Idéias de iluminação no quarto, a que altura e como posicionar corretamente os dispositivos
A correta organização da iluminação no quarto pode não só criar conforto, mas também mudar completamente o design da sala. A escolha e a localização das luminárias devem ser levadas a sério para não sobrecarregar a sala e ao mesmo tempo dar luz suficiente. Além disso, a sala é destinada ao relaxamento, por isso é importante escolher uma opção de iluminação confortável.
Principais requisitos
Conforto e clima no quarto dependem da facilidade de uso e localização das luminárias. Na distribuição de luminárias e lustres, é preciso levar em consideração as peculiaridades da sala e planejar com antecedência a disposição dos móveis.
Vale a pena considerar:
- tamanho do quarto;
- Design de interiores;
- tamanhos de fixação;
- tom claro;
- a textura do teto e das paredes.
O processo de instalação de dispositivos de iluminação é realizado na fase de reparo. Após a sua conclusão, é bastante problemático reparar qualquer coisa.
A iluminação do quarto é escolhida de forma que seja confortável não só ficar acordado no quarto, mas também relaxar.
Se houver uma área de trabalho na sala, ela deve ser destacada separadamente, sem afetar a área de dormir. Portanto, a distribuição zonal das luminárias é um fator importante na criação de uma atmosfera favorável na sala. A iluminação adequadamente selecionada pode mudar e decorar até o interior mais modesto e contido.

Fatores que influenciam a escolha
Ao instalar iluminação artificial no quarto, deve-se levar em consideração a penetração da luz solar pelas janelas, a duração do dia e a localização do cômodo na casa.
localização do quarto
A escolha dos dispositivos de iluminação é influenciada pela localização da sala no apartamento ou casa. A sala, localizada no lado sul, sempre tem luz suficiente ao longo do dia. Os raios do sol penetram na sala e a tornam mais confortável.
Os quartos do lado norte precisam de iluminação adicional e da escolha certa das cores dos móveis. A luz que entra no quarto durante o dia é mais difusa, mais suave. Isso torna os detalhes internos embaçados e descoloridos. Essa sala deve ser iluminada tanto no inverno quanto no verão, na chuva e com bom tempo.

tamanho da janela
Ao planejar a localização das luminárias, as aberturas das janelas são levadas em consideração. Seus tamanhos são regulados pelo SNiP e são calculados com base na área da sala.
Normalmente a luz que entra pelas janelas é suficiente para o ambiente.Se a sala estiver escura, é permitido alterar o tamanho das aberturas das janelas, mas esse processo está sempre associado às dificuldades de instalação e ao custo dos dispositivos. Nesse caso, a luz é adicionada com a instalação de lâmpadas e lustres.

tamanho do quarto
Um fator importante na escolha da iluminação de uma sala é o tamanho da sala.De acordo com os códigos de construção, as janelas dos quartos são projetadas para que haja luz natural suficiente para todo o espaço. No entanto, em uma sala muito grande, pode ficar escuro em áreas remotas. Nesse caso, eles recorrem ao zoneamento do território e iluminam cada um deles com lâmpadas.
Escolha de luminárias
As lâmpadas em dispositivos de iluminação são selecionadas dependendo do uso pretendido. A luz corretamente selecionada permite otimizar a iluminação da sala, melhorar seu interior, sem aumentar o consumo de energia.

Hoje existem vários tipos de lâmpadas que diferem na natureza da luz, características técnicas e opções de uso.
Lâmpadas incandescentes
As lâmpadas incandescentes são as fontes de luz mais antigas. Eles representam uma garrafa de vidro de diferentes formas com um elemento incandescente no interior. A luz é gerada pelo aquecimento de um filamento de metal com uma corrente elétrica. As lâmpadas incandescentes são acessíveis, não requerem dimmers, não são sensíveis a quedas de energia e não são tóxicas para os seres humanos.
Luminescente
As lâmpadas deste tipo contêm vapor de mercúrio, sob a ação de uma descarga elétrica na qual é gerada a radiação ultravioleta.Essas fontes de luz são bastante comuns, possuem um amplo alcance, potência e capacidade de conectar sem iniciar dispositivos.

Eles têm uma desvantagem significativa - a toxicidade do enchimento. Exigir descarte adequado após a data de vencimento.
LEDs
As fontes de iluminação surgiram há relativamente pouco tempo, mas provaram ser do melhor lado. As lâmpadas LED são seguras e não emitem vapores nocivos. Reduz em mais de 2 vezes os gastos com energia, ao mesmo tempo em que difunde uma iluminação uniforme, sem manchas ou listras.

