem estar em constante movimento.
Ao calcular independentemente o volume de água em um riacho, é necessário levar em consideração:
- área de origem;
- a altura da coluna de água do ponto mais alto ao ponto mais baixo;
- o volume de água no tubo da bomba para a fonte.
Para o funcionamento ininterrupto do córrego, deve-se adicionar água periodicamente devido às perdas por evaporação.
Projeto
Antes do início da construção do córrego artificial, é feito o planejamento, onde será colocado o seu leito: é escolhido um local e determinada a inclinação. O seu percurso, a sua largura, a sua profundidade, a criação de falhas, quedas de água são pensados ao pormenor. Quanto mais longo o fluxo, mais esforço e materiais serão necessários para seu arranjo.A profundidade e a largura do canal dependem do desejo. As larguras padrão são de 50 a 150 centímetros, as profundidades de 30 a 50 centímetros.
Criação de fonte
Um influxo artificial de água é mascarado como uma fonte que emana de uma rachadura em uma rocha, uma pilha de pedras fluindo de um vaso de cerâmica ou uma máscara de madeira. Um tipo de fonte é uma cachoeira. Pode ser projetado em qualquer terreno, se necessário, criando um slide alpino.
A água entra na nascente através de um tubo de uma bomba submersível. Para isso, a uma profundidade de 30-40 centímetros, é cavada uma trincheira, no fundo da qual é colocada uma almofada de areia. Um tubo de polipropileno é colocado até o ponto de transbordamento, coberto com terra e socado.

Disposição do canal
Após o trabalho de design, eles começam a colocar o canal. Sua marcação é feita de acordo com o caminho, largura e profundidade para dar a forma desejada.Durante o processo de escavação, são retiradas raízes, pedras, o solo é socado e é colocada uma base de areia.
O próximo passo é fazer a impermeabilização. O método é escolhido de acordo com o projeto: membrana ou revestimento. Uma camada de areia é derramada sobre os materiais de impermeabilização macios para um ajuste perfeito. No tanque onde ficará a bomba, é colocada adicionalmente uma camada de filme de PVC colado nas juntas. O litoral é reforçado com argamassa e forrado com pedras ou seixos.
Decoração
Uma nascente artificial é uma característica de água em miniatura. Seu ambiente paisagístico deve, em uma inspeção minuciosa, criar a ilusão de uma origem natural. Para isso, plantas hidrofílicas de pequeno e médio porte são plantadas nas proximidades:
- viburno;
- astilbe;
- samambaia.
Se for escolhido um estilo de design regular de um riacho artificial, a fonte será feita na forma de um mascaron (um elemento decorativo representando um rosto humano ou uma cabeça de animal de forma grotesca ou fantástica) de uma forma geometricamente regular feita de pedras .
A decoração da ribeira consiste em decorar as margens e o fundo do canal. As margens são decoradas com pedras planas, grandes seixos multicoloridos, blocos de granito e ardósia. As pedras são colocadas em adesivo de ladrilho, o espaço entre elas é preenchido com brita ou cascalho.
Grandes pedras são colocadas no fundo do canal de acordo com o projeto: criar mini-cachoeiras, remansos, represas. O restante do espaço inferior é coberto por areia grossa de rio, pequenos seixos multicoloridos. A(s) ponte(s) sobre o riacho (de madeira ou pedra) darão completude à paisagem. A variedade de opções oferece uma escolha para todos os gostos.

Paisagismo
A combinação de recursos hídricos e vegetação enfatiza as características estilísticas do projeto. Para composições regulares, eles criam arestas geométricas, bordas, gramados, canteiros de flores. Plantas aquáticas são usadas em pequenas quantidades. No sentido paisagístico, as plantas se formam em grupos cuja composição se aproxima da natureza. A beleza da água corrente será enfatizada pelas plantas hidrofílicas plantadas ao longo das margens do córrego:
- não me esqueça;
- íris;
- roupa de banho;
- bacia hidrográfica;
- meadowsweet;
- litoral;
- junça;
- hospedar.
O salgueiro amante da água é plantado sozinho ao lado do leito do rio. Uma tênia pode ser uma planta com uma coroa incomum, folhas, floração.Para plantações em grupo, apenas árvores ou apenas arbustos são fornecidos. O número deve ser sempre ímpar, depende da área do paisagismo.
Nos remansos, plantas de oxigenação são plantadas para manter a pureza da água. Para pequenos reservatórios, bastam 1-2 plantas, que são plantadas em recipientes inferiores: pântanos, musgo d'água, rogulnik.
Exemplos de soluções prontas
As opções para criar e projetar um riacho artificial no país são diversas. O comprimento e a largura do leito do jardim dependem do tamanho da casa de verão. Em condições de espaço limitado e terreno plano, o canal geralmente tem uma forma sinuosa. Com sua configuração e fluxo calmo, o riacho se assemelha aos rios da Rússia central. A nascente imita uma nascente que serpenteia sob uma pitoresca pilha de pequenas pedras. A água flui através do ambiente de grama verde ao longo das curvas fantasiosas de um canal estreito. A paisagem é completada com pontes decorativas de madeira em 2 lugares. A foz da ribeira desagua num pequeno lago cujas margens estão cobertas de junco e freixo.
Uma variante de um riacho de montanha artificial. A água flui de uma fenda na rocha e cai em uma cascata de mini cachoeiras. O litoral é imprensado entre rochas. Não há vegetação nas margens rochosas e no canal. A ribeira termina o seu curso num pequeno remanso com leito rochoso e costa.
Exemplo de paisagem regular. Correntes de água brotam do mascaron em forma de cabeça de mulher com cabelos esvoaçantes.Em uma superfície plana, o leito do riacho tem uma curva em "S" simétrica e termina em um lago raso, mas amplo. Viburno e samambaia crescem na fonte. Nos locais da curva existem canteiros triangulares com o mesmo tipo de plantas com flores.Na parte central da ribeira existe uma ponte de madeira sem gradeamento. O caminho que atravessa a ponte segue reto, depois vira em direção ao lago. As plantas aquáticas crescem nas margens e na lagoa.
Um riacho com um riacho - um riacho passando sob uma pilha de seixos rolados. O fluxo é fluido, discreto. O leito rochoso do rio faz uma leve curva perto do gramado do balanço. O riacho termina em um riacho coberto de plantas aquáticas: nenúfares, juncos. Grandes plantas herbáceas crescem nas margens.


