Instruções de uso da cola Poxipol e características técnicas do produto

Comparado a outros adesivos epóxi, o Poxipol proporciona uma adesão mais forte. Além disso, devido a uma série de componentes que compõem o produto, ele é capaz de manter unidos até materiais úmidos. A colagem é realizada pelo método de "soldagem a frio". Ou seja, após o procedimento, fica na junção um material cuja resistência é comparável ao aço.

Descrição e características

O Poxipol é um adesivo bicomponente produzido em dois tubos.O primeiro contém resina epóxi e o segundo contém endurecedor trimetilamina. Este último é necessário para que o componente principal seque rapidamente. A diferença do Poxipol é que, quando armazenado em bisnagas, as características do produto não mudam por décadas. As características desta cola são as seguintes:

  • adesão aumentada;
  • o volume de cola não muda após a secagem (você pode aplicar qualquer quantidade);
  • a duração do período de secagem completo depende da temperatura ambiente;
  • a cola é utilizada para aplicação em superfícies horizontais e verticais.

Uma vez endurecidas as juntas, podem ser lixadas, polidas ou roscadas nesta zona. As características da cola não mudam sob tal influência. Para endurecer, não é necessário pressionar as juntas. A cola seca completamente em 24 horas, desde que não haja vibração.

Encontro

O Poxipol tem uma ampla gama de aplicações. Este adesivo é usado para unir uma variedade de materiais, incluindo:

  • vidro;
  • metal;
  • ÁRVORE;
  • borracha;
  • concreto.

A resina epóxi é capaz de unir materiais lisos com uma estrutura porosa fina.

cerâmica

Apesar da ausência de componentes tóxicos no Poxipol, não é recomendado o uso desta cola para reparar pratos de cerâmica utilizados para servir alimentos.

Metal

Poxipol é capaz de colar qualquer produto de metal, desde que não haja vestígios de ferrugem na superfície.

ÁRVORE

O Poxipol é utilizado para a restauração de móveis domésticos, portas, ombreiras e outros objetos de madeira.

Concreto

Este adesivo é usado para reparar estuque e outros itens de decoração de interiores que estão presos a superfícies de concreto.

cola Poxipol

Plástico

O Poxipol é capaz de colar diversos produtos plásticos, inclusive aqueles que estão em contato constante com a água.

Vidro

Ao contrário de outros adesivos, o Poxipol é capaz de unir firmemente dois vidros, independentemente da configuração das bordas dos materiais.

Borracha

O Poxipol é usado para consertar barcos infláveis, pneus de carros e outros itens feitos com esse material.

Composição e especificações

A cola bicomponente Poxipol contém:

  • uma resina epóxi;
  • trimetilamina;
  • modificadores;
  • polímerocaptano e outros componentes.

Esses componentes têm as seguintes características:

  • força de ligação de 993 Newtons;
  • tensão de corte de 2,2 megapascais;
  • grau médio de fixação na ruptura (não se utiliza cola para fixar peças expostas a vibrações);
  • alta velocidade de endurecimento (não mais que uma hora);
  • baixo consumo de material;
  • resistência média a ácidos.

A cola não contém solventes. Portanto, o Poxipol não tem efeito tóxico em organismos vivos. Esta composição tolera um aumento de temperatura de até +120 graus e geadas. Após a secagem, o Poxipol não deixa riscos ou estrias.

tipos

Poxipol está disponível em dois tipos. Dependendo do tipo de adesivo, o campo de aplicação deste produto varia.

duas colas

habitual

A formulação regular vem em uma caixa azul. Os tubos contêm uma massa semelhante a plástico projetada para remover defeitos no metal. A cor do material é marrom acinzentado ou branco.

Transparente

O produto vem em uma caixa vermelha. Esta composição tem uma consistência menos densa. Ao contrário da anterior, a cola transparente possui propriedades dielétricas. Ou seja, esse tipo de Poxipol pode ser utilizado para conectar peças condutoras de corrente.

Como usar corretamente

De acordo com as instruções, antes de aplicar a cola, a superfície deve ser limpa, removendo poeira, sujeira e graxa. Para este último, é utilizada uma solução de sabão ou álcool. Depois disso, a superfície é seca. Recomenda-se tratar as peças metálicas com lixa fina. Isso aumentará a resistência da articulação. Depois de preparar a superfície, você pode começar a misturar a cola. Para fazer isso, esprema a quantidade necessária de resina epóxi e adicione o endurecedor de um segundo tubo no mesmo volume.

Em seguida, com a espátula que acompanha o kit, é necessário misturar os dois componentes até ficar homogêneo.

A cola resultante deve ser lubrificada em uma das superfícies. Além disso, as peças são fortemente pressionadas uma contra a outra e mantidas nessa posição por até três minutos. Se necessário, você pode corrigir a posição dos fragmentos. Isso deve ser feito dentro de 5 a 10 minutos. O produto reparado pode ser usado 24 horas após a restauração.

Usos comuns

A cola Poxipol é utilizada tanto no dia a dia quanto na reparação de componentes automotivos. Este produto também é usado para remover defeitos de superfície de vários produtos e para selar costuras.

Reparação de carroçarias de alumínio e radiadores de carros, motos

O Poxipol é indicado para pequenos reparos de componentes automotivos. Trata-se da eliminação de pequenos orifícios no corpo, da colagem de fragmentos que caíram das peças. Ao consertar carros, é recomendável primeiro remover a sujeira, bem como o óleo do motor e a ferrugem, para depois fazer a restauração.

cola em um pacote

restauração de casco de barco

Poxipol não é adequado para reparos rápidos de barcos.Isso é especialmente verdadeiro nos casos em que foi necessário vedar o orifício na borracha. Ao consertar um barco por soldagem a frio, serão necessários fragmentos adicionais do mesmo material do qual o barco é feito para eliminar defeitos. O adesivo não é capaz de selar os furos.