Economia de energia
Eles estão 5 vezes à frente de uma lâmpada incandescente em termos de emissão de luz, o que economiza muito eletricidade na casa. Eles estão disponíveis em diferentes tamanhos e formas e cabem em um pedestal padrão. A vida útil de uma lâmpada economizadora de energia é considerada uma vantagem. O dispositivo não contém nenhum filamento de tungstênio que possa queimar. O brilho é devido à ionização do gás pela corrente de íons, que é preenchida no balão.
Néon
As luzes de neon são duráveis o suficiente. Dá uma boa luz brilhante sem aquecer. Pode ser qualquer forma. Eles são silenciosos e têm a capacidade de controlar o brilho. Eles têm desvantagens - alto custo, fragilidade e toxicidade.

solução de cor
Escolher a temperatura de cor certa no quarto determinará o estado emocional de uma pessoa. Se a sala deve apenas descansar, a sombra da luz deve ser quente e agradável aos olhos. A área de trabalho no quarto é sempre iluminada adicionalmente com luz fria.
Conceito de temperatura de cor
A temperatura da cor é medida em Kelvin e é igual à temperatura da cor absolutamente preta, na qual começa a emitir radiação da mesma cor. A luz é geralmente dividida em quente e fria.A primeira corresponde a uma temperatura mais baixa e a segunda a uma temperatura mais elevada.

tom quente
A luz quente é mais adequada para a noite. Ajuda a relaxar e não sobrecarrega os olhos. Cria uma sensação de bem-estar e conforto. Ao usar luz quente, deve-se notar que ela altera ligeiramente as tonalidades dos objetos. Realça as cores quentes e atenua as cores escuras. Portanto, ao comprar móveis, você deve ficar atento ao tipo de iluminação e vice-versa.
tom frio
A luz fria é comparável à luz do sol, por isso é mais usada para iluminar os quartos durante o dia. Mais adequado para escritórios e áreas de trabalho. Dá à pessoa uma carga de vivacidade, mantém-na em forma.
Estilos básicos de design
O estilo das luminárias é determinado com base na composição geral. Às vezes é permitido combinar várias técnicas de design no interior, mas isso deve ser feito com muito cuidado para não encher a sala de detalhes e causar rivalidade entre os estilos.

Provença
As luminárias feitas neste estilo têm linhas suaves, tons curvos graciosos e decoração floral. As lâmpadas são feitas de materiais naturais - metal, pedra, madeira, tecido. Na cor, eles aderem ao bege, verde-oliva, branco, terracota. Provence é um estilo provinciano, portanto cores muito brilhantes e não naturais não são usadas no design de lustres.

Clássico
As lâmpadas clássicas são feitas de metal, madeira, porcelana, cristal, vidro. Eles não são exuberantes nem maciços, mas ao mesmo tempo têm uma decoração brilhante feita de dourado ou bronze. São simétricos, fáceis de usar e práticos. As lâmpadas são selecionadas dependendo do estilo da sala.Pequenas arandelas são colocadas em nichos próximos aos quadros.

Mediterrâneo
O estilo mediterrâneo assume iluminação máxima mesmo durante o dia, por isso usa muitas lâmpadas, lustres, iluminação. Para a fabricação de dispositivos de iluminação, são utilizadas tintas naturais - amarelo, verde, azul. Lustres geralmente são feitos de várias lâmpadas, madeira e metal.

Moderno
O estilo moderno das lâmpadas rejeita o uso de materiais desatualizados - madeira, tecido. Não há abajures, são simples na execução e funcionais. Para a fabricação, são utilizados metal, vidro e plástico. A cor da execução é branca, bege, com um mínimo de decoração. Os dispositivos são bastante resistentes e duráveis de usar.

escandinavo
As lâmpadas de estilo escandinavo estão próximas do minimalismo e são bastante ecológicas. Eles são feitos de materiais naturais - madeira, metal, vidro. A forma geralmente é em forma de protuberância, dá mais luz sem dividi-la e não deixa brilho. Lustres no estilo escandinavo são pendurados bem baixos, luminárias de chão e luminárias são instaladas ao lado da cama.

Oriental
O estilo oriental é caracterizado pelo uso de muitas lâmpadas que emitem luz quente. No quarto, não apenas um lustre central é instalado, mas também pequenas arandelas e luminárias podem ser montadas ao longo do perímetro das paredes. Bambu, vitrais e tecidos podem ser usados para decorar aparelhos. Decore as lâmpadas com decorações e desenhos brilhantes.

