Qual esquema de cores é melhor escolher para o design da cozinha, as regras para combinar tons no interior
Ao escolher um esquema de cores para uma cozinha, você deve considerar suas preferências. Para escolher a paleta de tons certa, vale a pena considerar a compatibilidade dos tons. Ao mesmo tempo, recomenda-se escolher corretamente o esquema de cores do conjunto de cozinha, paredes, teto e piso. As nuances dos acessórios e elementos decorativos também são importantes. Graças a isso, será possível conseguir um espaço harmonioso.
Contente
- 1 O que afeta a escolha da cor na cozinha
- 2 Regras básicas para combinar cores
- 3 Opções Populares
- 4 Escolha a cor do jogo de cozinha
- 5 Combinando com a cor do avental
- 6 Como escolher a cor da bancada
- 7 Opções de cores de cortina
- 8 Sobre a escolha da cor do piso
- 9 Como escolher a cor do papel de parede nas paredes
- 10 Como escolher a cor certa do teto
- 11 Recursos de tomada de decisão para uma cozinha pequena
- 12 O que o Feng Shui aconselha
- 13 Exemplos de projetos prontos para uso
O que afeta a escolha da cor na cozinha
Usar tons diferentes para criar um interior em uma sala permite que você alcance um certo clima na sala. Nesse caso, vale a pena considerar a luminosidade da sala, a saturação da decoração das superfícies, a tonalidade da fachada. Ao escolher uma paleta específica, você deve se concentrar nas recomendações dos designers:
- Tons claros expandem visualmente o espaço. Isso é especialmente importante ao decorar o interior de uma pequena cozinha.
- O uso de tons escuros reduz visualmente o espaço. Portanto, é permitido usá-los em cozinhas espaçosas.
- Para controlar o apetite, é permitido usar uma combinação de tons de cinza e rosa. Isso o ajudará a lidar com o excesso de peso.
- Para estimular o apetite, vale a pena usar cores quentes - vermelho, marrom, laranja.
- A cozinha em cores naturais oferece um alto grau de conforto. As cozinhas com fachadas feitas de materiais naturais parecem especialmente relevantes.
- O branco não é recomendado para salas grandes. Se você ainda quiser escolher esse tom específico, adicione detalhes brilhantes.
- Em primeiro lugar, recomenda-se escolher a cor do capacete. Depois disso, vale a pena pegar todo o resto. Os elementos da cozinha devem ser compatíveis entre si.
Regras básicas para combinar cores
Para criar um interior harmonioso, você precisa se concentrar em muitos recursos e regras.
Não mais que três cores
Objetos grandes geralmente são executados em uma paleta de luz. Além das tonalidades básicas, é permitido o uso de 2 a 3 cores adicionais. Eles podem ser feitos em cores mais escuras ou mais brilhantes.Não é recomendado usar mais de 3 tons. Além disso, a parcela de acentos não deve ultrapassar 10%.

Corrija o fundo
O pano de fundo da cozinha são objetos e superfícies grandes - piso, paredes, móveis. Sua paleta é considerada básica e deve ser concisa.

Grau de iluminação
Se as janelas estiverem voltadas para o norte, cores quentes e saturadas ajudarão a preencher o déficit térmico. Soluções amarelas, laranjas e vermelhas servirão.Também é aceitável usar uma cor branca suave. Não é recomendado escolher tons de azul, cinza e roxo. Eles parecerão cobertos na penumbra.
Não use cores pastéis. Se não houver sol suficiente, parecerá sujo.
Em ambientes bem iluminados, é perfeitamente aceitável o uso de cores frias. Eles parecerão frescos. Nesse caso, a escala pastel ficará suave. Tons quentes na iluminação ativa parecerão muito brilhantes e opressores.

O ponto de partida
Ao organizar o interior, recomenda-se levar em consideração a cor do conjunto de cozinha. Na hora de escolher o móvel que você gosta, vale começar pela tonalidade. Com isso em mente, o tom das paredes, piso e teto é selecionado.
Borda
Ao escolher um palete, considere o tamanho da sala. Para uma pequena cozinha, não é recomendado o uso de tons variados. Essa sala acabará sendo muito contrastante e rapidamente se cansará. Cores muito escuras também não devem ser usadas para salas pequenas. Eles parecem muito escuros. Para deixar uma cozinha pequena mais aconchegante, é melhor privilegiar as cores naturais que imitam a madeira.

Qualquer cor é adequada para uma cozinha espaçosa.No entanto, os designers aconselham dividir o espaço em zonas condicionais que diferem em uma certa luz e textura.
Piso, paredes, teto
As cores do piso, paredes e teto são determinadas de acordo com a orientação temática. Ao escolher uma paleta de cores, a iluminação é de grande importância. Paredes brancas, vermelhas, amarelas ou pêssego são adequadas para uma sala escura. Se a cozinha estiver localizada no lado ensolarado, tons frios servirão - azul, verde, azul. É importante garantir que as paredes não se fundam com os móveis. Mesmo que sejam da mesma cor, o móvel da cozinha deve ser um pouco mais escuro.

Influência do estilo de design
As soluções de cores são selecionadas levando em consideração o estilo de decoração da sala:
- As cozinhas clássicas são decoradas com cores profundas. Neste caso, as paredes são pintadas com tintas naturais. Em tais interiores, acentos brilhantes não são usados.
- O estilo provençal ou chique gasto é executado em uma paleta pastel. Eles não implicam acentos brilhantes.
- Tons claros e naturais são usados para criar uma cozinha de estilo escandinavo. Ao mesmo tempo, detalhes brilhantes e contrastantes são frequentemente adicionados.
- O estilo loft é baseado em tons escuros e suaves. Tons de tijolo, elementos de metal e concreto são frequentemente usados.
- Estilos chiques retrô ou boêmio são adequados para pessoas que gostam de cores vivas.
- O estilo country e ecológico implica o uso de tons de materiais naturais.

A roda de cores no interior da cozinha
Ao escolher combinações de cores, você deve se concentrar nos fundamentos do trabalho com a roda de cores. Com uma combinação monocromática de tons, apenas um segmento do círculo é usado para decoração de interiores. O resultado é um design elegante. Mas esse interior pode parecer enfadonho.Uma combinação de tons escuros com tons claros ajudará a evitar isso. É permitido adicionar texturas interessantes ou elementos contrastantes a um espaço monocromático.

Opções Populares
Existem muitas variações de decoração de interiores de cozinha. Graças a isso, cada pessoa poderá escolher a opção adequada.
Cores claras quentes
Esta é uma opção prática que parece muito dinâmica. Para não sobrecarregar o interior, vale a pena escolher tonalidades vizinhas na gama de cores. Portanto, a combinação de vermelho e laranja fica bem. Deve ser equilibrado com uma tonalidade neutra.

detalhes em vermelho
Essa sombra funciona bem para a cozinha, mas requer alguns cuidados. Se você exagerar, corre o risco de ter um interior excessivamente agressivo. Ele agirá de forma deprimente. É melhor usar vermelho em doses. Em tal paleta é permitido fazer cortinas ou acessórios... O tom vermelho combina bem com branco, amarelo, preto.

Tons de rosa e cinza
Essa combinação não é muito comum, mas fica bem estilosa. No entanto, não é recomendado usar muito rosa. Caso contrário, corre-se o risco de ter um interior muito chato. É melhor usar essa tonalidade na forma de detalhes ou detalhes brilhantes, combinados com uma cor cinza suave.

Combinado
As cozinhas conjugadas são uma ótima opção. Ao escolher tons claros, você pode obter um interior calmo e relaxante. Tons mais claros e profundos também funcionam. No entanto, deve-se ter em mente que eles ficam entediados mais rapidamente. Para obter um design harmonioso, é permitido escolher móveis e paredes calmos e diluí-los com acessórios brilhantes.
Verde e lilás, azul e laranja, vermelho e cinza são consideradas excelentes combinações.
Escolha a cor do jogo de cozinha
A mobília é considerada a base do interior da cozinha. Dependendo da tonalidade, vale a pena escolher outros detalhes da composição.

tons pastel
Uma opção universal seria móveis feitos em um esquema de cores pastel. Esses tons são práticos e parecem muito delicados. Eles vão bem com cores brilhantes para criar detalhes interessantes.

Contraste
Uma solução interessante seria uma cozinha de duas cores. Graças ao uso de cores contrastantes, será possível dividir o espaço em zonas mantendo sua integridade. Esta é uma ótima opção para uma pequena cozinha ou uma sala espaçosa. Além disso, uma tonalidade deve ser dominante e a segunda suavizada.

branco
Essa cor ajuda a ampliar o espaço e iluminar a cozinha. A tonalidade branca ajuda a abafar o apetite. No entanto, muitas pessoas observam que pode ser esmagador. Portanto, eles escolhem uma cor leitosa.

Bege
É um tom versátil que pode ser um item básico no design de uma sala. Assim como o branco, pode ser combinado com outras cores. Um tom bege suaviza os detalhes brilhantes e realça os pastéis.
Roxo
Esta cor mística cria uma atmosfera encantadora na cozinha. Esta sombra não aumenta o apetite.

Verde
É uma das opções mais versáteis. Ajuda a alcançar a harmonia interior e promove o relaxamento interior.

marrom
Esses tons são quase naturais. Eles ajudam a criar um ambiente aconchegante na cozinha. Portanto, eles podem ser chamados com segurança de universais.
Combinando com a cor do avental
Ao criar um design de cozinha, você definitivamente deve escolher o tom do avental corretamente. Isso ajudará você a obter um interior harmonioso.
Preto
Esta opção é adequada para uma sala feita em um esquema de cores quentes. Permite obter uma combinação contrastante.

marrom
Essa cor combina bem com fachadas bege. É bastante aceitável escolhê-lo para uma cozinha branca ou láctea.
Cinza
É um tom versátil que combina bem com outras cores. Na maioria das vezes, um avental cinza é complementado por cores vivas - vermelho ou rosa.

branco
Esta é uma ótima solução para cozinhas escuras. Um avental branco combina bem com móveis pretos ou marrons. Também pode ser selecionado, além de tons brilhantes.
Como escolher a cor da bancada
Para que o interior pareça harmonioso, você definitivamente deve prestar atenção à escolha da tonalidade da bancada.
Regras gerais
O contador leve se encaixa naturalmente em qualquer estilo. Combina bem com cozinhas claras e escuras. Ao mesmo tempo, as cores claras são consideradas muito facilmente sujas e, portanto, requerem um manuseio cuidadoso. Os tons escuros da superfície de trabalho são considerados mais práticos. Eles podem ter uma textura fosca ou brilhante. É perfeitamente aceitável combinar essas tonalidades com um conjunto escuro ou claro.

escolha frequente
Existem várias opções versáteis que as pessoas mais escolhem. Eles vão bem com qualquer tipo de mobiliário.
Bege
Essa tonalidade é perfeita para bancadas neutras que servem de pano de fundo para móveis ou avental.

Preto
Esta sombra de bancada é muito elegante. Esta opção funciona bem para cozinhas grandes e médias. Ele permite que você separe visualmente os armários superiores e inferiores. Esta cor se encaixa naturalmente em qualquer estilo.
Cinza
A bancada cinza claro está em perfeita harmonia com os móveis brancos ou cinzas. A sombra escura parece lacônica e se encaixa em qualquer estilo.Deve ser combinado com itens cinza e branco.

Opções de cores de cortina
Ao escolher cortinas, é recomendável levar em consideração suas preferências. Para não se enganar, você deve se concentrar nas seguintes recomendações:
- É permitido decorar o interior em uma paleta. Em tal situação, a tonalidade dos tecidos deve combinar com a cor dos móveis, paredes, elementos decorativos. Os tons de bege podem ser complementados com cortinas amarelas ou douradas.
- Um macacão contrastante é uma boa solução. Nesse caso, as cortinas diferem na cor das paredes e móveis. Mas, ao mesmo tempo, eles devem se encaixar harmoniosamente no interior. Os tons verde e amarelo estão em perfeita harmonia. É permitido combinar azul com vermelho ou preto com branco.
- As cortinas podem atuar como uma única cor de destaque. Em tal situação, eles se tornam a peça de mobiliário mais marcante. Por exemplo, tecidos verdes ou laranja complementarão organicamente uma cozinha bege.
- O estilo da sala também é importante. Assim, uma cozinha de estilo campestre pode ser complementada com cortinas em tons pastel. Uma excelente opção seriam os tecidos com estampa floral ou listrada. A alta tecnologia deve ser complementada por tons frios.
- É imperativo considerar o tamanho da sala. A espaçosa cozinha pode ser complementada com cortinas de qualquer tom. Ao mesmo tempo, recomenda-se ampliar um pequeno espaço com a ajuda da cor. Para fazer isso, use opções suaves para tons de verde, azul e lilás.

Sobre a escolha da cor do piso
Ao escolher uma pala de sol, vale a pena começar pelo desempenho geral da cor do interior.
Luz
Esses tons expandem visualmente o espaço. Eles parecem bastante frescos e combinam bem com qualquer outro tom.Além disso, arranhões ou arranhões praticamente não são visíveis nesses pisos.

marrom
Essa sombra é capaz de reduzir visualmente o espaço. Parece orgânico com tons de verde e bege.
Recomenda-se combiná-lo com uma cor amarela ou creme.

Preto
Esta cor de piso combina bem com paredes brancas ou bege. Também harmoniza bem com tons de cinza. Para evitar que o cômodo pareça vazio, recomenda-se o uso de móveis em cores intermediárias entre o piso preto e as paredes claras.

Cinza
Esta sombra parece bastante elegante. No entanto, é notável por sua versatilidade. Esse piso pode ser combinado com cores claras e escuras. A combinação com bege ajudará a criar um interior aconchegante. A combinação com o azul criará uma atmosfera fresca.