Colagem de tubos de calha, canais de drenagem

Devido ao fato de a cola conter componentes que resistem ao contato constante com a umidade, por meio do método de soldagem a frio, é possível eliminar defeitos nos canos de água e drenagem, bem como conectar essas peças entre si. Recomenda-se o uso de Poxipol com produtos plásticos.

Reforço das costuras de um veículo antigo

O Poxipol é utilizado como solução temporária para reforço de juntas em peças de carros antigos. Para fortalecer a fixação, recomenda-se soldar componentes automotivos.

conserto de cabo de faca de cozinha

As propriedades descritas acima ampliam o escopo de aplicação do Poxipol. A cola é capaz de unir madeira e metal, desde que as superfícies sejam devidamente preparadas.

Restauração de eletrodomésticos

Quanto aos eletrodomésticos, a soldagem a frio é usada para eliminar defeitos na superfície dos tubos de drenagem e selar defeitos no corpo dos aparelhos.

Instalar dobradiças nos móveis

Tal como acontece com os reparos de facas de cozinha, a capacidade da cola de unir diferentes materiais também se aplica aos móveis. O Poxipol neste caso fortalece a fixação criada por parafusos ou parafusos autorroscantes.

cola Poxipol

Colocação da pia no balcão

Nesse caso, o Poxipol garante que a pia fique bem presa à base. A loiça sanitária, mesmo após vários anos de utilização regular, mantém-se firmemente presa à bancada.

Restauração

Poxipol demonstra alta eficiência em trabalhos de restauração. O método de soldagem a frio ajuda a reparar estuque danificado, colar pedras decorativas ao concreto e eliminar defeitos profundos em móveis domésticos.

Consertando cortes de ferramentas de jardim

Este tipo de aplicação do método de soldagem a frio melhora muito a adesão dos cortes às partes metálicas das ferramentas de jardinagem. A única desvantagem desse método de fixação é que esses elementos sofrem periodicamente cargas de vibração, o que afeta negativamente a resistência da conexão.

Reparação de janelas e portas de madeira e metal

Nesse caso, a soldagem a frio é usada para eliminar defeitos pronunciados: fixação de alças ou dobradiças, fixação de vidro, etc.

Ganchos de fixação, pinos

O Poxipol é utilizado para reforçar a fixação de ganchos e buchas na parede.

Restauração de caixas d'água

Poxipol adere eficazmente a tanques de plástico e metal nos quais a água é armazenada. Neste último caso, antes de iniciar o trabalho de restauração, é necessário remover vestígios de ferrugem da superfície.

Selar uma pia ou banheira

A soldagem a frio pode ser usada para unir peças quebradas de uma pia de cerâmica ou para reparar falhas profundas no banheiro.

o casco está rachado

Vedação de várias lacunas no banheiro, chuveiro

Por ser o epóxi resistente à umidade, o Poxipol pode substituir os selantes tradicionais usados ​​em banheiros.

Reparação de móveis de jardim, esculturas, monumentos

Os componentes do Poxipol são capazes de conectar diferentes materiais entre si.E a resina epóxi, em combinação com os ingredientes adicionais que compõem este produto, é resistente a temperaturas extremas, luz solar direta e geada. Portanto, a cola é adequada para a restauração de produtos constantemente expostos ao ar livre.

Restauração de fios em vários objetos

Conforme mencionado acima, o Poxipol pode ser lixado e tratado de outra forma após a cura. Ou seja, a cola pode ser aplicada nos locais onde o fio estava anteriormente e, após a secagem, cortar um novo.

Fixação de blocos de pedra, fixação adicional de ladrilhos

Poxipol é recomendado para pequenos reparos. Se o epóxi for usado para unir objetos pesados, como pedra ou azulejo, este produto é usado em adição a outros adesivos.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens do Poxipol, os usuários destacam as seguintes:

  1. Versatilidade. O adesivo é adequado para restaurar vários objetos e fixar vários materiais. Mas é melhor usar o Poxipol ao trabalhar com metal, com o qual este produto oferece a conexão mais durável.
  2. Permite restaurar rapidamente itens danificados. O Poxipol elimina a necessidade de adquirir um novo guindaste, pois proporciona adesão durável ao metal por muito tempo.
  3. Fácil de usar. Para colar as partes danificadas, basta misturar os componentes de dois tubos, aplicar nos fragmentos e unir os últimos pressionando por 2-3 minutos.
  4. Várias camadas de cola podem ser aplicadas. Esse recurso permite eliminar defeitos após a conclusão do reparo.
  5. Consistência perfeita. Portanto, após a aplicação, o Poxipol permanece invisível do lado de fora.

O Poxipol tem uma ampla gama de aplicações e não é tóxico para humanos e animais de estimação.Entre as desvantagens da cola estão a baixa resistência à tração, incapacidade de suportar altas temperaturas e vibração.

Dicas e truques do usuário

Para vedar os orifícios dos recipientes com água, recomenda-se amassar os dois componentes até o estado de plasticina e vedar as áreas problemáticas com a composição resultante. Use uma espátula para nivelar o material. Para aumentar o grau de adesão, uma pequena quantidade de aparas de metal deve ser adicionada à massa ao misturar.

Recomenda-se colar objetos com Poxipol em temperaturas de +18 a +22 graus. Sob tais condições, a composição endurece mais rapidamente. Se a superfície a ser tratada estiver brilhante, o material deve ser limpo com lixa.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha