Como colar o teto do carro com as próprias mãos, a escolha dos meios e instruções passo a passo

A grande maioria dos modelos tem um forro do tejadilho de cor clara. Com o tempo, manchas se tornam visíveis nele. Lavagem, limpeza a seco levam à deterioração do revestimento. O processamento úmido quebra a base adesiva do material do teto. Ele cede, formando bolhas. Você pode substituir o estofamento com as próprias mãos se souber colar o teto do carro corretamente.

Requisitos básicos de adesivo

A escolha da cola desempenha um papel importante no transporte do painel do teto do carro. A composição deve ser:

  • bastante líquido;
  • formar uma boa adesão do painel e do material;
  • resistir a temperaturas extremas;
  • não deixe vestígios;
  • não emita fumaça tóxica após o adesivo.

Você deve ler as instruções do fabricante e cumprir os requisitos especificados para a tecnologia de colagem.

Tipos de cola adequados

Na prática, os adesivos são mais usados, que incluem policloropreno ou poliuretano.

Com base em policloropreno

Os adesivos de policloropreno contêm solventes, resinas ou óxidos metálicos para aumentar a força de união e a resistência a mudanças de temperatura. Durante o processo de colagem, pode ser recomendado o aquecimento local com secador de cabelo, o que acelera a polimerização e confere uma forte colagem. Após a conclusão da constrição, o carro está pronto para uso em 30 minutos.

Marcas populares de adesivos:

  1. "Argila-88". Vantagens: adequado para todos os tipos de revestimento, resistente à humidade elevada. Desvantagens: má fixação, cheiro tóxico durante o trabalho.
  2. "GTA Botterm". Vantagens - resistência a flutuações de temperatura, alta umidade. Para ativar a conexão, você precisa aplicar aquecimento de até 60 graus.
  3. "Má". Forma uma boa ligação, resistente ao calor e humidade. A desvantagem é o alto custo.
  4. Kaiflex K414. Composto monocomponente resistente a UV. A resistência da junta é obtida através do efeito da soldagem a frio.

Marcas caras de cola são usadas por profissionais.

Na prática, os adesivos são mais usados, que incluem policloropreno ou poliuretano.

Poliuretano

Os adesivos de poliuretano pertencem à categoria de adesivos universais, proporcionam forte fixação da base e do material. O tempo de secagem permite corrigir os defeitos de encolhimento. Adesivos de poliuretano usados ​​em painéis de teto:

  1. "Momento". Para constrição, use variedades universais - "Moment Crystal" e "Moment-1". Os adesivos têm boa adesão, resistência à umidade, suportam temperaturas de -40 a +100 graus.
  2. "Titã" ("Titã"). Cola especializada, de consistência viscosa, de presa rápida. A composição dá uma conexão forte, é atóxica, incolor, retém propriedades de -30 a +60 graus, resistente à umidade.
  3. Demoskol. Incolor, estável em ambiente húmido, resiste a solicitações mecânicas e térmicas.

Os adesivos de poliuretano são produzidos prontos para uso em embalagens convenientes.

Opções alternativas

Para a decoração de concessionárias de automóveis, são utilizados adesivos em spray. Vantagens dos adesivos:

  • econômico;
  • não se espalhe;
  • não deixe vestígios;
  • dar um revestimento uniforme.

A desvantagem é o alto custo, a disponibilidade obrigatória de habilidades de aplicação devido à alta taxa de secagem.

Atividades preparatórias

O processo de transporte começa com a remoção do painel do teto pela porta do passageiro para dentro da cabine. O assento é removido previamente. Em alguns casos, é aconselhável remover o pára-brisa. O teto, bonés, viseiras, alças são removidos do teto. O painel liberado é puxado para fora das ranhuras e transferido para a sala onde ocorrerá a constrição.

O processo de transporte começa com a remoção do painel do teto pela porta do passageiro para dentro da cabine.

Remova completamente o invólucro antigo com detergentes abrasivos. A cola restante é limpa com um solvente. A superfície é seca.

Como colar corretamente o teto em um carro

Você pode começar a colar pela parte central (neste caso, é necessário um assistente) ou pela borda (você pode fazer isso sozinho). Puxando do centro, a cola é aplicada em pequenas tiras (até 10 centímetros de comprimento e largura). O material neste local é pressionado com força.

A próxima seção é tratada com uma composição adesiva, o tecido é endireitado nela. No lugar de curvas e saliências, o estofamento deve ser fixado com muito cuidado ao painel. Nas bordas, o material é dobrado sob o teto, colado, o excesso é cortado. Em seguida, são feitos furos para os fixadores e o painel é instalado no lugar.

Se a constrição começar na borda, a saliência da borda e ¼ da superfície do painel são revestidas com cola.Depois de prender cuidadosamente o material à base de cola, o restante do painel é revestido e o processo de colagem é concluído. A escolha do método de poda depende do material: o mais fino é colado na borda, o mais denso - no centro.