Como escolher a cor do papel de parede nas paredes
Nesse caso, você precisa se concentrar no esquema de cores dos fones de ouvido. Podem ser lisos ou coloridos.
Monocromático
Se houver pouca luz solar na sala, é recomendável decorar as paredes com cores quentes. Para isso, tons de amarelo e bege são adequados. As cores laranja são uma boa solução. Com excesso de sol, recomenda-se abandonar tons muito claros. É melhor dar preferência a tons suaves e discretos. Damasco, coral, açafrão ficam ótimos.

Com uma foto
Ao escolher uma imagem, as seguintes características devem ser levadas em consideração:
- As letras grandes reduzem visualmente a área da sala. Ao mesmo tempo, cores pequenas, ao contrário, tornam a cozinha mais espaçosa.
- Impressões geométricas na forma de linhas que se cruzam ajudam a criar um espaço contínuo.
- A impressão vertical faz a sala parecer maior.
- Padrões horizontais expandem visualmente a cozinha. Ao mesmo tempo, sua altura diminui visualmente.
- As linhas diagonais ajudam a tornar o interior mais dinâmico e criam a ilusão de movimento.
Os papéis de parede texturizados são considerados uma solução original. Dão às paredes uma nova dimensão e dão-lhes uma dimensão extra. Graças ao jogo de sombras, será possível criar muitos efeitos interessantes.

Como escolher a cor certa do teto
A cozinha é um excelente terreno para experimentos ousados. A cor do teto não só ajuda a tornar o design mais interessante, mas também afeta o apetite:
- Se você tende ao excesso de peso e precisa suprimir o apetite, é melhor escolher tons de azul, azul claro ou verde claro. Os psicólogos dizem que essas sombras ajudam a suprimir o apetite.
- Se quiser abrir o apetite, é melhor privilegiar os tons mais quentes e ricos. Nesse caso, um teto amarelo ou laranja seria uma boa opção. Pode ser decorado com aplicações temáticas originais. Estes podem ser frutas ou vegetais.

Recursos de tomada de decisão para uma cozinha pequena
Para aumentar visualmente o espaço em uma pequena cozinha, vale a pena usar o branco como base. Uma sala com paredes, móveis, teto e piso brancos parece muito maior.
Para evitar que a sala pareça muito chata, é recomendável usar materiais e texturas brilhantes. Estes incluem tijolo branco ou brilhante. Elementos brilhantes não serão uma solução menos bem-sucedida.
Se você não gosta de branco, pode usar outras cores claras. As melhores opções são as cores bege e creme. Um tom menta ou cinza também é excelente.

O que o Feng Shui aconselha
Ao organizar o espaço de acordo com as recomendações do Feng Shui, deve-se levar em consideração a localização da sala em relação aos pontos cardeais. Cada um deles tem seu próprio elemento e sua própria sombra. A regra fundamental é não usar o tom do elemento oposto.
Não é recomendado decorar cozinhas do sul em uma paleta de azul ou preto. Para as instalações leste e sudeste, os tons de cinza, que evocam associações com o metal, não são adequados. Opções favoráveis que equilibram os elementos fogo e água incluem amarelo, verde e marrom.

Exemplos de projetos prontos para uso
Para decorar harmoniosamente a cozinha, você precisa usar soluções de design prontas. Uma das boas opções que agrada a todos é um interior baseado em cores claras - bege e branco. Esses tons ajudam a aumentar o espaço, deixando-o mais livre. Para adicionar entusiasmo a esse interior, você precisa usar detalhes brilhantes. Para isso, belas cortinas, lustres, lâmpadas são adequadas. Você também pode decorar as paredes com detalhes decorativos.
Se você deseja um design mais original, deve escolher uma cor brilhante. Pode ser vermelho ou verde. Ao escolher uma paleta, você deve considerar suas preferências. É importante que o design seja funcional e confortável. Uma cozinha iluminada deve ser complementada por tons neutros de piso, parede e backsplash. Eles são brancos, bege, creme.

Uma solução interessante será o design do espaço no estilo Art Nouveau. Esta cozinha é caracterizada por linhas retas e formas limpas. Este espaço é quente e acolhedor. Além disso, permite expandir visualmente os limites. A combinação de vidro e aço parece muito sofisticada. O esquema de cores é apresentado em diferentes variações de bege e marrom.
O esquema de cores da cozinha é marcante na variedade de opções. Hoje, os designers oferecem muitos tons interessantes e combinações não padronizadas. Para criar um interior harmonioso e completo, você precisa pensar em seu design nos mínimos detalhes. Todos os detalhes da composição devem ser combinados.