Sótão
Uma característica das luminárias em estilo loft é um fio ou corrente longa. Coloque-os baixos, posicionados sobre uma área específica que precisa ser iluminada. Os postes de luz que se parecem com holofotes são frequentemente usados. Eles têm uma base de madeira e uma sombra de tecido.Para uma iluminação mais brilhante, holofotes rotativos são instalados no teto.

Tecnologia avançada
O estilo é caracterizado pelo uso de acessórios rígidos. As lâmpadas têm base cromada, os abajures são foscos, sem cantos desnecessários e linhas suaves. Os modelos de iluminação são funcionais e pensados ao mais ínfimo pormenor. Mais frequentemente usado com lâmpadas LED ou halógenas.

Como escolher a localização das fontes de luz
As fontes de luz são localizadas dependendo da localização dos itens internos e do zoneamento da sala.
Na cabeceira da cama
As luminárias de cabeceira estão localizadas na área de dormir, na cabeceira da cama. Eles são instalados tanto para fins práticos quanto como decoração. Se a cama for de casal, é aconselhável pendurar os abajures dos dois lados. A altura ideal de montagem é de 1,2 a 1,5 m do chão. É melhor usar dispositivos com haste flexível, neste caso, a direção da luz sempre pode ser alterada.

Iluminação geral do teto
A iluminação geral consiste na instalação de um candelabro no centro do espaço do teto. Sua função será iluminar toda a sala. Você deve escolher um dispositivo com tons foscos direcionados para os lados ou ligeiramente para cima. Isso permitirá que a luz se difunda e não crie uma atmosfera desconfortável na sala. É melhor não usar um lustre enorme para o quarto.
no cabeleireiro
A iluminação ao lado da penteadeira deve ser intensa, mas suave. É melhor se for um tom claro e quente. As lâmpadas devem iluminar bem o espelho, mas não forçar os olhos. Eles são instalados em ambos os lados, montados em uma parede ou em uma mesa. Você pode usar lâmpadas com haste flexível ou com direção de luz variável.

Fontes de luz pontuais adicionais
Os holofotes podem ser usados para iluminar total ou parcialmente uma sala. Eles são frequentemente instalados em tetos de vários níveis, criando o efeito de um céu estrelado. Uma luz de fundo LED é inserida na tampa extensível.
Os holofotes são frequentemente colocados na parede para uma iluminação suave da cama. No entanto, este método não cria uma sensação de conforto e relaxamento e pode causar desconforto a um dos usuários.
Você pode iluminar a área da cama se colocar fitas ou tubos de LED embaixo dela. Você pode escolher qualquer cor. Essa iluminação expande visualmente a sala e muda a atmosfera nela.

Como pendurar a luminária de parede corretamente
As arandelas de parede são populares para iluminação de tarefas nos quartos. Além disso, podem servir como decoração de quarto. As luminárias de parede podem ser fixas e giratórias. Eles são fixados em ambos os lados do berço, a uma altura de 1 a 1,5 m do solo. Ao escolher um candeeiro de parede, deve-se prestar atenção à qualidade e forma do abajur, bem como aos mecanismos de rotação para modificar o fluxo de luz difusa, se necessário.
Exemplos e ideias de organização leve
Pensando na iluminação do quarto, você pode entrar em contato com o designer para preparar um projeto individual ou usar soluções prontas:
- O teto é dividido em dois por focos. Uma sombra elegante é integrada em cada uma das metades.
- Teto de dois níveis, cuja parte central tem a forma de um círculo. Os holofotes são instalados ao longo da linha do círculo. Um grande candelabro com borlas é montado centralmente. Na área de cabeceira existem candeeiros de cabeceira planos.
- Estrutura do teto em três níveis. Os dois primeiros têm uma faixa de LED integrada. O salão externo é emoldurado por holofotes. Não há lustre central.Candeeiros de mesa são instalados perto das camas.
- O teto de dois níveis foi projetado para combinar com as cores do céu noturno. Há uma luz de fundo no interior. Holofotes são distribuídos ao redor do perímetro. Além disso, a parede oposta à cama ganha destaque.
Além da escolha das luminárias, é importante pensar na localização dos interruptores e tomadas, pois um cômodo destinado ao relaxamento deve ser não só aconchegante, mas também confortável.


