Do que em casa é melhor colar o aquário de vidro, regras e meios de reparo
Quando aparecem rachaduras e outros danos, as pessoas costumam se perguntar qual é a melhor maneira de colar um aquário de vidro em casa. Para isso, devem ser utilizados adesivos especiais que sejam seguros e proporcionem uma fixação forte e confiável. Para obter bons resultados, é necessário realizar o procedimento corretamente, seguindo as recomendações de artesãos experientes.
Como preparar um contêiner para reparo
Para colar o aquário, é necessário preparar adequadamente a reforma. Para isso, vale a pena mexer no peixe e lavar o recipiente.
Reassentamento de moradores
Mesmo que a rachadura esteja no topo do tanque, o peixe precisará ser removido. O fato é que os reparos vão preocupá-los. Além disso, será desconfortável trabalhar. Também deve-se ter em mente que os adesivos são capazes de liberar elementos nocivos. Recomenda-se remover água, areia, algas, pedras do aquário.
Lavagem exterior e interior
O recipiente deve ser bem lavado com uma esponja. Recomenda-se fazer isso tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados. Então o recipiente deve estar bem seco. Toalhas de papel ajudarão a acelerar o processo.
Teste de vazamento
Para selar o aquário de vidro da mais alta qualidade, até mesmo danos menores devem ser revelados. Como indicador, é permitido o uso de papel com alto grau de higroscopicidade. Para fazer isso, você pode usar papel higiênico comum.
O material ondulado também é adequado, usado para criatividade.
Para verificar se há vazamentos, o aquário lavado deve ser enchido com água. Recomenda-se secar a parte externa. Depois disso, vale a pena pressionar bem o papel de cada lado, deixando um pouco. Mesmo um pequeno vazamento manchará o papel.
Que cola usar
Para selar a rachadura, você precisa escolher o adesivo certo.

Deve atender aos seguintes critérios:
- Têm grande elasticidade. Sob a influência da pressão da água, existe o risco de destruição da composição sólida após a secagem. É importante que a costura tenha a capacidade de se adaptar às mudanças de pressão.
- Ser resistente a flutuações de temperatura e mudanças de carga.
- Não contém substâncias tóxicas. A costura não deve produzir componentes nocivos que possam levar à morte dos peixes.
- Não inclui ingredientes antibacterianos. Essas substâncias são prejudiciais aos peixes.
- Não contém aditivos corantes.
- Tenha uma composição neutra.
- Resistente aos raios UV.
- Têm forte adesão a superfícies não porosas.
- Resistente à água e vibração.
Para aquários, é permitido o uso de vários tipos de colas:
- Acrílico - são usados muito raramente, pois possuem parâmetros de baixa resistência à umidade.
- Butil - têm baixa resistência.
- Epóxi - esta cola pode ser usada para reparar um aquário, pois é segura para os peixes. Ao mesmo tempo, existe o risco de problemas durante o trabalho.
- Silicone - esta é a substância preferida. Possui parâmetros de alta elasticidade e ajuda a fixar diferentes tipos de materiais.
As formulações de silicone têm várias vantagens:
- não produzam substâncias nocivas em contato com a água;
- não exigem o uso de equipamentos de proteção durante o trabalho;
- são fáceis de usar;
- congele em 20 minutos.
A junta resultante da aplicação do selante é capaz de suportar até 200 quilos.
Para escolher a composição certa, você deve se concentrar nas seguintes marcas:
- Soudal é um produto belga concebido para reparações DIY de aquários. A composição é à base de silicone e é considerada da mais alta qualidade.
- Okyanys Kimya é uma cola turca confiável e durável. A substância inclui silicone e componentes adicionais.
- Tytan é um polidor adesivo que pode ser usado em aquários. A substância é adequada para unir vidros grandes.
- Krass é um polidor de cola acessível e de alta qualidade. Este selante de silicone está disponível em cores diferentes - branco, transparente, cinza, marrom.
- Moment Herment é um adesivo especial que pode suportar cargas maiores. Tem uma consistência transparente e é 100% silicone. A substância é capaz de resistir ao contato com a água do mar.

Deve-se ter em mente que existem muitos selantes para vidros à venda. É proibido usá-los para fixar os elementos do aquário. Essas substâncias incluem fungicidas. Eles são muitas vezes referidos como sanitários. Adesivos neutros que não contêm ácidos ou álcalis são adequados para o aquário. Às vezes é permitido usar tais formulações. Após a cura, as substâncias perigosas evaporam e a composição torna-se segura.
Como fazer reparos corretamente
Se o seu aquário estiver trincado, não se desespere. Você mesmo pode facilmente corrigir esse problema. Para fazer isso, você deve seguir estas instruções:
- Remova o vidro danificado. Para fazer isso, use uma faca de escritório para traçar as costuras por dentro e por fora. Pegue o adesivo e retire-o ao redor do perímetro do vidro. Então será possível separar o fragmento danificado.
- Coloque o aquário sobre a folha de papel com o lado de onde foi retirado o vidro danificado. Por dentro, envolva-o com um feltro grosso. Leve a folha para a oficina, onde o vidro será cortado conforme o estêncil.
- Umedeça uma toalha de algodão com álcool e passe nas costuras. Após desengordurar, deixe o produto secar completamente por 10 minutos.
- Coloque o novo copo em uma superfície horizontal e coloque o aquário sobre ele. Aplique um adesivo especial ao redor do perímetro. Para retirar o excesso de substância e deixar a costura mais lisa, vale passar uma tábua de madeira por cima.
Se o aquário correr ao longo da costura, você deve fazer o seguinte:
- Se aparecer um vazamento na junção das paredes, o selante deve ser aplicado ao longo da junta e enrolado em profundidade com uma lima ou faca. Para obter bons resultados, vale a pena usar uma quantidade suficiente de cola.
- Espalhe o silicone nas costuras com uma esponja úmida.
- Espere até que esteja completamente seco. Levará pelo menos um dia.
- Verifique a qualidade da encadernação. Para fazer isso, encha o recipiente com água e verifique se há vazamentos. Se for esse o caso, o aquário deve ser reparado novamente.
- Se o trabalho for bem feito, o líquido deve ser derramado e a água com peixes e algas deve ser colocada no aquário.
Remova a massa velha
A massa embebida pode ser removida das juntas a reparar depois de as superfícies estarem completamente secas. Use uma faca ou lixa de unha para limpar grandes espaços. Use uma lâmina em aberturas estreitas. Depois de limpar o vidro da massa velha, limpe sua superfície com álcool ou acetona.

Erros comuns
Se o aquário vazar, ele deve ser consertado a tempo. Iniciantes cometem muitos erros durante o procedimento:
- não limpe a área de colagem de poeira e sujeira;
- não retire o excesso de cola - isso pode ser feito com guardanapo embebido em vinagre;
- não transplante peixes durante o reparo;
- escolher o adesivo errado;
- use selante após a data de validade.
Dicas e truques adicionais
É quase impossível consertar um aquário sem drenar a água. Para um procedimento correto, vale a pena seguir estas recomendações:
- Leia as instruções que acompanham o adesivo.
- Depois que o peixe é devolvido ao aquário reparado por 2-3 dias, o compressor deve ser reforçado.
- Para não manchar o vidro do aquário com cola, recomenda-se cobrir a área ao longo das costuras com fita crepe.
- Na hora da mudança, vale a pena preparar um aquário reserva. Esse recipiente também será necessário durante o aparecimento de doenças, limpeza e durante o período de desova.
- Para evitar danos ao aquário, use um raspador de metal com muito cuidado para limpá-lo.
Existem várias ferramentas diferentes que podem ser usadas para reparar um aquário. A composição mais eficaz e segura é considerada selante de silicone.
Para obter reparos bem-sucedidos, a tecnologia de uso do adesivo deve ser rigorosamente respeitada.