A escolha do tecido do teto para constrição

O material do forro do teto deve combinar externamente com o estofamento interno do compartimento de passageiros. Por exemplo, couro ecológico será combinado com couro natural, flocado - com veludo. Para materiais homogêneos, o principal é escolher exatamente o acabamento do teto ou um tom mais claro.

Rebanho

Na aparência, o material lembra o veludo, mas é muito mais barato e prático. Um material artificial é obtido colando fibras cortadas de lã, algodão, materiais sintéticos a um tecido de base. Um floco misto e poliéster é usado para esticar o teto do compartimento de passageiros.

Na aparência, o material lembra o veludo, mas é muito mais barato e prático.

A composição do rebanho misto inclui: nylon (cabelo), algodão com sintético (base). Floco de poliéster tem propriedades semelhantes para misturar, exceto para a gama de cores (disponível apenas em preto). A flocagem é o material mais requisitado para cobrir as concessionárias de veículos. Razões:

  • praticidade (fácil de limpar, não deforma, não desbota ao sol, resiste às mudanças de temperatura);
  • segurança (não inflamável, não emite vapores nocivos);
  • apelo táctil e visual;
  • acessibilidade.

A peculiaridade do uso de materiais de estofamento é a proibição do uso de agentes de limpeza que contenham álcool, acetona. Recomendamos o uso de produtos especiais para evitar o acúmulo de eletricidade estática.

couro ecológico

O couro ecológico difere do couro sintético em qualidade superior.O material é composto por 2 camadas: poliuretano (textura de couro natural) e algodão/poliéster (base). O poliuretano é um polímero durável, não tóxico e respirável. O tingimento e a gravação em relevo dão uma aparência de couro natural.

As vantagens do couro ecológico são:

  • na elasticidade que protege contra o rasgo;
  • uma ampla gama de cores e texturas;
  • hipoalergênico;
  • incombustibilidade;
  • propriedades repelentes de sujeira e água;
  • preservação da cor sob a influência da luz solar;
  • resistência à temperatura até -40 graus;
  • disponibilidade no tratamento.

Desvantagens do material em relação a outros tecidos para estofamento:

  • danos mecânicos levam ao abandono (perda de aparência atraente);
  • sem manutenção quando a camada de poliuretano é destruída;
  • aquece ao sol.

Na limpeza do revestimento, não utilize escovas metálicas e abrasivas, produtos que contenham cloro.

O couro ecológico difere do couro sintético em qualidade superior.

Couro

Para as concessionárias de automóveis, é utilizado o couro automotivo especial, que é mais resistente e mais caro que o couro para calçados e roupas. O couro automotivo genuíno é um material caro usado em modelos de última geração. Ao contrário das superfícies artificiais, tem várias desvantagens significativas:

  • tem alta condutividade térmica (capacidade de aquecer e resfriar fortemente);
  • pouco respirável;
  • dificuldade de sair.

A principal vantagem do material natural é o prestígio para o proprietário.

Alcântara

Alcantara é de dois tipos: italiano e autoadesivo. O material italiano tem têxteis ou espuma de borracha no lado da costura. O Alcantara autoadesivo tem uma base adesiva. O material foi desenvolvido especificamente para decoração de concessionárias de veículos.O tecido parece camurça (com o adesivo, o pelo fica mais comprido) e tem as seguintes características:

  • resistente a humidade;
  • facilmente limpo de sujeira;
  • a prova de fogo;
  • não desbota ao sol;
  • não escurece no frio;
  • não racha devido a mudanças de temperatura;
  • resistente ao desgaste.

O material está disponível em uma ampla gama de cores.

A alcantara é italiana e autoadesiva.

Tapete

O tapete (tapete) está disponível em três versões, determinadas pelo comprimento da pilha:

  1. A pilha está em falta. Tecido denso, macio e elástico.
  2. Comprimento da pilha - 6 milímetros (tapete tufado).
  3. Comprimento da pilha - 10 milímetros (material premium).

Vantagens do tecido sintético:

  • resistência à umidade, altas temperaturas, raios UV;
  • não eletrificado;
  • não tóxico;
  • resistente ao desgaste.

Recurso de aplicação: Você não pode usar adesivos hot melt, que requerem aquecimento acima de 50 graus.

Regras gerais de procedimento

Remova o painel do teto, solte os espaçadores e as palas de sol. Se o preenchimento "nativo" não tiver bolhas, o novo material será colado a ele. O painel do teto é preparado com adesivo. Quando o adesivo seca, o procedimento é repetido. A cola é aplicada ao material preparado e espalhada sobre a superfície do painel, sem deixar rugas e bolhas.

Se houver bolhas, remova o revestimento antigo do painel. A superfície é limpa, preparada com adesivo, um novo tecido é colado.

Dicas e truques adicionais

Se esta for a primeira vez que o teto é esticado, é recomendável praticar a colagem em uma pequena área, usando a cola e o material escolhidos. Couro ecológico, o couro deve ser colado com um parceiro para obter uma boa tensão e boa aderência à base. O trabalho deve ser realizado com luvas para não deixar marcas na caixa. Se você estiver fazendo o trabalho sozinho e não tiver experiência, não deve usar colas de alta fixação.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha